Jump to content

Recommended Posts

Posted
há 9 minutos, Lee disse:

Ano novo, nova safra de testes:

  • Segunda, 26 | Psicologia B
  • Sexta, 30 | História A
  • Quarta, 4 | Aplicações Informáticas B
  • Quinta, 5 | Português

Boa sorte!! :giveheart:

Eu, felizmente, acho que não vou ter de ir a nenhum recurso, por isso devo estar de férias até dia 9 :adoro:

----

Já agora, só por curiosidade, o que dão em Aplicações Informáticas??

  • Love 3
Posted
há 43 minutos, RMF_123 disse:

Boa sorte!! :giveheart:

Eu, felizmente, acho que não vou ter de ir a nenhum recurso, por isso devo estar de férias até dia 9 :adoro:

Parabéns por teres passado a tudo! :giveheart:

há 44 minutos, RMF_123 disse:

Já agora, só por curiosidade, o que dão em Aplicações Informáticas??

A professora inverteu as matérias e começou pela parte mais chata, segundo ela. No 1.ª período, demos, então, conceitos relacionados à multimédia e gravamos um vídeo relacionado com a segurança digital. Agora, estamos a dar pseudocódigo, fluxogramas e linguagem informal, que são a base de qualquer programa informático.

  • Love 1
  • Thanks 1
  • Shock 1
Posted
há 15 minutos, Lee disse:

Parabéns por teres passado a tudo! :giveheart:

A professora inverteu as matérias e começou pela parte mais chata, segundo ela. No 1.ª período, demos, então, conceitos relacionados à multimédia e gravamos um vídeo relacionado com a segurança digital. Agora, estamos a dar pseudocódigo, fluxogramas e linguagem informal, que são a base de qualquer programa informático.

Ok, pensava que focavam mais em programação mesmo. Tive uns colegas de curso que acho que tiveram mesmo alguma programação em Python.

  • Like 1
  • 3 weeks later...
Posted
7 minutes ago, D91 said:

PSOE e Podemos apresentam medida para proibir futebol nos recreios: "Desporto tóxico"

https://www.sabado.pt/desporto/detalhe/psoe-e-podemos-apresentam-medida-para-proibir-futebol-nos-recreios-desporto-toxico

Acham isto normal? :suspeito:

Acho que o título está meio sensacionalista. 

Do que li eles querem tirar os campos para dar lugar a espaços verdes. E obviamente que nos espaços verdes a malta vai jogar futebol entre outras coisas. Parece-me uma medida ok. E o que dizem é factual, o campo de futebol ocupa 80% dos recintos das escolas, mesmo as que têm um pavilhão com campo de futebol.

  • Like 4
Posted
há 4 minutos, VTL disse:

Acho que o título está meio sensacionalista. 

Do que li eles querem tirar os campos para dar lugar a espaços verdes. E obviamente que nos espaços verdes a malta vai jogar futebol entre outras coisas. Parece-me uma medida ok. E o que dizem é factual, o campo de futebol ocupa 80% dos recintos das escolas, mesmo as que têm um pavilhão com campo de futebol.

Mas tem que praticar essa modalidade nas aulas de Educação Física. Parece uma medida sem sentido. Tudo é um problema. Medida da extrema esquerda. 

Posted
há 1 minuto, D91 disse:

Mas tem que praticar essa modalidade nas aulas de Educação Física. Parece uma medida sem sentido. Tudo é um problema. Medida da extrema esquerda. 

Por acaso, na Educação Física... Não sei como era convosco, mas acho que em 8 anos nunca tive uma aula de Educação Física em que estivesse planeado dar futebol. Futebol era quando a aula era livre, isto é, quando os alunos escolhiam o que queriam fazer e tive uma aula desse género menos de 1 x por ano. E os tóxicos, que não aguentavam perder, eram iguais em praticamente todas as modalidades com bolas e algumas do atletismo. No módulo de natação, ginástica e outras do atletismo (basicamente, as modalidades que eram individuais e não em grupo) a toxicidade não se notava tanto, porque eram forçados a colocar a culpa de não atingir o primeiro lugar neles mesmos. :rolleyes:

há 14 minutos, VTL disse:

Acho que o título está meio sensacionalista. 

Do que li eles querem tirar os campos para dar lugar a espaços verdes. E obviamente que nos espaços verdes a malta vai jogar futebol entre outras coisas. Parece-me uma medida ok. E o que dizem é factual, o campo de futebol ocupa 80% dos recintos das escolas, mesmo as que têm um pavilhão com campo de futebol.

Também já estive a ler o corpo da notícia entrentanto e concordo, desde que sejam espaços verdes a sério. Se for para colocar relva sintética, não há frescor nenhum e é para daqui a uns anos os putos andarem a manifestar-se pela sua retirada.

  • Like 5
  • Thanks 1
Posted
1 minute ago, D91 said:

Mas tem que praticar essa modalidade nas aulas de Educação Física. Parece uma medida sem sentido. Tudo é um problema. Medida da extrema esquerda. 

Então e pode continuar a praticar na mesma, mas sem um campo. Quando os miúdos vão para um parque da cidade também não têm um campo certo? Não vejo um enorme problema. As coisas evoluem. Se acho isto um problema enorme? Não. Não conhecendo a realidade espanhola, mas por exemplo se isto mudasse em Portugal eu ia considerar uma medida prioritária? Não. Mas acho a medida ajustada porque de facto permite mais sombra, mais espaços verdes e maior diversidade de brincadeiras. 

E acho que quanto à sombra... daqui a uns anos com o aquecimento global vai ser uma medida celebrada. 

 

  • Like 2
Posted (edited)

Não conheço a realidade espanhola, mas em Portugal os campos de jogos não servem apenas para futebol. Cá em Portugal há para aí cinco ou seis desportos a serem praticados neles. Sou a favor de um redesenho das infraestruturas para responder a vários problemas, mas trazer as questões de género é uma salganhada fruto de uma visão superficial da realidade. Acho que há muito superficialidade disfarçada de interssecionalidade. I mean, o futebol é também um desporto feminino e se não o é no contexto espanhol, devia de ser. Não é como se fosse proibido ressignificar um desporto. 

Edited by Fernando
  • Like 6
Posted

Já saíram as notícias sobre o número de vagas no Ensino Superior que aumentou, sobretudo nos grandes centros urbanos e nas áreas de educação básica e medicina, mas agora a minha dúvida é: como e quando é que vamos saber que exames precisamos para entrar na faculdade que queremos neste ano letivo?

É que como agora deixa de ser obrigatório entrar com 2 exames, acho que já estava na altura de se saber isso para, em março, previsivelmente, fazermos a inscrição para as ditas provas nacionais.

  • Like 1
Posted
há 1 hora, ilovetv.2008 disse:

Já saíram as notícias sobre o número de vagas no Ensino Superior que aumentou, sobretudo nos grandes centros urbanos e nas áreas de educação básica e medicina, mas agora a minha dúvida é: como e quando é que vamos saber que exames precisamos para entrar na faculdade que queremos neste ano letivo?

É que como agora deixa de ser obrigatório entrar com 2 exames, acho que já estava na altura de se saber isso para, em março, previsivelmente, fazermos a inscrição para as ditas provas nacionais.

Geralmente, basta entrar no site da universidade no curso que queres e aparecem lá as provas de ingresso (nota mínima quando não é 9.5) e a fórmula de cálculo da média para entrar no curso.

  • Thanks 1
Posted
On 16/02/2026 at 11:54, RMF_123 disse:

Geralmente, basta entrar no site da universidade no curso que queres e aparecem lá as provas de ingresso (nota mínima quando não é 9.5) e a fórmula de cálculo da média para entrar no curso.

Isso é verdade, mas houve uma alteração na legislação que passou a permitir a utilização de uma única prova de ingresso e, portanto, essas informações ainda não estão utilizadas.

@ilovetv.2008, eu ouvi que iriam atualizar até ao final deste mês. Portanto, será antes do início da inscrição para os exames, que se iniciará apenas em março. 

  • Like 2
  • 2 weeks later...
Posted

E vamos à 2.ª ronda de testes deste período:

  • Amanhã, 6 | História A
  • Quinta, 12 | Português
  • Segunda, 16 | Psicologia B

Falta ainda marcar o teste de Aplicações Informáticas B, mas não estou nada sobrecarregado... Enfim, regalias do 12.º ano! :mosking:

  • Like 3
Posted
há 4 horas, Lee disse:

E vamos à 2.ª ronda de testes deste período:

  • Amanhã, 6 | História A
  • Quinta, 12 | Português
  • Segunda, 16 | Psicologia B

Falta ainda marcar o teste de Aplicações Informáticas B, mas não estou nada sobrecarregado... Enfim, regalias do 12.º ano! :mosking:

Tens as tardes todas livres? 

  • 2 weeks later...
Posted (edited)
On 05/03/2026 at 20:05, Televisão 10 disse:

Tens as tardes todas livres? 

Tenho, à exceção das segundas, em que tenho um bloco de Aplicações Informáticas a seguir ao almoço. 

Edited by Lee
  • Like 1
Posted
On 05/03/2026 at 16:38, Lee disse:

E vamos à 2.ª ronda de testes deste período:

  • Amanhã, 6 | História A
  • Quinta, 12 | Português
  • Segunda, 16 | Psicologia B

Falta ainda marcar o teste de Aplicações Informáticas B, mas não estou nada sobrecarregado... Enfim, regalias do 12.º ano! :mosking:

Esta semana:

  • Segunda - Teste de Ciências
  • Terça - Teste de Geografia
  • Quarta - Teste de FQ
  • Quinta - Questão-aula de Matemática
  • Sexta - Apresentação oral de História

:drama:

  • Shock 3
  • Sad 2
Posted
há 1 minuto, Talu disse:

Esta semana:

  • Segunda - Teste de Ciências
  • Terça - Teste de Geografia
  • Quarta - Teste de FQ
  • Quinta - Questão-aula de Matemática
  • Sexta - Apresentação oral de História

:drama:

Boa sorte. 🙏🍀

Não queria estar de todo no teu lugar, mas não tenho dúvidas que vais arrasar. :adoro:

  • Thanks 1
Posted (edited)
On 3/15/2026 at 8:54 AM, Talu said:

Esta semana:

  • Segunda - Teste de Ciências
  • Terça - Teste de Geografia
  • Quarta - Teste de FQ
  • Quinta - Questão-aula de Matemática
  • Sexta - Apresentação oral de História

:drama:

Não te preocupes, não és o único com vontade chorar.  Estando no 12º ano, a minha semana encontra-se desta maneira: 

  • Segunda - Teste de História-A e Apresentação oral de Geografia-C 
  • Quarta - Escrita de Português e Teste de Geografia-C 
  • Quinta - Apresentação oral de Português

:nervouser:

Edited by brunooo
  • Sad 3
  • 2 weeks later...
Posted (edited)

José Saramago deixa de ser obrigatório no ensino em Portugal

Obra de Mário de Carvalho passa a poder ser lecionada em alternativa às do único prémio Nobel da literatura português, segundo a revisão do documento Aprendizagens Essenciais. Já Camilo Castelo Branco torna-se obrigatório.

Ensinar José Saramago deixa de ser obrigatório na escola em Portugal, segundo a proposta de revisão do documento Aprendizagens Essenciais (AE), que o Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) colocou em discussão pública. Atualmente, as obras do único prémio Nobel da literatura português são ensinadas no 12.º ano, com as escolas a poder escolher entre a leitura integral do Memorial do Convento ou de O Ano da Morte de Ricardo Reis.

https://www.cmjornal.pt/sociedade/detalhe/jose-saramago-deixa-de-ser-obrigatorio-no-ensino-em-portugal?utm_term=Autofeed&utm_campaign=Echobox&utm_medium=Social&utm_source=Twitter#Echobox=1774766058

Edited by D91
  • Like 1
  • Sad 5
Posted

Mário de Carvalho é um escritor mais fácil do que José Saramago. Mas duvido que isto vá avante. Parece-me apenas provocação dos dirigentes do Ministério... 

  • Thanks 1
Posted

O país virou à direita de tal forma que até querem tirar Samarago (que é só o melhor autor do Secundário todo, desculpem Eça e Pessoa) do currículo e colocar um assumidamente de direita como obrigatório. Que rídiculo! :ph34r:

E outra das sugestões é tirar, também, Manuel Alegre :mico:

  • Like 1
  • Thanks 1

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...