VTL Posted July 22, 2025 Posted July 22, 2025 Just now, Fernando said: Página seis deste documento. São as tais aprendizagens essenciais. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/cidadania_desenvolvimento_-_aprendizagens_essenciais_-_consulta_publica.pdf Boa! Dou-te toda a razão. Mas então por que razão o Ministro disse que identidade de género não estava na disciplina por ser um tema "complexo"? Está a queimar-se por prazer absoluto? Quote
Fernando Posted July 22, 2025 Posted July 22, 2025 1 minute ago, VTL said: Boa! Dou-te toda a razão. Mas então por que razão o Ministro disse que identidade de género não estava na disciplina por ser um tema "complexo"? Está a queimar-se por prazer absoluto? Porque há uma péssima comunicação do governo - o que é visível por isto e por outros assuntos - e há interesse em iludir uma parte do eleitorado. Este ministro não é o terror que pintam, até o acho uma pessoa bastante esclarecida em relação ao que anda a fazer, o problema é que estamos no meio de um lamaçal com um governo a querer controlar o lamaçal. Não me parece que seja por aqui, e a educação não devia de ser uma das áreas a servir de arma de arremesso. Há outros problemas prioritários no campo da educação. 2 Quote
EFMR Posted July 22, 2025 Posted July 22, 2025 há 47 minutos, Fernando disse: Tenho a ideia que a questão da saúde reprodutiva dá-se em ciências, no sexto ano (e volta-se a falar no nono ano), eu pelo menos dei isso nessa altura, em que se falou não só dos orgãos sexuais, mas também das doenças sexualmente transmissíveis, e isso ainda consta do programa e nas aprendizagens essenciais (basta procurar na internet). Portanto, em relação a esse tópico, está-se a criar um alarido exagerado, o governo (que podia explicar diretamente que isto continua a constar dos programas de Ciências Naturais do ensino básico), bem como a comunicação social, estão a contribuir para a desinformação. Tanto opinion makers na nossa praça e nenhum se deu ao trabalho de ir ler os programas, que estão disponíveis de forma acessível. O grande problema dessa disciplina, e irá sempre redundar nesse problema, é que vai ser sempre uma arma ideológica, quer à direita quer à esquerda, há sim uma guerra cultural em curso, de parte a parte, ainda que tentem negar. O outro grande problema dessa disciplina é que continua a ser uma apêndice, usada para tudo menos para falar de cidadania, bem como se é dada por professora aleatórios, como era no meu tempo (foi sempre o meu DT, e tive DTs de Inglês, de Matemática e de EV e ET), abre-se precedentes para que certos assuntos sejam mal abordados, o que contribuiu para estigmas. Essa disciplina precisa de uma forte restruturação e ser considerada algo digno, em vez do tradicional modelo de sala de aulas, pode ser substituida por seminários, em que os alunos têm contacto - como já acontece pontualmente - com pessoas que saibam desses assuntos e possa passar mensagem mais precisas, e sim os temas do género devem-se manter, até porque muitos desses miúdos estão a passar a puberdade, altura em que esse "desalinhamento" se manifesta com mais veemência. Essa disciplina nasceu morta à nascença, daqui a uns anos aparece com outro nome e voltamos ao mesmo problema. Falas muito superficial e no contexto sempre científico. Nunca no contexto pedagógico. Claro que tens professores que levam sempre para esse lado. Eu até agora só lecionei 9°ano que aborda esses temas e quando cheguei ao tema da reprodução organizei uma aula pedagógica sobre sexualidade. Isso parte sempre do docente a forma como for dar a aula. Quote
VTL Posted July 22, 2025 Posted July 22, 2025 1 minute ago, Fernando said: Porque há uma péssima comunicação do governo - o que é visível por isto e por outros assuntos - e há interesse em iludir uma parte do eleitorado. Este ministro não é o terror que pintam, até o acho uma pessoa bastante esclarecida em relação ao que anda a fazer, o problema é que estamos no meio de um lamaçal com um governo a querer controlar o lamaçal. Não me parece que seja por aqui, e a educação não devia de ser uma das áreas a servir de arma de arremesso. Há outros problemas prioritários no campo da educação. Mas merecia um expose de "então é um tema complexo mas tem lá no documento. Não sabe o que o seu ministério publicou?" A comunicação é de facto péssima adorei saber que a minha orientação sexual é "não normativa". Já me chamaram anormal de forma mais direta... 3 Quote
D91 Posted July 22, 2025 Posted July 22, 2025 há 5 minutos, VTL disse: Boa! Dou-te toda a razão. Mas então por que razão o Ministro disse que identidade de género não estava na disciplina por ser um tema "complexo"? Está a queimar-se por prazer absoluto? Tens que perguntar ao próprio ministro. Não temos como saber. 2 Quote
Fernando Posted July 22, 2025 Posted July 22, 2025 4 minutes ago, EFMR said: Falas muito superficial e no contexto sempre científico. Nunca no contexto pedagógico. Claro que tens professores que levam sempre para esse lado. Eu até agora só lecionei 9°ano que aborda esses temas e quando cheguei ao tema da reprodução organizei uma aula pedagógica sobre sexualidade. Isso parte sempre do docente a forma como for dar a aula. Lá está, os professores têm capacidade de ação. Como em relação a qualquer assunto, as aprendizagens essenciais são apenas e só linhas orientadoras, tudo o resto depende da subjetividade do professora. Agora, o assunto não foi vetado das escolas como algumas pessoas, com muita ajuda da péssima comunicação do governo, querem passar. Isto é um enorme não-assunto, a generalidade das pessoas está nem aí para isto e, na prática, vai ficar tudo igual, só serve para se desviar as atenções de problemas mais relevantes. Enquanto isso, devem estar mais barracas a serem destruídas ou mais crianças a morrer às portas dos hospitais. Mas soma e segue. 1 2 Quote
VTL Posted July 22, 2025 Posted July 22, 2025 (edited) @Fernando por acaso encontraste o documento da legislação anterior/programa referente a esta disciplina ? Só para perceber as diferenças, já agora por curiosidade. Edited July 22, 2025 by VTL Quote
Fernando Posted July 22, 2025 Posted July 22, 2025 Just now, VTL said: @Fernando por acaso encontraste o documento refere à legislação anterior/programa referente a esta disciplina ? Só para perceber as diferenças, já agora por curiosidade. Neste site, tens os links, a verde. https://www.dge.mec.pt/noticias/consulta-publica-estrategia-nacional-de-educacao-para-cidadania-e-aprendizagens-essenciais Quote
VTL Posted July 22, 2025 Posted July 22, 2025 1 minute ago, Fernando said: Neste site, tens os links, a verde. https://www.dge.mec.pt/noticias/consulta-publica-estrategia-nacional-de-educacao-para-cidadania-e-aprendizagens-essenciais Não era isso que pedia, mas obrigado. Era mesmo dos anteriores ou seja da altura do PS. O que estava (e está) em vigor atualmente. Quote
Fernando Posted July 22, 2025 Posted July 22, 2025 Just now, VTL said: Não era isso que pedia, mas obrigado. Era mesmo dos anteriores ou seja da altura do PS. O que estava (e está) em vigor atualmente. Esses aí já não sei, mas é capaz de estarem no site. Normalmente, eles deixam o link mesmo que tenha sido revogado. 1 Quote
VTL Posted July 22, 2025 Posted July 22, 2025 (edited) 13 minutes ago, Fernando said: Esses aí já não sei, mas é capaz de estarem no site. Normalmente, eles deixam o link mesmo que tenha sido revogado. Encontrei: https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/ECidadania/educacao_para_cidadania_linhas_orientadoras_nov2013.pdf Ah, mas isto é do tempo do Passos. EDIT: Aqui está o certo de como está agora: https://cidadania.dge.mec.pt/dominios Edited July 22, 2025 by VTL Quote
ilovetv.2008 Posted July 22, 2025 Posted July 22, 2025 há 1 hora, Fernando disse: Porque há uma péssima comunicação do governo - o que é visível por isto e por outros assuntos - e há interesse em iludir uma parte do eleitorado. Este ministro não é o terror que pintam, até o acho uma pessoa bastante esclarecida em relação ao que anda a fazer, o problema é que estamos no meio de um lamaçal com um governo a querer controlar o lamaçal. Não me parece que seja por aqui, e a educação não devia de ser uma das áreas a servir de arma de arremesso. Há outros problemas prioritários no campo da educação. Há uma péssima comunicação do governo e um péssimo desserviço dos OCS em queimar a imagem do governo e dar azo a populismos e extremismos, tanto à esquerda, como à direita, mas sobretudo a estes últimos. Quote
Diogo O. Posted July 22, 2025 Posted July 22, 2025 há 5 horas, EFMR disse: Cidadania não é dada pelos diretores de turma. É por professores aleatórios. Alguns até que nem dão outra disciplina aos alunos. Na minha escola, é dado preferencialmente pelos diretores de ano, uma vez que a minha escola adotou o modelo de um professor ser o diretor de todas as turmas do mesmo ano. 3 Quote
EFMR Posted July 22, 2025 Posted July 22, 2025 há 3 minutos, Diogo O. disse: Na minha escola, é dado preferencialmente pelos diretores de ano, uma vez que a minha escola adotou o modelo de um professor ser o diretor de todas as turmas do mesmo ano. Como assim? O mesmo diretor de turma para as turmas todas? 1 Quote
Diogo O. Posted July 22, 2025 Posted July 22, 2025 (edited) há 19 minutos, EFMR disse: Como assim? O mesmo diretor de turma para as turmas todas? Sim, um professor serve de diretor de turma para todas as turmas do mesmo ano. Por exemplo, no meu 3.° Ciclo, a diretora de ano é sempre a mesma (acompanhou-me nos meus 7.°, 8.° e 9.° e acompanhava todas as turmas do meu ano) e dá normalmente a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento os três anos. Pode, eventualmente, dar a sua disciplina a uma ou duas turmas, dependendo da carga horária da sua disciplina. No Secundário, é igual. Temos um diretor de turma igual para todas as turmas do ano. Só o que aconteceu é que, na maioria dos casos, a turma não tem aulas com o diretor de ano, o que é ridículo. No meu caso, a minha diretora de ano é professora de História A e B. Portanto, como eu estou em Ciências e Tecnologias, não tenho aulas com ela. Isto é só uma mania da minha escola para poupar uns trocos... É uma escola de contrato de associação e o que importa, no fundo, não são realmente os alunos, mas sim o dinheiro da conta do diretor da escola. Edited July 22, 2025 by Diogo O. 1 4 Quote
EFMR Posted July 22, 2025 Posted July 22, 2025 há 2 horas, Diogo O. disse: Sim, um professor serve de diretor de turma para todas as turmas do mesmo ano. Por exemplo, no meu 3.° Ciclo, a diretora de ano é sempre a mesma (acompanhou-me nos meus 7.°, 8.° e 9.° e acompanhava todas as turmas do meu ano) e dá normalmente a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento os três anos. Pode, eventualmente, dar a sua disciplina a uma ou duas turmas, dependendo da carga horária da sua disciplina. No Secundário, é igual. Temos um diretor de turma igual para todas as turmas do ano. Só o que aconteceu é que, na maioria dos casos, a turma não tem aulas com o diretor de ano, o que é ridículo. No meu caso, a minha diretora de ano é professora de História A e B. Portanto, como eu estou em Ciências e Tecnologias, não tenho aulas com ela. Isto é só uma mania da minha escola para poupar uns trocos... É uma escola de contrato de associação e o que importa, no fundo, não são realmente os alunos, mas sim o dinheiro da conta do diretor da escola. Para mim não faz sentido nenhum. É só ridículo. O diretor de turma deverá ser efetivamente um professor da turma. De uma disciplina dita "normal". Mas isto que disseste é comum acontecer. Ainda para mim agora que uniformizam numa turma 2 percursos diferentes. Já acontecia antigamente com as línguas. Eu tive como diretora de turma a professora de francês quando eu tinha espanhol, embora metade da turma tinha francês. 2 1 Quote
VTL Posted July 22, 2025 Posted July 22, 2025 (edited) Trocando por miúdos: Atualmente existem vários domínios - podem ver aqui: https://cidadania.dge.mec.pt/dominios. E a proposta do governo é terminar com os domínio de sexualidade e igualdade de género, mas a esmagadora maioria desses temas passa para o Domínio de Direitos Humanos. O Bem Estar Animal também deixa de ser um domínio e fica agora incluído no Desenvolvimento Sustentável. Edited July 22, 2025 by VTL 1 Quote
ilovetv.2008 Posted July 22, 2025 Posted July 22, 2025 A Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e as Aprendizagens Essenciais de Cidadania e Desenvolvimento estão entre 21 de julho e 1 de agosto de 2025 em consulta pública. Participem e enviem os vossos contributos relativos à Aprendizagens Essenciais de Cidadania e Desenvolvimento, através do formulário disponível em https://area.dge.mec.pt/cstpubAECD. Todas as opiniões contam, ainda para mais quando estão em causa e questão os futuros cidadãos deste país. Quote
PaulPeter Posted July 22, 2025 Posted July 22, 2025 Pela experiência que tenho com os meus filhos isto é muito barulho por nada. Ainda agora o mais velho que esteve no 9 ano participou com toda a turma num projecto para promover a inclusão e a aceitação corporal, o respeito pela diversidade e a valorização da individualidade. Isto foi no contexto da disciplina de Ciências Naturais. As aulas de cidadania na sua maior parte foram usadas para configurar os computadores para os exames nacionais, uma de literacia financeira e outra em que elementos da USF local foram falar sobre comportamentos de risco. As escolas fazem o que bem entenderem com a disciplina de cidadania e basta os professores quiserem e falam de tudo e um par de botas nas aulas das suas disciplinas. 1 Quote
Diogo O. Posted August 11, 2025 Posted August 11, 2025 há 6 horas, Televisão 10 disse: Desculpem, mas a culpa é totalmente da professora. É que não há desculpa que a salve. Foi um lapso gigante que vai custar um ano da vida desta alunas Os regulamentos do JNE e dos exames, em particualr, são muito confusos para os próprios professores, que muitas vezes não sabem responder àquilo que lhes é perguntado. Contudo, têm obrigação de os ler e de os conhecer, sobretudo se estão em posições como esta (diretora de turma)... Quote
Televisão 10 Posted August 11, 2025 Posted August 11, 2025 (edited) há 17 minutos, Diogo O. disse: Desculpem, mas a culpa é totalmente da professora. É que não há desculpa que a salve. Foi um lapso gigante que vai custar um ano da vida desta alunas Os regulamentos do JNE e dos exames, em particualr, são muito confusos para os próprios professores, que muitas vezes não sabem responder àquilo que lhes é perguntado. Contudo, têm obrigação de os ler e de os conhecer, sobretudo se estão em posições como esta (diretora de turma)... Nos comentários, quase tudo indica que foi culpa das alunas, que tinham a obrigação de se informar. No entanto, também acho que a professora esteve mal ao dar uma informação incorrera, assim como a escola não esteve melhor, já que só se deu conta da situação em fevereiro e, aparentemente, omitiu a troca de mensagens entre a professora e uma aluna... Edited August 11, 2025 by Televisão 10 1 Quote
Fernando Posted August 11, 2025 Posted August 11, 2025 (edited) Essa história está muito mal contada, de parte a parte. Como é que transitaram para o 12º, integradas numa turma e já com largos meses de aulas, e depois avisam que chumbaram? Edit: tenho ideia que dava para passar para um ano com algumas negativas, e depois concluir as disciplinas como externo, mas já nem tenho a certeza disso. Que a informação é mal dada e há uma enorme burocracia é certo, sempre foi (e eu já conclui o secundário há meia década), e muitas vezes nem os professores conseguem acompanhar a alteração das regras, mas isso também é sintoma do desleixo das alunas em questão e de erros graves na gestão daquela escola - ninguém vai atrás das alunas para interrogar porque faltaram ao exame? Edited August 11, 2025 by Fernando 1 Quote
Diogo O. Posted August 11, 2025 Posted August 11, 2025 há 15 minutos, Televisão 10 disse: Nos comentários, quase tudo indica que foi culpa das alunas, que tinham a obrigação de se informar. No entanto, também acho que a professora esteve mal ao dar uma informação incorrera, assim como a escola não esteve melhor, já que só se deu conta da situação em fevereiro e, aparentemente, omitiu a troca de mensagens entre a professora e uma aluna... há 15 minutos, Fernando disse: Essa história está muito mal contada, de parte a parte. Como é que transitaram para o 12º, integradas numa turma e já com largos meses de aulas, e depois avisam que chumbaram? Edit: tenho ideia que dava para passar para um ano com algumas negativas, e depois concluir as disciplinas como externo, mas já nem tenho a certeza disso. Que a informação é mal dada e há uma enorme burocracia é certo, sempre foi (e eu já conclui o secundário há meia década), e muitas vezes nem os professores conseguem acompanhar a alteração das regras, mas isso também é sintoma do desleixo das alunas em questão e de erros graves na gestão daquela escola - ninguém vai atrás das alunas para interrogar porque faltaram ao exame? Eu tive acesso ao artigo completo, que esclarece melhor toda a história. Vou meter em spoiler: Spoiler Elas só souberam que tinham chumbado em fevereiro deste ano, possivelmente aquando da inscrição nos exames nacionais deste ano. E sim, @Fernando, elas podem passar de ano com essa disciplina em atraso, necessitando apenas de fazer o exame no próximo ano (como externas). Têm é que ter positiva no exame para passarem E a escola também não tem que perguntar porque as alunas faltaram... Há sempre imensos alunos que faltam, porque, à ultima da hora, decidem que não querem fazer o exame e não precisam dele. 2 1 Quote
Fernando Posted August 11, 2025 Posted August 11, 2025 2 minutes ago, Diogo O. said: Eu tive acesso ao artigo completo, que esclarece melhor toda a história. Vou meter em spoiler: Hide contents Elas só souberam que tinham chumbado em fevereiro deste ano, possivelmente aquando da inscrição nos exames nacionais deste ano. E sim, @Fernando, elas podem passar de ano com essa disciplina em atraso, necessitando apenas de fazer o exame no próximo ano (como externas). Têm é que ter positiva no exame para passarem E a escola também não tem que perguntar porque as alunas faltaram... Há sempre imensos alunos que faltam, porque, à ultima da hora, decidem que não querem fazer o exame e não precisam dele. A questão é que elas devem ter colocado os exames para serem aprovadas no secundário. Daí que a escola devia de ter questionado logo o porquê de faltarem, porque não é normal tal acontecer - sob pena de ficarem retidas. Se fosse apenas para prova de ingresso ainda compreendia a posição da escola, mas nesse caso convinha questionar logo. Acho estranho como o assunto este parado uma data de meses. 2 Quote
Recommended Posts
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.