Jota Posted August 11, 2025 Posted August 11, 2025 Também acho toda a história muito mal contada. Se as mensagens são verdadeiras, de facto existiu uma informação errada dada pela DT, mas as alunas também não tinham cabeça para achar tudo muito estranho e confirmar online/com mais alguém? Fiquei um bocado com a sensação de que as alunas também tentaram passar a perna ao sistema, achavam que tinham descoberto uma falha qualquer e que estavam a ser mais espertas que os outros. 2 Quote
joanna Posted August 11, 2025 Posted August 11, 2025 há 8 horas, Televisão 10 disse: É preciso fazer exames a todas as disciplinas para concluir o secundário? Quote
Televisão 10 Posted August 11, 2025 Posted August 11, 2025 há 14 minutos, joanna disse: É preciso fazer exames a todas as disciplinas para concluir o secundário? Não, mas as alunas tinham assinalado uma opção em que os tinham de fazer, pelo que percebi. Quote
Televisão 10 Posted August 21, 2025 Posted August 21, 2025 Recomeçar o 2.° período a 2 de janeiro... https://sicnoticias.pt/pais/2025-08-21-ministerio-altera-periodo-de-ferias-de-natal-nas-escolas-publicas-f89022be 4 Quote
ilovetv.2008 Posted August 21, 2025 Posted August 21, 2025 há 10 minutos, Televisão 10 disse: Recomeçar o 2.° período a 2 de janeiro... https://sicnoticias.pt/pais/2025-08-21-ministerio-altera-periodo-de-ferias-de-natal-nas-escolas-publicas-f89022be É para quê? Ter mais um dia de aulas, ou melhor, de greve às aulas?? On 11/08/2025 at 19:19, joanna disse: É preciso fazer exames a todas as disciplinas para concluir o secundário? É preciso fazer 3 exames para concluir o secundário, mas tu é que escolhes quais são as tuas opções e a classificação que tenhas neles tem de mexer com a tua nota final. Podes fazer mais exames, só que esses contam apenas como provas de ingresso. Quote
Televisão 10 Posted August 21, 2025 Posted August 21, 2025 há 7 minutos, ilovetv.2008 disse: É para quê? Ter mais um dia de aulas, ou melhor, de greve às aulas?? Nos comentários, há quem esteja a referir que a SIC Notícias se enganou e que as aulas começam na mesma a 5 de janeiro. As férias de Natal vão é começar um dia mais tarde... 1 Quote
ilovetv.2008 Posted August 21, 2025 Posted August 21, 2025 há 9 minutos, Televisão 10 disse: Nos comentários, há quem esteja a referir que a SIC Notícias se enganou e que as aulas começam na mesma a 5 de janeiro. As férias de Natal vão é começar um dia mais tarde... Em vez de acabar as aulas na terça, acabam na quarta... mais uma vez, qual é a necessidade? Todos nós sabemos bem que daquela última semana, pouco ou nada se aproveita, é só atividades, aulas livres e autoavaliações (coincidência ou não, reparei agora que começa tudo por A ). 1 Quote
User3468 Posted August 21, 2025 Posted August 21, 2025 há 1 hora, Televisão 10 disse: Nos comentários, há quem esteja a referir que a SIC Notícias se enganou e que as aulas começam na mesma a 5 de janeiro. As férias de Natal vão é começar um dia mais tarde... A Agência Lusa também diz que começa no dia 2. De qualquer das formas, não percebo o motivo. Tive um ano na universidade que as aulas retomaram no dia 2 com uma apresentação, mas no fim chegou-se a acordo para que a mesma fosse online (porque alterar a data estava fora de questão para a direção), pois algumas pessoas que viajavam para a Madeira ou para os Açores tinham muita dificuldade em apanhar um voo no dia 1 ou até mesmo no dia 31. Quote
zent Posted August 21, 2025 Posted August 21, 2025 (edited) Está aqui o despacho publicado hoje com a alteração. https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/despacho/9989-2025-932720956 E já que alteraram o período de interrupção, também deviam ter mudado as datas de início/fim dos respetivos períodos que estavam no despacho inicial. Assim umas datas não batem certo com as outras e provavelmente vai gerar confusão. Edited August 21, 2025 by zent Quote
Televisão 10 Posted August 21, 2025 Posted August 21, 2025 há 18 minutos, User3468 disse: A Agência Lusa também diz que começa no dia 2. De qualquer das formas, não percebo o motivo. Tive um ano na universidade que as aulas retomaram no dia 2 com uma apresentação, mas no fim chegou-se a acordo para que a mesma fosse online (porque alterar a data estava fora de questão para a direção), pois algumas pessoas que viajavam para a Madeira ou para os Açores tinham muita dificuldade em apanhar um voo no dia 1 ou até mesmo no dia 31. Pelo despacho publicado acima, interpreto que o termo da interrupção de Natal é no dia 2, logo as aulas recomeçam a 5, que é a segunda-feira seguinte. 3 Quote
Fernando Posted August 21, 2025 Posted August 21, 2025 Tenho ideia que já houve um ano em que começaram no dia 2. Mesmo a dia 3 acho péssimo A minha escola secundária tinha o dia da escola a dia 5 ou 6 (dependia se um calhava ao fim-de-semana), por isso, por norma, nesse dia não havia aulas. Era bom quando calhava colado ao fim das férias. Quote
Televisão 10 Posted August 21, 2025 Posted August 21, 2025 há 37 minutos, User3468 disse: A Agência Lusa também diz que começa no dia 2. De qualquer das formas, não percebo o motivo. Tive um ano na universidade que as aulas retomaram no dia 2 com uma apresentação, mas no fim chegou-se a acordo para que a mesma fosse online (porque alterar a data estava fora de questão para a direção), pois algumas pessoas que viajavam para a Madeira ou para os Açores tinham muita dificuldade em apanhar um voo no dia 1 ou até mesmo no dia 31. O Público já corrigiu a notícia, pelo menos: https://www.publico.pt/2025/08/21/sociedade/noticia/ferias-natal-escolas-publicas-comecam-dia-tarde-2144540 Citação "Notícia corrigida às 13h de dia 21 de Agosto; a data de início das aulas é 5 de Janeiro e não dia 2 como inicialmente estava escrito." 2 Quote
User3468 Posted August 21, 2025 Posted August 21, 2025 há 15 minutos, Televisão 10 disse: Pelo despacho publicado acima, interpreto que o termo da interrupção de Natal é no dia 2, logo as aulas recomeçam a 5, que é a segunda-feira seguinte. No Expresso, já deram nota de correção. Seria muito estranho se começasse no dia 2. 2 Quote
zent Posted August 21, 2025 Posted August 21, 2025 1 hour ago, Fernando said: Tenho ideia que já houve um ano em que começaram no dia 2. Mesmo a dia 3 acho péssimo A minha escola secundária tinha o dia da escola a dia 5 ou 6 (dependia se um calhava ao fim-de-semana), por isso, por norma, nesse dia não havia aulas. Era bom quando calhava colado ao fim das férias. Quando eu tava algures entre o 3° ciclo e o secundário, ou seja há cerca de 20 anos 😅, houve um ano que de facto começou a 2 de janeiro e lembrou-me que cerca de metade da turma faltou nos primeiros dias. 4 Quote
EFMR Posted September 14, 2025 Posted September 14, 2025 E começa amanhã mais um ano letivo para mim. Desta vez, uma direção de turma de 12° com Biologia (o ano que mais gosto 😍), mas também 9° e 10°. Tive a sorte de ficar mais um ano na mesma escola, mesmo tendo apenas 5 anos de carreira. Vamos a isso! (Btw já imaginando o surto dos alunos por causa dos telemóveis. A escola onde dou aulas proibiu o uso a todos os anos de escolaridade). 3 Quote
Lee Posted September 14, 2025 Posted September 14, 2025 (edited) há 8 minutos, EFMR disse: E começa amanhã mais um ano letivo para mim. Desta vez, uma direção de turma de 12° com Biologia (o ano que mais gosto 😍), mas também 9° e 10°. Tive a sorte de ficar mais um ano na mesma escola, mesmo tendo apenas 5 anos de carreira. Vamos a isso! (Btw já imaginando o surto dos alunos por causa dos telemóveis. A escola onde dou aulas proibiu o uso a todos os anos de escolaridade). As minhas aulas também começam amanhã. E na minha escola, os telemóveis também foram proibidos até ao 12.º ano no ano passado. Realmente, houve vários surtos e discussões à pala disso. Ainda assim, olhando para trás, acho uma medida bastante positiva. Edited September 14, 2025 by Lee 3 Quote
AndreRob Posted September 14, 2025 Posted September 14, 2025 há 8 minutos, EFMR disse: E começa amanhã mais um ano letivo para mim. Desta vez, uma direção de turma de 12° com Biologia (o ano que mais gosto 😍), mas também 9° e 10°. Tive a sorte de ficar mais um ano na mesma escola, mesmo tendo apenas 5 anos de carreira. Vamos a isso! (Btw já imaginando o surto dos alunos por causa dos telemóveis. A escola onde dou aulas proibiu o uso a todos os anos de escolaridade). em breve o remake vem 1 7 Quote
Talu Posted September 15, 2025 Posted September 15, 2025 On 14/09/2025 at 10:28, EFMR disse: (Btw já imaginando o surto dos alunos por causa dos telemóveis. A escola onde dou aulas proibiu o uso a todos os anos de escolaridade). Também a minha escola proibiu a todos os anos kkk Quote
D23 Posted September 15, 2025 Posted September 15, 2025 Proibir telemóveis do 9° ao 12° ano, é só estúpido. Principalmente entre o 10° e o 12° ano. WTF? São pessoas praticamente a caminho da Universidade. Bizarro, desculpem, mas é bizarro. 2 Quote
EFMR Posted September 15, 2025 Posted September 15, 2025 há 37 minutos, D23 disse: Proibir telemóveis do 9° ao 12° ano, é só estúpido. Principalmente entre o 10° e o 12° ano. WTF? São pessoas praticamente a caminho da Universidade. Bizarro, desculpem, mas é bizarro. Quando tens alunos que não têm responsabilidade e noção do lugar onde estão, sim faz sentido. 5 Quote
joanna Posted September 15, 2025 Posted September 15, 2025 há 5 minutos, EFMR disse: Quando tens alunos que não têm responsabilidade e noção do lugar onde estão, sim faz sentido. Mas para isso proibem os alunos de usarem na salas de aula. Nos intervalos não percebo a necessidade. 1 2 Quote
Televisão 10 Posted September 15, 2025 Posted September 15, 2025 A verdade é que também há escolas que acumulam vários ciclos de ensino, em que não seria prático proibir a utilização de telemóveis aos alunos do 2.° ciclo e permitir aos alunos do terceiro, por exemplo. Quote
D23 Posted September 15, 2025 Posted September 15, 2025 há 48 minutos, joanna disse: Mas para isso proibem os alunos de usarem na salas de aula. Nos intervalos não percebo a necessidade. Exatamente. É o que eu acho também. Assim até parece que vivemos num regime ditatorial. Credo. Quote
EFMR Posted September 16, 2025 Posted September 16, 2025 há 8 horas, joanna disse: Mas para isso proibem os alunos de usarem na salas de aula. Nos intervalos não percebo a necessidade. O problema é que os jovens hoje em dia não sabem distinguir e ter discernimento/responsabilidade. Proibir na sala de aula e permitir nos intervalos era meio caminho andado para o usarem novamente nas aulas. E não. Não venham com aquela que o professor teria de tirar o telemóvel à entrada da sala. Não tinhamos mais nada que fazer 4 Quote
Talu Posted September 18, 2025 Posted September 18, 2025 Mesmo com a proibição em todos os anos escolares, continuo a ver dezenas de pessoas na minha escola a usar o telemóvel nos intervalos, e as funcionárias não dizem nada nem querem saber -q 6 Quote
Recommended Posts
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.