ilovetv.2008 Postado 14 de junho Postado 14 de junho Uma hora depois do @Lee e 2 do @Diogo O., cá estou para contar como foram as minhas notas e como está a ser a minha preparação para os malditos dos exames nacionais. Então, em termos de avaliações, o meu 3° Período acabou assim: Português | 20 (CIF: 20) História A | 19 (CIF: 19) Geografia C | 20 (CFD: 20) Espanhol | 20 (CFD: 20) Educação Física | 18 (CFD: 18) Logo, o meu ano terminou com uma média interna de 19,4 valores e o secundário com 19 certos. Agora, o problema será mantê-la com os exames de Português e História A. Quanto à preparação para os exames, queria, primeiro que tudo, dizer que não estás sozinho, @Lee, sinto muito pelo que se passou com a tua bisavó, afinal passei por uma situação muito similar numa altura também ela muito complicada da minha vida, em plena pandemia de Covid, não tendo sequer tido oportunidade de me despedir, e sei o quanto isso nos afeta Física e sobretudo psicologicamente. Muita força, campeão, e certamente ela estará agora num sítio melhor e a zelar por todos e cada um de vós que a cuidaram nestes últimos tempos e que lutaram ao seu lado contra essa maldita doença que rouba aqueles que amamos antes de eles se despedirem de nós. Após isto, dizer-vos que a minha preparação para os exames tem sido bem estranha... já li os resumos dos livros de exames (nunca fui muito de os fazer mesmo) e tenho feito várias provas para perceber o que está a correr bem e o que posso melhorar, mas claramente não está ao ritmo nem com o brio com que o fiz no ano passado e parece que, embora tenha tido aparentemente mais tempo para me preparar, isto tem passado a voar e já terça estarei fechado numa sala a resolver o exame que ditará a minha vida daqui para a frente. Outra coisa que posso partilhar convosco sobre esta preparação é o facto de SÓ ter tido 1 apoio para o exame de dia 16 e de SÓ ter descoberto na sexta-feira que a StudentHub é gratuita e vale mesmo a pena ao contrário das outras que abundam no mercado e que aparecem na minha For You vezes sem conta. Lá compilam os exercícios de todos os exames de cada disciplina e depois fazem testes e planos de estudo à nossa medida. Ademais, conta com correção com recurso a IA e sempre de acordo com os critérios do IAVE, bem como com propostas de resolução seguindo esses mesmos requisitos. Assim, resta-me desejar boa sorte a todos os que vão a exame, incluindo o nosso benjamim @Talu, o ícone @brunooo, o companheiraço @RMF_123 e demais foristas que não tenham sido supra mencionados, mas que certamente estão a partilhar connosco todas estas apreensões. Afinal, interpretar à medida do agora EduQA é muita fruta e pode custar caro na hora de entrar na faculdade. 3 1 Citar
brunooo Postado 14 de junho Postado 14 de junho (editado) Deus meu, que notas são essas que vocês têm. Não é inveja, aliás, parabenizo-vos, mas não vou esconder que são notas bastante apetecíveis . Bom, sem mais demoras, vamos às classificações (entre parênteses, encontra-se a nota com que acabo o secundário): Português - 17 (16) História-A - 19 (18) Educação Física - 16 (16) Geografia-C - 20 Inglês - 18 O pior do ano foi… once again… Educação Física. Depois de ter tido 15 no 10° e 17 no 11°, eu precisava agora de um 18 para poder subir a média da disciplina para 17. Acontece que o professor deste ano foi um dos professores acompanhantes na atividade de Erasmus que participei no 11° e que não tinha gostado muito de mim e do meu grupo de amigos. Assim, o professor deste ano foi um m*rd*s (desculpem a palavra). Tinha um target específico contra mim e contra uma colega minha, tanto que só reclamava, a certo ponto, de mim e dela. Eu cheguei a passar-me com o professor mesmo. Enfim, não foi fácil, não me sentia motivado e ainda para mais quando tens um professor que dá a mesma nota que tens a uma miúda QUE NÃO SABE CORRER. Os surtos que tive com isso não estão escritos . Português foi outro caso. Eu também precisava do 18 para subir a minha média para 17 e eu até ia confiante… até ao primeiro teste. Calhou-nos uma professora com uns critérios exacerbados de correção em que até explicadoras de colegas meus disseram que ela tirava pontos por tudo e por nada. A média da educação literária da minha turma rondou literalmente nos 10/11 e foi o que estragou a nota à maioria dos alunos, incluindo eu. Tirando isso, no resto dos domínios da disciplina, as notas eram bastante satisfatórias e já dava para um 17 bem puxadinho para o 18. Quanto ao resto das disciplinas: Geografia-C foi das coisas mais fáceis que tive na vida . Mesmo assim, tive ali um deslize no primeiro período que fizesse com que o 20 não fosse tão fácil de alcançar. Estava agora com 19.35 e fiz uma pequena graxa à professora e… resultou! Tive 20 . Inglês foi um ano normal. Também tive ali um deslize no segundo período que me impediu de ter tido 19 depois deste excelente 3.º período. No entanto, não fico indignado com a nota, já acho o 18 bom. Por fim, História-A. Foi a maior e melhor surpresa deste ano letivo. Mudamos de professora e ainda bem. Com a professora anterior, nós só tínhamos perguntas de escrita nos testes. Raramente havia escolha múltipla. No máximo havia um item de associação por teste. E depois metia sempre incompleto a tudo e nunca tive grandes notas. Tinha acabado com 17 tanto no 10° como no 11° e, assim, foi a disciplina em que menos estava empenhado a subir nota. Well, primeiro teste feito e ao ver nota vejo: 18.5!! Eu até saltei . E aí a minha cabeça pensou: 18.5 é igual a 19 e se eu tiver 19… subo a média para 18. Então eu pensei: BORA! E assim foi. Acabei o ano com 19 e o secundário com 18 a história. Enfim, apesar de tudo, foi um ano bastante bom, diria. Segundo as minhas contas, acabei o ano letivo com uma média de 17.64 e, se tivermos em conta o secundário, acabei com 17.47, ainda dependente dos exames. É uma média acima do que eu estava à espera no início deste secundário, no entanto, olhando para o percurso, penso que dava para ter feito melhor em alguns aspetos. Agora os exames. Eu estou com um medo monumental do exame de português. O meu estudo tem passado pela leitura e pelo sublinhar dos conceitos no manual de exames, além de eu tentar explicar as cenas como se houvesse alguém à minha frente. Por acaso, é um método que funciona bastante comigo. Mas aí está, continuo com medo de que saia obras com as quais não estou muito à vontade. Falo, por exemplo, dos Lusíadas ou do Pessoa, sobretudo os heterónimos. Que saia Frei Luís de Sousa ou Amor de Perdição + Memorial do Convento/Ano da Morte de Ricardo Reis. Rezo mesmo! Quanto ao exame de História, não estou particularmente super preocupado. O que mais me preocupa é o 11°, mas penso que me devo safar. Já tinha estudado um pouco nas férias da Páscoa e agora vou voltar a pegar na matéria depois do exame de Português. O objetivo nos 2 exames vai ser de, pelo menos, manter a nota. No entanto, se conseguir subir a nota de Português e de História para 17 e 19, respetivamente, seria mesmo ótimo. No entanto, contento-me se mantiver a média. Além de História e Português, também vou fazer os exames de Inglês e de Francês que serão as minhas provas de ingresso para o curso que pretendo na Universidade. Aqui, o objetivo vai ser ter a nota mais alta possível, nomeadamente um 20 a francês. Bem, malta, desejo-vos todos uma boa sorte para os exames que terão de fazer e espero que vos corra tudo lindamente!! Editado 14 de junho por brunooo 3 Citar
Afonso Postado 14 de junho Postado 14 de junho Como é que vocês acabam a secundária com médias de 19 passando 24/7 no aTV Parabéns a todos, são o futuro de Portugal! E como assim o Diogo O. vai para a faculdade? mds no outro dia ele estava no 7/8.º ano. 12 Citar
Diogo O. Postado 17 de junho Postado 17 de junho On 13/06/2026 at 23:31, Lee disse: Além disso, há cerca de duas semanas, perdi a minha bisavó (), um acontecimento que me afetou naturalmente, sobretudo na semana do seu falecimento. Reconheço que foi o melhor para todos, visto que ela se encontrava numa fase muito avançada de Alzheimer. Falava muito pouco, engolia a comida com dificuldade e já há vários meses que tinha escassos momentos de lucidez. A minha família respeitou a sua vontade e cuidou dela em casa enquanto foi possível, mas, nas últimas semanas, o seu estado obrigou ao internamento. Foi um período difícil e, embora esteja em relativa paz com a situação, de vez em quando, tenho "recaídas" de muita tristeza e saudade. Lee, gostava de, primeiramente, te desejar os meus pesâmes pela situação. Espero que esteja tudo bem contigo e com os teus! Perder pessoas, ainda mais avós, nunca é fácil e o processo de luto é uma ferida aberta, que, com o tempo, vai cicatrizando, mas nunca fica completamente curada. Muita força! On 13/06/2026 at 23:31, Lee disse: @Diogo O., e como vai a tua preparação? Correu bem, penso eu. Por acaso, comecei por fazer resumos, mas, rapidamente, me apercebi que era uma grande perda de tempo. Por isso, foquei-me mais nos exames e acabei por conseguir todos (1F, 2F, EE) de 2022 a 2025. E o exame, como foi, @Bruno, @ilovetv.2008 e @Lee? Fiquei espantado por Saramago, apesar, daquela teoria dos 3 anos, nunca pensei que o nosso governo atual colocasse um autor claramente de ideias marxistas e comunistas Estive a ver e tive as 3 perguntas da parte A corretas (🙏🙏) Para a Parte B, também já se esperava um poemazito, mas nunca na vida pensava em Cesário - relativamente acessível, tirando aquela pergunta dos recursos expressivos (o que é que foi aquilo?) Nessa parte, acho que tenho as duas respostas incompletas, ficando com menos 2 pontos em cada. Já, a parte C, achei bastante acessível, dava para ir buscar muita coisa. O Grupo II, esse sim, foi bem puxadito, sobretudo na interpretação. Acabei por errar apenas 1 opcional, mas, como acertei as restantes, ficou com a pontuação toda. Por fim, o Grupo III, senhores?? O que era aquilo? Eu falei sobre o trabalho infantil (Temu e Shein), papel da mulher na sociedade quinhentista (Farsa de Inês Pereira), a atual sociedade machista (Numeiro e Andreia Viegas). Bem, acabou por correr bastante bem: acho que vou ter entre 19,0 e 19,6, dependendo dos professores corretores. 1 Citar
ilovetv.2008 Postado 17 de junho Postado 17 de junho há 1 hora, Diogo O. disse: Lee, gostava de, primeiramente, te desejar os meus pesâmes pela situação. Espero que esteja tudo bem contigo e com os teus! Perder pessoas, ainda mais avós, nunca é fácil e o processo de luto é uma ferida aberta, que, com o tempo, vai cicatrizando, mas nunca fica completamente curada. Muita força! Correu bem, penso eu. Por acaso, comecei por fazer resumos, mas, rapidamente, me apercebi que era uma grande perda de tempo. Por isso, foquei-me mais nos exames e acabei por conseguir todos (1F, 2F, EE) de 2022 a 2025. E o exame, como foi, @Bruno, @ilovetv.2008 e @Lee? Fiquei espantado por Saramago, apesar, daquela teoria dos 3 anos, nunca pensei que o nosso governo atual colocasse um autor claramente de ideias marxistas e comunistas Estive a ver e tive as 3 perguntas da parte A corretas (🙏🙏) Para a Parte B, também já se esperava um poemazito, mas nunca na vida pensava em Cesário - relativamente acessível, tirando aquela pergunta dos recursos expressivos (o que é que foi aquilo?) Nessa parte, acho que tenho as duas respostas incompletas, ficando com menos 2 pontos em cada. Já, a parte C, achei bastante acessível, dava para ir buscar muita coisa. O Grupo II, esse sim, foi bem puxadito, sobretudo na interpretação. Acabei por errar apenas 1 opcional, mas, como acertei as restantes, ficou com a pontuação toda. Por fim, o Grupo III, senhores?? O que era aquilo? Eu falei sobre o trabalho infantil (Temu e Shein), papel da mulher na sociedade quinhentista (Farsa de Inês Pereira), a atual sociedade machista (Numeiro e Andreia Viegas). Bem, acabou por correr bastante bem: acho que vou ter entre 19,0 e 19,6, dependendo dos professores corretores. Faço das palavras do @Diogo O. as minhas, Lee. Muita força mesmo. Sabes que podes contar comigo. Quanto aos exames de ontem, o de português foi mais ou menos. Como precisava de 17,5, reconheço que a pressão que tinha sobre os meus ombros estava alta, mas aquela Parte B era detestável, aquelas 2 perguntas que passei uma eternidade para as responder e ainda por cima interpretei tudo ao lado... enfim. Concordo contigo sobre o resto, embora ache que o Grupo II também era acessível e também só errei lá uma opcional, logo consegui a cotação completa aí. Já, o Grupo iII era muito acessível, mas era uma apreciação critica, ou seja, tinhas de descrever a imagem e depois escolher 3 elementos da mesma e interpretá-los, não precisavas de andar por esses assuntos todos, até porque tratava-se de uma clara referência ao trabalho infantil. Em relação ao de economia, para quem nunca teve a disciplina, acho que me correu bem. Senti-me muito mais confiante a sair de lá do que saí do de português, mas também não era difícil Fico feliz que tenha corrido assim tão bem, @Diogo O., e espero que o @Lee e o @brunooo também tenham tido a tua sorte e não a minha... Agora venha História A, Matemática A, Inglês, Filosofia e restantes exames que vamos fazer. Por fim, queria aproveitar este tópico para perguntar ao @Talu como correu a prova final de português. Espero que bem, até porque não há muito tempo para chorar sobre ele... segunda já há recarga com a prova final de matemática, mas pronto sou todo ouvidos. Citar
Televisão 10 Postado 17 de junho Postado 17 de junho (editado) Aparentemente, o Grupo III do exame de Português vinha num dos livros de preparação para o exame: https://www.facebook.com/100049389976401/posts/1521343479521970/?app=fbl Editado 17 de junho por Televisão 10 1 4 1 Citar
ilovetv.2008 Postado 17 de junho Postado 17 de junho (editado) há 3 minutos, Televisão 10 disse: Aparentemente, o Grupo III do exame se Português vinha num dos livros de preparação para o exame: https://www.facebook.com/100049389976401/posts/1521343479521970/?app=fbl Pois mandaram-me isso ontem e sinceramente acho que devia ser clarificado, porque a confirmar-se claramente houve alunos melhor "preparados" que outros, o que não é todo justo. Editado 17 de junho por ilovetv.2008 1 Citar
jt9 Postado 17 de junho Postado 17 de junho há 5 minutos, Televisão 10 disse: Aparentemente, o Grupo III do exame de Português vinha num dos livros de preparação para o exame: https://www.facebook.com/100049389976401/posts/1521343479521970/?app=fbl "As redes sociais e os reality shows vieram tolher ainda mais o cérebro humano, a capacidade de abstracção e espírito crítico. Tudo se assemelha aos diálogos das casas dos segredos e de pessoas casadas à primeira vista. Que confrangedor!!!" Já cá faltava 1 3 Citar
Froholdt Postado 17 de junho Postado 17 de junho há 13 minutos, ilovetv.2008 disse: Pois mandaram-me isso ontem e sinceramente acho que devia ser clarificado, porque a confirmar-se claramente houve alunos melhor "preparados" que outros, o que não é todo justo. Que barracada do IAVE Summer Fest, ups EDUQA 1 Citar
Diogo O. Postado 17 de junho Postado 17 de junho (editado) há 1 hora, ilovetv.2008 disse: Pois mandaram-me isso ontem e sinceramente acho que devia ser clarificado, porque a confirmar-se claramente houve alunos melhor "preparados" que outros, o que não é todo justo. Como assim? Isso pode acontecer com qualquer parte do exame e já aconteceu noutros casos: perguntas das Partes A, B e C muito, muito semelhantes às do exame e, até mesmo, temas iguais no Grupo III e nunca um exame foi anulado. Tanto a publicação desse senhor como a da Raquel Varela, pela qual tenha a maior consideração, demonstra mesmo que estamos mesmo perante uma sociedade completamente dominada pelo alarmismo. Obviamente, que haverá alunos mais bem preparados que outros. Sempre houve e continuará a haver: o contexto financeiro, a escola e até mesmo o professor influenciam, claramente, a preparação desse mesmo aluno. Editado 17 de junho por Diogo O. 2 Citar
Televisão 10 Postado 17 de junho Postado 17 de junho há 33 minutos, Diogo O. disse: Como assim? Isso pode acontecer com qualquer parte do exame e já aconteceu noutros casos: perguntas das Partes A, B e C muito, muito semelhantes às do exame e, até mesmo, temas iguais no Grupo III e nunca um exame foi anulado. Tanto a publicação desse senhor como a da Raquel Varela, pela qual tenha a maior consideração, demonstra mesmo que estamos mesmo perante uma sociedade completamente dominada pelo alarmismo. Obviamente, que haverá alunos mais bem preparados que outros. Sempre houve e continuará a haver: o contexto financeiro, a escola e até mesmo o professor influenciam, claramente, a preparação desse mesmo aluno. A questão é que não é uma questão de semelhança; a pergunta é igual, tanto no cartoon como na redação do que é pedido. Contudo, também não acho que seja uma situação para levar à demissão do ministro, como sugere Raquel Varela. 1 Citar
ilovetv.2008 Postado 17 de junho Postado 17 de junho há 12 minutos, Televisão 10 disse: A questão é que não é uma questão de semelhança; a pergunta é igual, tanto no cartoon como na redação do que é pedido. Contudo, também não acho que seja uma situação para levar à demissão do ministro, como sugere Raquel Varela. Sim, exato, mas pelo menos um esclarecimento e até um retratamento público, acho que faz todo o sentido. Agora, óbvio que também não acho que deva ser motivo de anulação do exame, deve é ser confirmado por quem de direito e repensado para evitar ainda mais discrepâncias entre alunos do que as que já existem pelos motivos supra mencionados e por outros que certamente nem nos apercebemos. 1 Citar
RMF_123 Postado 19 de junho Postado 19 de junho On 17/06/2026 at 18:59, Televisão 10 disse: A questão é que não é uma questão de semelhança; a pergunta é igual, tanto no cartoon como na redação do que é pedido. Contudo, também não acho que seja uma situação para levar à demissão do ministro, como sugere Raquel Varela. On 17/06/2026 at 17:15, ilovetv.2008 disse: Pois mandaram-me isso ontem e sinceramente acho que devia ser clarificado, porque a confirmar-se claramente houve alunos melhor "preparados" que outros, o que não é todo justo. Desculpem, mas eu acho uma palhaçada este alarido todo que está a ser feito pelas pessoas à volta do exame (atenção, não estou a falar de vocês os dois em particular, apenas citei os posts para introduzir o assunto). Sempre saiu frequentemente apreciação crítica de cartoons em exames de Português. As imagens estão disponíveis na Internet, pode acontecer um livro de preparação (entre dezenas/centenas que existem) escolher a imagem que vai sair no exame. Sim, que vai sair, porque os exames são elaborados meses antes de os livros de preparação serem publicados. Qualquer aluno, por iniciativa própria, podia ir pesquisar à net cartoons para fazer uma apreciação crítica e calhar um deles no exame... Relativamente à questão da pergunta ser exatamente igual: o enunciado que eles escrevem para fazer uma apreciação crítica de um cartoon é sempre o mesmo (a estrutura é sempre a mesma, com os três pontos para incluir na composição, incluindo o limite de palavras; para o texto de opinião também acontece o mesmo, e para outros tipos de texto). É natural que os livros de preparação repliquem a linguagem utilizada no exame, já que é sempre a mesma, até os professores nos testes fazem isso. Por isso, sim, acho que está a haver um escândalo completamente desnecessário. Muita gente que opina sobre isto não sabe sequer como funcionam os exames, nem mesmo alguns alunos que os fazem têm noção... 2 Citar
Lee Postado 19 de junho Postado 19 de junho (editado) Pois que eu tinha o livro de exames no qual estava esse exercício, mas não o tinha visto. De qualquer forma, considero que o exame me correu relativamente bem. Infelizmente, e à semelhança de vários colegas, não soube gerir bem o tempo e vi-me obrigado a deixar uma questão em branco. À medida que fui vendo os critérios de avaliação, comecei a baixar as minhas expectativas... Ainda assim, penso que a nota deverá situar-se entre 14 e 16 valores, o que não me afeta a média final da disciplina. Podia ser melhor, mas não me consegui preparar de forma mais eficiente. Como não me afeta a média final da disciplina, não estou muito preocupado. Editado 19 de junho por Lee 1 1 Citar
Lee Postado 21 de junho Postado 21 de junho E chegámos à véspera do exame nacional de História, migs Preparados? Citar
ilovetv.2008 Postado 21 de junho Postado 21 de junho há 1 hora, Lee disse: E chegámos à véspera do exame nacional de História, migs Preparados? Nem por isso, mas tem de ser... Citar
Afonso Postado 25 de junho Postado 25 de junho On 21/06/2026 at 13:40, Lee disse: E chegámos à véspera do exame nacional de História, migs Preparados? Não se esqueçam, qualquer coisa a culpa é da Alemanha... e ela é que paga €€€€€! 8 Citar
Diogo O. Postado 7 de julho Postado 7 de julho Não sei como é que ainda não se falou aqui sobre a polémica que está a afetar a correção dos exames nacionais. É uma autêntica vergonha! Inicialmente, o ministro afirmou que a digitalização estava demorada, porque as escolas tinham agrafado mal as folhas de respostas. Em seguida, reconheceu, sim, que havia um problema, mas atirou de novo a causa para cima das escolas e dos diretores, garantindo que as notas estariam publicadas no dia inicialmente previsto (dia 14). Passados mais dois dias, afinal já não é possível cumprir o prazo que estava previsto e adia, sem qualquer problema, a segunda fase, atirando-a para uma semana onde muitos dos alunos já tinham férias marcadas! Lamento imenso por todo este textão, mas eu não consigo deixar de ficar indignado com toda esta situação: a minha professora de Matemática A ainda não tem exames para corrigir (já estão com atraso de mais de uma semana) e a de Português têm mais de 200 itens para corrigir. Contudo, quem nos dera que o problema foi a quantidade de perguntas a corrigir, quando a plataforma ainda não funciona corretamente (depois de ter ficado em "manutenção" até às 15h) e continua a ter imensos problemas na correção, não havendo uma distinção clara entre os itens que já foram corrigidos e os itens que não foram. O ministro garante que, apesar de todas estas vulnearibilidades do sistema, as provas estarão bem corrigidas e que os alunos não serão afetados. Eu pergunto: como?! A par do adiamento da segunda fase de exames e da perda de dias de férias, os exames não estão a ser digitalizados CORRETAMENTE. Uma situação problemática e que levará a imensos pedidos de repreciação de prova. Para terminar, concordo inteiramente com a proposta do BE: os pedidos de repreciação têm de ser *gratuitos* este ano. Não faz qualquer sentido custaram 25€ / exame, quando há alunos que, possivelmente, terão que pedir para reverem 2, 3 ou até 4 exames que fizeram, deixando lá até 100€ - o que, para muitas famílias monoparentais e mesmo as compostas por dois tutores, se torna muito díficil, porque equivale ao preço da alimentação da família durante uma semana. Dito isto, acho que o ministro deveria repensar neste sistema que se diz "reformista", mas que de reformista tem muito, muito pouco. O suposto da digitalização é gastarmos menos papel; contudo, gastamos o quadrápulo do que gastaríamos habitualmente, com tantas folhas desperdiçadas e cadernos de respostas gigantes. 2 7 Citar
EFMR Postado 7 de julho Postado 7 de julho há 4 horas, Diogo O. disse: Não sei como é que ainda não se falou aqui sobre a polémica que está a afetar a correção dos exames nacionais. É uma autêntica vergonha! Inicialmente, o ministro afirmou que a digitalização estava demorada, porque as escolas tinham agrafado mal as folhas de respostas. Em seguida, reconheceu, sim, que havia um problema, mas atirou de novo a causa para cima das escolas e dos diretores, garantindo que as notas estariam publicadas no dia inicialmente previsto (dia 14). Passados mais dois dias, afinal já não é possível cumprir o prazo que estava previsto e adia, sem qualquer problema, a segunda fase, atirando-a para uma semana onde muitos dos alunos já tinham férias marcadas! Lamento imenso por todo este textão, mas eu não consigo deixar de ficar indignado com toda esta situação: a minha professora de Matemática A ainda não tem exames para corrigir (já estão com atraso de mais de uma semana) e a de Português têm mais de 200 itens para corrigir. Contudo, quem nos dera que o problema foi a quantidade de perguntas a corrigir, quando a plataforma ainda não funciona corretamente (depois de ter ficado em "manutenção" até às 15h) e continua a ter imensos problemas na correção, não havendo uma distinção clara entre os itens que já foram corrigidos e os itens que não foram. O ministro garante que, apesar de todas estas vulnearibilidades do sistema, as provas estarão bem corrigidas e que os alunos não serão afetados. Eu pergunto: como?! A par do adiamento da segunda fase de exames e da perda de dias de férias, os exames não estão a ser digitalizados CORRETAMENTE. Uma situação problemática e que levará a imensos pedidos de repreciação de prova. Para terminar, concordo inteiramente com a proposta do BE: os pedidos de repreciação têm de ser *gratuitos* este ano. Não faz qualquer sentido custaram 25€ / exame, quando há alunos que, possivelmente, terão que pedir para reverem 2, 3 ou até 4 exames que fizeram, deixando lá até 100€ - o que, para muitas famílias monoparentais e mesmo as compostas por dois tutores, se torna muito díficil, porque equivale ao preço da alimentação da família durante uma semana. Dito isto, acho que o ministro deveria repensar neste sistema que se diz "reformista", mas que de reformista tem muito, muito pouco. O suposto da digitalização é gastarmos menos papel; contudo, gastamos o quadrápulo do que gastaríamos habitualmente, com tantas folhas desperdiçadas e cadernos de respostas gigantes. Eu também ainda não falei porque é uma situação que me tem deixado bastante indignado. Partilho da situação da tua professora de matemática. Sou corrector do exame de Biologia e Geologia e também ainda não tenho exames na minha posse. 5 Citar
Froholdt Postado 7 de julho Postado 7 de julho há 1 hora, EFMR disse: Eu também ainda não falei porque é uma situação que me tem deixado bastante indignado. Partilho da situação da tua professora de matemática. Sou corrector do exame de Biologia e Geologia e também ainda não tenho exames na minha posse. Conheço um caso de uma professora corretora de exames de História que aconselhou os seus alunos a pedir revisão do exame porque na digitalização estão aparecer as respostas cortadas. Que vergonha de situação, isto num país a sério dava demissão em bloco na hora. 2 3 Citar
srcbica Postado 7 de julho Postado 7 de julho há 9 horas, Diogo O. disse: Não sei como é que ainda não se falou aqui sobre a polémica que está a afetar a correção dos exames nacionais. É uma autêntica vergonha! Inicialmente, o ministro afirmou que a digitalização estava demorada, porque as escolas tinham agrafado mal as folhas de respostas. Em seguida, reconheceu, sim, que havia um problema, mas atirou de novo a causa para cima das escolas e dos diretores, garantindo que as notas estariam publicadas no dia inicialmente previsto (dia 14). Passados mais dois dias, afinal já não é possível cumprir o prazo que estava previsto e adia, sem qualquer problema, a segunda fase, atirando-a para uma semana onde muitos dos alunos já tinham férias marcadas! Lamento imenso por todo este textão, mas eu não consigo deixar de ficar indignado com toda esta situação: a minha professora de Matemática A ainda não tem exames para corrigir (já estão com atraso de mais de uma semana) e a de Português têm mais de 200 itens para corrigir. Contudo, quem nos dera que o problema foi a quantidade de perguntas a corrigir, quando a plataforma ainda não funciona corretamente (depois de ter ficado em "manutenção" até às 15h) e continua a ter imensos problemas na correção, não havendo uma distinção clara entre os itens que já foram corrigidos e os itens que não foram. O ministro garante que, apesar de todas estas vulnearibilidades do sistema, as provas estarão bem corrigidas e que os alunos não serão afetados. Eu pergunto: como?! A par do adiamento da segunda fase de exames e da perda de dias de férias, os exames não estão a ser digitalizados CORRETAMENTE. Uma situação problemática e que levará a imensos pedidos de repreciação de prova. Para terminar, concordo inteiramente com a proposta do BE: os pedidos de repreciação têm de ser *gratuitos* este ano. Não faz qualquer sentido custaram 25€ / exame, quando há alunos que, possivelmente, terão que pedir para reverem 2, 3 ou até 4 exames que fizeram, deixando lá até 100€ - o que, para muitas famílias monoparentais e mesmo as compostas por dois tutores, se torna muito díficil, porque equivale ao preço da alimentação da família durante uma semana. Dito isto, acho que o ministro deveria repensar neste sistema que se diz "reformista", mas que de reformista tem muito, muito pouco. O suposto da digitalização é gastarmos menos papel; contudo, gastamos o quadrápulo do que gastaríamos habitualmente, com tantas folhas desperdiçadas e cadernos de respostas gigantes. Apesar do que irei escrever não estar relacionado diretamente com isto, fez-me pensar que tão cedo este país não termina com o internato do ano comum e às tantas não há mesmo ninguém com interesse nisso. Para quem não sabe, o internato do ano comum é basicamente o primeiro ano de trabalho dos recém-licenciados em medicina em que, não possuindo ainda a nota do exame final, escolhem o lugar onde vão trabalhar através de uma seriação de uma média ponderada da faculdade onde tiraram o curso. É um ano que eu duvido que faça falta a alguém na sua formação profissional, por isso que para mim não faz sentido a sua existência. Acontece que o exame final é feito em novembro, trata-se de um exame à americana, em que se tem de assinalar numa folha de respostas qual a hipótese correta dentro das apresentadas. Sabem quando é que a nota do exame sai? Em março! Como é que é sequer possível demorar assim tantos meses a corrigir algo que pode ser lido por máquinas é algo que me transcende! Duas semanas deveriam ser mais do que suficientes para as notas serem lançadas para depois durante o mês de dezembro se fazer a escolha da especialidade que se quer. Citar
Diogo O. Postado 7 de julho Postado 7 de julho (editado) há 21 horas, Diogo O. disse: Não sei como é que ainda não se falou aqui sobre a polémica que está a afetar a correção dos exames nacionais. É uma autêntica vergonha! Inicialmente, o ministro afirmou que a digitalização estava demorada, porque as escolas tinham agrafado mal as folhas de respostas. Em seguida, reconheceu, sim, que havia um problema, mas atirou de novo a causa para cima das escolas e dos diretores, garantindo que as notas estariam publicadas no dia inicialmente previsto (dia 14). Passados mais dois dias, afinal já não é possível cumprir o prazo que estava previsto e adia, sem qualquer problema, a segunda fase, atirando-a para uma semana onde muitos dos alunos já tinham férias marcadas! Lamento imenso por todo este textão, mas eu não consigo deixar de ficar indignado com toda esta situação: a minha professora de Matemática A ainda não tem exames para corrigir (já estão com atraso de mais de uma semana) e a de Português têm mais de 200 itens para corrigir. Contudo, quem nos dera que o problema foi a quantidade de perguntas a corrigir, quando a plataforma ainda não funciona corretamente (depois de ter ficado em "manutenção" até às 15h) e continua a ter imensos problemas na correção, não havendo uma distinção clara entre os itens que já foram corrigidos e os itens que não foram. O ministro garante que, apesar de todas estas vulnearibilidades do sistema, as provas estarão bem corrigidas e que os alunos não serão afetados. Eu pergunto: como?! A par do adiamento da segunda fase de exames e da perda de dias de férias, os exames não estão a ser digitalizados CORRETAMENTE. Uma situação problemática e que levará a imensos pedidos de repreciação de prova. Para terminar, concordo inteiramente com a proposta do BE: os pedidos de repreciação têm de ser *gratuitos* este ano. Não faz qualquer sentido custaram 25€ / exame, quando há alunos que, possivelmente, terão que pedir para reverem 2, 3 ou até 4 exames que fizeram, deixando lá até 100€ - o que, para muitas famílias monoparentais e mesmo as compostas por dois tutores, se torna muito díficil, porque equivale ao preço da alimentação da família durante uma semana. Dito isto, acho que o ministro deveria repensar neste sistema que se diz "reformista", mas que de reformista tem muito, muito pouco. O suposto da digitalização é gastarmos menos papel; contudo, gastamos o quadrápulo do que gastaríamos habitualmente, com tantas folhas desperdiçadas e cadernos de respostas gigantes. Atualização: A plataforma vai voltar a fechar dentro de 5 minutos para "manutenção" por tempo indeterminado (menos um dia para a correção), depois de passar a manhã e início de tarde de segunda também em "manutenção". Editado 7 de julho por Diogo O. Citar
ilovetv.2008 Postado 8 de julho Postado 8 de julho há 1 hora, Diogo O. disse: Atualização: A plataforma vai voltar a fechar dentro de 5 minutos para "manutenção" por tempo indeterminado (menos um dia para a correção), depois de passar a manhã e início de tarde de segunda também em "manutenção". Penso que é só das 00h às 02h, segundo o que entendi da looonga entrevista da RTP ao Sr. Ministro. Citar
RMF_123 Postado 8 de julho Postado 8 de julho On 07/07/2026 at 02:25, Diogo O. disse: Não sei como é que ainda não se falou aqui sobre a polémica que está a afetar a correção dos exames nacionais. É uma autêntica vergonha! Inicialmente, o ministro afirmou que a digitalização estava demorada, porque as escolas tinham agrafado mal as folhas de respostas. Em seguida, reconheceu, sim, que havia um problema, mas atirou de novo a causa para cima das escolas e dos diretores, garantindo que as notas estariam publicadas no dia inicialmente previsto (dia 14). Passados mais dois dias, afinal já não é possível cumprir o prazo que estava previsto e adia, sem qualquer problema, a segunda fase, atirando-a para uma semana onde muitos dos alunos já tinham férias marcadas! Lamento imenso por todo este textão, mas eu não consigo deixar de ficar indignado com toda esta situação: a minha professora de Matemática A ainda não tem exames para corrigir (já estão com atraso de mais de uma semana) e a de Português têm mais de 200 itens para corrigir. Contudo, quem nos dera que o problema foi a quantidade de perguntas a corrigir, quando a plataforma ainda não funciona corretamente (depois de ter ficado em "manutenção" até às 15h) e continua a ter imensos problemas na correção, não havendo uma distinção clara entre os itens que já foram corrigidos e os itens que não foram. O ministro garante que, apesar de todas estas vulnearibilidades do sistema, as provas estarão bem corrigidas e que os alunos não serão afetados. Eu pergunto: como?! A par do adiamento da segunda fase de exames e da perda de dias de férias, os exames não estão a ser digitalizados CORRETAMENTE. Uma situação problemática e que levará a imensos pedidos de repreciação de prova. Para terminar, concordo inteiramente com a proposta do BE: os pedidos de repreciação têm de ser *gratuitos* este ano. Não faz qualquer sentido custaram 25€ / exame, quando há alunos que, possivelmente, terão que pedir para reverem 2, 3 ou até 4 exames que fizeram, deixando lá até 100€ - o que, para muitas famílias monoparentais e mesmo as compostas por dois tutores, se torna muito díficil, porque equivale ao preço da alimentação da família durante uma semana. Dito isto, acho que o ministro deveria repensar neste sistema que se diz "reformista", mas que de reformista tem muito, muito pouco. O suposto da digitalização é gastarmos menos papel; contudo, gastamos o quadrápulo do que gastaríamos habitualmente, com tantas folhas desperdiçadas e cadernos de respostas gigantes. Já estão a atrasar os calendários. Ainda mais depois com tantos pedidos de revisão de provas, o sistema vai entupir de novo. Duvido muito que não tenham de atrasar o início do ano letivo, pelo menos, para os alunos que vão ter de concorrer à segunda fase... 1 Citar
Posts Recomendados
Junta-te a nós!
Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.