D91 Posted September 18, 2025 Posted September 18, 2025 Nas aulas percebo perfeitamente que sejam proibidos. Agora nos intervalos não vejo qual é a necessidade. 2 Quote
User3468 Posted September 18, 2025 Posted September 18, 2025 (edited) Honestamente, a solução é tão simples que eu ainda não percebi como ninguém sugeriu isto. Os pais têm receio de não conseguir falar com os filhos, certo? Então, em vez deles levarem smartphones, levam os chamados dumbphones. Eu e outros jovens na altura chegámos a fazer isso quando houve uma onde de assaltos junto à escola que frequentava. O aparelho não tem valor nenhum, os mais recentes até já conseguem incluir o Spotify e não tem quase nada que os faça distrair. Edited September 18, 2025 by User3468 Quote
EFMR Posted September 19, 2025 Posted September 19, 2025 há 11 horas, Talu disse: Mesmo com a proibição em todos os anos escolares, continuo a ver dezenas de pessoas na minha escola a usar o telemóvel nos intervalos, e as funcionárias não dizem nada nem querem saber -q Aqui na escola, proibiram os telemóveis aos alunos, mas também funcionários e professores. Custa-me imenso, mas é uma questão de hábito. E temos de dar o exemplo claro. Quote
RMF_123 Posted September 19, 2025 Posted September 19, 2025 há 15 horas, D91 disse: Nas aulas percebo perfeitamente que sejam proibidos. Agora nos intervalos não vejo qual é a necessidade. Percebo que seja uma maneira de controlar o vício às tecnologias, mas podiam perfeitamente permitir aos alunos do secundário usar telemóvel nos intervalos... As restantes crianças têm é de brincar, se for preciso contactar os EE por alguma razão, existem os Diretores de Turma, telefones nas escolas, etc. Os alunos até ao 6º ano não têm necessidade nenhuma de ter telemóvel (e mesmo até ao 9º na maioria dos casos), só atrasa o desenvolvimento e gera dependência. Não percebo como há crianças (sim, nem com 12 anos) já com telemóveis de 1000€ (nem eu dava metade por um telemóvel pra mim), mas os culpados são os pais, além de que a internet lhes dá acesso a qualquer tipo de conteúdo (seja bom ou mau)... 4 Quote
Diogo O. Posted September 21, 2025 Posted September 21, 2025 On 18/09/2025 at 20:49, Talu disse: Mesmo com a proibição em todos os anos escolares, continuo a ver dezenas de pessoas na minha escola a usar o telemóvel nos intervalos, e as funcionárias não dizem nada nem querem saber -q Por aqui, não. As funcionárias avistam do piso de cima quem está a usar o telemóvel e gritam cá para baixo para largarmos o telemóvel. "Ó MENINO, LARGUE O TELEMÓVEL" virou a frase mais dita da semana Na minha escola, não se pode usar o telemóvel dentro do edifício escola, mas dá para usar no recreio da escola (cá fora, logicamente) On 14/09/2025 at 10:28, EFMR disse: Desta vez, uma direção de turma de 12° com Biologia (o ano que mais gosto 😍), mas também 9° e 10°. Também estou com Biologia de 12.º, mas como aluno, lógico... Estou a gostar bastante, mas só demos os nomes do órgãos e pouco mais. Calhou-me a mesma professora do meu 10.º Ano. Não gosto nada da minha escola relativamente à continuidade dos professores : aquilo é de gestão privada, os professores são sempre os mesmos há anos e, mesmo assim, às vezes mudam-me de professor a meio do secundário e depois volta a ser nosso professor, passado 1 ano. 2 Quote
Talu Posted September 21, 2025 Posted September 21, 2025 há 9 minutos, Diogo O. disse: Por aqui, não. As funcionárias avistam do piso de cima quem está a usar o telemóvel e gritam cá para baixo para largarmos o telemóvel. "Ó MENINO, LARGUE O TELEMÓVEL" virou a frase mais dita da semana Na minha escola, não se pode usar o telemóvel dentro do edifício escola, mas dá para usar no recreio da escola (cá fora, logicamente) Supostamente, na minha escola as funcionárias ainda não estão tão rígidas nem atentas a essas situações com a malta do 3º ciclo e secundário porque a proibição a partir desse ciclo ainda não consta no regulamento interno, ainda não foi aprovada pelo Conselho Geral. Mas a probabilidade dessa proibição passar é de 99,99%, portanto... Na minha escola, está proibido em todo o recinto. Só podes usar quando estiveres fora das instalações kkk 1 Quote
EFMR Posted September 21, 2025 Posted September 21, 2025 há 1 hora, Diogo O. disse: Por aqui, não. As funcionárias avistam do piso de cima quem está a usar o telemóvel e gritam cá para baixo para largarmos o telemóvel. "Ó MENINO, LARGUE O TELEMÓVEL" virou a frase mais dita da semana Na minha escola, não se pode usar o telemóvel dentro do edifício escola, mas dá para usar no recreio da escola (cá fora, logicamente) Também estou com Biologia de 12.º, mas como aluno, lógico... Estou a gostar bastante, mas só demos os nomes do órgãos e pouco mais. Calhou-me a mesma professora do meu 10.º Ano. Não gosto nada da minha escola relativamente à continuidade dos professores : aquilo é de gestão privada, os professores são sempre os mesmos há anos e, mesmo assim, às vezes mudam-me de professor a meio do secundário e depois volta a ser nosso professor, passado 1 ano. Eu é o segundo ano que estou nesta escola. E felizmente, continuei com os alunos que tinha do 11°ano. Não esperava, dado que costumam dar o 12° sempre aos professores mais experientes ou do quadro. 1 Quote
Lee Posted October 19, 2025 Posted October 19, 2025 (edited) Começa a época favorita de qualquer estudante (): Terça, 21 | História A Quinta, 23 | Português [Educação Literária, Compreensão da Leitura e Gramática] Quinta, 6 | Geografia C Edited October 19, 2025 by Lee 4 Quote
brunooo Posted October 19, 2025 Posted October 19, 2025 (edited) 16 minutes ago, Lee said: Começa a época favorita de qualquer estudante (): Terça, 21 | História A Quinta, 23 | Português Quinta, 6 | Geografia C Bem… já tive teste de português na quarta-feira passada, dia 15. Eis o que segue Quarta, dia 22 - Português (Apresentação) Sexta, dia 24 - Inglês (Leitura) Segunda, dia 27 - História A Terça, dia 28 - Inglês Quarta, dia 29 - Geografia C (Apresentação) Segunda, dia 3 - Geografia C Sexta, dia 7 - Inglês (Apresentação) —— Btw, esqueci-me de referir também, mas boa sorte para os testes ! Edited October 19, 2025 by brunooo 5 Quote
Lee Posted October 19, 2025 Posted October 19, 2025 há 1 minuto, brunooo disse: Bem… já tive teste de português na quarta-feira passada, dia 15. Eis o que segue Quarta, dia 22 - Português (Apresentação) Sexta, dia 24 - Inglês (Leitura) Segunda, dia 27 - História A Terça, dia 28 - Inglês Quarta, dia 29 - Geografia C (Apresentação) Segunda, dia 3 - Geografia C Sexta, dia 7 - Inglês (Apresentação) Boa sorte! 2 Quote
ilovetv.2008 Posted October 19, 2025 Posted October 19, 2025 há 11 minutos, brunooo disse: Bem… já tive teste de português na quarta-feira passada, dia 15. Eis o que segue Quarta, dia 22 - Português (Apresentação) Sexta, dia 24 - Inglês (Leitura) Segunda, dia 27 - História A Terça, dia 28 - Inglês Quarta, dia 29 - Geografia C (Apresentação) Segunda, dia 3 - Geografia C Sexta, dia 7 - Inglês (Apresentação) —— Btw, esqueci-me de referir também, mas boa sorte para os testes ! O meu calendário também é "bem apertadinho"... Quarta, dia 22 - Teste de Português (Os Maias, Cesário Verde, Leitura e Gramática e Texto Expositivo) Segunda, dia 27 - Teste de História A (Unidades 1 e 2 do Módulo 7) Quarta, dia 29 - Teste de Geografia C (Globalização) Quinta, dia 30 - Teste de Espanhol (Unidades 0 e 1) Segunda, dia 3 - Apresentação Oral de Português Boa sorte a todos, nomeadamente ao @brunooo e ao @Lee, que partilharam connosco o plano para as suas duras semanas. 2 Quote
Lee Posted December 2, 2025 Posted December 2, 2025 Estou prestes a iniciar a segunda ronda de testes: Quinta, 4 | Português [Compreensão Oral e Escrita] Sexta, 5 | História A Quarta, 10 | Entrega do trabalho de Aplicações Informáticas Quinta, 11 | Psicologia 3 Quote
Diogo O. Posted December 2, 2025 Posted December 2, 2025 agora mesmo, Lee disse: Estou prestes a iniciar a segunda ronda de testes: Quinta, 4 | Português [Compreensão Oral e Escrita] Sexta, 5 | História A Quarta, 10 | Entrega do trabalho de Aplicações Informáticas Quinta, 11 | Psicologia Só me falta mesmo a apresentação do projeto de Biologia e o teste de Física. Boa sorte, @Lee! Como vos está a correr Português este ano? 3 Quote
brunooo Posted December 2, 2025 Posted December 2, 2025 6 minutes ago, Lee said: Estou prestes a iniciar a segunda ronda de testes: Quinta, 4 | Português [Compreensão Oral e Escrita] Sexta, 5 | História A Quarta, 10 | Entrega do trabalho de Aplicações Informáticas Quinta, 11 | Psicologia Eu, no caso, já iniciei a 2ª ronda há quase duas semanas com o teste de inglês (tive 18.8 ), tive teste de História-A na segunda-feira passada e realizei a Escrita a Português na sexta-feira passada. No entanto, isto não acabou ( ) e eis o que se segue: Quarta, dia 3 | Português (Educação Literária; Leitura; Gramática) Quarta, dia 10 | Geografia-C Sexta, dia 12 | História-A (Apresentação) 17 minutes ago, Diogo O. said: Como vos está a correr Português este ano? Melhor do que nos outros anos . Por esta altura, no 10º tinha por volta de 13,5 de média. No 11º ano, tinha 14,6. Agora, neste momento, e ainda a faltar-me o 2º teste do período, tenho 15,9! Mas queria ver se subia neste 2º teste para uma média que desse ali para lutar pelo 17 (). Btw, boa sorte @Diogo O. para o que te resta neste 1º período . 1 Quote
RMF_123 Posted December 2, 2025 Posted December 2, 2025 há 21 minutos, Lee disse: Estou prestes a iniciar a segunda ronda de testes: Quinta, 4 | Português [Compreensão Oral e Escrita] Sexta, 5 | História A Quarta, 10 | Entrega do trabalho de Aplicações Informáticas Quinta, 11 | Psicologia há 8 minutos, brunooo disse: Eu, no caso, já iniciei a 2ª ronda há quase duas semanas com o teste de inglês (tive 18.8 ), tive teste de História-A na segunda-feira passada e realizei a Escrita a Português na sexta-feira passada. No entanto, isto não acabou ( ) e eis o que se segue: Quarta, dia 3 | Português (Educação Literária; Leitura; Gramática) Quarta, dia 10 | Geografia-C Sexta, dia 12 | História-A (Apresentação) Que sonho... Eu ainda vou ter 8 avaliações entre 04 e 18 de Dezembro 3 Quote
brunooo Posted December 2, 2025 Posted December 2, 2025 (edited) 7 minutes ago, RMF_123 said: Que sonho... Eu ainda vou ter 8 avaliações entre 04 e 18 de Dezembro 8 avaliações em 10 dias (de aulas).... Lamento, mas isto é escravidão Edited December 2, 2025 by brunooo 1 3 Quote
Diogo O. Posted December 13, 2025 Posted December 13, 2025 Que desgoverno! Agora são os pais a escolher e a elaborar os planos de turma de cada turma? Uma estupidez! Só se vai dar o que os pais querem nas escolas, é isso?! 5 2 Quote
Lee Posted December 25, 2025 Posted December 25, 2025 (edited) Este período, abro eu as hostilidades! São estas as minhas notas: História A | 19 Português | 18 Aplicações Informáticas B | 18 Psicologia B | 18 Educação Física | 16 Balanço bastante positivo do 1.º período desta ano letivo. Espero conseguir manter estas notas no 2.º período. Educação Física é novamente o meu Calcanhar de Aquiles. Comecei o período com 12 a Voleibol (), mas, felizmente, subi com dois 20 a Dança e um milagroso 18 a Badminton (). Nota para o facto de ter tirado 0 em todos os testes físicos. Não dá para mais, quando tiram a Flexibilidade de Ombros, o teste físico mais fácil Relativamente a Português, 18 é a minha melhor nota a esta disciplina desde que estou no Secundário. Curiosamente, no início do ano, esperava uma descida devido a ter de estudar Fernando Pessoa, mas correu francamente bem. Já estou com medo do exame... História também correu muito bem. Espero manter, visto ser aquilo que pretendo seguir no futuro. Psicologia B, não vou mentir, correu bem porque uma amiga minha tinha o teste do ano passado. Foi muito mais fácil estudar a matéria a partir do teste. Já Aplicações Informáticas está a surpreender-me pela positiva; tinha receio que fosse mais complexa e chata, mas, por agora, está a ser engraçado. Edited December 25, 2025 by Lee 8 Quote
ilovetv.2008 Posted December 25, 2025 Posted December 25, 2025 há 1 hora, Lee disse: Este período, abro eu as hostilidades! São estas as minhas notas: História A | 19 Português | 18 Aplicações Informáticas B | 18 Psicologia B | 18 Educação Física | 16 Balanço bastante positivo do 1.º período desta ano letivo. Espero conseguir manter estas notas no 2.º período. Educação Física é novamente o meu Calcanhar de Aquiles. Comecei o período com 12 a Voleibol (), mas, felizmente, subi com dois 20 a Dança e um milagroso 18 a Badminton (). Nota para o facto de ter tirado 0 em todos os testes físicos. Não dá para mais, quando tiram a Flexibilidade de Ombros, o teste físico mais fácil Relativamente a Português, 18 é a minha melhor nota a esta disciplina desde que estou no Secundário. Curiosamente, no início do ano, esperava uma descida devido a ter de estudar Fernando Pessoa, mas correu francamente bem. Já estou com medo do exame... História também correu muito bem. Espero manter, visto ser aquilo que pretendo seguir no futuro. Psicologia B, não vou mentir, correu bem porque uma amiga minha tinha o teste do ano passado. Foi muito mais fácil estudar a matéria a partir do teste. Já Aplicações Informáticas está a surpreender-me pela positiva; tinha receio que fosse mais complexa e chata, mas, por agora, está a ser engraçado. Parabéns pelas tuas excelentes notas. Com certeza, vais conseguir manter e até superá-las ao longo do resto do ano que ainda te falta cumprir... Pois, eu pensava que ia tirar 18 a História e 16 a EF, mas acabei por ter as seguintes classificações: Português | 19 História A | 19 Geografia C | 19 Espanhol | 19 Educação Física | 17 4 Quote
RMF_123 Posted January 1 Posted January 1 On 25/12/2025 at 19:59, Lee disse: Educação Física é novamente o meu Calcanhar de Aquiles. Comecei o período com 12 a Voleibol (), mas, felizmente, subi com dois 20 a Dança e um milagroso 18 a Badminton (). Nota para o facto de ter tirado 0 em todos os testes físicos. Não dá para mais, quando tiram a Flexibilidade de Ombros, o teste físico mais fácil Senti, matava-me todo para fazer 50 vai-vem's, que era o saudável para ter positiva 2 1 Quote
Talu Posted January 3 Posted January 3 (edited) Antes de iniciar o 2ºP, uma olhadela ao meu 1ºP: 5: Inglês, Francês, História, Geografia, Físico-Química e TIC; 4: Português, Matemática e Ciências; 3: Ed. Visual e Ed. Física Este período correu-me até que bem. Sinto que melhorei (e muito) a História e Geografia. Os professores destas disciplinas são muito menos exigentes em relação aos do ano passado, e deu para subir estas notas. Também consegui subir a Inglês talvez pelo mesmo motivo. Sempre fui bom a Inglês, mas a professora do ano passado complicou um bocado. Francês, FQ e TIC sempre tive cincos. A Ciências também melhorei e muito, apesar do professor ser o mesmo, mas não chegou para o 5. Adoro os conteúdos do 9º ano (corpo humano, os sistemas (circulatório, digestivo...) e essas merdas). Piorei a Português e Matemática. Os professores de ambas as disciplinas são novos, e noto que, apesar de serem flexíveis, são mais exigentes e rigorosos por causa da prova final. Tem de ser, né? Levei um 3 a EV, o primeiro da minha vida a esta disciplina. Se me começasse a empenhar mais nas aulas, talvez subisse. Por outro lado, o 3 a EF é comum -q. Este período também foi um bocado complicado porque estive um mês de atestado, sem fazer as aulas. Mesmo assim, nunca fui bom a EF old. Apesar disto, como a professora é a mesma de há 3 anos para cá e já nos conhece bem, ela sobe para o 4 no 2º e 3º período, portanto caguei Edited January 3 by Talu 1 3 Quote
Lee Posted January 3 Posted January 3 há 4 minutos, Talu disse: Antes de iniciar o 2ºP, uma olhadela ao meu 1ºP: 5: Inglês, Francês, História, Geografia, Físico-Química e TIC; 4: Português, Matemática e Ciências; 3: Ed. Visual e Ed. Física Este período correu-me até que bem. Sinto que melhorei (e muito) a História e Geografia. Os professores destas disciplinas são muito menos exigentes em relação aos do ano passado, e deu para subir estas notas. Também consegui subir a Inglês talvez pelo mesmo motivo. Sempre fui bom a Inglês, mas a professora do ano passado complicou um bocado. Francês, FQ e TIC sempre tive cincos. A Ciências também melhorei e muito, apesar do professor ser o mesmo, mas não chegou para o 5. Adoro os conteúdos do 9º ano (corpo humano, os sistemas (circulatório, digestivo...) e essas merdas). Piorei a Português e Matemática. Os professores de ambas as disciplinas são novos, e noto que, apesar de serem flexíveis, são mais exigentes e rigorosos por causa da prova final. Tem de ser, né? Levei um 3 a EV. Se me começasse a empenhar mais nas aulas, talvez subisse. O 3 a EF já é comum -q. Este período foi um bocado complicado porque estive um mês de atestado, sem fazer as aulas. Mas como a professora é a mesma de há 3 anos para cá e já nos conhece bem, ela sobe para o 4 no 2º e 3º período, portanto caguei Muitos parabéns pelas notas! Tenho a certeza que vais conseguir subir esse 3 a EV no próximo período. 2 Quote
Talu Posted January 3 Posted January 3 há 1 minuto, Lee disse: Muitos parabéns pelas notas! Tenho a certeza que vais conseguir subir esse 3 a EV no próximo período. Só basta deixar de andar na palhaçada durante as aulas 2 Quote
dav01 Posted January 3 Posted January 3 há 15 minutos, Talu disse: Só basta deixar de andar na palhaçada durante as aulas Aff lembrou-me quando ia afiar o lápis ao caixote do lixo ao mesmo tempo com um amigo e partiamo-nos a rir só porque sim 5 Quote
Lee Posted January 18 Posted January 18 Ano novo, nova safra de testes: Segunda, 26 | Psicologia B Sexta, 30 | História A Quarta, 4 | Aplicações Informáticas B Quinta, 5 | Português 3 Quote
Recommended Posts
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.