ilovetv.2008 Postado 18 de abril Postado 18 de abril agora mesmo, Televisão 10 disse: Eu tive Inglês como opcional, a par de Goegrafia C, mas não havia mais opções de Línguas para escolher no 12.° ano. Pois e está mal a meu ver. Citar
Televisão 10 Postado 18 de abril Postado 18 de abril agora mesmo, ilovetv.2008 disse: Pois e está mal a meu ver. Já no 10.° ano abriam as Línguas como disciplina específica consoante o número de candidatos. No meu ano, não abriu nenhuma. Contudo, devo dizer que havia muitas opções de disciplinas no 12.° ano para escolhermos que abriram. Além de Geografia C e Inglês, havia Sociologia, Psicologia e Aplicações Informáticas. 1 Citar
oasis Postado 18 de abril Postado 18 de abril 3 hours ago, AndreRob said: Ainda somos da velha guarda... tb no secundario ainda apanhei essa logica da semana de pausa em novembro para reuniões de professores, geralmente era sempre um problema porque os pais muitas vezes criticavam que n tinham onde deixar os filhos, mas havia escolas abertas na mesma eles podiam ir para la fazer atividades extra curriculares. mesmo...os alunos tem muitas disciplinas e algumas quase repetitivas no mesmo ano. 1 Citar
Diogo O. Postado 18 de abril Postado 18 de abril há 9 horas, ilovetv.2008 disse: Pois e está mal a meu ver. Tem que haver um número mínimo de alunos para abrirem turmas de línguas estrangeiras menos requisitadas. Pelo menos, por aqui, é assim. Para o ano, deve abrir Espanhol para o 12.° ano pela primeira vez, mas apenas para alunos de LH que frequentaram a disciplina no 10.° e 11.° anos. On 17/04/2026 at 23:20, Lee disse: @brunooo, @ilovetv.2008, @RMF_123, @Diogo O. e demais estudantes, digam-me, como foi o vosso 2.º período? Foram as seguintes: Português | 19 Matemática A | 19 Biologia | 19 Física | 19 [Educação Física | 16] - escondam isto 2.° período um bocadinho caótico, com a Gala de Finalistas e pré-cruzeiro. Basicamente, ainda não sei como é que vamos terminar o Secundário daqui a 2 meses. Parece que estou ainda estou no 9.° ano, a escolher a área que vou seguir; mas, afinal, no próximo ano, já estarei num curso superior. E ainda não superei a minha viagem de finalistas, que só acabou ontem às 4h da manhã. 2 1 Citar
RMF_123 Postado 18 de abril Postado 18 de abril há 24 minutos, Diogo O. disse: Tem que haver um número mínimo de alunos para abrirem turmas de línguas estrangeiras menos requisitadas. Pelo menos, por aqui, é assim. Para o ano, deve abrir Espanhol para o 12.° ano pela primeira vez, mas apenas para alunos de LH que frequentaram a disciplina no 10.° e 11.° anos. Foram as seguintes: Português | 19 Matemática A | 19 Biologia | 19 Física | 19 [Educação Física | 16] - escondam isto 2.° período um bocadinho caótico, com a Gala de Finalistas e pré-cruzeiro. Finalmente alguém com bom gosto -q 1 Citar
Lee Postado 19 de abril Postado 19 de abril E o calendário está assim: Sexta, 24 | História A Quinta, 7 | Psicologia B Quarta, 20 | Português Sexta, 22 | História A Citar
ilovetv.2008 Postado 19 de abril Postado 19 de abril há 18 minutos, Lee disse: E o calendário está assim: Sexta, 24 | História A Quinta, 7 | Psicologia B Quarta, 20 | Português Sexta, 22 | História A O meu está ao momento assim: Segunda a sexta, 4 a 9 | Apresentação Oral de Português Quarta, 13 | Teste de Português Quarta, 20 | Teste de História A Quinta, 28 | Teste de Espanhol Falta marcar o teste de geografia e, se calhar, mais alguma questão aula... mas, para já, diria que é o meu melhor calendário de testes: um teste por semana, até me vou desabituar ao ritmo do básico, como o do @Talu. Citar
Diogo O. Postado 19 de abril Postado 19 de abril há 2 horas, Lee disse: E o calendário está assim: Sexta, 24 | História A Quinta, 7 | Psicologia B Quarta, 20 | Português Sexta, 22 | História A Segunda, 27 | Matemática A (Teste) Segunda, 4 | Biologia (Teste) Quarta, 6 | Português (A. Oral) Segunda, 11 | Biologia (Teste) Quarta, 13 | Português (Teste) Quinta, 21 | Matemática A (Ficha) Sexta, 22 | Física (A. Oral) Quinta, 28 | Biologia (A. Oral) Sexta, 29 | Física (Teste) Me salvem 4 Citar
Fernando Postado 20 de abril Postado 20 de abril (editado) On 4/19/2026 at 4:52 PM, Diogo O. said: Segunda, 27 | Matemática A (Teste) Segunda, 4 | Biologia (Teste) Quarta, 6 | Português (A. Oral) Segunda, 11 | Biologia (Teste) Quarta, 13 | Português (Teste) Quinta, 21 | Matemática A (Ficha) Sexta, 22 | Física (A. Oral) Quinta, 28 | Biologia (A. Oral) Sexta, 29 | Física (Teste) Me salvem Metem-vos a fazer apresentações orais em específicas? Nada contra o modelo, até acho que com o crescimento da AI, a oralidade terá de ser mais desenvolvida, mas é muito pesado para vocês ter teste e apresentação oral. Editado 20 de abril por Fernando 1 Citar
brunooo Postado 20 de abril Postado 20 de abril On 4/19/2026 at 2:18 PM, Lee said: E o calendário está assim: Sexta, 24 | História A Quinta, 7 | Psicologia B Quarta, 20 | Português Sexta, 22 | História A Que calendário cheio de coisas -q O meu está assim: Segunda, 11 | História-A Quarta, 13 | Português Quinta, 14 | Português (escrita) Sexta, 15 | Inglês Segunda, 18 | Geografia-C Sexta, 22 | Inglês (apresentação) Segunda, 25 | História-A (apresentação) Daqui, acho que só falta marcar eventuais apresentações nas disciplinas de Português e de Geografia-C. Digo eventuais porque não é certo ainda se vai haver apresentações nessas disciplinas. 1 Citar
Lee Postado 9 de maio Postado 9 de maio Já se começaram a preparar para o IAVE Summer Fest 2026? Este ano faço os exames de Português, a 15 de junho, e História A, a 22 de junho. 2 Citar
RMF_123 Postado 9 de maio Postado 9 de maio há 34 minutos, Lee disse: Já se começaram a preparar para o IAVE Summer Fest 2026? Este ano faço os exames de Português, a 15 de junho, e História A, a 22 de junho. 2 Citar
Talu Postado 9 de maio Postado 9 de maio há 44 minutos, Lee disse: Já se começaram a preparar para o IAVE Summer Fest 2026? Este ano faço os exames de Português, a 15 de junho, e História A, a 22 de junho. Português e Matemática vai bombar 3 Citar
Diogo O. Postado 9 de maio Postado 9 de maio há 1 hora, Lee disse: Já se começaram a preparar para o IAVE Summer Fest 2026? Este ano faço os exames de Português, a 15 de junho, e História A, a 22 de junho. Este ano, faço Português a dia 15 de junho, Matemática A a 23 de junho e Física e Química A a 25. 1 Citar
ilovetv.2008 Postado 9 de maio Postado 9 de maio há 1 hora, Lee disse: Já se começaram a preparar para o IAVE Summer Fest 2026? Este ano faço os exames de Português, a 15 de junho, e História A, a 22 de junho. Nem por isso, e a acrescentar a esses, tenho Economia A no mesmo dia que português (16 à tarde) e melhoria de Filosofia no dia 26. Mas também, por exemplo, a Português, o teste desta quarta inclui Sermão de Santo António aos Peixes e Frei Luís de Sousa (matéria do ano passado) e O Ano da Morte de Ricardo Reis e poetas contemporâneos (matéria de 12° ano), tudo misturado... mesmo em estilo de exame (Parte A, Parte B, Parte C, Grupo II e Grupo III) e foi assim todo o ano. Poucas hão de ter sido as obras e as matérias que não revimos entretanto, mas no resto estou mesmo à nora. há 57 minutos, Talu disse: Português e Matemática vai bombar Dias 17 e 22, não é? Vai correr bem, de certeza, depois do trauma que ouvi dizer que foram aquelas provas-ensaio em formato digital. 1 Citar
Diogo O. Postado 9 de maio Postado 9 de maio há 7 minutos, ilovetv.2008 disse: Mas também, por exemplo, a Português, o teste desta quarta inclui Sermão de Santo António aos Peixes e Frei Luís de Sousa (matéria do ano passado) e O Ano da Morte de Ricardo Reis e poetas contemporâneos (matéria de 12° ano), tudo misturado... mesmo em estilo de exame (Parte A, Parte B, Parte C, Grupo II e Grupo III) e foi assim todo o ano. Poucas hão de ter sido as obras e as matérias que não revimos entretanto, mas no resto estou mesmo à nora. Pois, a nós, pode sair qualquer obra do 10.º ao 12.º para relacionar com o Memorial do Convento. E essa coisa do modelo de exame, a escola aplica logo desde o 10.º Ano. 1 1 Citar
brunooo Postado 9 de maio Postado 9 de maio (editado) Deus meu, estou a ver que os professores na minha escola até são simpáticos. Neste teste de português vai sair Memorial do Convento e o conto George. Também eram para sair os poemas contemporâneos, mas só começamos a dar ontem e a professora decidiu não colocar. Mas obras de anos passados não têm saído nos testes aqui. O máximo que pode acontecer é fazer uma relação de intertextualidade. Por exemplo, o último teste que tive sobre Mensagem havia um exercício em que retratava a intertextualidade com Os Lusíadas. Em relação aos exames, também tenho Português (16.06) e História-A (22.06) como também vou fazer os exames de Francês (17.06) e vou repetir o exame de inglês (23.06) porque a nota não me agradou no ano passado. O exame de Francês, mesmo não tendo tido no secundário (mas tendo estado 15 anos em contacto com a língua), é para usar como prova de ingresso para o curso que pretendo ir. Editado 9 de maio por brunooo 5 Citar
srcbica Postado 18 de maio Postado 18 de maio há 5 minutos, Televisão 10 disse: Ultimamente, tem sido sempre no fim do mês, o que dá bastante jeito, já que é uma semana livre antes da época de exames. Resolvi mudar a conversa para aqui. Admirei-me outra vez, porque surpreende-me a comunidade de estudantes preferir assim uma semana para estar livre para se preparar para os exames ao invés de uma semana de festa e começar a preparar-se para os exames após essa semana. Admira-me, mas compreendo, pois eu usava essa semana justamente para isso, ao contrário de imensos colegas meus, só que, apesar de compreender, eu hoje em dia arrependo-me um bocado de não ter aproveitado mais a juventude. Citar
Televisão 10 Postado 18 de maio Postado 18 de maio há 1 minuto, srcbica disse: Resolvi mudar a conversa para aqui. Admirei-me outra vez, porque surpreende-me a comunidade de estudantes preferir assim uma semana para estar livre para se preparar para os exames ao invés de uma semana de festa e começar a preparar-se para os exames após essa semana. Admira-me, mas compreendo, pois eu usava essa semana justamente para isso, ao contrário de imensos colegas meus, só que, apesar de compreender, eu hoje em dia arrependo-me um bocado de não ter aproveitado mais a juventude. Não sei se é a comunidade de estudantes que prefere. Eu é que preferia, até porque não ia a todas as noites no Parque. Quanto ao último parágrafo, às vezes, também tenho o mesmo pensamento. Por outro lado, não sei se faria diferente. Para já, porque sei como sou; por outro lado, porque compensou. 2 Citar
srcbica Postado 19 de maio Postado 19 de maio há 10 horas, Televisão 10 disse: Não sei se é a comunidade de estudantes que prefere. Eu é que preferia, até porque não ia a todas as noites no Parque. Quanto ao último parágrafo, às vezes, também tenho o mesmo pensamento. Por outro lado, não sei se faria diferente. Para já, porque sei como sou; por outro lado, porque compensou. Sim, também acredito que para os exames compensa muito mais assim. Citar
Televisão 10 Postado 19 de maio Postado 19 de maio há 38 minutos, srcbica disse: Sim, também acredito que para os exames compensa muito mais assim. Por acaso, tinha um professor que achava mais desvantajoso, pois, segundo ele, essa semana, antes, marcava o início do estudo para os exames que, assim, ficou relegado para o final do mês. Citar
srcbica Postado 19 de maio Postado 19 de maio há 6 horas, Televisão 10 disse: Por acaso, tinha um professor que achava mais desvantajoso, pois, segundo ele, essa semana, antes, marcava o início do estudo para os exames que, assim, ficou relegado para o final do mês. Também ouvi isso de uma professora de Botânica, mas era porque havia uma árvore no jardim botânico que ficava em flor sempre ali na altura da queima e ela falou que a árvore, quando ficava em flor, anunciava quando se devia começar a estudar para os exames. Tudo muito lindo na teoria, mas na prática a gente sabe que não é bem assim. Não dá jeito algum estar a ter aulas e na segunda seguinte ter logo um exame. 3 Citar
Televisão 10 Postado 19 de maio Postado 19 de maio há 3 minutos, srcbica disse: Também ouvi isso de uma professora de Botânica, mas era porque havia uma árvore no jardim botânico que ficava em flor sempre ali na altura da queima e ela falou que a árvore, quando ficava em flor, anunciava quando se devia começar a estudar para os exames. Tudo muito lindo na teoria, mas na prática a gente sabe que não é bem assim. Não dá jeito algum estar a ter aulas e na segunda seguinte ter logo um exame. Também acho melhor assim. Mesmo quem quer ir todas as noites ao Parque consegue estudar durante o dia, se as dores de cabeça o permitirem. Num dos meus anos de estudante, até apanhámos o cortejo a uma terça-feira, como acontecia antigamente. 3 Citar
Diogo O. Postado 13 de junho Postado 13 de junho (editado) Malta, como é que vai o estudo para os exames e como foram essas notas? Assim, correu o terceiro período: Português | 19 Matemática A | 20 Física | 20 [Biologia | 18] - a média era 18,3, fiquei abismado quando vi isto [Educação Física | 16] Escondam as últimas 2 notas Média Final de Secundário: 18,78 Caso tivesse tido 17 a Educação Física e 19 a Biologia, teria ficado com 19, mas não vamos falar sobre isso, porque já me entristeci o suficiente ontem... (acho que a média acaba por não descrever o esforço que tive ao longo do secundário, tanto a nível académico como a nível da AE e da CF, tudo por causa de uma nota que, em pouco, depende de mim... sem Educação Física, a minha média subia mais de meio valor... ) Agora, restam-me os exames: estou cheio de medo do Exame de Português. @brunooo, @ilovetv.2008, @RMF_123, @Lee e outros estudantes, como foi esse 3.º período e como está a ser o estudo para os exames? Editado 13 de junho por Diogo O. 3 4 Citar
Lee Postado 13 de junho Postado 13 de junho (editado) Ora bem, assim ficaram as minhas médias: História A | 19 Aplicações Informáticas B | 19 Psicologia | 19 Português | 18 Educação Física | 17 Portanto, a minha média interna deste ano é de 18,4 valores. Estou bastante satisfeito com estes resultados, até porque, pela primeira vez no ensino secundário, vou integrar o quadro de honra da escola. Considero que este 3.º período foi particularmente exigente. Para além das aulas, estive envolvido em inúmeras atividades culturais promovidas pela escola, o que me retirou bastante tempo para estudar e contribuiu para um maior cansaço. Além disso, há cerca de duas semanas, perdi a minha bisavó (), um acontecimento que me afetou naturalmente, sobretudo na semana do seu falecimento. Reconheço que foi o melhor para todos, visto que ela se encontrava numa fase muito avançada de Alzheimer. Falava muito pouco, engolia a comida com dificuldade e já há vários meses que tinha escassos momentos de lucidez. A minha família respeitou a sua vontade e cuidou dela em casa enquanto foi possível, mas, nas últimas semanas, o seu estado obrigou ao internamento. Foi um período difícil e, embora esteja em relativa paz com a situação, de vez em quando, tenho "recaídas" de muita tristeza e saudade. Tudo isto ajuda a explicar porque é que a minha preparação para os exames nacionais está a ser muito diferente da que fiz no ano passado para o exame de MACS. Nessa altura, resolvi todos os exames nacionais da disciplina desde 2020 e frequentei regularmente os apoios disponíveis. Neste momento, sinto-me particularmente apreensivo em relação aos exames de Português e de História A, sobretudo este último, que será, à partida, a minha prova de ingresso no ensino superior. No caso de Português, não tenho conseguido manter uma preparação tão consistente quanto gostaria. Comecei a elaborar resumos, mas acabei por interromper esse trabalho. Também vi alguns vídeos da Escola 101, embora ainda não tenha assistido a todos, e tirei apontamentos nas aulas de apoio. Apesar disto, quero acreditar que vou ser capaz de interpretar corretamente os textos apresentados no exame e de responder com qualidade às questões propostas. @Diogo O., e como vai a tua preparação? Editado 13 de junho por Lee 3 4 Citar
Posts Recomendados
Junta-te a nós!
Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.