Jump to content

Recommended Posts

Posted
agora mesmo, ilovetv.2008 disse:

Pois e está mal a meu ver.

Já no 10.° ano abriam as Línguas como disciplina específica consoante o número de candidatos. No meu ano, não abriu nenhuma. :cryhappy:

Contudo, devo dizer que havia muitas opções de disciplinas no 12.° ano para escolhermos que abriram. Além de Geografia C e Inglês, havia Sociologia, Psicologia e Aplicações Informáticas.

• Thanks 1
Posted
3 hours ago, AndreRob said:

Ainda somos da velha guarda... tb no secundario ainda apanhei essa logica da semana de pausa em novembro para reuniões de professores, geralmente era sempre um problema porque os pais muitas vezes criticavam que n tinham onde deixar os filhos, mas havia escolas abertas na mesma eles podiam ir para la fazer atividades extra curriculares.

mesmo...os alunos tem muitas disciplinas e algumas quase repetitivas no mesmo ano. 

• Thanks 1
Posted
há 9 horas, ilovetv.2008 disse:

Pois e está mal a meu ver.

Tem que haver um número mínimo de alunos para abrirem turmas de línguas estrangeiras menos requisitadas. Pelo menos, por aqui, é assim.

Para o ano, deve abrir Espanhol para o 12.° ano pela primeira vez, mas apenas para alunos de LH que frequentaram a disciplina no 10.° e 11.° anos. 

On 17/04/2026 at 23:20, Lee disse:

@brunooo, @ilovetv.2008, @RMF_123, @Diogo O. e demais estudantes, digam-me, como foi o vosso 2.º período?

Foram as seguintes:

• Português | 19
  • Matemática A | 19
  • Biologia | 19
  • Física | 19
  • [Educação Física | 16] - escondam isto :ph34r:

2.° período um bocadinho caótico, com a Gala de Finalistas e pré-cruzeiro. :zzz:

Basicamente, ainda não sei como é que vamos terminar o Secundário daqui a 2 meses. Parece que estou ainda estou no 9.° ano, a escolher a área que vou seguir; mas, afinal, no próximo ano, já estarei num curso superior. :girl_nervous: E ainda não superei a minha viagem de finalistas, que só acabou ontem às 4h da manhã. :laser:

• Love 2
  • Thanks 1
Posted
há 24 minutos, Diogo O. disse:

Tem que haver um número mínimo de alunos para abrirem turmas de línguas estrangeiras menos requisitadas. Pelo menos, por aqui, é assim.

Para o ano, deve abrir Espanhol para o 12.° ano pela primeira vez, mas apenas para alunos de LH que frequentaram a disciplina no 10.° e 11.° anos. 

Foram as seguintes:

• Português | 19
  • Matemática A | 19
  • Biologia | 19
  • Física | 19
  • [Educação Física | 16] - escondam isto :ph34r:

2.° período um bocadinho caótico, com a Gala de Finalistas e pré-cruzeiro. :zzz:

Finalmente alguém com bom gosto :adoro:-q

• Love 1
Posted

E o calendário está assim:

• Sexta, 24 | História A
  • Quinta, 7 | Psicologia B
  • Quarta, 20 | Português
  • Sexta, 22 | História A
Posted
há 18 minutos, Lee disse:

• Sexta, 24 | História A
  • Quarta, 20 | Português
  • Sexta, 22 | História A

O meu está ao momento assim:

• Segunda a sexta, 4 a 9 | Apresentação Oral de Português 
  • Quarta, 13 | Teste de Português
  • Quarta, 20 | Teste de História A
  • Quinta, 28 | Teste de Espanhol

Falta marcar o teste de geografia e, se calhar, mais alguma questão aula... mas, para já, diria que é o meu melhor calendário de testes: um teste por semana, até me vou desabituar ao ritmo do básico, como o do @Talu.

Posted
há 2 horas, Lee disse:

• Sexta, 24 | História A
  • Quarta, 20 | Português
  • Sexta, 22 | História A
  • Segunda, 27 | Matemática A (Teste)
  • Segunda, 4 | Biologia (Teste)
  • Quarta, 6 | Português (A. Oral)
  • Segunda, 11 | Biologia (Teste)
  • Quarta, 13 | Português (Teste)
  • Quinta, 21 | Matemática A (Ficha)
  • Sexta, 22 | Física (A. Oral)
  • Quinta, 28 | Biologia (A. Oral)
  • Sexta, 29 | Física (Teste)

Me salvem :girl_nervous:

• Sad 3
Posted (edited)
On 4/19/2026 at 4:52 PM, Diogo O. said:
  • Segunda, 27 | Matemática A (Teste)
  • Segunda, 4 | Biologia (Teste)
  • Quarta, 6 | Português (A. Oral)
  • Segunda, 11 | Biologia (Teste)
  • Quarta, 13 | Português (Teste)
  • Quinta, 21 | Matemática A (Ficha)
  • Sexta, 22 | Física (A. Oral)
  • Quinta, 28 | Biologia (A. Oral)
  • Sexta, 29 | Física (Teste)

Me salvem :girl_nervous:

Metem-vos a fazer apresentações orais em específicas? 

:really_bb:

Nada contra o modelo, até acho que com o crescimento da AI, a oralidade terá de ser mais desenvolvida, mas é muito pesado para vocês ter teste e apresentação oral.

Edited by Fernando
  • Like 1
Posted
On 4/19/2026 at 2:18 PM, Lee said:

• Sexta, 24 | História A
  • Quarta, 20 | Português
  • Sexta, 22 | História A

Que calendário cheio de coisas :haha:-q

O meu está assim:

• Segunda, 11 | História-A
  • Quarta, 13 | Português 
  • Quinta, 14 | Português (escrita) 
  • Sexta, 15 | Inglês 
  • Segunda, 18 | Geografia-C 
  • Sexta, 22 | Inglês (apresentação) 
  • Segunda, 25 | História-A (apresentação)

Daqui, acho que só falta marcar eventuais apresentações nas disciplinas de Português e de Geografia-C. Digo eventuais porque não é certo ainda se vai haver apresentações nessas disciplinas.

• Thanks 1
  • 3 weeks later...
Posted

Já se começaram a preparar para o IAVE Summer Fest 2026? :nerves: Este ano faço os exames de Português, a 15 de junho, e História A, a 22 de junho.

• Like 2
Posted
há 34 minutos, Lee disse:

Já se começaram a preparar para o IAVE Summer Fest 2026? :nerves: Este ano faço os exames de Português, a 15 de junho, e História A, a 22 de junho.

:ew:

• LOL 2
Posted
há 44 minutos, Lee disse:

Português e Matemática vai bombar :galderia:

• Love 3
Posted
há 1 hora, Lee disse:

Este ano, faço Português a dia 15 de junho, Matemática A a 23 de junho e Física e Química A a 25. :extintor: 

• Love 1
Posted
há 1 hora, Lee disse:

Nem por isso, e a acrescentar a esses, tenho Economia A no mesmo dia que português (16 à tarde) e melhoria de Filosofia no dia 26.

Mas também, por exemplo, a Português, o teste desta quarta inclui Sermão de Santo António aos Peixes e Frei Luís de Sousa (matéria do ano passado) e O Ano da Morte de Ricardo Reis e poetas contemporâneos (matéria de 12° ano), tudo misturado... mesmo em estilo de exame (Parte A, Parte B, Parte C, Grupo II e Grupo III) e foi assim todo o ano. Poucas hão de ter sido as obras e as matérias que não revimos entretanto, mas no resto estou mesmo à nora.

há 57 minutos, Talu disse:

Português e Matemática vai bombar :galderia:

Dias 17 e 22, não é?

Vai correr bem, de certeza, depois do trauma que ouvi dizer que foram aquelas provas-ensaio em formato digital. :rezando:

• Like 1
Posted
há 7 minutos, ilovetv.2008 disse:

Mas também, por exemplo, a Português, o teste desta quarta inclui Sermão de Santo António aos Peixes e Frei Luís de Sousa (matéria do ano passado) e O Ano da Morte de Ricardo Reis e poetas contemporâneos (matéria de 12° ano), tudo misturado... mesmo em estilo de exame (Parte A, Parte B, Parte C, Grupo II e Grupo III) e foi assim todo o ano. Poucas hão de ter sido as obras e as matérias que não revimos entretanto, mas no resto estou mesmo à nora.

Pois, a nós, pode sair qualquer obra do 10.º ao 12.º para relacionar com o Memorial do Convento:triste_teresa: E essa coisa do modelo de exame, a escola aplica logo desde o 10.º Ano. 

• Like 1
  • Shock 1
Posted (edited)

Deus meu, estou a ver que os professores na minha escola até são simpáticos. :haha:

Neste teste de português vai sair Memorial do Convento e o conto George. Também eram para sair os poemas contemporâneos, mas só começamos a dar ontem e a professora decidiu não colocar. :mosking:

Mas obras de anos passados não têm saído nos testes aqui. O máximo que pode acontecer é fazer uma relação de intertextualidade. Por exemplo, o último teste que tive sobre Mensagem havia um exercício em que retratava a intertextualidade com Os Lusíadas

Em relação aos exames, também tenho Português (16.06) e História-A (22.06) como também vou fazer os exames de Francês (17.06) e vou repetir o exame de inglês (23.06) porque a nota não me agradou no ano passado. 

O exame de Francês, mesmo não tendo tido no secundário (mas tendo estado 15 anos em contacto com a língua), é para usar como prova de ingresso para o curso que pretendo ir. 

Edited by brunooo
  • Like 5