Ficcão Total Posted March 29 Posted March 29 há 1 hora, Diogo O. disse: O país virou à direita de tal forma que até querem tirar Samarago (que é só o melhor autor do Secundário todo, desculpem Eça e Pessoa) do currículo e colocar um assumidamente de direita como obrigatório. Que rídiculo! E outra das sugestões é tirar, também, Manuel Alegre Pegam em coisas mínimas e querem alterar tudo. Parecem uns mini ditadores cheios de ódio. 1 Quote
D91 Posted March 29 Posted March 29 Eu não gosto da escrita do Saramago, mas reconheço que tem algumas obras interessantes, como o Memorial do Convento. Não me faz confusão que deixe de ser obrigatório na escola. 3 Quote
srcbica Posted March 29 Posted March 29 há 2 horas, Diogo O. disse: O país virou à direita de tal forma que até querem tirar Samarago (que é só o melhor autor do Secundário todo, desculpem Eça e Pessoa) do currículo e colocar um assumidamente de direita como obrigatório. Que rídiculo! E outra das sugestões é tirar, também, Manuel Alegre Manuel Alegre faz parte do ensino obrigatório? 1 Quote
Diogo O. Posted March 29 Posted March 29 (edited) há 2 minutos, srcbica disse: Manuel Alegre faz parte do ensino obrigatório? É um dos 12 poetas contemporâneos que estão em opção. Os professores devem escolher 3 para lecionar em sala de aula. Com estas novas AEs, Manuel Alegre deixa de estar sequer em opção. Mas isto nem sequer faz sentido, porque Manuel Alegre tem uma poesia que dá para fazer imensas relações de intertexualidade com Mensagem e outras obras Edited March 29 by Diogo O. 1 2 Quote
srcbica Posted March 29 Posted March 29 agora mesmo, Diogo O. disse: É um dos 12 poetas contemporâneos que estão em opção. Os professores devem escolher 3 para lecionar em sala de aula. Com estas novas AEs, Manuel Alegre deixa de estar sequer em opção. É ridículo. Não sabia. Deve ter sido alguma alteração aplicada quando estava na faculdade. Quote
Fernando Posted March 29 Posted March 29 (edited) 4 hours ago, Diogo O. said: O país virou à direita de tal forma que até querem tirar Samarago (que é só o melhor autor do Secundário todo, desculpem Eça e Pessoa) do currículo e colocar um assumidamente de direita como obrigatório. Que rídiculo! E outra das sugestões é tirar, também, Manuel Alegre Que assumido de direita? O Mário de Carvalho é comunista e a filha, também escritora, idém. Se estás a falar do Camilo (acredito que seja isso), também não me parece que isso se enquadre na sua posição política, até porque Camilo Castelo Branco é uma personagem muito peculiar, talvez até mais subversivo do que vários autores de ditos esquerda (posteriores, obviamente), por exemplo. De qualquer das formas, tentar tornar isto num debate ideológico quando colocam (mais) Mário de Carvalho no programa só demonstra que os críticos - da esquerda à direita - lêem muito pouco e conhecem muito pouco dos nossos autores, até porque foram introduzidos vários autores ditos de esquerda. Um deles até ministro do PS foi. Isto é um escarcéu sem fundamento, fruto de uma leitura vaga das coisas - culpa também das notícias com paywall, o que faz com que só se leiam os títulos. Recomendo vivamente a leitura do Era bom que trocássemos algumas ideias sobre o assunto. Ótimo livro! Acho uma ótima introdução o nome do Mário de Carvalho. Os contos do Mário de Carvalho sempre me cativaram, é um autor leve e muito interessante. Faz falta desconstruir a ideia de que Saramago, ainda que seja um brilhante autor, é o única escritor contemporâneo relevante. Tenho pena que não haja mais espaço para literatura (romances, porque houve um aumento de poetisas) escrita por mulheres, continua a ser uma lacuna do programa. Edited March 29 by Fernando Quote
Diogo O. Posted March 29 Posted March 29 (edited) há 52 minutos, Fernando disse: Que assumido de direita? O Mário de Carvalho é comunista e a filha, também escritora, idém. Se estás a falar do Camilo (acredito que seja isso), também não me parece que isso se enquadre na sua posição política, até porque Camilo Castelo Branco é uma personagem muito peculiar, talvez até mais subversivo do que vários autores de ditos esquerda (posteriores, obviamente), por exemplo. De qualquer das formas, tentar tornar isto num debate ideológico quando colocam (mais) Mário de Carvalho no programa só demonstra que os críticos - da esquerda à direita - lêem muito pouco e conhecem muito pouco dos nossos autores, até porque foram introduzidos vários autores ditos de esquerda. Um deles até ministro do PS foi. Isto é um escarcéu sem fundamento, fruto de uma leitura vaga das coisas - culpa também das notícias com paywall, o que faz com que só se leiam os títulos. Recomendo vivamente a leitura do Era bom que trocássemos algumas ideias sobre o assunto. Ótimo livro! Acho uma ótima introdução o nome do Mário de Carvalho. Os contos do Mário de Carvalho sempre me cativaram, é um autor leve e muito interessante. Faz falta desconstruir a ideia de que Saramago, ainda que seja um brilhante autor, é o única escritor contemporâneo relevante. Tenho pena que não haja mais espaço para literatura (romances, porque houve um aumento de poetisas) escrita por mulheres, continua a ser uma lacuna do programa. Eu não estava a falar de Mário de Carvalho. Estava a falar de Camilo Castelo Branco, que passa a ser obrigatório e não opcional. Edited March 29 by Diogo O. Quote
Fernando Posted March 29 Posted March 29 (edited) 6 minutes ago, Diogo O. said: Eu não estava a falar de Mário de Carvalho. Estava a falar de Camilo Castelo Branco, que passa a ser obrigatório. A questão é que isso é um rótulo muito redutor para Camilo Castelo Branco, e eu nem sou particular fã, mas conheço parte da sua biografia - combateu com os miguelistas, mas também combateu o moralismo burguês, tão caro à direita. Além disso, Camilo Castelo Branco tem vários estudos dedicados à sua figura, o que pode facilitar muito o trabalho dos professores e alunos, acredito que seja esse o argumento. Até mesmo para o contexto de exame nacional, facilita muito o trabalho. Acho que estás a tentar tornar isto uma coisa que não tem cabimento. Esse argumento fazia sentido se tivesse apagado simplesmente Saramago ou trocassem por um autor com mais afinidade à direita. Fui dar uma vista de olhos e este debate torna-se ainda mais absurdo quando vemos a introdução de Tiago Rodrigues, no campo dos textos dramáticos, autor da peça Catarina e a Beleza de Matar Fascistas. Não é a esta a peça, mas representa bem parte do seu pensamento ideológico, que não é simpatizante do PSD. Edited March 29 by Fernando Quote
Diogo O. Posted April 2 Posted April 2 Este discurso é nojento. "José Samarago não gostava de Portugal."??? Mas está todo maluco??? Foi o único Nobel da Literatura até aos dias de hoje e não gostava de Portugal. LOL Quote
AndreRob Posted April 2 Posted April 2 há 20 minutos, Diogo O. disse: Este discurso é nojento. "José Samarago não gostava de Portugal."??? Mas está todo maluco??? Foi o único Nobel da Literatura até aos dias de hoje e não gostava de Portugal. LOL Portugal é que não gostava dele... alias as elites bacocas se calhar de onde esse senhor vem é que o desprezaram. Saramago mesmo fora de portugal sempre defendeu a lingua portuguesa e a cultura portuguesa contra os abutres politicos que engoliram um enorme sapo quando ele levou o nobel. Ainda hoje engasgam os filhos de Cavaco. Eu sugeria ao senhor deputado que exalta tanto Camões a ir ver a peça Filodemo que foi escrita por Camões... estes idiotas incultos reduzem autores e escritores a uma obra , são ocos e sem pensamento critico... se calhar fazia-lhes bem ler essas obras até por Camões não é muito diferente de Saramago no pensamento... Camões é consagrado como simbolo de portugal mas a maioria dos que o exaltam nem fazem ideia de que ele não escreveu apenas os Lusiadas e que tem uma extensa obra muita dela com forte critica politica que chega aos dias de hoje. Talvez o grande problema das escolas é esta ideia de que 'meia duzia de obras' refletem toda a literatura, quando devia ser claramente mais expansiva na sua abrangencia e talvez não tivessemos jovens completamente alheados da realidade e da nossa historia... tal como estes deputados. 5 2 Quote
Ficcão Total Posted April 4 Posted April 4 Em 2026 ainda acontecem coisas destas em Portugal. 1 Quote
Froholdt Posted April 5 Posted April 5 há 11 horas, Ficcão Total disse: Em 2026 ainda acontecem coisas destas em Portugal. Penso que eles agora tem um padrão de cores para os daltónicos, se ainda acontece em 2026 é grave. 1 Quote
Lee Posted April 17 Posted April 17 Ninguém fez, mas eu faço. Segue o balanço do 2.º período: Português | 18 Educação Física | 16 História A | 19 Psicologia B | 19 Aplicações Informáticas B | 19 Comecei o período com as expectativas em baixo com muito receio de descer as notas do 1.º período. No entanto, felizmente, não só consegui manter, como também subi a algumas disciplinas. Quanto a Português, continuo sem saber como mantive o 18. Tenho tido bastante sorte nos testes, mas não sei se no exame vou conseguir repetir essa proeza. E agora, com o Memorial do Convento - que não li na íntegra - tenho quase a certeza que vou descer a média. No que às restantes diz respeito, não tenho muito a dizer. Espero manter as notas! E, estamos quase a chegar ao IAVE Summer Fest!!! @brunooo, @ilovetv.2008, @RMF_123, @Diogo O. e demais estudantes, digam-me, como foi o vosso 2.º período? 5 Quote
RMF_123 Posted April 18 Posted April 18 há 1 hora, Lee disse: Ninguém fez, mas eu faço. Segue o balanço do 2.º período: Português | 18 Educação Física | 16 História A | 19 Psicologia B | 19 Aplicações Informáticas B | 19 Comecei o período com as expectativas em baixo com muito receio de descer as notas do 1.º período. No entanto, felizmente, não só consegui manter, como também subi a algumas disciplinas. Quanto a Português, continuo sem saber como mantive o 18. Tenho tido bastante sorte nos testes, mas não sei se no exame vou conseguir repetir essa proeza. E agora, com o Memorial do Convento - que não li na íntegra - tenho quase a certeza que vou descer a média. No que às restantes diz respeito, não tenho muito a dizer. Espero manter as notas! E, estamos quase a chegar ao IAVE Summer Fest!!! @brunooo, @ilovetv.2008, @RMF_123, @Diogo O. e demais estudantes, digam-me, como foi o vosso 2.º período? Meu Deus, o Memorial do Convento é incrível... Foi o único livro que li completo para a disciplina no secundário todo ---- Eu estou com aulas por semestres, na universidade costuma ser assim. Mas aqui vão as minhas notas na mesma: Análise Matemática 3 | 16 Análise Numérica | 18 [cadeira horrorosa e o stor, um burro de primeira ] Estruturas Algébricas | 18 Elementos de Física Matemática | 19 Probabilidades | 19 Ninguém deve saber que coisas são estas, mas pronto 4 Quote
Fernando Posted April 18 Posted April 18 (edited) On 4/2/2026 at 10:33 AM, AndreRob said: Camões é consagrado como simbolo de portugal mas a maioria dos que o exaltam nem fazem ideia de que ele não escreveu apenas os Lusiadas e que tem uma extensa obra muita dela com forte critica politica que chega aos dias de hoje. É por isso que eu discordo de visões que apelam à retirada d'Os Lusíadas do programa (sim, existem, embora, sem muita expressão). Camões precisa é de ser explorado de uma outra maneira nas escolas. Os Lusíadas, pela época em que foi escrito, tem uma certa visão que hoje classificariamos de colonialista e a própria interpretação hegemónica é de exaltação do colonialismo português (herança estado novista, btw). Mas, e como tu disseste, Camões tem muitos poemas de uma crítica social fortíssima, e a própria epopeia tem várias estrofes que merecem a reflexão. Acho é que se tem de desconstruir certas visões, mais do que tentar colar os autores a algo. Por exemplo, mesmo os autores do Romantismo, como é o caso de Camilo ou de Herculano (que entretanto vai ser sair do programa e nunca foi um autor muito apreciado pelas escolas, tenho essa ideia), apesar de haver ali, e próprias do movimento romântico, tendências nacionalistas, são autores com visões muito interessantes acerca da sociedade. Tentar reduzir Camilo a uma imagem simplista é ignorar a sua complexidade. Um homem que tem aquela história de amor, com aquele impacto societal, não pode ser reduzido a um mero conservador, apesar dele ter uma biografia muito "problemática" (a começar pelo abandono dos filhos). Não dá, é retirar-lhe a riqueza. A própria obra, da qual não sou grande apreciador, tentou trazer isso. Mas, concluindo, eu acho que programa de português ainda é muito preso ao passado, e uma das heranças do Estado Novo, creio, é a desvalorização sistemática de autores femininas. Felizmente, nesta revisão introduziram algumas poetisas, mas continua a ser insuficiente, na minha opinião. Aliás, mesmo para períodos que não o contemporâneo, encontravam autores portuguesas para serem incluídas. Edited April 18 by Fernando 1 1 Quote
ilovetv.2008 Posted April 18 Posted April 18 há 3 horas, Lee disse: Ninguém fez, mas eu faço. Segue o balanço do 2.º período: Português | 18 Educação Física | 16 História A | 19 Psicologia B | 19 Aplicações Informáticas B | 19 Comecei o período com as expectativas em baixo com muito receio de descer as notas do 1.º período. No entanto, felizmente, não só consegui manter, como também subi a algumas disciplinas. Quanto a Português, continuo sem saber como mantive o 18. Tenho tido bastante sorte nos testes, mas não sei se no exame vou conseguir repetir essa proeza. E agora, com o Memorial do Convento - que não li na íntegra - tenho quase a certeza que vou descer a média. No que às restantes diz respeito, não tenho muito a dizer. Espero manter as notas! E, estamos quase a chegar ao IAVE Summer Fest!!! @brunooo, @ilovetv.2008, @RMF_123, @Diogo O. e demais estudantes, digam-me, como foi o vosso 2.º período? O meu 2° Período superou as minhas expectativas em termos de notas finais, porque consegui manter a nota a Português, mesmo depois de começar Saramago (O Ano da Morte de Ricardo Reis, para ser mais exato) e a História, mas foi muito intenso em relação aos testes, porque tão depressa tirei um 14 no teste de compreensão oral de português como um 20 na apresentação oral de espanhol ou numa questão aula de História, por exemplo. Ao contrário de ti, não consegui subir a disciplina nenhuma, embora acreditasse sinceramente que o fosse conseguir a EF com o professor substituto, mas nada... enfim, adiante e coza o forno. As minhas notas foram as seguintes: Português | 19 Educação Física | 17 História A | 19 Geografia C | 19 Espanhol | 19 Agora, o meu receio é mesmo o IAVE Summer Fest, em que este ano decidi arriscar ainda mais que o ano passado e tentar 4 exames Sendo assim, sinto que já disse tudo o que era essencial, mas estou aberto às vossas questões e curiosidades. 6 Quote
oasis Posted April 18 Posted April 18 Está na altura do ensino português sofrer uma reforma profunda (não é dar ainda mais facilitismo, pelo contrário), é adequar certas situações ao momento em que vivemos. Aulas de 50 a 60 minutos (porque sabemos que os primeiros 5 minutos e os últimos 5 minutos, quase que é tempo perdido, por isso, uma aula de 60 minutos, são efetivamente 50 minutos de aula). Os conteúdos programáticos são exaustivos e por vezes repetitivos. A escola devia começar na segunda semana de setembro (calma, rapaziada, vão ter mais dias para descansar), com o calendário hipotético para 2026/27 ficaria algo assim: Início das aulas: 7 de setembro de 2026 1ª pausa: 26 a 30 de outubro (assim os professores podiam fazer as intercalares, tranquilamente) 2 de novembro a 18 de dezembro. 2º Período: 4 de janeiro de 2027 a 5 de fevereiro Pausa de carnaval: 8 a 12 de fevereiro 15 de fevereiro a 19 de março 3º Período: 5 de abril a 4 de maio interrupção: 5,6 e 7 de maio (reuniões intercalares) 10 de maio a 11 de junho (9º,11º e 12ºano) 18 de junho (5,6,7,8 e 10ºano) Podem dizer o calendário é maior, mas a diferença é só mais uma semana, no entanto, descansam mais ao longo do tempo escolar. Acabar com os manuais digitais, seria outra medida. O que gostavas de mudar no ensino, o que está mal, ou o que está bem? Quote
brunooo Posted April 18 Posted April 18 (edited) 14 hours ago, Lee said: Ninguém fez, mas eu faço. Segue o balanço do 2.º período: Português | 18 Educação Física | 16 História A | 19 Psicologia B | 19 Aplicações Informáticas B | 19 Comecei o período com as expectativas em baixo com muito receio de descer as notas do 1.º período. No entanto, felizmente, não só consegui manter, como também subi a algumas disciplinas. Quanto a Português, continuo sem saber como mantive o 18. Tenho tido bastante sorte nos testes, mas não sei se no exame vou conseguir repetir essa proeza. E agora, com o Memorial do Convento - que não li na íntegra - tenho quase a certeza que vou descer a média. No que às restantes diz respeito, não tenho muito a dizer. Espero manter as notas! E, estamos quase a chegar ao IAVE Summer Fest!!! @brunooo, @ilovetv.2008, @RMF_123, @Diogo O. e demais estudantes, digam-me, como foi o vosso 2.º período? Contrariamente a vocês, o segundo período não superou as minhas expectativas, porque elas já eram boas . Eu costumo sempre subir as minhas notas no segundo período e este ano não foi exceção. As minhas notas foram as seguintes: Português: 17 História-A: 19 Educação Física: 16 Inglês: 18 Geografia-C: 19 A Português subi pela primeira vez no secundário para um 17 . Até dava para ter mais, mas a minha professora é demasiado exigente nas correções de Educação Literária, o que faz baixar a minha nota. Aliás, a classificação mais alta da turma na disciplina é precisamente 17 . A História mantive a nota do primeiro período e a própria média exata é ligeiramente superior à do primeiro período (1 décima a mais). Curiosamente, é uma disciplina que não tinha intenção de subir a média de 17 que tinha, mas ups lá vou subir a média final para 18. A Educação Física, graças a Deus que consegui subir. Aquele 15 estava a meter-me uma agonia enorme. Mas não dá para ter muito mais. Eu não gosto do professor e ele não gosta de mim. E também, isso nota-se quando eu tenho a mesma nota que uma rapariga que mal sabe correr e que não se esforça, além de ter tido 20 num teste de conhecimentos a copiar descaradamente. Odeio esse tipo de coisas . A Inglês mantive a nota. Foi a única disciplina onde desci a média exata, porque o teste correu um pouco mal, mas mesmo assim mantive o 18. Neste terceiro período também devo manter a nota e já fico contente . A Geografia-C também subi para 19. A disciplina é facílima. No entanto, o meu segundo teste do primeiro período correu um pouco mal, porque dei prioridade a uma outra disciplina, deixando Geografia para segundo plano. Não fosse esse teste e eu tinha média de 20 na disciplina . Enfim, a minha média está em 17.55… se EF não existisse, teria 18.12 . Mesmo assim, não está mau. Se eu conseguir manter estas notas, já é ótimo. Para subir, só se for EF e Geografia C. A EF é só mesmo para tirar aquele 16 da pauta. Já enjoei de 16’s nas pautas… a Geografia é só mesmo para dizer que acabei uma disciplina do secundário com 20 . Infelizmente, sim. O IAVE SUMMER FEST está a chegar… . Como o @ilovetv.2008, vou fazer 4 exames este ano. Para concluir o secundário, vou fazer os exames de Português e de História-A. Por outro lado, para usar como provas de ingresso, vou fazer o de Francês e o de Inglês (novamente)… 11 hours ago, ilovetv.2008 said: numa questão aula de História, por exemplo. Btw, como assim uma QA de História?? Eu nunca ouvi falar disso na minha vida… . Bem que podiam fazer uma, mas os professores na minha escola não estão minimamente interessados a fazer subir as notas dos alunos, exceto a minha prof de Geo que tirou o segundo teste do segundo período e substituiu com duas apresentações, tendo tido 20 numa delas!! Edited April 18 by brunooo 4 Quote
RMF_123 Posted April 18 Posted April 18 há 11 horas, ilovetv.2008 disse: Agora, o meu receio é mesmo o IAVE Summer Fest, em que este ano decidi arriscar ainda mais que o ano passado e tentar 4 exames Sendo assim, sinto que já disse tudo o que era essencial, mas estou aberto às vossas questões e curiosidades. há 6 minutos, brunooo disse: Infelizmente, sim. O IAVE SUMMER FEST está a chegar… . Como o @ilovetv.2008, vou fazer 4 exames este ano. Para concluir o secundário, vou fazer os exames de Português e de História-A. Por outro lado, para usar como provas de ingresso, vou fazer o de Francês e o de Inglês (novamente)… Meu Deus, que loucura... (nem parece que vou ter pior em Junho, só não é por opção ) @ilovetv.2008 vais fazer que exames?? 1 Quote
Televisão 10 Posted April 18 Posted April 18 há 4 horas, oasis disse: Está na altura do ensino português sofrer uma reforma profunda (não é dar ainda mais facilitismo, pelo contrário), é adequar certas situações ao momento em que vivemos. Aulas de 50 a 60 minutos (porque sabemos que os primeiros 5 minutos e os últimos 5 minutos, quase que é tempo perdido, por isso, uma aula de 60 minutos, são efetivamente 50 minutos de aula). Os conteúdos programáticos são exaustivos e por vezes repetitivos. A escola devia começar na segunda semana de setembro (calma, rapaziada, vão ter mais dias para descansar), com o calendário hipotético para 2026/27 ficaria algo assim: Início das aulas: 7 de setembro de 2026 1ª pausa: 26 a 30 de outubro (assim os professores podiam fazer as intercalares, tranquilamente) 2 de novembro a 18 de dezembro. 2º Período: 4 de janeiro de 2027 a 5 de fevereiro Pausa de carnaval: 8 a 12 de fevereiro 15 de fevereiro a 19 de março 3º Período: 5 de abril a 4 de maio interrupção: 5,6 e 7 de maio (reuniões intercalares) 10 de maio a 11 de junho (9º,11º e 12ºano) 18 de junho (5,6,7,8 e 10ºano) Podem dizer o calendário é maior, mas a diferença é só mais uma semana, no entanto, descansam mais ao longo do tempo escolar. Acabar com os manuais digitais, seria outra medida. O que gostavas de mudar no ensino, o que está mal, ou o que está bem? Creio que as aulas de 50 minutos já estão implementadas em várias escolas. Não sou apologista de antecipar o começo do ano letivo. Dado o calor que ainda se faz sentir no início do mês de setembro, aliado às más condições térmicas de muitas salas de aula, sem ar condicionado, seria difícil ter aulas nessa altura. Também não acho que faça sentido haver pausas no calendário letivo para as reuniões intercalares. há 11 horas, ilovetv.2008 disse: O meu 2° Período superou as minhas expectativas em termos de notas finais, porque consegui manter a nota a Português, mesmo depois de começar Saramago (O Ano da Morte de Ricardo Reis, para ser mais exato) e a História, mas foi muito intenso em relação aos testes, porque tão depressa tirei um 14 no teste de compreensão oral de português como um 20 na apresentação oral de espanhol ou numa questão aula de História, por exemplo. Ao contrário de ti, não consegui subir a disciplina nenhuma, embora acreditasse sinceramente que o fosse conseguir a EF com o professor substituto, mas nada... enfim, adiante e coza o forno. As minhas notas foram as seguintes: Português | 19 Educação Física | 17 História A | 19 Geografia C | 19 Espanhol | 19 Agora, o meu receio é mesmo o IAVE Summer Fest, em que este ano decidi arriscar ainda mais que o ano passado e tentar 4 exames Sendo assim, sinto que já disse tudo o que era essencial, mas estou aberto às vossas questões e curiosidades. Tens Espanhol como opcional do 12.° ano? Não sabia que dava para ter... 1 1 Quote
oasis Posted April 18 Posted April 18 9 minutes ago, Televisão 10 said: Creio que as aulas de 50 minutos já estão implementadas em várias escolas. Não sou apologista de antecipar o começo do ano letivo. Dado o calor que ainda se faz sentir no início do mês de setembro, aliado às más condições térmicas de muitas salas de aula, sem ar condicionado, seria difícil ter aulas nessa altura. Também não acho que faça sentido haver pausas no calendário letivo para as reuniões intercalares. Tens Espanhol como opcional do 12.° ano? Não sabia que dava para ter... Quando andava a estudar, tinha sempre 1 semana em novembro em casa, para os professores se reunirem...sempre andei na escola pública. 3 Quote
Televisão 10 Posted April 18 Posted April 18 agora mesmo, oasis disse: Quando andava a estudar, tinha sempre 1 semana em novembro em casa, para os professores se reunirem...sempre andei na escola pública. Nunca tive e também sempre andei na escola pública. Acho que agora só fazem uma pausa de alguns dias em escolas que dividem o ano letivo em dois semestres. 1 Quote
ilovetv.2008 Posted April 18 Posted April 18 há 24 minutos, RMF_123 disse: Meu Deus, que loucura... (nem parece que vou ter pior em Junho, só não é por opção ) @ilovetv.2008 vais fazer que exames?? Então, vou fazer português (obrigatório para concluir o 12° ano e interno, ainda por cima, lá se vai a média de 20 ), Economia A (externo, no mesmo dia que português, só para abrir mais portas, mas sem quaisquer bases da disciplina ), História A (também interno, porque fui burro no ano passado e não arrisquei com MACS) e Filosofia (a ver se consigo melhorar o 16,6 para entrar mais facilmente na faculdade, mas não vou criar grandes expectativas sobre isso). há 20 minutos, Televisão 10 disse: Creio que as aulas de 50 minutos já estão implementadas em várias escolas. Não sou apologista de antecipar o começo do ano letivo. Dado o calor que ainda se faz sentir no início do mês de setembro, aliado às más condições térmicas de muitas salas de aula, sem ar condicionado, seria difícil ter aulas nessa altura. Também não acho que faça sentido haver pausas no calendário letivo para as reuniões intercalares. Tens Espanhol como opcional do 12.° ano? Não sabia que dava para ter... É verdade, eu tenho e várias turmas na escola têm, tanto que nós temos aulas com uma turma de economia que tem Espanhol e Economia C como opcionais... Portanto, no fundo, na minha escola, Línguas é só de nome, porque temos o mesmo que qualquer outro curso cientifico-humanístico: inglês ou espanhol como bienal e espanhol como anual para quem não teve como bienal. Enfim... ate isso devia ser reformado no ensino, mas enquanto estiverem mais preocupados a proibir bandeiras ou colocar Saramago opcional e não se focarem nos problemas reais, nada vai mudar... 2 Quote
AndreRob Posted April 18 Posted April 18 há 11 minutos, oasis disse: Quando andava a estudar, tinha sempre 1 semana em novembro em casa, para os professores se reunirem...sempre andei na escola pública. Ainda somos da velha guarda... tb no secundario ainda apanhei essa logica da semana de pausa em novembro para reuniões de professores, geralmente era sempre um problema porque os pais muitas vezes criticavam que n tinham onde deixar os filhos, mas havia escolas abertas na mesma eles podiam ir para la fazer atividades extra curriculares. 1 2 Quote
Televisão 10 Posted April 18 Posted April 18 há 4 minutos, ilovetv.2008 disse: É verdade, eu tenho e várias turmas na escola têm, tanto que nós temos aulas com uma turma de economia que tem Espanhol e Economia C como opcionais... Portanto, no fundo, na minha escola, Línguas é só de nome, porque temos o mesmo que qualquer outro curso cientifico-humanístico: inglês ou espanhol como bienal e espanhol como anual para quem não teve como bienal. Enfim... ate isso devia ser reformado no ensino, mas enquanto estiverem mais preocupados a proibir bandeiras ou colocar Saramago opcional e não se focarem nos problemas reais, nada vai mudar... Eu tive Inglês como opcional, a par de Goegrafia C, mas não havia mais opções de Línguas para escolher no 12.° ano. 1 Quote
Recommended Posts