Talu Postado 7 de abril 2025 Postado 7 de abril 2025 há 8 minutos, Televisão 10 disse: Tenho uma curiosidade sobre algo em relação aos estudantes do fórum: o ano letivo nas vossas escolas está dividido por períodos ou por semestres? Pelo que sei, há cada vez mais escolas a adotar a divisão por semestres... Na minha escola, é e sempre foi por períodos. Tanto no básico como no secundário. 1 Citar
Filipe Postado 7 de abril 2025 Postado 7 de abril 2025 há 13 minutos, Televisão 10 disse: Tenho uma curiosidade sobre algo em relação aos estudantes do fórum: o ano letivo nas vossas escolas está dividido por períodos ou por semestres? Pelo que sei, há cada vez mais escolas a adotar a divisão por semestres... Na minha é por períodos, no entanto tenho um colega em Abrantes e lá funciona por semestres, também só terminam as aulas sexta. Ainda este ano houve uma reunião para decidir se ficávamos por períodos ou passávamos para semestres e vai continuar por períodos. Para mim não me faz grande diferença, embora aos professores dê menos trabalho por semestres, já que só há duas épocas de avaliações (e reuniões). 1 Citar
Diogo O. Postado 7 de abril 2025 Postado 7 de abril 2025 Na minha escola, sempre foram períodos, do básico ao secundário. há 1 minuto, Filipe disse: Na minha é por períodos, no entanto tenho um colega em Abrantes e lá funciona por semestres, também só terminam as aulas sexta. Ainda este ano houve uma reunião para decidir se ficávamos por períodos ou passávamos para semestres e vai continuar por períodos. Para mim não me faz grande diferença, embora aos professores dê menos trabalho por semestres, já que só há duas épocas de avaliações (e reuniões). Não têm que se reunir 4 vezes (2 intercalares e 2 finais de períodos)? Citar
Filipe Postado 7 de abril 2025 Postado 7 de abril 2025 há 1 minuto, Diogo O. disse: Não têm que se reunir 4 vezes (2 intercalares e 2 finais de períodos)? Não há reuniões intercalares, são apenas lançadas as notas intercalares individualmente. Por períodos há três reuniões, por semestres há duas. Sem contar com reuniões de grupo, departamento e tudo mais. Citar
Diogo O. Postado 7 de abril 2025 Postado 7 de abril 2025 há 2 minutos, Filipe disse: Não há reuniões intercalares, são apenas lançadas as notas intercalares individualmente. Por períodos há três reuniões, por semestres há duas. Sem contar com reuniões de grupo, departamento e tudo mais. Na minha escola, não é assim. A maior parte das turmas tem reuniões intercalares... Só aquelas em que não há problemas nenhuns, é que não têm. Citar
srcbica Postado 7 de abril 2025 Postado 7 de abril 2025 Em Mira, é por períodos e, se for a depender das reuniões, arrisco a apostar que continuará assim. Credo, durante a pandemia eu escutava as reuniões da minha mãe e digo-vos: a capacidade de enchimento ia além dos chouriços que os coitados dos apresentadores do "Domingão" têm de fazer! Naquelas reuniões, enchia-se toda uma charcutaria! Naquele momento, eu vi que os professores, para o seu próprio bem, tinham de ter as reuniões de pé numa sala sem ar condicionado para serem mais diretos e focados! Coitada da minha mãe. Eu sabia que ela sofria, mas naquele ano eu sofri junto. Citar
Filipe Postado 7 de abril 2025 Postado 7 de abril 2025 há 16 minutos, Diogo O. disse: Na minha escola, não é assim. A maior parte das turmas tem reuniões intercalares... Só aquelas em que não há problemas nenhuns, é que não têm. Mas a tua não é semi-privada? Sei que na maior parte das públicas é assim. Citar
ilovetv.2008 Postado 7 de abril 2025 Postado 7 de abril 2025 há 57 minutos, AndréGonçalves disse: Na minha escola, é e sempre foi por períodos. Tanto no básico como no secundário. A minha também é assim... há 4 horas, Diogo O. disse: Pois, eu já fez um trabalho sobre a Filosofia da Arte, mas não tivemos que apresentar Era só expôr uma obra de arte. Só me falta dar a "Filosofia da Ciência" e termino a matéria de 11.°. Basicamente, começaste pelo fim, não? Arranquei com dar a parte final do 10° e a Filosofia do Conhecimento no 1° período. Já, a Filosofia da Ciência foi o que dei ao longo deste período! Resta agora a Filosofia da Arte, que será dada por trabalhos de grupo e a da Religião, que normalmente nem é dada na minha escola... e ambos os tópicos nem sequer serão testados, pois resta apenas fazer o famoso Ensaio Filosófico, que este ano se lembraram que tem de ter 3 argumentos, 3 Contra-argumentos e 3 objecções. Eu vou a exame e não sei como me vou safar sinceramente. Sinto que me estou a autosabotar, mas era a nota mais baixa com que podia "jogar", digamos... Citar
Televisão 10 Postado 8 de abril 2025 Postado 8 de abril 2025 há 1 hora, Filipe disse: Ainda este ano houve uma reunião para decidir se ficávamos por períodos ou passávamos para semestres e vai continuar por períodos. Para mim não me faz grande diferença, embora aos professores dê menos trabalho por semestres, já que só há duas épocas de avaliações (e reuniões). Há alunos que apontam precisamente que há menos oportunidades em melhorar as notas, por só haver duas épocas de avaliações. Por aqui, no meu concelho, as escolas ainda funcionam por períodos também. 1 Citar
Filipe Postado 8 de abril 2025 Postado 8 de abril 2025 há 6 horas, Televisão 10 disse: Há alunos que apontam precisamente que há menos oportunidades em melhorar as notas, por só haver duas épocas de avaliações. Por aqui, no meu concelho, as escolas ainda funcionam por períodos também. Pois, mas é algo sugestivo, já que há o mesmo número de testes de avaliação, a diferença é que só recebem a primeira nota final em fevereiro. Mas isso resolve-se facilmente atribuindo uma nota quantitativa nas intercalares. 2 Citar
Diogo O. Postado 8 de abril 2025 Postado 8 de abril 2025 há 7 horas, ilovetv.2008 disse: Basicamente, começaste pelo fim, não? Fizemos Filosofia da Arte - Filosofia da Religião - Epistemologia - Filosofia da Ciência Se há matéria que gostei muito mais neste ano, foi Filosofia há 8 horas, Filipe disse: Mas a tua não é semi-privada? Sei que na maior parte das públicas é assim. Sim, é. Citar
eduu Postado 10 de abril 2025 Postado 10 de abril 2025 (editado) Well, sobre o 2° período: se aquele mono chamado EDUCAÇÃO FÍSICA não existisse, eis que a minha ficha teria sido perfeitinha sem erros, só com níveis 5, mas não Por outro lado, recuperei do trauma de instrumento e desta vez, com os astros no sítio, consegui voltar ao 5, assim como a Ciências Old que agora vai ser dar tudo a EDF, mas só durante 1 mês e meio q Editado 10 de abril 2025 por eduu 2 2 Citar
eduu Postado 10 de abril 2025 Postado 10 de abril 2025 (editado) Dúvida: Tendo em conta a (grande) quantidade de avaliações que vocês tinham/têm no 3° ciclo durante o 1° e 2° períodos, por norma, no 3° período, o que é que os vossos professores costumavam reduzir em relação aos outros períodos, quais eram as diferenças? Editado 10 de abril 2025 por eduu Citar
Lee Postado 10 de abril 2025 Postado 10 de abril 2025 agora mesmo, eduu disse: Dúvida: Tendo em conta a quantidade de avaliações absurdas que vocês tinham/têm no 3° ciclo durante o 1° e 2° períodos, por norma, no 3° período, o que é que os vossos professores costumavam reduzir em relação aos outros períodos, quais eram as diferenças? Habitualmente, fazíamos apenas 1 teste por cada disciplina no 3.º período, ao contrário dos restantes, em que fazíamos 2 ou mais. Havia também a hipótese em algumas disciplinas de realizar um trabalho escrito ou uma apresentação oral. 2 Citar
eduu Postado 10 de abril 2025 Postado 10 de abril 2025 há 2 minutos, Lee disse: Havia também a hipótese em algumas disciplinas de realizar um trabalho escrito ou uma apresentação oral. Nesse caso, realizavas a Português e nas Línguas Estrangeiras… não andava muito longe disto, certo? Citar
Diogo O. Postado 12 de abril 2025 Postado 12 de abril 2025 No espaço de um mês (28 de abril - 28 de maio), tenho 8 testes e 2 apresentações orais O 3.º Período é realmente horrível, ainda por cima em ano de exame. Nas disciplinas de exames, temos que fazer obrigatoriamente 2 testes 1 2 Citar
eduu Postado 12 de abril 2025 Postado 12 de abril 2025 (editado) há 9 minutos, Diogo O. disse: Nas disciplinas de exames, temos que fazer obrigatoriamente 2 testes Porque raio? Não podiam simplesmente fazer um teste global ou avaliar-vos por outros métodos tipo Questões-Aula? Ainda por cima no 3° período… há 9 minutos, Diogo O. disse: O 3.º Período é realmente horrível Que novidade O 3° Período é quase como andarmos em piloto automático, primeiro porque todas as notas já ficaram pré-definidas nos outros dois (aliás, a nota que consta no 3° período corresponde à média dos 9 meses), depois porque só costuma durar dois meses/um mês e meio. Qual vai ser a maior diferença para fazer um aluno descer no último período do ano? Tirou 10% num teste assim do nada? Faltou o período inteiro só porque sim? Passou a ser falador? E aliás, mesmo que um professor quisesse descer a nota a um aluno, teria que fazer quase um testamento da Bíblia para justificar, e além disso, há sempre um conselho de Turma por trás que pode achar de mau agrado isso acontecer (já tive colegas meus que não tiraram negativa a uma disciplina qualquer porque o conselho de turma passou-lhes pano e o professor foi obrigado a aceitar). Isto para não falar do excesso de testes e pressões, porque se já eram grandes num período de 3 meses, num período curtíssimo então é para acabar. Anyways, perdão pelo testamento Boa sorte a quem for fazer exame! Editado 12 de abril 2025 por eduu 1 Citar
RMF_123 Postado 12 de abril 2025 Postado 12 de abril 2025 há 1 hora, eduu disse: Porque raio? Não podiam simplesmente fazer um teste global ou avaliar-vos por outros métodos tipo Questões-Aula? Ainda por cima no 3° período… Que novidade O 3° Período é quase como andarmos em piloto automático, primeiro porque todas as notas já ficaram pré-definidas nos outros dois (aliás, a nota que consta no 3° período corresponde à média dos 9 meses), depois porque só costuma durar dois meses/um mês e meio. Qual vai ser a maior diferença para fazer um aluno descer no último período do ano? Tirou 10% num teste assim do nada? Faltou o período inteiro só porque sim? Passou a ser falador? E aliás, mesmo que um professor quisesse descer a nota a um aluno, teria que fazer quase um testamento da Bíblia para justificar, e além disso, há sempre um conselho de Turma por trás que pode achar de mau agrado isso acontecer (já tive colegas meus que não tiraram negativa a uma disciplina qualquer porque o conselho de turma passou-lhes pano e o professor foi obrigado a aceitar). Isto para não falar do excesso de testes e pressões, porque se já eram grandes num período de 3 meses, num período curtíssimo então é para acabar. Anyways, perdão pelo testamento Boa sorte a quem for fazer exame! Isso é na escala de 1 a 5, a escala de 0 a 20 é muito mais sensível e dá bem para subir ou descer 1 ou 2 valores no 3.º período... Mas concordo que às vezes abusam na quantidade de avaliações para um período tão pequeno (no máximo teste + QA/apresentação/trabalho de grupo). 3 Citar
eduu Postado 12 de abril 2025 Postado 12 de abril 2025 há 1 minuto, RMF_123 disse: Isso é na escala de 1 a 5, a escala de 0 a 20 é muito mais sensível e dá bem para subir ou descer 1 ou 2 valores no 3.º período... Mas concordo que às vezes abusam na quantidade de avaliações para um período tão pequeno (no máximo teste + QA/apresentação/trabalho de grupo). Sim, eu percebo, não me especifiquei bem nessa parte, contudo, imagina, é possível descer de 19 para 15 por exemplo? Lá está, mesmo no secundário, penso que são raros os casos em que um aluno pode descer tanto ou pouco num período com duração exímia. Citar
RMF_123 Postado 12 de abril 2025 Postado 12 de abril 2025 há 15 minutos, eduu disse: Sim, eu percebo, não me especifiquei bem nessa parte, contudo, imagina, é possível descer de 19 para 15 por exemplo? Lá está, mesmo no secundário, penso que são raros os casos em que um aluno pode descer tanto ou pouco num período com duração exímia. Muito improvável, mesmo 3 valores já é difícil 2 Citar
Diogo O. Postado 12 de abril 2025 Postado 12 de abril 2025 há 6 horas, eduu disse: Sim, eu percebo, não me especifiquei bem nessa parte, contudo, imagina, é possível descer de 19 para 15 por exemplo? Lá está, mesmo no secundário, penso que são raros os casos em que um aluno pode descer tanto ou pouco num período com duração exímia. Na minha escola, tudo o que seja subir ou descer mais do que três valores num período tem que ser justificado com um relatório. 2 Citar
eduu Postado 14 de abril 2025 Postado 14 de abril 2025 Visto que tem sido um tema minimamente abundante por aqui, acham que era uma boa medida todas as escolas passarem a usar semestres em vez de períodos? Citar
RMF_123 Postado 14 de abril 2025 Postado 14 de abril 2025 há 21 minutos, eduu disse: Visto que tem sido um tema minimamente abundante por aqui, acham que era uma boa medida todas as escolas passarem a usar semestres em vez de períodos? Eu pessoalmente não gosto, chega a altura do Natal e Ano Novo e tenho de estar a estudar para os exames de Janeiro, e agora (semana de Páscoa) e ainda tenho teste na quarta... Prefiro por períodos, porque bate tudo certo com as épocas festivas, sem ter de haver preocupações nessas alturas, além de que há aulas até 20 e tal de Dezembro, quase em cima dos dias de festa, e depois as férias (fim de Janeiro/início de Fevereiro) são desfasadas de quase tudo o resto (família, altura de festas, o facto de ser em pleno inverno sem nada a acontecer,...). Mas entendo que seja melhor para as universidades fazer por semestres. Agora, até ao 12.º, acho desnecessário... 4 Citar
Televisão 10 Postado 16 de abril 2025 Postado 16 de abril 2025 On 20/04/2024 at 00:35, D91 disse: Li agora os vossos últimos posts, estou chocado... Não sei se concordam comigo, mas eu acho que os jovens agora fumam mais do que há uns anos. Segundo dados que saíram nesta semana, os jovens estão a consumir menos álcool e drogas (onde se inclui o tabaco). https://rr.pt/noticia/pais/2025/04/15/jovens-consomem-menos-alcool-e-drogas-mas-jogam-mais-e-tomam-mais-analgesicos/421621/ 5 1 2 Citar
Carlos Rodrigues Postado 17 de abril 2025 Postado 17 de abril 2025 (editado) @Brunooo, @Diogo O. e @RMF_123 como tinha comentado com vocês no chat as minhas notas do 2.º período, finalmente, saíram hoje. Foi tudo dentro do que já esperava e achei as notas boas e merecidas! Infelizmente só em Filosofia e Físico-química é podia ter sido melhor, pois tive 14 em ambas. Sei que este último período vai ser muito exigente, mas vou esforçar-me ainda mais para não baixar a minha média! Quero agradecer aos três, pois como comentei no chat estava nervoso por as avaliações não terem saído e vocês conseguiram deixar-me mais relaxado. Obrigado! Editado 17 de abril 2025 por Carlos Rodrigues 1 2 Citar
Posts Recomendados
Junta-te a nós!
Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.