Jump to content

Posts Recomendados

Postado
há 59 minutos, Fernando disse:

Há pessoas que são competentes e ótimas em diversas áreas sem ter um curso, não é por aí. O ter um curso, na prática, não é reflexo de ter maior inteligência ou de saber mais coisas. Tanto licenciado por aí que sabe menos do que pessoas que contactam diretamente com certos universos :haha: Segundo sei, a senhora era elogiada pelos pares, portanto, alguma coisa de bem fazia.  

Não digo que não :mosking: Além disso, o pior deve ter sido mesmo o início da carreira, porque os programas não têm grandes alterações, nos últimos anos (mais a retirada de coisas que propriamente a entrada).

A par disso, para ser autora de manuais, é porque alguma coisa tinha de especial. Não é propriamente fácil fazer um manual quase do zero. 

• Gosto 3
Postado

Ja nao ando na escola há 7 anos, mas como recordar é viver vou deixar a minha review dos professores que tive nos 3 anos de secundário, juntando me a thread

• Português (10° e 11° ano) - a professora era estranha e esquisita. Mas como era a nossa DT tinhamos de ter outro respeito e paciência. Ela era super exigente e poupada a dar notas. Por conta dela lixei a minha media de Português… Ainda me lembro de lhe fazermos uma prank numa aula e ela riu se e entrou na brincadeira. Ate nem era ma mulher.
  • Portugues (12° ano - parte I) - sim, parte I porque a professora partiu o ombro na passagem de ano… como sempre ficamos um tempo sem aulas ate vir a prof substituta, o que nos atrasou a matéria. Gostava da senhora, era muito querida e escrevia livros, o que a torna mais interessante. Espero que ela esteja bem…
  • Portugues (12° ano - parte II) - a professora era super linda, mas em profissão deixa a desejar. Ja estavamos atrasados na matéria que ia sair no exame e ela ainda nos pubha a ver filmes como se nada fosse. Não agilizou nada, e no fim, da a materia as 3 pancadas. Ela própria admitia que nao era o que mais gostava de fazer
  • Historia - icone icone icone. A professora ensinava super bem, de forma cativante, e ela tinha tiradas de chorar a rir. Havia quem nao gostasse dela, porque nao era difícil ela passar-se. Mas quando estava bem disposta falava nos la da quinta dela. Acho que ela tinha um apreco especial por mim. Acho que ficou desiludida com a nota que tive no exame, com a cara que me fez. Foi a última vez que a vi
  • Geografia A - tive a mesma professora nos dois anos da disciplina. Era uma senhora baixinha e tal, mas as aulas dela eram zero interessantes. Eu ate tinha pena, porque ela estava a dar o melhor dela, mas era tão secante a dar as aulas que numa turma de 30 pessoas, só duas ou três que se sentavam a frente realmente prestavam atenção… Em resultado disso era so balburdia nas aulas e ela a gritar CA-LEM-SE. Uma vez apanhei a a dizer “de facto tinha melhor impressão desta turma”… pelo menos ela ainda organizou uma visita de estudo ao Alentejo mt gira.
  • MACS - a professora era mt querida e preocupava se genuinamente connosco. Mas o problema era a disciplina dela. Ela estava mais habituada a dar Matemática A e como tal tinha outra percecao das coisas. Os testes dela eram horríveis, muita gente chumbava
  • Filosofia (10° ano) - no primeiro mes tive uma professora que cedo meteu baixa psicologica e em substituição veio uma maluca. Ela era toda mal disposta, arrogante e não fazia questão de esconder que dar aulas para ela era um grande sacrifício. Como não tinha paciência para a disciplina aprendi zero com ela.
  • Filosofia (11° ano) - foi a minha DT e ela era super fofa. Daquelas professoras que nos adicionam no Facebook e tudo sabem? Com ela consegui gostar um bocadinho mais de Filosofia. Curiosamente ela depois foi dar explicações no centro onde eu tinha para MACS. Saudades dela!
  • Inglês (10° ano) - pouco me lembro da professora. Acho que nao me aquecia nem arrefecia…
  • Inglês (11° ano) - professora doida! Ela percebia piço de inglês e adorava mandar bitaites, toda a gente a trolava. Pior que no último periodo ela partiu o pe e nao tivemos aulas, e nesse tempo ela punha posts no Facebook meio estranhos e a mandar indiretas a minha DT… uma novela!
  • Sociologia (12° ano) - aquela professora era mesmo avó! Ela ja so devia estar ali pela reforma mesmo. As aulas dela foram 5% materia, o resto foi ver filmes e ficar na palhaçada. Como devem calcular toda a gente copiava nos testes dela, e era tudo corrido a notas de 17 para cima. Ai que sorte tivemos para safar a média aqui!!
  • Geografia C (12° ano) - esta professora era menos doida que a anterior, mas mesmo assim era mm para subir a média. Aulas dela? Analisar notícias! Manual? Nao havia! Mas sempre faziamos alguma coisa de interessante. 
  • Educação Física (10° ano) - era uma professora tranquila e compreensiva. É a única memória que guardo dela…
  • Educação Física (11° ano) - lembro me que era um professor muito porreiro, e brincava connosco, mantendo uma boa relação. Ele so tinha era uma condição: nas aulas de ginástica, quem não tivesse sapatilhas, tinha de fazer a aula descalço. Mas era descalço mesmo sem meias. A mim nao é que me fizesse confusão andar descalço na escola, ate prefiro que fazer com aquelas coisas calçadas, mas aquele chão notava se que nao era la muito bem limpo…
  • Educação Fisica (12° ano) - a mulher era uma autêntica militar! E o pior de tudo? Era a minha DT nesse ano! Ela não tinha problemas em dar mas notas as pessoas que tinham menos aptencia fisica, chegando mesmo a dar negativas… sim, leram bem: NEGATIVAS A EDUCAÇÃO FÍSICA! Nao foi o meu caso, mas toda a gente passou mal. E ainda nos mandou fazer um trabalho escrito bem a toa… Saudades zero dela!
  • Gosto 3
  • 3 semanas depois...
Postado

Alguém já trabalhou e estudou na Universidade ao mesmo tempo?

Estou a pensar em conciliar a faculdade com um emprego e queria saber se alguém aqui já passou por essa experiência e o que é que acharam. Não sei se permaneço em regime diurno e procuro um trabalho à noite ou se tento alterar para pós-laboral, com um emprego durante o dia.

Também tenho algumas reservas em relação ao tempo livre que me vai sobrar. É possível conciliar trabalho, faculdade, tempo de estudo e ainda vida social?! :cryhappy: Só comecei a faculdade este setembro e sinto-me muito "on the outside"; Não tenho noção das cargas horárias e emocionais que a faculdade me traz e nem sei se vou gostar dos (pelo menos) cinco anos que vou ficar aqui. Ter algum dinheiro para ir vivendo outras coisas era ideal mas não quero comprometer o meu sucesso académico.

Se alguém poder partilhar a sua experiência/opinião sobre o assunto ficava agradecido :) 

Postado
On 16/10/2024 at 14:06, Chris disse:

Também tenho algumas reservas em relação ao tempo livre que me vai sobrar. É possível conciliar trabalho, faculdade, tempo de estudo e ainda vida social?! :cryhappy:

Estou, neste momento, a trabalhar de dia e a tirar um mestrado à noite. Quando me licenciei, também tinha um part-time job. Se vale a pena? Estudar vale sempre a pena. Mas, nestas condições, é uma missão difícil. Esquece a vida social, os amigos, a família, o gato e o periquito. O único tempo de "relax" são as refeições, o banho e as horas de sono. É, no entanto, um sacrifício que pode compensar no futuro. A escolha é inteiramente tua.

• Gosto 2
  • Obrigado 1
  • 4 semanas depois...
Postado
há 40 minutos, Lee disse:

Rezando para que o teste de História sobre a hegemonia britânica, a revolução agrícola e industrial, e o caso português corra muito bem! :rezando:

Boa sorte! :adoro:

Graças a Deus, a minha primeira ronda acabou e já recebi as notas todas. Gostei da maioria, menos de Filosofia, que foi a pior e tive 16,8 :clown: Errei duas escolhas múltiplas e dois V/F. Também não adorei o meu 18,5 a Matemática A, porque perdi 1,2 valores numa ÚNICA escolha múltipla. :rolleyes:

Tirando FQA, errei, em todos os testes, pelo menos numa escolha múltipla. :ph34r:

• Gosto 1
  • Adoro 4
Postado (editado)
há 11 minutos, Diogo O. disse:

Graças a Deus, a minha primeira ronda acabou e já recebi as notas todas. Gostei da maioria, menos de Filosofia, que foi a pior e tive 16,8 :clown: Errei duas escolhas múltiplas e dois V/F. Também não adorei o meu 18,5 a Matemática A, porque perdi 1,2 valores numa ÚNICA escolha múltipla. :rolleyes:

Tirando FQA, errei, em todos os testes, pelo menos numa escolha múltipla. :ph34r:

Obrigado! <3 Parabéns pelas notas excelentes! :p Seguem-se as minhas:

• História A - 16,0
  • Geografia - 16,5 (teste) / 18,5 (mini-teste)
  • MACS - 16,5
  • Educação Física - 18,4
  • Filosofia - 16,0
  • Francês - 14,0
  • Português - 12,0 (:jamesbond:)

MACS, Francês e Geografia ficaram aquém das expectativas. Português correu especialmente mal, mas espero melhorar no próximo teste. :cryhappy:

Editado por Lee
  • Adoro 4
Postado
há 50 minutos, Lee disse:

Rezando para que o teste de História sobre a hegemonia britânica, a revolução agrícola e industrial, e o caso português corra muito bem! :rezando:

Boa sorte amig!! :adoro_xmas:

Esse teste só o vou ter no próximo mês e espero que me corra bastante bem também. Aliás, a matéria é facílima. Por isso espero que consiga tirar um 18 quando for a fazer o teste. 

Mas uma coisa é certa: se percebes bem a matéria (falo em compreender/perceber e não decorar totalmente) já é meio caminho andado para teres uma ótima nota no teste !! 

• Adoro 2
Postado (editado)
há 7 minutos, Brunooo disse:

Boa sorte amig!! :adoro_xmas:

Esse teste só o vou ter no próximo mês e espero que me corra bastante bem também. Aliás, a matéria é facílima. Por isso espero que consiga tirar um 18 quando for a fazer o teste. 

Mas uma coisa é certa: se percebes bem a matéria (falo em compreender/perceber e não decorar totalmente) já é meio caminho andado para teres uma ótima nota no teste !! 

Obrigado! :giveheart: Eu percebi a matéria, no entanto, estou inseguro porque, desta vez, não consegui decorar o resumo, mas com a ajuda dos documentos, acho que pode correr bem.

Editado por Lee
  • Adoro 3
Postado
há 13 minutos, Diogo O. disse:

Parabéns pelas tuas maravilhosas notas @Diogo O.:clap:

Também já fiz praticamente todos os testes da primeira ronda (menos EF) e recebi as respetivas notas. O balanço que faço é bastante positivo. As minhas notas têm estado a melhorar este ano comparativamente ao ano passado. Seguem-se então as minhas notas: 

• Português - 15,4 (a leitura correu especialmente mal) 
  • História A - 16,6 (não gostei da nota, podia ter feito bastante melhor) 
  • Inglês - 16,8
  • Filosofia - 17,7
  • Geografia - 19 (fiquei chocado ao receber o teste) 
  • MACS - 19,1 

Fazendo uns cálculos acho que a minha média este ano, no 11°, deve estar nos 17,1 ou nos 17,2. Para mim já considero uma boa média, mas claro, o meu objetivo vai ser sempre continuar a tentar aumentar a média!! 

• Adoro 3
Postado

Falando em testes, estou a adorar o meu super mês de testes em que tenho 3 testes nas 4 semanas de novembro! :clink: (É que nem tenho tempo de me organizar muito bem xd), e tenho o de ciências na quinta (dia 21) e estou bem verde na matéria, se tirar pelo menos “Bom” nesse teste já vai ser milagre :ph34r:

Quanto às minhas notas, tenho estado a constituir um ótimo percurso neste período, pelo menos de todos os testes que já fiz, tive +90 neles todos :adoro_xmas: Só espero é que a porcaria do teste de ciências (lol) não me venha estragar tudo como sempre :read:

Ah, e boa sorte @Lee, mesmo que possas estar um pouco mal nalgumas coisas, vais ver que acabas sempre por subir! :) 

• Adoro 3
Postado (editado)

É fixe terem boas notas nesta fase, mas daqui a algum tempo, talvez quando chegarem à universidade, se esse for o vosso caminho, poderão haver dias em que pensarão: "Se soubesse, não me teria sobrecarregado tanto para ter notas tão altas; se soubesse, não teria feito tanto esforço". Acreditem. Contudo, quando estava na fase escolar onde vocês se encontram, também fazia o mesmo que vocês. Mas, mesmo agora, já com a faculdade concluída, pergunto-me para quê tanto esforço. Sinto uma mistura de orgulho por me ter dedicado e arrependimento por tanto me ter esforçado. No fim, não vos traz assim tanto benefício... até porque, muita coisa que aprendem e tentam decorar à força para nada vos servirá nesta vida - é isso a que me refiro.

Porém, parabéns pelas excelentes notas! É um esforço - vosso e só vosso - que merece ser reconhecido.

Editado por jt9
  • Gosto 5
  • Surpresa 1
Postado (editado)

Parabéns também a vocês, @Lee, @Brunooo e @eduu! :D

@Brunooo, a tua média está muito boa, sim :p Acho que consegues entrar em quase todos os cursos de Humanidades, com essa média. O 12.º Ano ainda há de ajudar mais.

O que passou a Português com vocês, @Lee e @Brunooo? Não gostaram do Sermão? :cryhappy: Na minha turma, aquilo também não correu muito bem, com a mudança da professora. A nossa professora anterior era menos rigorosa a corrigir o testes. Com esta, houve pessoas que caíram quase 6 valores... :manas: Não aconteceu comigo, felizmente, consegui manter a nota do ano passado.

Editado por Diogo O.
  • Gosto 1
  • Adoro 3
Postado (editado)
há 8 horas, Diogo O. disse:

@Brunooo, a tua média está muito boa, sim :p Acho que consegues entrar em quase todos os cursos de Humanidades, com essa média. O 12.º Ano ainda há de ajudar mais.

O que passou a Português com vocês, @Lee e @Brunooo? Não gostaram do Sermão? :cryhappy: Na minha turma, aquilo também não correu muito bem, com a mudança da professora. A nossa professora anterior era menos rigorosa a corrigir o testes. Com esta, houve pessoas que caíram quase 6 valores... :manas: Não aconteceu comigo, felizmente, consegui manter a nota do ano passado.

No meu caso, o professor colocou no teste o único capitulo que não tínhamos explorado na aula, então, foi mais difícil responder às questões. Outro fator que contribuiu para a nota foi o facto da compreensão oral e da compreensão da leitura serem compostas por apenas 5 questões de escolha multipla. 

Editado por Lee
  • Gosto 1
Postado
há 14 horas, Diogo O. disse:

Não foi por não ter gostado do sermão. Vou ser sincero, o sermão não me agradou. Era fácil? Era sim. Mas foi muito secante, era sempre “gira o disco e toca ao mesmo”. Dizia tanta coisa para dizer o mesmo. Ou seja, a educação literária não foi o meu grande problema. Se bem que podia ter tido um pouco melhor a educação literária onde tive 14,6. Mesmo assim igualei a minha melhor nota a Educação literária no ano passado.

Mas o que correu mal foi especialmente a leitura. O grupo era composto apenas por 3 escolhas múltiplas e acertei apenas uma … ou seja, tive 6,7 na leitura:jamesbond:.

Mas deixando a leitura de lado, não tive más notas nos restantes domínios a português. A escrita tive 16 e depois tive 20 na gramática e na compreensão do oral. Além disso, ainda falta-me fazer a apresentação oral que sobe sempre a minha nota (tive 19 nisso no ano passado). 

• Gosto 1
Postado

Eu sei que vocês em Português ja nao leem as mesmas obras que eu li, mas também dei o Sermão de Santo António aos Peixes e gostei.

Assim dos clássicos da literatura, adorei Os Maias (não li ate ao fim, mas ainda o vou fazer, e não não me incomodou o início ser alongado na descrição da casa), e o Memorial do Convento do Saramago. Aliás não me fez espécie a pontuação amalucada. Talvez para quem não seja tão habituado a ler, seja mais penoso. Mas adoro a época histórica que o romance retrata.

As piores para mim foram os poemas de Camões lírico e Os Lusíadas (mas reconhecendo a honra da obra claro).

Um dia hei de revisitar estas obras 

• Gosto 1
Postado
há 1 hora, Rui Melo disse:

Eu sei que vocês em Português ja nao leem as mesmas obras que eu li, mas também dei o Sermão de Santo António aos Peixes e gostei.

Assim dos clássicos da literatura, adorei Os Maias (não li ate ao fim, mas ainda o vou fazer, e não não me incomodou o início ser alongado na descrição da casa), e o Memorial do Convento do Saramago. Aliás não me fez espécie a pontuação amalucada. Talvez para quem não seja tão habituado a ler, seja mais penoso. Mas adoro a época histórica que o romance retrata.

As piores para mim foram os poemas de Camões lírico e Os Lusíadas (mas reconhecendo a honra da obra claro).

Sim, a lírica camoniana é muito má. Odeio aquilo com todas as minhas forças :haha:

Não sei se houve mudanças tão signficativas. Deixou-se de dar a História Trágico-Marinha, no 10.° ano. Todas as obras que mencionaste ainda são lecionadas. 

• Gosto 1
Postado
há 3 minutos, Diogo O. disse:

Sim, a lírica camoniana é muito má. Odeio aquilo com todas as minhas forças :haha:

Não sei se houve mudanças tão signficativas. Deixou-se de dar a História Trágico-Marinha, no 10.° ano. Todas as obras que mencionaste ainda são lecionadas. 

Achava que pelo menos o Memorial do Convento já não vigorava

Postado
On 12/11/2024 at 23:23, jt9 disse:

É fixe terem boas notas nesta fase, mas daqui a algum tempo, talvez quando chegarem à universidade, se esse for o vosso caminho, poderão haver dias em que pensarão: "Se soubesse, não me teria sobrecarregado tanto para ter notas tão altas; se soubesse, não teria feito tanto esforço". Acreditem.

Não, não acreditem! Continuem a esforçar-se como puderem e souberem. O pequeno sacrifício que hoje fazem, dá-vos conhecimento e preparação para o que aí vem... porque a faculdade, a menos que frequentem cursos forretas, não é fácil. E lembrem-se: estudar NÃO É DECORAR! Estudar é compreender. Não se limitem a encaixar a ladainha na cabeça. Investiguem, sejam curiosos, leiam, façam perguntas, escrevam muito...

há 20 horas, Rui Melo disse:

Curiosamente, adorei o programa de Português todo. Camões, Sermão, Eça... Em relação a Os Maias, li tudo em pouquíssimo tempo, talvez numa semana ou duas. Nas férias de verão. Li em modo "binge-reading", absolutamente obcecado. Que loucura! :mosking:  Hoje não teria paciência nem coragem.

• Gosto 2
  • Surpresa 3
Postado (editado)
há 30 minutos, Guida disse:

Não, não acreditem! Continuem a esforçar-se como puderem e souberem. O pequeno sacrifício que hoje fazem, dá-vos conhecimento e preparação para o que aí vem... porque a faculdade, a menos que frequentem cursos forretas, não é fácil. E lembrem-se: estudar NÃO É DECORAR! Estudar é compreender. Não se limitem a encaixar a ladainha na cabeça. Investiguem, sejam curiosos, leiam, façam perguntas, escrevam muito...

Foi por isso mesmo que disse o que disse. Hoje em dia, podem falar o que quiserem, mas a maioria (não quer dizer todas) das matérias é tão desinteressante que o pessoal só decora, sem procurar realmente compreender.

E parem com essa laidinha de que a faculdade é um bicho-de-sete-cabeças. Já chega de contarem essa “história” até no tiktok, e de assustarem tantos jovens com os exames nacionais. Exames nacionais fazem-se bem. A faculdade faz-se bem, desde que estejam a estudar o que realmente querem. É mais exigente que o ensino secundário? É. Mas isso torna-a difícil? Não. É normal que os professores sejam mais exigentes na faculdade; afinal, estão a preparar-vos para enfrentar o mundo do trabalho e para se destacarem na área que escolheram. Só isso, e nada mais.

Editado por jt9
  • Surpresa 2
Postado
há 55 minutos, jt9 disse:

Exames nacionais fazem-se bem.

Exames nacionais não se fazem assim tão bem quanto isso. Se não chegava-se a exame e tirava-se a mesma nota interna... :haha: Para ter notas de 18 a 20 valores no exame, é preciso muito esforço. 

Vou começar já nas férias de Natal a preparar os exames de FQA e de BG... 

• Gosto 3
Postado
há 10 minutos, Diogo O. disse:

Exames nacionais não se fazem assim tão bem quanto isso. Se não chegava-se a exame e tirava-se a mesma nota interna... :haha: Para ter notas de 18 a 20 valores no exame, é preciso muito esforço. 

Vou começar já nas férias de Natal a preparar os exames de FQA e de BG... 

Acho que percebeste o tom que queria transmitir com isso. Quando digo "faz-se bem", não quero dizer que não precisas de estudar ou esforçar-te. Digo "faz-se bem" no sentido de "não se assustem, calma, não é tão complicado quanto fazem parecer".

E não te deixes influenciar por vídeos no tiktok, se tiveres a plataforma, quando chegar a altura dos exames. Esses vídeos só servem para assustar, nada mais. E, normalmente, quem assusta são aqueles que já os fizeram e querem armar-se em superiores, entrando na trend de "vamos lá assustar a malta mais jovem".

• Gosto 2
Postado

Há muito exagero à volta dos exames e da faculdade, mas isso de fazer bem é q.b questionável. Não são horríveis como certos professores tentam pintar, mas também não é esse cenário idílico de que é fácil. Nem acho que seja do ponto de vista da matéria - é certo de que é imensa coisa e, de facto, chega a ser absurdo ser assim, é um modelo completamente anacrónico e depois, dependendo de quem faz o exame, há espaço para invenções, o ser fácil é uma lotaria, lembro-me de no meu ano um exame ser super fácil, mas no ano a seguir um primo meu fez esse mesmo exame, e mesmo sendo bom aluno, tirou péssima nota -, no entanto, a dificuldade está mais no facto de ser um momento de grande nervosismo, é um momento que, para quem quer certas áreas, pode decidir tudo. A lógica é não stressar, mas é um momento delicado, com calma tudo se faz. Estudem, confiem em vocês e vai correr bem.

Quanto à faculdade. Ajuda a escolher um curso do qual gostam, as coisas tornam-se mais prazerosa. Porém, a universidade, e falo principalmente da licenciatura que é a etapa mais complicada, exige que se coloque um grande número de horas nela, isto se querem ter boas notas, mas também devem perceber se o vosso curso exige esse esforço todo, se vale a pena dedicar tantas horas ou se chega dedicar um número de horas razoáveis que chega para adquirir um conhecimento bom acerca da vossa área.  Isto é, há cursos que a excelência, devido ao facto de ser algo de "nicho", quando são cursos em que são 100 cães a um osso, é super importante de atingir, para pelo menos, conseguir ingressar no mestrado (vejam também o que querem para o futuro e comecem a ver mestrados e os editais, há uns que dão ênfase à nota de licenciatura, por exemplo) e começar a ter algum nome para futuramente terem mais oportunidades (falo mais de quem quer seguir uma carreira de investigação e afins, é uma área muito competitiva), mas com o tempo é uma coisa que se percebe. Há outros cursos, devido às taxas de empregabilidade, que não se necessita de dedicar o tanto tempo, só o básico, mas também não vão com aquela postura de não quero saber, se pagam propinas, ao menos vão às aulas (aquelas em que se de facto aprende, há outras que mais vale ficar em casa). Isto depende sempre do que querem de futuro e daquilo que acham que vos diz algo, é uma questão meramente pessoal, mas também não é o fim de tudo, há vida para além da universidade, e se não gostarem, desistam, não forcem, é mesmo pior, vão chegar ao ponto que odeiam tudo que envolva o curso se não gostarem de lá estar. Pode ser um momento interessante na vossa vida. Não acho que sejam os melhores anos, mas é um momento bonito, eu gostei muito da minha evolução intelectual ao longo dos três anos de curso (+1 do curso que desisti :curtainpeek:

• Gosto 5
Postado (editado)

Ponto de situação: Passei o dia inteiro com vómitos e febre. Tenho teste de Geografia amanhã. Não estudei. A matéria engloba o último capítulo do 10.º ano que ficou por dar, "Os recursos marítimos".

Preciso de saber: 

• Conceitos de litoralização, linha de costa e litoral;
  • Os fatores que influenciam a configuração da linha de costa;
  • A ação erosiva do mar;
  • Os principais tipos de costa;
  • A configuração geral da linha de costa em Portugal Continental;
  • As principais formas de relevo litoral (são 15 :ph34r:);
  • A importância dos acidentes naturais do litoral;
  • A influência da plataforma continental na riqueza piscícola;
  • A influência do upwelling na riqueza piscícola;
  • A importância do setor das pescas nacional;
  • A aquacultuta.

Que faço? :cryhappy: Desejem-me sorte :dog:

Editado por Lee
  • Gosto 4
Postado
há 5 minutos, Lee disse:

Ponto de situação: Passei o dia inteiro com vómitos e febre. Tenho teste de Geografia amanhã. Não estudei. A matéria engloba o último capítulo do 10.º ano que ficou por dar, "Os recursos marítimos".

Preciso de saber: 

• Conceitos de litoralização, linha de costa e litoral;
  • Os fatores que influenciam a configuração da linha de costa;
  • A ação erosiva do mar;
  • Os principais tipos de costa;
  • A configuração geral da linha de costa em Portugal Continental;
  • As principais formas de relevo litoral (são 15 :ph34r:);
  • A importância dos acidentes naturais do litoral;
  • A influência da plataforma continental na riqueza piscícola;
  • A influência do upwelling na riqueza piscícola;
  • A importância do setor das pescas nacional;
  • A aquacultuta.

Que faço? :cryhappy: Desejem-me sorte :dog:

Faz cábulas.:cryhappy:

Estou a brincar. Boa sorte e que corra bem.:adoro:

• Obrigado 2

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Criar Novo...