Televisão 10 Postado 18 de julho 2024 Postado 18 de julho 2024 Novo governo, novas mudanças nas avaliações: https://observador.pt/2024/07/18/governo-muda-avaliacao-do-ensino-basico-novas-provas-no-4-o-e-6-o-anos-substituem-provas-de-afericao-do-2-o-5-o-e-8-o/ 4 Citar
eduu Postado 19 de julho 2024 Postado 19 de julho 2024 Alunos vão ter provas-ensaio para se adaptarem ao digital As provas de aferição e finais do 9.º ano vão manter-se em formato digital, à exceção de Matemática, que passará a ter um modelo híbrido. O Governo garante que os alunos vão ter um número mínimo de horas para treinar e anunciou que vão fazer, a meio do ano letivo, provas-ensaio que podem contar para a classificação interna, se as escolas assim o decidirem. O presidente da Associação de Diretores (ANDAEP), Filinto Lima, alerta que as escolas vão ter de receber mais computadores até ao arranque das aulas. As aferições vão mudar de nome e de ano. A mudança estava prevista nos programas eleitorais e de Governo e foi ontem confirmada: a partir do próximo ano, vão passar a realizar-se no final do 1.º e do 2.º ciclos (no 4.º e 6.º anos) em vez de a meio do percurso (no 2.º, 5.º e 8.º). Vão passar a chamar-se provas ModA (monitorização da aprendizagem). E serão menos provas por ano. Além de Português e Matemática, a mais uma disciplina rotativa. Vão ter caráter obrigatório, uma nota que ficará registada na ficha individual do aluno mas que continua a não contar para a classificação final. https://www.jn.pt/6567543810/alunos-vao-ter-provas-ensaio-para-se-adaptarem-ao-digital/ 1 Citar
Cláudio. Postado 20 de julho 2024 Postado 20 de julho 2024 há 1 hora, eduu disse: Alunos vão ter provas-ensaio para se adaptarem ao digital As provas de aferição e finais do 9.º ano vão manter-se em formato digital, à exceção de Matemática, que passará a ter um modelo híbrido. O Governo garante que os alunos vão ter um número mínimo de horas para treinar e anunciou que vão fazer, a meio do ano letivo, provas-ensaio que podem contar para a classificação interna, se as escolas assim o decidirem. O presidente da Associação de Diretores (ANDAEP), Filinto Lima, alerta que as escolas vão ter de receber mais computadores até ao arranque das aulas. As aferições vão mudar de nome e de ano. A mudança estava prevista nos programas eleitorais e de Governo e foi ontem confirmada: a partir do próximo ano, vão passar a realizar-se no final do 1.º e do 2.º ciclos (no 4.º e 6.º anos) em vez de a meio do percurso (no 2.º, 5.º e 8.º). Vão passar a chamar-se provas ModA (monitorização da aprendizagem). E serão menos provas por ano. Além de Português e Matemática, a mais uma disciplina rotativa. Vão ter caráter obrigatório, uma nota que ficará registada na ficha individual do aluno mas que continua a não contar para a classificação final. https://www.jn.pt/6567543810/alunos-vao-ter-provas-ensaio-para-se-adaptarem-ao-digital/ Estas provas só faziam sentido se as escolas tivessem equipadas com equipamentos de qualidade. E não é com o que têm neste momento que vão conseguir fazer uma prova com qualidade. 1 Citar
Guida Postado 20 de julho 2024 Postado 20 de julho 2024 (editado) Digam o que disserem, exames em formato digital não fazem qualquer sentido e são até, penso eu, prejudiciais para a concentração de uma criança/jovem adolescente. Não há nada melhor que escrever, escrever muito, riscar, escrever de novo. Sentir a caneta a dançar no papel. Quero crer que, em breve, se arrependerão de entrarem nesta patetice. Editado 20 de julho 2024 por Guida 1 Citar
Diogo O. Postado 22 de julho 2024 Postado 22 de julho 2024 On 20/07/2024 at 11:22, Guida disse: Digam o que disserem, exames em formato digital não fazem qualquer sentido e são até, penso eu, prejudiciais para a concentração de uma criança/jovem adolescente. Não há nada melhor que escrever, escrever muito, riscar, escrever de novo. Sentir a caneta a dançar no papel. Quero crer que, em breve, se arrependerão de entrarem nesta patetice. Sabes quantas toneladas de papel são gastas para produzir umas simples provas de aferição ou exames finais de ciclo? Os exames a Português e disciplinas onde não é preciso fazer cálculos podem ser prefeitamente ser feitos no digital, se houver condições para tal. Física, Química e Matemática dever-se-ia adotar um sistema diferente. O enunciado nos computadores e respostas em papel. E ninguém quer abandonar a ideia do papel a 100% nas escolas Continuar-se-á a utilizar cadernos no dia-a-dia, na sala de aula. Citar
Guida Postado 22 de julho 2024 Postado 22 de julho 2024 há 28 minutos, Diogo O. disse: Sabes quantas toneladas de papel são gastas para produzir umas simples provas de aferição ou exames finais de ciclo? Os exames a Português e disciplinas onde não é preciso fazer cálculos podem ser prefeitamente ser feitos no digital, se houver condições para tal. Física, Química e Matemática dever-se-ia adotar um sistema diferente. O enunciado nos computadores e respostas em papel. E ninguém quer abandonar a ideia do papel a 100% nas escolas Continuar-se-á a utilizar cadernos no dia-a-dia, na sala de aula. Quero lá saber do papel. Citar
Diogo Marreiros Postado 30 de julho 2024 Postado 30 de julho 2024 https://vm.tiktok.com/ZGe7Rbe7j/ Vi este tiktok há uns dias e fiquei a pensar sobre isto até ter chegado a uma conclusão. Se houve algum momento que eu possa olhar para trás e reconhecer alguma coisa que me impingiram na escola foi a religião. Eu não sei como funciona em Portugal mas no sítio onde vivo (e sempre vivi), as aulas de religião (devia-se chamar estudos da bíblia que é um nome bem mais apropriado) são obrigatórias. Sendo que a religião dominante na Suíça é a cristã, é sobre isso que se fala nessas aulas. Até aí tudo bem. O problema é quando tentam passar absolutamente todos os aspetos daquela religião como uma verdade absoluta a crianças entre os 6 e os 13 anos. Eu passei a maior parte da minha a vida a achar que não tinha religião e que não tinha fé alguma por nunca me ter conseguido identificar com aquilo que me era contado naquelas “aulas”. Aquilo chegou a causar-me uma aversão a tudo o que tivesse a ver com religião que durante muitos anos nunca tive a mínima vontade de me aproximar desse mundo. O que se pretende hoje em dia sobre com a abordagem do tema LGBTQIA+ em escolas é uma exposição mais neutra possível. Espera-se que possam ser passados factos. Se isto não é aceitável então as aulas de religião estão ainda mais longe de o ser. 1 Citar
Televisão 10 Postado 30 de julho 2024 Postado 30 de julho 2024 há 3 minutos, Diogo Marreiros disse: Eu não sei como funciona em Portugal mas no sítio onde vivo (e sempre vivi), as aulas de religião (devia-se chamar estudos da bíblia que é um nome bem mais apropriado) são obrigatórias. Em Portugal, as aulas de Educação Moral são facultativas. 4 Citar
bacalhaucomnatas Postado 30 de julho 2024 Postado 30 de julho 2024 há 2 minutos, Televisão 10 disse: Em Portugal, as aulas de Educação Moral são facultativas. eu acho que desde que inventaram as aulas de Cidadania, uma espécie de Educação Moral com outro nome, que passaram a ser obrigatórias. felizmente no meu tempo não havia nada disso. ou melhor, havia uma coisa chamada DPS, Desenvolvimento Pessoal e Social, mas nunca havia professor... Citar
D91 Postado 30 de julho 2024 Postado 30 de julho 2024 (editado) há 3 minutos, bacalhaucomnatas disse: eu acho que desde que inventaram as aulas de Cidadania, uma espécie de Educação Moral com outro nome, que passaram a ser obrigatórias. felizmente no meu tempo não havia nada disso. ou melhor, havia uma coisa chamada DPS, Desenvolvimento Pessoal e Social, mas nunca havia professor... No meu tempo havia a Formação Cívica, onde se falava principalmente dos problemas da turma, etc. E havia outra que era a Área de Projeto, que já nem me lembro para que servia... Editado 30 de julho 2024 por D91 1 Citar
bacalhaucomnatas Postado 30 de julho 2024 Postado 30 de julho 2024 (editado) há 4 minutos, D91 disse: No meu tempo havia a Formação Cívica, onde se falava principalmente dos problemas da turma, etc. E havia outra que era a Área de Projeto, que já nem me lembro para que servia... eu sou mais velho, de outra geração. nesse tempo a Área de Porjeto chamava-se Área Escola, onde supostamente fazíamos uns eventos que envolviam toda a comunidade. eu faltava sempre, não tinha pachorra para a hipocrisia, preferia ficar em casa a ver televisão... Editado 30 de julho 2024 por bacalhaucomnatas 1 Citar
Fernando Postado 30 de julho 2024 Postado 30 de julho 2024 14 minutes ago, Televisão 10 said: Em Portugal, as aulas de Educação Moral são facultativas. E, por acaso, mesmo vindo com o rótulo de "católica" a verdade é que ajuda a termos contacto com outras religiões. Não sei se foi só a minha escola, eu nunca me senti católico, mesmo sendo batizado, mas não creio que impingissem nada. Foi no âmbito dessa disciplina que fui aos vários templos existentes em Lisboa, como o hindu, a sinagoga e a um budista. Tive pena de não irmos a um muçulmano 1 Citar
Diogo Marreiros Postado 30 de julho 2024 Postado 30 de julho 2024 há 2 minutos, Fernando disse: E, por acaso, mesmo vindo com o rótulo de "católica" a verdade é que ajuda a termos contacto com outras religiões. Não sei se foi só a minha escola, eu nunca me senti católico, mesmo sendo batizado, mas não creio que impingissem nada. Foi no âmbito dessa disciplina que fui aos vários templos existentes em Lisboa, como o hindu, a sinagoga e a um budista. Tive pena de não irmos a um muçulmano É precisamente isso que essas aulas deviam ser na minha opinião. Uma espécie de montra para as diferentes religiões sem tentar forçar nada. Infelizmente só no nono ano é que tive a oportunidade de ter aulas assim. 4 Citar
Diogo O. Postado 30 de julho 2024 Postado 30 de julho 2024 há 49 minutos, bacalhaucomnatas disse: eu acho que desde que inventaram as aulas de Cidadania, uma espécie de Educação Moral com outro nome, que passaram a ser obrigatórias. Nada a ver... E as próprias aulas de EMRC, na minha escola, não são para impingir religião. Servem, sim, para debater alguns temas da atualidade e outros mais relogiosos (mais no Secundário) ou para fazer jogos. 1 Citar
bacalhaucomnatas Postado 30 de julho 2024 Postado 30 de julho 2024 agora mesmo, Diogo O. disse: Nada a ver... E as próprias aulas de EMRC, na minha escola, não são para impingir religião. Servem, sim, para debater alguns temas da atualidade e outros mais relogiosos (mais no Secundário) ou para fazer jogos. eu, do pouco que conheço dos programas, acho que as aulas de Cidadania servem para impingir ideologia aprovada pelo PS. mas há quem goste de ser ingénuo... 2 Citar
Televisão 10 Postado 30 de julho 2024 Postado 30 de julho 2024 há 38 minutos, Fernando disse: E, por acaso, mesmo vindo com o rótulo de "católica" a verdade é que ajuda a termos contacto com outras religiões. Não sei se foi só a minha escola, eu nunca me senti católico, mesmo sendo batizado, mas não creio que impingissem nada. Foi no âmbito dessa disciplina que fui aos vários templos existentes em Lisboa, como o hindu, a sinagoga e a um budista. Tive pena de não irmos a um muçulmano Também tive a mesma experiência, quando frequentei no 5.º e 6.º anos a disciplina. Havia um diálogo plural sobre as várias religiões. Acabei por sair no 7.º ano, não por não gostar, mas porque na escola em que entrei a disciplina tinha um péssimo horário. Agora, até têm Moral no 1.º ciclo em algumas escolas, pelo que soube... há 50 minutos, D91 disse: No meu tempo havia a Formação Cívica, onde se falava principalmente dos problemas da turma, etc. E havia outra que era a Área de Projeto, que já nem me lembro para que servia... Ainda apanhei no 5.º ano a disciplina de Estudo Acompanhado, que deixou de existir no ano letivo seguinte, que servia para fazermos os TPC, basicamente. Formação Cívica também deixou de ser obrigatória no ano letivo seguinte, mas na minha escola continuou a existir com o nome Oferta - Formação Cívica. No 7.º ano, noutra escola, já se chamava Educação para a Cidadania, mas a finalidade era quase somente a discussão dos assuntos da turma, exceto no 8.º ano, em que a professora da disciplina não foi a diretora de turma. 1 Citar
srcbica Postado 30 de julho 2024 Postado 30 de julho 2024 Eu tive "Estudo Acompanhado", "Formação Cívica" e "Área de Projeto". Das 3, só "Estudo Acompanhado" para mim valia a pena, porque fazia-se os TPC naquele horário e depois ia-se para casa e tinha-se tempo para outras cenas. "Formação Cívica" para mim era uma perda de tempo! Eu olhava para aquilo e só via a escola a fazer um trabalho que competia aos pais/tutores. E "Área de Projeto", então, parecia que existia pura e simplesmente para preencher horário, um horário que podia estar preenchido por qualquer outra coisa para se dar a matéria com mais calma ou pura e simplesmente para não haver outros dias em que se saía mais tarde do que outros. "Área de Projeto" para mim só fez sentido quando voltou a aparecer no 12º, porque: - tínhamos tempo para gastar com cenas que não importavam para nada; - tínhamos maturidade para fazer realmente projetos bons! EMRC eu tive no 5º e 6º, porque acho que era obrigatória nesses anos. Do 7º em diante, era facultativa e felizmente não tive. Felizmente, porque eu não via muito sentido em ter uma disciplina dessas na escola, quando já andava na catequese, mas sobretudo porque era menos uma disciplina a trazer TPC e era menos um teste para o qual tinha de estudar. 1 Citar
bacalhaucomnatas Postado 31 de julho 2024 Postado 31 de julho 2024 EMRC nunca foi obrigatório, mas o padre da minha paróquia só nos deixava andar na catequese e fazer a comunhão se estivéssemos inscritos 3 Citar
eduu Postado 2 de setembro 2024 Postado 2 de setembro 2024 Amei a inteligência da minha escola a organizar o calendário de abertura este ano Então nós começamos as aulas numa sexta, para no dia a seguir ser fim-de-semana e voltarmos ao mesmo ambiente de férias onde estamos descansados e livres? Custava-lhes muitos dar-nos a sexta de folga e iniciávamos na segunda? 1 Citar
dav01 Postado 2 de setembro 2024 Postado 2 de setembro 2024 agora mesmo, eduu disse: Amei a inteligência da minha escola a organizar o calendário de abertura este ano Então nós começamos as aulas numa sexta, para no dia a seguir ser fim-de-semana e voltarmos ao mesmo ambiente de férias onde estamos descansados e livres? Custava-lhes muitos dar-nos a sexta de folga e iniciávamos na segunda? Isso tem a ver com o mercúrio retrógrado, não pode ser qualquer dia 4 Citar
Televisão 10 Postado 2 de setembro 2024 Postado 2 de setembro 2024 há 3 minutos, eduu disse: Amei a inteligência da minha escola a organizar o calendário de abertura este ano Então nós começamos as aulas numa sexta, para no dia a seguir ser fim-de-semana e voltarmos ao mesmo ambiente de férias onde estamos descansados e livres? Custava-lhes muitos dar-nos a sexta de folga e iniciávamos na segunda? Lembro-me que, na escola primária, também começávamos as aulas à sexta e, nesse dia, só tínhamos aulas de manhã. Diziam que era para conhecermos os colegas. 2 Citar
brunooo Postado 2 de setembro 2024 Postado 2 de setembro 2024 há 12 minutos, eduu disse: Amei a inteligência da minha escola a organizar o calendário de abertura este ano Então nós começamos as aulas numa sexta, para no dia a seguir ser fim-de-semana e voltarmos ao mesmo ambiente de férias onde estamos descansados e livres? Custava-lhes muitos dar-nos a sexta de folga e iniciávamos na segunda? Amigo, também já me aconteceu, no 9° ano e no ano passado. Aliás no 9°, tinha tarde livre naquele dia . Este ano, por alma de Deus nosso senhor, vou começar numa quinta , que é ainda pior. Porque tens de levar com a quinta e a sexta, enquanto que existem uns sortudos que comecem na segunda-feira (bem queria ). Além disso, o calendário está estranhíssimo… então não é que o primeiro período acaba numa TERÇA . E ainda piora, praticamente todos os feriados do primeiro período (5 de outubro, 1 de dezembro, 8 de dezembro) são num fim de semana. Exceto o dia 1 de novembro (dia de Todos os Santos) que vai ser numa sexta-feira (e dá assim um fim de semana prolongado ). 2 Citar
eduu Postado 2 de setembro 2024 Postado 2 de setembro 2024 há 24 minutos, Televisão 10 disse: Lembro-me que, na escola primária, também começávamos as aulas à sexta e, nesse dia, só tínhamos aulas de manhã. Diziam que era para conhecermos os colegas. Quando disseste ‘para conhecermos os colegas’ estavas a falar do que se chama ‘receção aos alunos’? Onde só vamos simplesmente conhecer o nosso Diretor(a) de Turma para ele passar algumas informações e depois de 1 hora virmos embora? há 21 minutos, Brunooo disse: então não é que o primeiro período acaba numa TERÇA . Para ser sincero até acho bom, assim logo no dia a seguir já estamos mesmo com a sensação de ‘férias’, coisa que não acontece quando terminamos as aulas numa sexta e no dia a seguir é fim-de-semana E sinceramente o dia que acaba pouco me importa. Desde que não vá ser um dia chatito onde temos que levar com aqueles professores a matérias secantes Citar
Televisão 10 Postado 2 de setembro 2024 Postado 2 de setembro 2024 (editado) há 11 minutos, eduu disse: Quando disseste ‘para conhecermos os colegas’ estavas a falar do que se chama ‘receção aos alunos’? Onde só vamos simplesmente conhecer o nosso Diretor(a) de Turma para ele passar algumas informações e depois de 1 hora virmos embora? Não sei bem... Sei que não coincidia com a reunião de pais e que já contava como aula. Editado 2 de setembro 2024 por Televisão 10 2 Citar
Foid Postado 2 de setembro 2024 Postado 2 de setembro 2024 há 1 hora, Televisão 10 disse: Lembro-me que, na escola primária, também começávamos as aulas à sexta e, nesse dia, só tínhamos aulas de manhã. Diziam que era para conhecermos os colegas. Mas esse dia, e uma espécie de Dia 0. Citar
Posts Recomendados
Junta-te a nós!
Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.