Jump to content

Memórias TVI


_zapping_

Posts Recomendados

12 hours ago, rodrigoo said:

Sei que é da SIC, mas não sabia que a Teresa tinha sido nomeada estando a apresentar o BB, e não sabia desta antipatia...

Eu lembro-me bem disto !!!

Foi uma autêntica vergonha.

Supostamente os vencedores dos "Globos de Ouro" eram votados pelo público através de cupões distribuidos pela revista Caras. Mas, por um toque de "magia", no ano em que o "Big Brother" batia todos os recordes de audiências, com galas a fazer 60% de share ou mais, e a Teresa Guilherme a ser a apresentadora mais popular no país, nuns prémios supostamente votados pelo público ganha o "Herman SIC" o prémio de melhor programa. E o Herman José (que sempre foi um medíocre apresentador) o "melhor apresentador" de entretenimento, contra a Teresa Guilherme.

A Teresa teve toda a razão nas caretas que fez. Aquilo foi uma farsa.  Foi controle de danos. As audiências da SIC não parávam de cair e os programas da TVI reinavam em popularidade e estavam nos primeiros lugares dos tops, mas magicamente os votos do público foram todos para programas da SIC e apresentadores da SIC :rolleyes: Inclusivé na ficção, também, com a TVI a perder na categoria de melhor programa de ficção, mesmo com as suas novelas a fazerem 50-60% de share... perderam para uma série de humor da SIC que nem tinha grandes audiências, "Cuidado Com As Aparências". Ridículo !  Não houve um único outro canal a ganhar prémios de televisão a não ser a SIC, nessa cerimónia.

Poucos anos depois, a SIC acabou por retirar a categoria de Televisão dos prémios, porque tanto a TVI como a RTP reclamavam que os resultados não tinham credibilidade.

Editado por Cable Guy
  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

5 hours ago, Maciel said:

Mas foi uma pena terem tirado a categoria de televisão :(

Acho que fazem falta uns premios de TV. Podiam até ir rodando a transmissão pelos 3 canais. 

Eu também acho que sim, que fazem falta uma premiação de tv, no entanto acho bem que tirem porque eram prémios televisão e eles transformavam-nos em prémios sic! 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 horas, Cable Guy disse:

Eu lembro-me bem disto !!!

Foi uma autêntica vergonha.

Supostamente os vencedores dos "Globos de Ouro" eram votados pelo público através de cupões distribuidos pela revista Caras. Mas, por um toque de "magia", no ano em que o "Big Brother" batia todos os recordes de audiências, com galas a fazer 60% de share ou mais, e a Teresa Guilherme a ser a apresentadora mais popular no país, nuns prémios supostamente votados pelo público ganha o "Herman SIC" o prémio de melhor programa. E o Herman José (que sempre foi um medíocre apresentador) o "melhor apresentador" de entretenimento, contra a Teresa Guilherme.

A Teresa teve toda a razão nas caretas que fez. Aquilo foi uma farsa.  Foi controle de danos. As audiências da SIC não parávam de cair e os programas da TVI reinavam em popularidade e estavam nos primeiros lugares dos tops, mas magicamente os votos do público foram todos para programas da SIC e apresentadores da SIC :rolleyes: Inclusivé na ficção, também, com a TVI a perder na categoria de melhor programa de ficção, mesmo com as suas novelas a fazerem 50-60% de share... perderam para uma série de humor da SIC que nem tinha grandes audiências, "Cuidado Com As Aparências". Ridículo !  Não houve um único outro canal a ganhar prémios de televisão a não ser a SIC, nessa cerimónia.

Poucos anos depois, a SIC acabou por retirar a categoria de Televisão dos prémios, porque tanto a TVI como a RTP reclamavam que os resultados não tinham credibilidade.

Estás a confundir os anos. Esta edição dos Globos de Ouro 2001 é a realizada em 2002 (antigamente punham o ano anterior no nome da cerimónia, porque era o ano a que os prémios reportavam). Nesse ano o melhor programa de ficção foi o Olhos de Água, o Ruy de Carvalho foi o melhor actor também pelo papel em Olhos de Água, e o melhor apresentador de informação até foi um recém-saído para a RTP, José Alberto Carvalho. Aliás, a RTP ainda ganhou vários prémios nos anos seguintes e a TVI também (Alexandra Lencastre em Ana e os 7, Diogo Infante em Jóia de África).

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, rodrigoo disse:

Eu também acho que sim, que fazem falta uma premiação de tv, no entanto acho bem que tirem porque eram prémios televisão e eles transformavam-nos em prémios sic! 

Mas a SIC dominou os anos 90 da TV. Era obvio que os prémios de TV fossem para a SIC. E pelo que tive a ver dos videos dos início dos anos 2000, a RTP limpava muitos de informação e a TVI na ficção. Ok, pode haver alguma tendência (como acontece atualmente com os prémios revelação), mas não era assim tão mau quanto pintam.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 minutes ago, guilhermefmcar said:

A final da Super Bowl não roda por três canais de televisão? Essa atribuição de prémios também podia rodar. Eu concordo 100% com esta ideia! 

Que não é nova, na altura deste vídeo já a TVI lançou essa a escada para que os Globos fossem feitos dessa forma, para além de que a Julia já falou disso no Maluco Beleza, que queria fazer uns prémios que funcionassem dessa forma.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, guilhermefmcar disse:

A final da Super Bowl não roda por três canais de televisão? Essa atribuição de prémios também podia rodar. Eu concordo 100% com esta ideia! 

http://www.cmjornal.pt/tv-media/detalhe/os-globos-da-polemica

"“Os Globos de Ouro são uma festa privada, com nomeados escolhidos por um júri e critérios que não conhecemos. Por vontade da TVI existiriam prémios anuais de televisão desde que organizados com regras claras e cuja transmissão poderia mesmo rodar anualmente pelos três canais portugueses”, explica Monteiro Coelho, director de Relações Públicas da TVI
 

Isto em 2003...

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, miguelalex23 said:

Estás a confundir os anos. Esta edição dos Globos de Ouro 2001 é a realizada em 2002 (antigamente punham o ano anterior no nome da cerimónia, porque era o ano a que os prémios reportavam). Nesse ano o melhor programa de ficção foi o Olhos de Água, o Ruy de Carvalho foi o melhor actor também pelo papel em Olhos de Água, e o melhor apresentador de informação até foi um recém-saído para a RTP, José Alberto Carvalho. Aliás, a RTP ainda ganhou vários prémios nos anos seguintes e a TVI também (Alexandra Lencastre em Ana e os 7, Diogo Infante em Jóia de África).

Obrigado pela correcção, mas isso não invalida o que eu disse. 

Até porque vai ver os anos seguintes e irás ver que, magicamente, em categorias que a TVI tinha os programas mais populares, era a RTP ou SIC que ganhavam os prémios. Prémios estes supostamente votados pelo grande público. Esses exemplos que tu mencionas foram excepções.

Aliás, a TVI decidiu no ano seguinte não enviar quaisquer materiais promocionais ou quaisquer actores/apresentadores para essa cerimónia, porque nem sequer lhes era comunicado qual o processo do júri para chegar às nomeações.  Achas mesmo que fazia algum sentido o "Big Brother" não ter uma única nomeação, sendo o programa mais visto em Portugal, com recordes de audiências, chegou a bater nos 3 milhões de espectadores? Mas o "Herman SIC" continuava a ser nomeado para melhor programa, quando naquela altura era um programa de fraca qualidade, tinha-se transformado num 'freak show' com convidados frequentes tipo Linda Reis ('medium' que também fazia striptease!), o Bruxo Alexandrino, o Bruxo Sô Zé, etc, mas continuava a ser sempre nomeado pelo júri da SIC para melhor programa :rolleyes: Mas o "Big Brother" é que não, convinha ignorar um dos maiores sucessos históricos da TV portuguesa, porque não era emitido pela SIC e estava a causar grandes derrotas à SIC ;)

Também nos Globos de Ouro 2001 (ano que premiavam os melhores do ano 2000), a telenovela da TVI que bateu recordes de audiência, "Jardins Proibidos", nem sequer foi nomeada para o prémio de melhor ficção :rolleyes: E ganhou a tal série da SIC, que nem tinha grande popularidade junto do público

Declarações da TVI, à altura, sobre o boicote ao evento e a sua falta de credibilidade:

Spoiler

“Os dados estão viciados” diz a TVI ao Correio da Manhã. E à afirmação segue-se o boicote. De facto, na cerimónia de atribuição dos Globos de Ouro 2002 não estará presente ninguém que possa ser considerado representante da estação de Queluz. Enquanto isso, a SIC e a revista “Caras” ultimam o evento que se realiza na sexta-feira, no Coliseu dos Recreios. “Não há polémica. E esta edição dos Globos de Ouro não está mais pobre. Pelo contrário. Já tem garantida a presença de todos os convidados”, explica Manuel Fonseca, director de Programas da SIC, ao Correio TV. Certo é que num universo televisivo tão reduzido quanto o nacional, tem sido muito notada a não nomeação de Teresa Guilherme (que conduziu os dois “Big Brother Famosos”) e Manuela Moura Guedes nas categorias de Melhores Apresentadores de Entretenimento e de Informação, respectivamente. “Os Globos de Ouro são uma festa privada, com nomeados escolhidos por um júri e critérios que não conhecemos. Por vontade da TVI existiriam prémios anuais de televisão desde que organizados com regras claras e cuja transmissão poderia mesmo rodar anualmente pelos três canais portugueses”, explica Monteiro Coelho, director de Relações Públicas da TVI.

Ler mais em: http://www.cmjornal.pt/tv-media/detalhe/os-globos-da-polemica

 

Editado por Cable Guy
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 33 minutos, rodrigoo disse:

Que não é nova, na altura deste vídeo já a TVI lançou essa a escada para que os Globos fossem feitos dessa forma, para além de que a Julia já falou disso no Maluco Beleza, que queria fazer uns prémios que funcionassem dessa forma.

A Julia falou sobre isso no Maluco Beleza? Não me lembro! Tenho de ir rever a "entrevista" dela.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

11 hours ago, Maciel said:

Acho que fazem falta uns premios de TV. Podiam até ir rodando a transmissão pelos 3 canais. 

Podiam chegar a acordo para exibirem em sistema de rotatividade os Troféus TV7Dias, mas com maior investimento -- cada estação poderia comprometer-se a investir X mil euros, para que a gala tivesse níveis de produção superiores.

Mas acho que não interessaria muito à SIC exibir o evento, pois ganham frequentemente os programas mais populares (da TVI) :P ...E várias séries da RTP.  

A SIC a transmitir uma cerimónia de prémios de TV com votações e nomeações isentas e equilibradas, como são os Troféus TV7Dias, só iriam ser relembrados da sua cada vez maior irrelevância no panorama televisivo (sendo as suas duas novelas de horário nobre e o "Alta Definição" as únicas coisas que pode afirmar como 'sucessos').   Até a RTP teve mais sucesso nos programas de entretenimento nos últimos anos ("Got Talent Portugal" + "The Voice") do que a SIC. 

A TVI e a RTP sempre quiseram contribuir para uma cerimónia de prémios independentes de televisão, mas curiosamente a SIC foi sempre a menos interessada... porque será? ;) (Provavelmente terá a ver com o facto de que, sem um júri pró-SIC como tinha nos Globos, hoje em dia não iriam ganhar grande coisa!) 

Segundo a Associação de Produtores Independentes de Televisão (APIT), eles tiveram de "mover montanhas" para convencer a SIC a abdicar da categoria de Televisão nos Globos de Ouro e favorecer a criação de prémios com critérios mais independentes e transmissão rotativa.

Quote

Depois de ter movido "montanhas" para convencer a SIC a abrir mão dos prémios na categoria de televisão (habitualmente integrados na gala dos Globos de Ouro, com emissão já amanhã), e de ter convencido a RTP e a TVI a também credibilizar a "sua" gala, a Associação de Produtores Independentes de Televisão (APIT) não tem, porém, garantida ainda a festa que irá laurear programas de vários géneros exibidos em 2004.

https://www.jn.pt/arquivo/2005/interior/premios-de-televisao-a-espera-de-patrocinio-476194.html

A organização dos prémios de televisão da Associação dos Produtores Independentes de Televisão (APIT) "já não deverá ter lugar em 2005", segundo Frederico Ferreira de Almeida, presidente do organismo. O impasse é uma consequência do desacordo entre SIC, TVI e RTP sobre os moldes do concurso.

https://www.dn.pt/arquivo/2005/interior/televisao-premios-da-apit-nao-se-realizam-620495.html

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Cable Guy disse:

Obrigado pela correcção, mas isso não invalida o que eu disse. 

Até porque vai ver os anos seguintes e irás ver que, magicamente, em categorias que a TVI tinha os programas mais populares, era a RTP ou SIC que ganhavam os prémios. Prémios estes supostamente votados pelo grande público. Esses exemplos que tu mencionas foram excepções.

É verdade, mas foi exactamente o que aconteceu antes de 2000 com programas da SIC a perder para programas e figuras da RTP com menor audiência.

Só por curiosidade, os Jardins Proibidos foram nomeados na gala de 2001, tal como o Big Brother.
http://www.record.pt/fora-de-campo/detalhe/globos-de-ouro-sem-tvi-poem-sic-a-ganhar-em-casa.html

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que este tipo de prémios não tem grande interesse em Portugal, porque existem poucas opçoes pra nomear. Por exemplo, só são feitas 4 novelas por ano (5 se contarmos com pseudo-série da da RTP), portanto o leque de nomeados seria muito reduzido e previsivel. Basicamente iam nomear quase todas as novelas feitas no ano...

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Forbidden disse:

Eu acho que este tipo de prémios não tem grande interesse em Portugal, porque existem poucas opçoes pra nomear. Por exemplo, só são feitas 4 novelas por ano (5 se contarmos com pseudo-série da da RTP), portanto o leque de nomeados seria muito reduzido e previsivel. Basicamente iam nomear quase todas as novelas feitas no ano...

Também acho, por acaso.

Novelas e atores principais, basicamente tinham de nomear tudo. Séries, ia ser tudo RTP1. E até no entretenimento, conta-se pelos dedos os programas de qualidade que se têm feito em televisão.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...