Jump to content
Eurovisão 2024: Escolhe os 10 finalistas da Semifinal 2 ×

CNN Portugal


guest_rf

Posts Recomendados

agora mesmo, SorNunz disse:

Um ordenado desses mais o que a empresa tem de pagar de segurança social por ela, não é bem uma gota no oceano. Soma a isso subsidios, diuturinidades. É muito mais útil despedi-la que despedir alguém com menos 20 anos de casa. Claro que não acho que seja justo para alguém que deu 30 anos de si à instituição, mas financeiramente é uma opção compreensível, se a ideia é cortar custos com pessoal.

Infelizmente o lixo dá dinheiro, o futebol dá dinheiro, e a despedir uns tinham de contratar outros para o lugar.

Isso é discutível porque têm de indemnizar os anos de casa ao contrário dos jornalistas novos que devem estar alguns a recibos verdes e que são facilmente descartáveis. 

E volto a dizer, um ordenado de um jornalista é uma gota no oceano nas estrutura salarial da TVI, não é por aí que a estação vai sair do buraco onde está. Nota se que estão a cortar em todo o lado, menos nos salários da direção que deveriam ser os primeiros. 

E muita sorte têm os canais de ainda terem os patrocínios das grandes marcas que não precisam de publicidade na televisão para nada a não ser como optimização fiscal... 

 

há 9 minutos, msm0 disse:

Também têm saído muitos, aliás hoje soube-se que mais um saiu para a cmtv. 

Mas tu sabes mais do que a própria administração do grupo? Eles é que têm acesso a dados detalhados e tomam decisões com base nisso. Acho que ninguém vai despedir alguém só porque sim. 

E despedimentos acontecem em todos os grupos de media neste país com regularidade, é um setor frágil e vai continuar a ser cada vez mais. 

Sim, porque como temos visto nos últimos anos a direção tem tomado excelentes decisões e com grandes resultados... 

Isto é um fórum, se não concordo e acho que eles são maus profissionais eu digo, ponto final. 

E que dados são esses, consegues elaborar ou ficas só pela rama? 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 23 minutos, JM26 disse:

Isso é discutível porque têm de indemnizar os anos de casa ao contrário dos jornalistas novos que devem estar alguns a recibos verdes e que são facilmente descartáveis. 

E volto a dizer, um ordenado de um jornalista é uma gota no oceano nas estrutura salarial da TVI, não é por aí que a estação vai sair do buraco onde está. Nota se que estão a cortar em todo o lado, menos nos salários da direção que deveriam ser os primeiros. 

E muita sorte têm os canais de ainda terem os patrocínios das grandes marcas que não precisam de publicidade na televisão para nada a não ser como optimização fiscal... 

Sim a indemnização custa no momento, mas rapidamente compensa.

Trabalhadores a recibos verdes dão lucro às empresas. Tomara elas que fossem todos...

Infelizmente é assim em todo o lado. Nos salários da direção nem pensam em fazê-lo.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 22 minutos, JM26 disse:

Sim, porque como temos visto nos últimos anos a direção tem tomado excelentes decisões e com grandes resultados... 

Isto é um fórum, se não concordo e acho que eles são maus profissionais eu digo, ponto final. 

E que dados são esses, consegues elaborar ou ficas só pela rama? 

Falei em administração e não em direção.

Podes dizer o que quiseres, como é óbvio. Só estava a dizer que os despedimentos são desencadeados por um motivo e não são feitos só porque sim. 

Os dados que referi são os resultados anuais que resultam da ponderação entre os rendimentos e os gastos necessários para realizar essa atividade, como é óbvio não tenho acesso a esses números tal como tu não tens, por isso é que acho ridículo estar a criticar sem saber :haha: Mas presumo que os resultados atuais não permitem cobrir a despesa, o que leva a perda de dinheiro, logo é necessário reduzir os gastos e optaram por reduzir os custos com o pessoal. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 55 minutos, msm0 disse:

Falei em administração e não em direção.

Podes dizer o que quiseres, como é óbvio. Só estava a dizer que os despedimentos são desencadeados por um motivo e não são feitos só porque sim. 

Os dados que referi são os resultados anuais que resultam da ponderação entre os rendimentos e os gastos necessários para realizar essa atividade, como é óbvio não tenho acesso a esses números tal como tu não tens, por isso é que acho ridículo estar a criticar sem saber :haha: Mas presumo que os resultados atuais não permitem cobrir a despesa, o que leva a perda de dinheiro, logo é necessário reduzir os gastos e optaram por reduzir os custos com o pessoal. 

Essa dos despedimentos não são feitos só porque sim tem a sua graça se pensarmos no caso do Santiago Lagoá. Sei lá se na informação o modus operando não é parecido. 

De qualquer forma não são meia dúzia de despedimentos que miraculosamente vão colocar a CNN PT no verde, não é criticar só porque sim. Além que fosse assim não podíamos criticar nada de televisão porque não estamos no meio e não "sabemos". 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas não comparem casos. O Santiago Lagoá estava a recibos verdes. A TVI não gastou um único cêntimo em o dispensar. Aqui estamos a falar em possivelmente terem de indemnizar um ativo com cerca de 30 anos de casa onde a indemnização pode chegar aos 200 mil euros (se tivermos em conta 4 mil euros mensais de ordenado).

  • Gosto 1
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, EFMR disse:

Mas não comparem casos. O Santiago Lagoá estava a recibos verdes. A TVI não gastou um único cêntimo em o dispensar. Aqui estamos a falar em possivelmente terem de indemnizar um ativo com cerca de 30 anos de casa onde a indemnização pode chegar aos 200 mil euros (se tivermos em conta 4 mil euros mensais de ordenado).

Nao comparo casos, comparo modos de atuar. 

E lá está, dispensarem alguém com tantos anos de casa e terem de pagar uma indemnização alta (assumindo que não há acordo, que acredito não haja porque a Cristina Reyna obviamente com toda a legitimidade vai lutar pelos seus direitos, ainda mais estando longe da idade de reforma) revela alguma falta de orientação. Qualquer indemnização por cessação de contrato de um profissional com tantos anos de casa é largamente superior ao vencimento de 1,2,3 ou mais anos de serviço por isso é que não percebo como é que podem considerar isto uma contenção de custos. 

  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 minutos, JM26 disse:

Nao comparo casos, comparo modos de atuar. 

E lá está, dispensarem alguém com tantos anos de casa e terem de pagar uma indemnização alta (assumindo que não há acordo, que acredito não haja porque a Cristina Reyna obviamente com toda a legitimidade vai lutar pelos seus direitos, ainda mais estando longe da idade de reforma) revela alguma falta de orientação. Qualquer indemnização por cessação de contrato de um profissional com tantos anos de casa é largamente superior ao vencimento de 1,2,3 ou mais anos de serviço por isso é que não percebo como é que podem considerar isto uma contenção de custos. 

porque é que achas que a rtp não se livra de determiandas figuras que andam ali há décadas? o custo de mandar embora uma pessoa com mais de 30 anos de casa é o custo de contratar 3 ou 4 pessoas durante alguns anos a recibos verdes... é um peso no orçamento que ninguém quer ter, sobretudo agora.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, AndreRob disse:

porque é que achas que a rtp não se livra de determiandas figuras que andam ali há décadas? o custo de mandar embora uma pessoa com mais de 30 anos de casa é o custo de contratar 3 ou 4 pessoas durante alguns anos a recibos verdes... é um peso no orçamento que ninguém quer ter, sobretudo agora.

Exactamente o meu ponto, como é  que consideram isto uma contenção de custos? Mais depressa dispensavam estagiários ou jornalistas com menos anos de casa e com menos "visibilidade" do que uma das jornalistas mais antigas da estação (dos pivots actuais acho que é de longe a mais veterana na TVI). Só consideraria normal se a jornalista já estivesse perto da idade de reforma e entrassem num acordo como fizeram em 2020 com a Paula Magalhães por exemplo. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 09/06/2023 at 21:42, JM26 disse:

Nao comparo casos, comparo modos de atuar. 

E lá está, dispensarem alguém com tantos anos de casa e terem de pagar uma indemnização alta (assumindo que não há acordo, que acredito não haja porque a Cristina Reyna obviamente com toda a legitimidade vai lutar pelos seus direitos, ainda mais estando longe da idade de reforma) revela alguma falta de orientação. Qualquer indemnização por cessação de contrato de um profissional com tantos anos de casa é largamente superior ao vencimento de 1,2,3 ou mais anos de serviço por isso é que não percebo como é que podem considerar isto uma contenção de custos. 

Agora fiquei confuso. A jornalista em questão (que ainda não se sabe se é efetivamente a Cristina Reyna) vai sair por bem ou querem ver-se livres dela por questões internas?

Quanto à indemnização, ou muito me engano ou fizeram mais ou menos a mesma coisa na altura em que a Manuela Moura Guedes saiu da TVI daquela forma altamente intempestiva e controversa há 14 anos atrás. Claro que as circunstâncias que envolvem a "suposta saída" de uma e a saída atribulada de outra são incomparáveis a quase todos os níveis, mas não deixa de ser curioso que a Manuela, que nem 10 anos de casa tinha na altura em que foi afastada da TVI, tenha saído com uma indemnização ainda maior, na ordem dos 300 mil euros, do que os números que têm sido avançados neste tópico referentes a um hipotético "rasgar de contrato" unilateral de uma jornalista com três décadas de casa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, Luís Dias disse:

Agora fiquei confuso. A jornalista em questão (que ainda não se sabe se é efetivamente a Cristina Reyna) vai sair por bem ou querem ver-se livres dela por questões internas?

Quanto à indemnização, ou muito me engano ou fizeram mais ou menos a mesma coisa na altura em que a Manuela Moura Guedes saiu da TVI daquela forma altamente intempestiva e controversa há 14 anos atrás. Claro que as circunstâncias que envolvem a "suposta saída" de uma e a saída atribulada de outra são incomparáveis a quase todos os níveis, mas não deixa de ser curioso que a Manuela, que nem 10 anos de casa tinha na altura em que foi afastada da TVI, tenha saído com uma indemnização ainda maior, na ordem dos 300 mil euros, do que os números que têm sido avançados neste tópico referentes a um hipotético "rasgar de contrato" unilateral de uma jornalista com três décadas de casa...

Eu referia me à info que dizia que era a Cristina reyna a ser dispensada e que não tinha chegado a acordo. Não sei se de facto é verdade. Do ponto de vista financeiro não me faz muito sentido, mas não estando dentro do assunto fica a dúvida.

Em relação à indemnização irá depender do salário. Provavelmente a Moura Guedes, como pivot principal da tvi na altura, teria um salário bem acima dos 10 mil euros/mês que justificassem uma indemnização choruda.

Editado por JM26
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Confirma-se, a CNN anda a emitir legendagem automática em alguns programas. Neste caso, foi o GTi acabado de emitir.

A legendagem utiliza o obsoleto teletexto e é igual à americana: em scroll, um novo falante tem a indicação » no início da legenda e as músicas são indicadas com uma nota musical. Por alguma razão, as legendas encontram-se a meio do ecrã. Por fim, dada a utilização do teletexto, há um atraso muito grande.

Contudo, não deixa de ser um bom avanço na acessibilidade, que alguns canais deviam seguir.

 

Para quem tiver MEOBox: sintonizem a CNN quando estiver o indicativo 888 no ecrã e primam o botão de teletexto. Não é necessário escrever 888, são reencaminhados logo para a página

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

7 hours ago, Luís Dias said:

Agora fiquei confuso. A jornalista em questão (que ainda não se sabe se é efetivamente a Cristina Reyna) vai sair por bem ou querem ver-se livres dela por questões internas?

Quanto à indemnização, ou muito me engano ou fizeram mais ou menos a mesma coisa na altura em que a Manuela Moura Guedes saiu da TVI daquela forma altamente intempestiva e controversa há 14 anos atrás. Claro que as circunstâncias que envolvem a "suposta saída" de uma e a saída atribulada de outra são incomparáveis a quase todos os níveis, mas não deixa de ser curioso que a Manuela, que nem 10 anos de casa tinha na altura em que foi afastada da TVI, tenha saído com uma indemnização ainda maior, na ordem dos 300 mil euros, do que os números que têm sido avançados neste tópico referentes a um hipotético "rasgar de contrato" unilateral de uma jornalista com três décadas de casa...

A Manuela Moura Guedes estava na TVI desde 1994. Em 2009 tinha praticamente 15 anos de casa, é certo que com interrupções pelo meio - em que suponho que tenha passado a um regime de licença sem vencimento, nomeadamente quando foi deputada.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 44 minutos, AG. disse:

A Manuela Moura Guedes estava na TVI desde 1994. Em 2009 tinha praticamente 15 anos de casa, é certo que com interrupções pelo meio - em que suponho que tenha passado a um regime de licença sem vencimento, nomeadamente quando foi deputada.

A passagem da Manuela pela TVI em 1994 foi quase relâmpago, uma vez que ela acabou por deixar a informação do canal ainda nesse ano por motivos pessoais (de saúde se não me falha a memória) e bem antes de se tornar deputada pelo CDS na assembleia da república, em 1995.

Em regime contratual e de forma contínua ela esteve na TVI entre 2000 e 2009.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...