Jump to content

CNN Portugal


guest_rf

Posts Recomendados

há 1 hora, Tomás_RL disse:

Não confundir CNN US com CNN Internacional, atenção

Posso dar apenas a título de exemplo o programa da manhã. Não me cabe muito na cabeça um noticiário de um canal de notícias ter conteúdos de infotainment como já vi no CNN This Morning, coisa que não temos por cá no CNN Novo Dia.

Essa é outra que nunca percebi. Nunca vi em qualquer outro lugar do mundo essa atenção redobrada que dão à atualidade internacional, segundo o discurso botabaixista português. Não nos ponhamos a comparar com a Al Jazeera, France 24, BBCs, CNNs e Skys da vida...

Onde é que a CNN US dá atenção à atualidade internacional? A CNN no US fala 95% do tempo de assuntos internos... nenhum canal americano presta atenção à atualidade internacional. É que a CNN que se vê cá pelos operadores de pay TV não é a mesma coisa que a CNN americana.

A BBC News (BBC News Channel antes da fusão com a World News), que atenção dava à atualidade internacional? Talvez ainda menos que a que se dá por cá...

É que há duas coisas a ter em conta quando se fala disto: orçamento para ter uma rede de correspondentes (não convém comparar mercados incomparáveis, com níveis de receita diametralmente opostos... parecendo que não, uma rede de correspondentes custa muito dinheiro) e, em segundo, não comparar canais de notícias nacionais com canais internacionais dedicados e desenhados para um público internacional. CNN US não é a mesma coisa que CNN International; BBC News não era a mesma coisa que a BBC World News; a France 24 não é mesma coisa que a France Info.

Não é por ser um programa mais leve que seja infotainment. O programa só é mais leve no seu estilo de apresentação, como quase todos os programas de informação matinais fora de portugal, nunca lá vi nenhum segmento que se aproxima-se de entretenimento.


Quanto ao internacional. É verdade que falam menos, mas quando falam é com 20x mais qualidade, com reportagens no terreno, mesmo de assuntos como o Sudão que nunca se fala em Portugal. Também é verdade que Portugal não pode ter aquele nível de investimento, mas é igualmente verdade que o investimento vai para coisas de qualidade e critério jornalistico  duvidoso e quando chega ao internacional, nunca há.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Global TV disse:

Não é por ser um programa mais leve que seja infotainment.

Ainda consigo distinguir a forma do conteúdo.

há 1 hora, Global TV disse:

Quanto ao internacional. É verdade que falam menos, mas quando falam é com 20x mais qualidade, com reportagens no terreno, mesmo de assuntos como o Sudão que nunca se fala em Portugal.

Mais uma vez, queres comparar o orçamento? Achas que há alguém que queira andar a fazer esses trabalhos quando o ordenado máximo que atinge na carreira são 2000€ ?

O Sudão é um mau exemplo para pegares. Teve uma cobertura adequada por cá e foi bastante falado.

há 1 hora, Global TV disse:

Também é verdade que Portugal não pode ter aquele nível de investimento, mas é igualmente verdade que o investimento vai para coisas de qualidade e critério jornalistico  duvidoso e quando chega ao internacional, nunca há.

Achas que custa tanto ter uma pessoa a fazer as "investigações" da Sandra Felgueiras como enviar uma equipa de reportagem para a Somália?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Tomás_RL disse:

Ainda consigo distinguir a forma do conteúdo.

Mais uma vez, queres comparar o orçamento? Achas que há alguém que queira andar a fazer esses trabalhos quando o ordenado máximo que atinge na carreira são 2000€ ?

O Sudão é um mau exemplo para pegares. Teve uma cobertura adequada por cá e foi bastante falado.

Achas que custa tanto ter uma pessoa a fazer as "investigações" da Sandra Felgueiras como enviar uma equipa de reportagem para a Somália?

Então se sabes distinguir a forma do conteúdo, qual o conteúdo de entretenimento do programa?
 

Quanto ao orçamento, lá está, eu disse que os canais portugueses não podiam ter aquele investimento e por isso mesmo têm uma pior cobertura. Tu é que disseste que a cobertura portuguesa era melhor o que é incontornávelmente mentira e nunca poderia ser assim com as condições que têm (embora pudessem investir mais, mas não querem).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O ator Lucas Dutra está a trabalhar como realizador e editor no programa Pitch Brand&Content.

Lucas Dutra tirou o curso de realização em Londres, área que o ator sempre ambicionou trabalhar e pela qual sempre teve grande interesse e curiosidade. Aos 23 anos, este é o primeiro trabalho na realização do ator.

LPic64a5fe649913c2132377046.jpg

Editado por Filipe
  • Gosto 13
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, Global TV disse:

Então se sabes distinguir a forma do conteúdo, qual o conteúdo de entretenimento do programa?
 

Quanto ao orçamento, lá está, eu disse que os canais portugueses não podiam ter aquele investimento e por isso mesmo têm uma pior cobertura. Tu é que disseste que a cobertura portuguesa era melhor o que é incontornávelmente mentira e nunca poderia ser assim com as condições que têm (embora pudessem investir mais, mas não querem).

Basta ver logo o programa de estreia... uma entrevista ao Bryant Gumbel. Não digo que não tenha interesse, mas é algo que encaixa mais num morning show de infotainment como um Esta Manhã do que num formato como o CNN Bom Dia, para usar os equivalentes nacionais.

Então, achas que faz sentido criticares que a cobertura seja pior quando nunca vão ter as mesmas condições para fazer o trabalho que outros fazem? Como é que te podes querer comparar com a BBC, a Sky, a France 24 ou a CNN Internacional quando os orçamentos são absurdamente diferentes? Como disse o @AG., temos de nos comparar, para essa análise, com os mercados com a dimensão e poder de fogo do nosso. O que estás a fazer é comparar um Smart com um Mercedes Classe S.

E é verdade que por cá se consegue fazer às vezes melhor até do que lá fora e até com menos. Bastou ver a cobertura que as TVs nacionais fizeram com as equipas de enviados especiais à Ucrânia... RTP, SIC e TVI/CNN conseguiram fazer trabalhos de nível internacional com apenas com um repórter e um repórter de imagem, às vezes ajudados depois também por locais que serviam de guia. Todas as grandes cadeias, em cima disto, levam sempre uma série de produtores e malta para fazer research atrás deles.

Como assim podiam investir mais? Só se fosse a RTP, porque da maneira como estão os privados não vejo grande margem... Basta pegar já no exemplo das contas da Média Capital que tem acumulado prejuízos (evidente que não vai ser por muito tempo, mas é o que é)... Em Portugal, o jornalismo luta para conseguir sobreviver financeiramente, quanto mais conseguir ter lucro. Nos jornais, por exemplo, o Público é um jornal cronicamente deficitário... vai-se investir dinheiro que não há?

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Tomás_RL disse:

Basta ver logo o programa de estreia... uma entrevista ao Bryant Gumbel. Não digo que não tenha interesse, mas é algo que encaixa mais num morning show de infotainment como um Esta Manhã do que num formato como o CNN Bom Dia, para usar os equivalentes nacionais.

Então, achas que faz sentido criticares que a cobertura seja pior quando nunca vão ter as mesmas condições para fazer o trabalho que outros fazem? Como é que te podes querer comparar com a BBC, a Sky, a France 24 ou a CNN Internacional quando os orçamentos são absurdamente diferentes? Como disse o @AG., temos de nos comparar, para essa análise, com os mercados com a dimensão e poder de fogo do nosso. O que estás a fazer é comparar um Smart com um Mercedes Classe S.

E é verdade que por cá se consegue fazer às vezes melhor até do que lá fora e até com menos. Bastou ver a cobertura que as TVs nacionais fizeram com as equipas de enviados especiais à Ucrânia... RTP, SIC e TVI/CNN conseguiram fazer trabalhos de nível internacional com apenas com um repórter e um repórter de imagem, às vezes ajudados depois também por locais que serviam de guia. Todas as grandes cadeias, em cima disto, levam sempre uma série de produtores e malta para fazer research atrás deles.

Como assim podiam investir mais? Só se fosse a RTP, porque da maneira como estão os privados não vejo grande margem... Basta pegar já no exemplo das contas da Média Capital que tem acumulado prejuízos (evidente que não vai ser por muito tempo, mas é o que é)... Em Portugal, o jornalismo luta para conseguir sobreviver financeiramente, quanto mais conseguir ter lucro. Nos jornais, por exemplo, o Público é um jornal cronicamente deficitário... vai-se investir dinheiro que não há?

São entrevistas normais que todos os canais têm. 

Mas eu não disse que tinham de ser iguais!! Vocês é que disseram que a cobertura portuguesa era melhor!! Onde é que isto é possível?

Sim, acho que os canais se tivessem preocupados em informar como deve ser conseguiam investir mais no internacional do que outras coisas... Dinheiro há sempre para certas e determinadas coisas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 40 minutos, Global TV disse:

Mas eu não disse que tinham de ser iguais!! Vocês é que disseram que a cobertura portuguesa era melhor!! Onde é que isto é possível?

Do meu ponto de vista, quando uma estação com um orçamento infinitamente inferior consegue fazer um trabalho com a mesma qualidade de uma grande cadeia global com muito mais recursos, já está a fazer melhor trabalho que os outros. E ninguém disse aqui, acho, que era melhor nesses termos. Disseram foi que o que se faz cá compara bem (ideia de igualdade, não de superioridade) com o que se faz lá fora e, isto disse eu, por vezes, até comparam melhor (para mim, fazer igual com o mesmo orçamento é fazer melhor). Já para não falar das reportagens em si... Recordemo-nos de alguns dos trabalhos que repórteres como a Cândida Pinto, a Carla Rodrigues, a Cristina Reyna ou Sérgio Furtado nos mandaram (com um cuidado no texto e na montagem que, para mim, lá fora muitas vezes se negligencia). Qualquer um destes nomes, acho eu, apresentou trabalhos de melhor qualidade que estrelas como a Clarissa Ward e outros, mas é a minha opinião.

Mas acho que já percebemos que temos visões diferentes e que não vamos concordar, de qualquer das formas :cryhappy:

há 48 minutos, Global TV disse:

Dinheiro há sempre para certas e determinadas coisas...

Normalmente, se gerarem receitas. Eu não sou grande adepto de futebol, por isso acho ridículo o investimento que fazem da cobertura da coisa nos canais de notícias em Portugal. Mas a verdade é que isso deve ser dos maiores agregadores de audiência e, por isso, de receita que têm.

E para financiar a cobertura de certas coisas (muitas vezes de internacional) que dão prejuízo é necessário investir noutras que dão mais retorno para compensar. Não acredito que tenha compensado mandar o Óscar Cordeiro de Londres para Paris na semana passada só para aguentar enquanto o enviado de Lisboa não chegava lá (e foi só por um dia). Isso depois tem de ser pago de alguma forma.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não acham estranho que a Cristina Reyna tenha deixado o jornalismo, mas comenta os assuntos da atualidade na sua conta de Twitter com grande frequência? É que nem fez um período de nojo. Não sei, não sei... diria que há história para estes lados. 

Editado por Miguelão
  • Haha 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 minutos, Miguelão disse:

Não acham estranho que a Cristina Reyna tenha deixado o jornalismo, mas comenta os assuntos da atualidade na sua conta de Twitter com grande frequência? É que nem fez um período de nojo. Não sei, não sei... diria que há história para estes lados. 

A Cristina é livre de continuar a comentar na sua rede social pessoal :abismado4: a mulher abandonou o jornalismo, mas continua a ter opinião propria acho eu xD

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

12 minutes ago, Miguelão said:

Não acham estranho que a Cristina Reyna tenha deixado o jornalismo, mas comenta os assuntos da atualidade na sua conta de Twitter com grande frequência? É que nem fez um período de nojo. Não sei, não sei... diria que há história para estes lados. 

Se a saída tivesse sido de outra forma, até poderia acreditar nisso, mas foi da forma como foi, não me parece. Além de que uma coisa é deixar o jornalismo, outra é deixar de acompanhar a atualidade. Diria que até pode é tentar outra coisas, como trabalhar em comunicação política, ou algo do género, como a Ruela fez.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Cristina é livre de continuar a comentar na sua rede social pessoal :abismado4: a mulher abandonou o jornalismo, mas continua a ter opinião propria acho eu xD
Só se fizer um comeback de mansinho como comentadora tal como a Anabela Neves...

Enviado do meu M2010J19SY através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 08/07/2023 at 00:10, Miguelão disse:

Não acham estranho que a Cristina Reyna tenha deixado o jornalismo, mas comenta os assuntos da atualidade na sua conta de Twitter com grande frequência? É que nem fez um período de nojo. Não sei, não sei... diria que há história para estes lados. 

De todo. 

Todos temos o direito ao livre exercício da democracia independentemente do nosso status laboral.

A Constança Cunha e Sá também esteve bastante tempo afastada da televisão, e não foi por isso que deixou de ser uma presença assídua no Twitter.

Editado por Luís Dias
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal, talvez não tenha sido claro no ponto a que pretendo chegar. Como é óbvio, ninguém está aqui a querer colocar em causa a liberdade de opinião, esse nem sequer foi o tema da minha intervenção.

On 07/07/2023 at 23:10, Miguelão disse:

Não acham estranho que a Cristina Reyna tenha deixado o jornalismo, mas comenta os assuntos da atualidade na sua conta de Twitter com grande frequência? É que nem fez um período de nojo. Não sei, não sei... diria que há história para estes lados. 

Como repararão, o que eu estranhei foi o facto de a Cristina não ter feito aquilo a que chamamos de "período de nojo" (afastar-se da luzes da ribalta, no caso). Assumindo que foi uma decisão da própria em sair do jornalismo, é estranho, não entendível, que esta continue a marcar uma presença assídua na rede social, comentando assuntos da atualidade, sem ter feito uma "pausa", percebem? Ora, isto leva-me a questionar, então, o porquê de ter abandonado a carreira. Pra mim, um ponto [o de deixar o jornalismo] necessariamente implica o outro [comentar assuntos da atualidade na sua rede social, sem sequer ter feito uma "pausa"].

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vi em direto o momento em que a notícia surgiu em exclusivo na CNN, às 10h32.
3 ou 4 minutos depois a CMTV lançou a Taninha Laranjas num qualquer sítio que não a casa do Rui Rio... A SIC N e a RTP3 só pegaram no assunto... quase 15 minutos depois.

Entretanto, vi ontem com atenção o Town Hall a partir da Universidade de Aveiro que a partir das 23h30 teve 20 minutos de análise com a Cristina Azevedo e o Sebastião Bugalho. Hoje esperava que os dois estivessem no mesmo local para o 2º dia, mas o Bugalho já estava à tarde em Lisboa a comentar as buscas a casa do Rio.
Levaram-no a Aveiro de próposito só para fazer uma análise de 20 minutos? Depois como é que não querem ter prejuízo? :ew:

Editado por canal5
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 horas, canal5 disse:

Vi em direto o momento em que a notícia surgiu em exclusivo na CNN, às 10h32.
3 ou 4 minutos depois a CMTV lançou a Taninha Laranjas num qualquer sítio que não a casa do Rui Rio... A SIC N e a RTP3 só pegaram no assunto... quase 15 minutos depois.

Foi daqueles casos em que a CNN chegou antes da polícia :surpresa_manuela:

  • Haha 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

CNN Portugal acompanha Eleições em Espanha no próximo domingo

Domingo, 23 de julho, a CNN Portugal vai acompanhar todos os pormenores do escrutínio eleitoral para escolher quem governará Espanha durante os próximos quatro anos.

A cobertura das eleições será feita durante uma emissão especial que começa às 19h e termina às 02h, conduzida por Sara Melo Rocha e André Carvalho Ramos.

No terreno, a CNN Portugal contará com duas equipas de reportagem em permanência, que irão acompanhar todos os desenvolvimentos. Filipe Caetano e Sofia Santana vão, em Espanha, sentir o pulso à população nas horas decisivas deste processo eleitoral. Em estúdio, estarão, como sempre, os melhores comentadores e analistas para ajudar a compreender todas as nuances e implicações do resultado eleitoral.

  • Gosto 6
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...