Jump to content

Opto SIC [Tópico Geral]


Filipe S.

Posts Recomendados

há 3 minutos, Da ni el disse:

Não sei se o público que compra Netflix é o público que o OPTA está a tentar chegar. Obviamente que há ali um target que vê Netflix e que vê tv portuguesa que estará suscetível a comprar este serviço. No entanto, penso que o caminho que a SIC deve tentar percorrer é levar pessoas que não têm atualmente nenhum desses serviços (porque acham caro, porque não gostam de produtos falados em inglês, etc.) a subscrever este novo serviço que fala português, que é mais barato e que é mais versátil do que a Netflix (é genial a ideia da informação de 10 e 20 minutos, isso pode atrair público que já compra o Expresso online ou o Observador, por exemplo). Apesar de ser um target mais pequeno, penso que a ideia é começar por encontrar esse público que passa a ter necessidade de um produto que ainda não existe (uma espécie de SIC 2.0.). Admiro muito este passo da SIC, é de louvar o quão atento o canal está ao mercado. 

De certa forma também admiro e aplaudo de pé a ousadia da SIC! A questão não é essa! Apenas sinto que, analisando friamente a situação, estão a criar algo que vai agradar a um público bastante específico e que já têm ofertas para as suas necessidades (e que normalmente é um público que não gosta de se associar às televisões generalistas). Não acho que a questão económica vá desempatar alguma coisa aqui, porque se eu tiver a ideia de que quero ter um serviço desses tanto dou 4 euros por isto como 5 pela HBO por mês. Eu dou os parabéns se conseguirem, mas não acho que isto é uma ideia super hiper mega brilhante do ponto de vista do retorno.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 41 minutos, Ruben Fonseca disse:

Não acho que seja comparável o mercado de e-sports com o das plataformas de séries. Basta olharmos para um The Mandalorian no Disney+ ou um La Casa de Papel na Netflix e vemos que o buzz nunca poderá ser comparável com uma série que a SIC lance na sua plataforma. Achar que o passa-palavra vai ser semelhante ou que a curiosidade seja a mesma, quando a própria Disney+/HBO/Netflix têm um investimento completamente superior e nada comparável ao mercado português, e podem lançar N vezes mais séries e filmes por ano, é ser irrealista.

É esse o meu único "senão", porque, como já disse, em tudo o resto acho que foi um passo importante e bastante positivo a pensar no futuro. A questão é mesmo se esse futuro será sustentável a longo prazo quando o mercado de plataformas de streaming de séries podem facilmente colocar esta plataforma num canto em quantidade e até mesmo diversidade e qualidade de oferta, que é esse o principal motivo de adesão a uma plataforma de streaming de entretenimento em primeiro lugar.

Não estava a comparar, claro que não embora o mercado de e-sports já crie muitos empregos em Portugal entre streamers e apresentadores como os da RTP Arena.
De resto é uma questão global mas especificamente cultural portuguesa, as pessoas pouco querem saber se o orçamento de uma série da Netflix é 40x superior a algo que se faça em Portugal e algumas acusam-nas logo de serem cópias de qualquer coisa, venham de onde venham.
A minha esperança é que a SIC tem uma proximidade junto a públicos mais jovens que a RTP não tem nem por sombras, na verdade não aproveitam absolutamente nada a RTP Arena para publicitar as séries da RTP Play, é só mesmo dar o nome.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

SIC lança serviço de streaming em Novembro
[IMG]
A SIC vai lançar em Novembro uma OTT. A OPTO SIC, nome do serviço de streaming do canal da Impresa, foi anunciado hoje, dia em que a estação celebra 28 anos. Conteúdos exclusivos de César Mourão, Ricardo Araújo Pereira, Bruno Nogueira e Ljubomir Stanisic. as séries A Generala e O Clube e um magazine informativo com Clara de Sousa e um documentário de Sofia Pinto Coelho são alguns dos formatos que a Impresa destaca neste novo projecto.

“A SIC nasceu líder. Líder na independência. Líder no inconformismo. Líder na inspiração. O futuro da SIC passa por fazer sempre mais e melhor. E hoje damos mais um passo nesse caminho, através do lançamento de uma nova plataforma que revolucionará o panorama dos media em Portugal e, mais importante, constituirá uma nova forma do nosso público poder aceder aos melhores conteúdos audiovisuais portugueses”, garante Francisco Pedro Balsemão, CEO do grupo.

A “OPTO SIC terá duas versões: uma versão gratuita, com um catálogo contendo centenas de séries, documentários, novelas, sketches e outros formatos, sempre com a chancela de qualidade SIC; e uma versão premium, à qual se acrescenta à versão base conteúdos exclusivos e a possibilidade de ver episódios de novelas que passam na antena na SIC 24h antes da sua emissão, ‘catchup’ de 30 dias SIC generalista e dois noticiários diários com a possibilidade de escolher entre a duração de 10, 15 ou 20 minutos”, explica a estação. A versão premium tem um custo mensal de 3,99 euros, 39,99 se se tratar de uma assinatura anual.

A OTT estará também disponível fora de Portugal. “A experiência de utilização e de navegação será ao nível das de plataformas internacionais que já existem no nosso país. Mas ao contrário desses serviços de streaming, ao optar-se pela SIC, opta-se por Portugal e pela portugalidade. OPTO SIC porque apenas nesta plataforma se poderão encontrar os melhores conteúdos portugueses”, acrescenta Francisco Pedro Balsemão. Para o exterior haverá um plano especifico de subscrição, cujas condições não foram reveladas. Por revelar está também se a OTT estará presente em algum operador, tal como a Netflix ou a HBO.

“A SIC opta por estar sempre um passo à frente dos outros. A SIC opta por agarrar nas rédeas do seu destino e não se deixar dominar pelas circunstâncias. A SIC opta por dar ao seu público o que ele quer, quando ele quer e onde quer. A SIC opta por ser o maior produtor e exportador de conteúdos portugueses no mundo. A SIC opta pela curadoria dos seus conteúdos em qualquer plataforma. A SIC opta por criar valor, sempre”, conclui Francisco Pedro Balsemão, no dia em que apresentou as principais novidades do canal.

O plano de comunicação da nova plataforma SIC teve início no dia 28 de Setembro, data a partir da qual foram introduzidos em vários programas da SIC objectos ou vestuário em tons de roxo, a cor da OPTO SIC. “Uma campanha inovadora com o objetivo de suscitar a curiosidade dos nossos espectadores”, diz a estação.

Até ao lançamento, no próximo mês, o valor da subscrição anual é de 29,99 euros. Para as próximas semanas a Impresa promete também novidades sobre o projecto na área de e-sports.

Fonte:https://www.meiosepublicidade.pt/2020/10/sic-lanca-servico-streaming-novembro/

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 53 minutos, canal5 disse:

Não estava a comparar, claro que não embora o mercado de e-sports já crie muitos empregos em Portugal entre streamers e apresentadores como os da RTP Arena.
De resto é uma questão global mas especificamente cultural portuguesa, as pessoas pouco querem saber se o orçamento de uma série da Netflix é 40x superior a algo que se faça em Portugal e algumas acusam-nas logo de serem cópias de qualquer coisa, venham de onde venham.
A minha esperança é que a SIC tem uma proximidade junto a públicos mais jovens que a RTP não tem nem por sombras, na verdade não aproveitam absolutamente nada a RTP Arena para publicitar as séries da RTP Play, é só mesmo dar o nome.

Sim a SIC tem uma proximidade muito maior com os jovens e o publico no geral que a RTP não tem (e dificilmente terá no futuro). E isso é uma grande vantagem para a SIC.

A TVI que ao que parece vai renovar o TVI Player e provavelmente poderá tirar ideias da plataforma da SIC, tem a mesma vantagem em termos de publico que a SIC.

A RTP, essa sim está numa situação bem mais complicada que as privadas, pois tirando o publico mais velho, quase ninguém olha para a RTP e isso é preocupante.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Da ni el disse:

Sim, a fragmentação para o consumidor não é positiva. A Netflix era mais atractiva quando tinha séries que agora estão na HBO ou na Disney, apesar de para mim ainda ser a única plataforma com conteúdo bom o suficiente para se pagar mensalidade. Também tenho a sensação que no futuro vai haver uma concentração novamente, mas pronto

Eu não sei como são os números dos assinantes de streaming em Portugal, mas acho que se não fossem as ofertas das operadoras, ora agora oferecem Netflix(meo atualmente) ou HBO (Vodafone) não sei se estaria a ser um mercado muito lucrativo cá, Netflix ainda conheço uns assinantes, de resto.. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Lu Bloqueada até 03.08 disse:

Se fizerem aquela treta das 24 horas antes e se tiverem de cortar ou alongar um episódio num determinado dia, vai rapidamente tornar-se inviável.

Eu estou a falar das novelas já terminadas, que já não estão em exibição na generalista.

Das que vão colocar os episódios 24 horas antes de passarem na SIC, pois não sei o que vão fazer nesse caso.

há 4 minutos, Oliveranto disse:

Eu não sei como são os números dos assinantes de streaming em Portugal, mas acho que se não fossem as ofertas das operadoras, ora agora oferecem Netflix(meo atualmente) ou HBO (Vodafone) não sei se estaria a ser um mercado muito lucrativo cá, Netflix ainda conheço uns assinantes, de resto.. 

Conheço assinantes da Netflix, das outras não. A Netflix é de certeza a líder do streaming em Portugal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, Lu Bloqueada até 03.08 disse:

E o público noveleiro do Brasil? Se os produtos tiverem legendas, acham que poderão a vir ser consumidos por esse público?

Ainda por cima andam há meses sem novelas novas a passar lá.

Acho que Sim .

Mas nao sei até que Ponto a SIC e a Globo nao fazem troca de catálogo.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 16 minutos, Lu Bloqueada até 03.08 disse:

E o público noveleiro do Brasil? Se os produtos tiverem legendas, acham que poderão a vir ser consumidos por esse público?

Ainda por cima andam há meses sem novelas novas a passar lá.

Tem que ter legendas? Acho que sim, ao que parece o publico noveleiro do Brasil até aprecia as nossas novelas, pelo menos do que leio na net tenho essa percepção.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, Lu Bloqueada até 03.08 disse:

Tem de ter, a maioria tem dificuldade em perceber várias palavras.

São como os espanhóis, não entendem quase nada do que nós dizemos :haha:.

Curiosamente nós portugueses aprendemos outras línguas (e variantes da nossa língua) com mais facilidade. 

Editado por D91
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, D91 disse:

São como os espanhóis, não entendem quase nada do que nós dizemos :haha:.

Curiosamente nós portugueses aprendemos outras linguas (e variantes da nossa lingua) com mais facilidade. 

Normal. Grande parte dos países está habituado a ter tudo dobrado, ao contrário de Portugal. 

Nós tendo os produtos legendados vamos apanhando umas pelas outras.

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Lu Bloqueada até 03.08 disse:

E também vemos Globo há décadas xD

Ya temos essa vantagem. Há muitas décadas que vemos novelas brasileiras sem legenda. Aliás do que me lembro, até as novelas venezuelanas e mexicanas que passaram na nossa televisão não tinham legendas. E isso contribuiu muito para nós percebermos melhor o que eles dizem.

Aqui ao lado em Espanha é tudo dobrado na televisão. Alguns canais espanhóis já passaram novelas brasileiras (inclusive da Globo) e é tudo dobrado, caso contrário eles não entendiam nada. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...