Jump to content

Opto SIC [Tópico Geral]


Filipe S.

Posts Recomendados

há 15 minutos, Hugo disse:

Por mais 1€ consegues aderir ao Disney+ ou à HBO, que tem conteúdos muito mais atraentes e também em português. Daí eu dizer que acaba por ser caro.

Quando digo que vai ter mais adesão no estrangeiro falo de emigrantes e não de estrangeiros.

Não sei que contas fizeste migx mas eu pago 6.99 pela plus ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, Ruben Fonseca disse:

Estou dividido. A realidade é que entre Netflix, Disney +, Apple TV ou HBO, a larga maioria das pessoas que realmente subscrevem a serviços de streaming não estão nem aí viradas para um serviço de streaming de um canal nacional. É a realidade, falar em pseudo-patrotismos é irrelevante (até porque há uma aposta cada vez maior em produtos portugueses com a HBO e a Netflix está a seguir-lhe os passos). Não acho que seja um tiro no pé, no entanto - principalmente para quem vive no estrangeiro. Mesmo assim, deve ser subscrita por um nicho muito pequeno que me faz duvidar da sua rentabilidade a médio e longo prazo.

Isto agora vai ser muito divulgado nas próximas semanas, o que vai gerar curiosidade nas pessoas.

Eles arriscaram e fizeram bem. Pode dar certo ou não. Mas quem não arrisca...

Acho que se conseguirem chamar muitos dos espectadores do canal já é bom para o inicio e depois há sempre o passa palavra...

há 3 minutos, Lu Bloqueada até 03.08 disse:

Eu gostava era de saber o catálogo certo porque só quero ver A Generala.

Pode ser que divulguem o catálogo, quando lançarem o site nas próximas horas. Espero que sim.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Peter disse:

Espero bem que esta OPTO tenha novelas e séries antigas, comprem os direitos de transmissão da Floribella, do Médico de Família, do Neco, etc.

A Floribella deve estar, as outras que referiste não sei, mas eu gostava de rever todos os episódios do Neco.

As novelas acredito que devam estar quase todas, eles sabem que há muita curiosidade das pessoas que querem aderir à plataforma.

  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

44 minutes ago, D91 said:

Destaco esta parte:

A OPTO SIC terá duas versões: uma versão gratuita, com um catálogo contendo centenas de séries, documentários, novelas, sketches e outros formatos, sempre com a chancela de qualidade SIC; e uma versão premium, à qual se acrescenta à versão base conteúdos exclusivos e a possibilidade de ver, 24h antes da sua emissão, episódios de novelas que passam na antena na SIC, ‘catchup’ de 30 dias SIC generalista e dois noticiários diários com a possibilidade de escolher entre a duração de 10, 15 ou 20 minutos.

A plataforma estará disponível em todo o mundo!

https://expresso.pt/cultura/2020-10-06-SIC-lanca-servico-de-streaming-Opto

Isso quer dizer que, no que diz respeito às novelas, a única diferença entre a versão paga e a gratuita é que na versão paga se pode ver os episódios 24h antes de serem emitidos na SIC?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora mesmo, Diogo Marreiros disse:

Isso quer dizer que, no que diz respeito às novelas, a única diferença entre a versão paga e a gratuita é que na versão paga se pode ver os episódios 24h antes de serem emitidos na SIC?

No que diz respeito às novelas sim. Mas na versão paga tens acesso a mais conteúdos exclusivos da plataforma, como as séries, informação, etc.

  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O preço "normal" é puxadito para o público português que pode ter acesso a esses conteúdos mais facilmente, para começar podiam ir pelo preço mais baixo e, para ano, subir para esses preços. Agora, nos emigrantes vão conseguir arranjar aí um bom público. 

O nome estranha-se mas entranha-se e faz sentido. :cryhappy: Começo a gostar.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 29 minutos, Ruben Fonseca disse:

Estou dividido. A realidade é que entre Netflix, Disney +, Apple TV ou HBO, a larga maioria das pessoas que realmente subscrevem a serviços de streaming não estão nem aí viradas para um serviço de streaming de um canal nacional. É a realidade, falar em pseudo-patrotismos é irrelevante (até porque há uma aposta cada vez maior em produtos portugueses com a HBO e a Netflix está a seguir-lhe os passos). Não acho que seja um tiro no pé, no entanto - principalmente para quem vive no estrangeiro. Mesmo assim, deve ser subscrita por um nicho muito pequeno que me faz duvidar da sua rentabilidade a médio e longo prazo.

Sinto um bocado isto. Se fosse para aderir a uma plataforma, já teria aderido. Em princípio isto não vai fazer com que pessoas que que não aderem a plataformas o façam. Parece é que estão a lutar pelo mercado de "pessoas que aderem a plataformas em Portugal". No entanto, não sei se as pessoas que o fazem aderirão a esta plataforma ou sentirão algo como "Boa tentativa, mas a HBO/Netflix já faz isto e tem oferta mais diversa". Além de que, de certa forma, parece haver uma espécie de elitismo por parte das pessoas que aderem a estas plataformas (sei que obviamente não são 100% das pessoas, mas são bastantes) que se gabam de não ver televisão generalista, mas às tantas acabam por ver produtos que têm todas as características de uma novela mas que comem aquilo às colheres porque é na tal plataforma e se chama "série". Essas pessoas vão mesmo aderir a uma plataforma que parte de uma televisão generalista? Até pode ter séries iguais ou melhores à das outras plataformas, mas logo à partida a plataforma vai sofrer desse estigma.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui está mais informação da OPTO SIC: 

https://sicnoticias.pt/pais/2020-10-06-OPTO-o-servico-de-streaming-da-SIC

Nas primeiras semanas após o lançamento do serviço, o serviço OPTO SIC terá, em exclusivo, “Esperança”, uma nova série cómica de César Mourão, duas séries dramáticas, “A Generala”, com Soraia Chaves, Margarida Marinho, Vitória Guerra e Carolina Carvalho, baseada numa história real, e “O Clube”, com Sara Matos, Filipa Areosa, Margarida Vila Nova e José Raposo.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 42 minutos, Ruben Fonseca disse:

Eu não acho que seja um tiro no pé. É uma entrada importante e um sinal de que os canais portugueses, neste caso a SIC, estão atentas à evolução dos serviços de streaming e da própria televisão.

Mas tudo isso que referes é mais wishful thinking do que propriamente a realidade. A Netflix teve uma entrada em Portugal que demorou o seu tempo. O próprio buzz e passa palavra que referes são de conteúdos que, de facto, são bastante divulgados não só em Portugal, como um pouco por todo o mundo. Comparar isso com séries e novelas portuguesas, num target que sobretudo subscreve a serviços de streaming, quando não há absolutamente nada que indique que esse interesse exista da mesma forma que com séries internacionais é irrealista. A Generala ou O Clube vão ser produtos com uma aderência que nunca poderá ser comparável às dezenas de temporadas que todos os outros serviços de streaming lançam num ano - fora filmes, documentários e outros lançamentos que, de facto, fazem uma pessoa ter essa curiosidade em subscrever um serviço de streaming. Goste-se ou não, esse ponto de igualdade de um passa-palavra entre um Opto ou um, por exemplo, Disney+ não existe.

Vamos ficar a saber em muito pouco tempo se o atraso desde o surgimento dessas plataformas vai ser fatal ou não. Parece um pouco que estão com esse receio, por isso até tentam ludibriar as pessoas a dizer coisas como "o mercado do E-Sports não existe em Portugal" quando já é aposta da RTP e Sport TV há anos.
Uma coisa é certa, se correr bem vai garantir o futuro da SIC e ficar um passo à frente das outras.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 34 minutos, Phoenix disse:

Sinto um bocado isto. Se fosse para aderir a uma plataforma, já teria aderido. Em princípio isto não vai fazer com que pessoas que que não aderem a plataformas o façam. Parece é que estão a lutar pelo mercado de "pessoas que aderem a plataformas em Portugal". No entanto, não sei se as pessoas que o fazem aderirão a esta plataforma ou sentirão algo como "Boa tentativa, mas a HBO/Netflix já faz isto e tem oferta mais diversa". Além de que, de certa forma, parece haver uma espécie de elitismo por parte das pessoas que aderem a estas plataformas (sei que obviamente não são 100% das pessoas, mas são bastantes) que se gabam de não ver televisão generalista, mas às tantas acabam por ver produtos que têm todas as características de uma novela mas que comem aquilo às colheres porque é na tal plataforma e se chama "série". Essas pessoas vão mesmo aderir a uma plataforma que parte de uma televisão generalista? Até pode ter séries iguais ou melhores à das outras plataformas, mas logo à partida a plataforma vai sofrer desse estigma.

Não sei se o público que compra Netflix é o público que o OPTA está a tentar chegar. Obviamente que há ali um target que vê Netflix e que vê tv portuguesa que estará suscetível a comprar este serviço. No entanto, penso que o caminho que a SIC deve tentar percorrer é levar pessoas que não têm atualmente nenhum desses serviços (porque acham caro, porque não gostam de produtos falados em inglês, etc.) a subscrever este novo serviço que fala português, que é mais barato e que é mais versátil do que a Netflix (é genial a ideia da informação de 10 e 20 minutos, isso pode atrair público que já compra o Expresso online ou o Observador, por exemplo). Apesar de ser um target mais pequeno, penso que a ideia é começar por encontrar esse público que passa a ter necessidade de um produto que ainda não existe (uma espécie de SIC 2.0.). Admiro muito este passo da SIC, é de louvar o quão atento o canal está ao mercado. 

Editado por Da ni el
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 28 minutos, canal5 disse:

Vamos ficar a saber em muito pouco tempo se o atraso desde o surgimento dessas plataformas vai ser fatal ou não. Parece um pouco que estão com esse receio, por isso até tentam ludibriar as pessoas a dizer coisas como "o mercado do E-Sports não existe em Portugal" quando já é aposta da RTP e Sport TV há anos.
Uma coisa é certa, se correr bem vai garantir o futuro da SIC e ficar um passo à frente das outras.

Não acho que seja comparável o mercado de e-sports com o das plataformas de séries. Basta olharmos para um The Mandalorian no Disney+ ou um La Casa de Papel na Netflix e vemos que o buzz nunca poderá ser comparável com uma série que a SIC lance na sua plataforma. Achar que o passa-palavra vai ser semelhante ou que a curiosidade seja a mesma, quando a própria Disney+/HBO/Netflix têm um investimento completamente superior e nada comparável ao mercado português, e podem lançar N vezes mais séries e filmes por ano, é ser irrealista.

É esse o meu único "senão", porque, como já disse, em tudo o resto acho que foi um passo importante e bastante positivo a pensar no futuro. A questão é mesmo se esse futuro será sustentável a longo prazo quando o mercado de plataformas de streaming de séries podem facilmente colocar esta plataforma num canto em quantidade e até mesmo diversidade e qualidade de oferta, que é esse o principal motivo de adesão a uma plataforma de streaming de entretenimento em primeiro lugar.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 53 minutos, Lusitana disse:

A verdade é que, se os conteúdos exclusivos da plataforma de streaming fossem exibidos em televisão, tornariam a SIC um canal com mais qualidade e diversidade: séries, documentários, um outro tipo de entretenimento... mas isto já tem a ver com o meu gosto pessoal!

Vão chegar à TV. A SIC não tem orçamento para que os seus produtos se limitem a uma plataforma paga.

há 3 minutos, Ruben Fonseca disse:

Não acho que seja comparável o mercado de e-sports com o das plataformas de séries. Basta olharmos para um The Mandalorian no Disney+ ou um La Casa de Papel na Netflix e vemos que o buzz nunca poderá ser comparável com uma série que a SIC lance na sua plataforma. Achar que o passa-palavra vai ser semelhante ou que a curiosidade seja a mesma, quando a própria Disney+/HBO/Netflix têm um investimento completamente superior e nada comparável ao mercado português, e podem lançar N vezes mais séries e filmes por ano, é ser irrealista.

É esse o meu único "senão", porque, como já disse, em tudo o resto acho que foi um passo importante e bastante positivo a pensar no futuro. A questão é mesmo se esse futuro será sustentável a longo prazo quando o mercado de plataformas de streaming de séries podem facilmente colocar esta plataforma num canto em quantidade e até mesmo diversidade e qualidade de oferta, que é esse o principal motivo de adesão a uma plataforma de streaming de entretenimento em primeiro lugar.

Também não estou a ver isto a deslanchar tão facilmente. A Globoplay, que é da Globo, só começou a crescer com o BBB e o catálogo de novelas antigas. Produziram dezenas de séries exclusivas, que levaram a marca a outro patamar e atingiram um certo segmento, mas foram mesmo as novelas antigas e conteúdos estrangeiros que fizeram a diferença. E se está a ser um caminho tão difícil para a Globo, imagino para a SIC que perto da primeira é quase nula. A informação conquistará um nicho diferente do habitual de streaming e os conteúdos da generalista outro ligado à TV. Ou produzem uma daquelas séries que viram trend (difícil para quem não tem os orçamentos milionários de uma Netflix e nem experiência no ramo das séries), ou se rendem, tal como a Globo, a mini novelas exclusivas (que no Brasil não tenho dúvidas que será uma aposta certeira, mas em Portugal me questiono se há mercado). É um percurso sinuoso.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, Oliveranto disse:

Daqui a pouco está o mercado dos serviços de streaming saturado também, se já não está.. Netflix, HBO, Amazon, Apple, Disney.. Todas estas exclusividade só vem fazer crescer é a pirataria, mas pronto isso também é conversa que não é para este tópico ?

Sim, a fragmentação para o consumidor não é positiva. A Netflix era mais atractiva quando tinha séries que agora estão na HBO ou na Disney, apesar de para mim ainda ser a única plataforma com conteúdo bom o suficiente para se pagar mensalidade. Também tenho a sensação que no futuro vai haver uma concentração novamente, mas pronto

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sinceramente acho que isto é arriscadíssimo. O mercado português é muito pequeno e não há o mesmo orçamento que existe em qualquer outro país que aposte forte em streaming - mesmo comparando com a Espanha, por exemplo, onde já existe o Atresmedia Premium. E o nicho que vai estar interessado em pagar 4€ por mês por isto vai ser minúsculo, porque o público geral para o streaming provavelmente não tem grande interesse quando já tem uma Disney+ a 6€ (por ex.) com muito mais conteúdo original (tendo eles um orçamento infinitamente maior, como é óbvio).

Dito isso, eu acho que isto é uma aposta mais para meter a primeira pedra no streaming de língua portuguesa (sem contar com a Globoplay). E se resultar... se as pessoas gostarem de um'A Generala, de um Clube, dos conteúdos exclusivos do Nogueira/RAP/Ljubo/etc., da informação compactada (esse para mim sendo um dos melhores pontos do serviço) e afins, e isto pegar com o público, é um enorme passo à frente que a SIC dá em comparação com a RTP e a TVI, após anos a ser criticada por estar muito atrás das concorrentes no que toca à presença no digital.

Duvido que vá ser uma fonte de rendimento. Até pode ser um flop e desaparecer do mapa daqui a uns anos. Mas pronto, gabo à SIC a coragem de tentarem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...