Jump to content

Festival Eurovisão da Canção 2020


Ruben

Posts Recomendados

RESULTADOS DAS SEMIFINAIS DO FESTIVAL DA CANÇÃO 2020

1.ª SEMIFINAL (22 DE FEVEREIRO)

 1. Elisa - "Medo De Sentir" - 20 pontos (10J + 10T)
 2. Bárbara Tinoco - "Passe-Partout" - 20 pontos (8J + 12T)
 3. Filipe Sambado - "Gerbera Amarela Do Sul" - 17 pontos (12J + 5T)
 4. Throes + The Shine - "Movimento" - 14 pontos (7J + 7T)
 5. Blasted Mechanism - "Rebellion" - 14 pontos (6J + 8T)
 6. JJaZZ - "Agora" - 9 pontos (3J + 6T)
 7. Meera - "Copo De Gin" - 8 pontos (5J + 3T)
 8. Ian Mucznik - "O Dia De Amanhã" - 8 pontos (4J + 4T)

2.ª SEMIFINAL (29 DE FEVEREIRO)

 1. Jimmy P - "Abensonhado" - 22 pontos (10J + 12T)
 2. Kady - "Diz Só" - 20 pontos (12J + 8T)
 3. Tomás Luzia - "Mais Real Que O Amor" - 15 pontos (5J + 10T)
 4. Elisa Rodrigues - "Não Voltes Mais" - 13 pontos (8J + 5T)
 5. Luiz Caracol e Gus Liberdade - "Dói-me O País" - 13 pontos (7J + 6T)
 6. Dubio feat. +351 - "Cegueira" - 11 pontos (4J + 7T)
 7. Judas - "Cubismo Enviesado" - 10 pontos (6J + 4T)
 8. Cláudio Frank - "Quero-te Abraçar" - 6 pontos (3J + 3T)
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Respostas 1,8k
  • Criado
  • Última Resposta
há 8 minutos, Televisão 10 disse:

RESULTADOS DAS SEMIFINAIS DO FESTIVAL DA CANÇÃO 2020

1.ª SEMIFINAL (22 DE FEVEREIRO)

 1. Elisa - "Medo De Sentir" - 20 pontos (10J + 10T)
 2. Bárbara Tinoco - "Passe-Partout" - 20 pontos (8J + 12T)
 3. Filipe Sambado - "Gerbera Amarela Do Sul" - 17 pontos (12J + 5T)
 4. Throes + The Shine - "Movimento" - 14 pontos (7J + 7T)
 5. Blasted Mechanism - "Rebellion" - 14 pontos (6J + 8T)
 6. JJaZZ - "Agora" - 9 pontos (3J + 6T)
 7. Meera - "Copo De Gin" - 8 pontos (5J + 3T)
 8. Ian Mucznik - "O Dia De Amanhã" - 8 pontos (4J + 4T)

2.ª SEMIFINAL (29 DE FEVEREIRO)

 1. Jimmy P - "Abensonhado" - 22 pontos (10J + 12T)
 2. Kady - "Diz Só" - 20 pontos (12J + 8T)
 3. Tomás Luzia - "Mais Real Que O Amor" - 15 pontos (5J + 10T)
 4. Elisa Rodrigues - "Não Voltes Mais" - 13 pontos (8J + 5T)
 5. Luiz Caracol e Gus Liberdade - "Dói-me O País" - 13 pontos (7J + 6T)
 6. Dubio feat. +351 - "Cegueira" - 11 pontos (4J + 7T)
 7. Judas - "Cubismo Enviesado" - 10 pontos (6J + 4T)
 8. Cláudio Frank - "Quero-te Abraçar" - 6 pontos (3J + 3T)

Não estou a perceber...Atendendo a estes dados "Rebellion" nao deveria ter passado? Em caso de empate nao desempatam os telespetadores, ou nas semi-finais a regra é diferente?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso Medo de Sentir sempre foi a minha favorita desde que saíram as canções das semi-finais, porque fez-me logo aquela "pele de galinha" que se quer...

Agora não estava à espera que ganhasse o FDC... Ontem quando vi as atuações ainda pensei que Movimento levasse a taça, e não íamos nada mal representados, pelo menos não era uma balada.

Minhas primeiras observações: penso que Medo de Sentir só perde por ser um estilo próximo de Arcade... O Júri e o público pode não querer repetir a formula do ano passado; por acaso não acho que a música seja assim tão datada como dizem, tem uma vibe muito Billie Eilish (não há mais contemporâneo que isto, a miúda até se fartou de levar este ano Grammys para casa); acho sinceramente uma balada MUITO superior às da França, Albânia, Eslovénia e Noruega, essas sim super datadas, e até a defendo contra a Suíça, Roménia, Bulgária e Austrália, essas sim mais 2.0, mas ou porque entendo a letra e não consigo perceber qual a percepção de alguém estrangeiro a ouvir a nossa música, mas até prefiro de todas a balada da Elisa.... 

Força, estamos contigo!

(team Islandia 2021)

há 14 minutos, Televisão 10 disse:

RESULTADOS DAS SEMIFINAIS DO FESTIVAL DA CANÇÃO 2020

1.ª SEMIFINAL (22 DE FEVEREIRO)

 1. Elisa - "Medo De Sentir" - 20 pontos (10J + 10T)
 2. Bárbara Tinoco - "Passe-Partout" - 20 pontos (8J + 12T)
 3. Filipe Sambado - "Gerbera Amarela Do Sul" - 17 pontos (12J + 5T)
 4. Throes + The Shine - "Movimento" - 14 pontos (7J + 7T)
 5. Blasted Mechanism - "Rebellion" - 14 pontos (6J + 8T)
 6. JJaZZ - "Agora" - 9 pontos (3J + 6T)
 7. Meera - "Copo De Gin" - 8 pontos (5J + 3T)
 8. Ian Mucznik - "O Dia De Amanhã" - 8 pontos (4J + 4T)

2.ª SEMIFINAL (29 DE FEVEREIRO)

 1. Jimmy P - "Abensonhado" - 22 pontos (10J + 12T)
 2. Kady - "Diz Só" - 20 pontos (12J + 8T)
 3. Tomás Luzia - "Mais Real Que O Amor" - 15 pontos (5J + 10T)
 4. Elisa Rodrigues - "Não Voltes Mais" - 13 pontos (8J + 5T)
 5. Luiz Caracol e Gus Liberdade - "Dói-me O País" - 13 pontos (7J + 6T)
 6. Dubio feat. +351 - "Cegueira" - 11 pontos (4J + 7T)
 7. Judas - "Cubismo Enviesado" - 10 pontos (6J + 4T)
 8. Cláudio Frank - "Quero-te Abraçar" - 6 pontos (3J + 3T)

Ah, e é verdade, Cegueira foi a maior injustiçada do FDC de 2020... 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora mesmo, Johnman disse:

Já tendo ouvido as semifinalistas contra Portugal... epá, há sons semelhantes mas não diria que as hipóteses de Portugal são tão mínimas. Vai depender muito da força extra especial que a Elisa trará à performance da semifinal.

Eu digo que não passa, não havendo revamp ou outro staging.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, Jenny disse:

Uma coisa que reparo com esta escolha é que mais uma vez Portugal se afirma, de forma não intencional, como o país das mulheres compositoras. A Suécia nunca conseguiria esta proeza, nem com quotas de participação.

which is fun, porque a Suécia é uma país extremamente a favor de todas as igualdades. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Johnman disse:

Já tendo ouvido as semifinalistas contra Portugal... epá, há sons semelhantes mas não diria que as hipóteses de Portugal são tão mínimas. Vai depender muito da força extra especial que a Elisa trará à performance da semifinal.

As únicas razões para que Portugal não tenha hipóteses de ter um resultado mais satisfatório são o palco e a nossa língua, que apesar de termos ganho com o salvador eu sei, mas pronto é sempre um ponto desfavorável. Porque a música até que é algo catchy, apesar de ser balada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu preferia que a Bárbara Tinoco tivesse ganho - o performance dela foi muito engraçado

Mesmo assim, ganhou uma canção muito boa (a Elisa era a minha 2ª favorita da Final e a minha no total das 16 canções concorrentes do FC 2020)

Espero que tanto a Elisa como a Marta Carvalho pensem em fazer vários ajustes e modificações ao performance em si para o tornarem mais memorável e para lutarem por um lugar na Final do ESC 2020 - como está agora, não acho que tenha muita chance de chegar lá

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

FESTIVAL DA CANÇÃO LIDERA AUDIÊNCIAS NA FINAL

A final do Festival da Canção 2020 foi líder de audiências este sábado (7) e ultrapassou, em média, os dois canais privados no horário em que foi transmitida.

A cerimónia, apresentada por Filomena Cautela e Vasco Palmeirim, conquistou 8,1% de audiência média e 19,1% de share, conseguindo liderar em média durante o horário de emissão, das 21h14 às 00h11. Foi o quinto programa mais visto do dia.

Os números marcam uma recuperação assinalável face a 2019, que ficou com a pior audiência de sempre. No ano passado, o evento não ultrapassou os 6,3% de audiência média e 15,8% de share e foi apenas o 10.º programa no top do dia 2 de março.

No Alentejo, região anfitriã do Festival da Canção, cuja final aconteceu em Elvas, os números foram bastante elevados face à média: a adesão foi o dobro daquela que foi registada no restante território nacional, com 14,3% de rating e 32,4% de share entre os espectadores alentejanos. A aderir menos esteve Lisboa, onde a final nacional portuguesa conquistou apenas 15% de quota de mercado.

há 58 minutos, Dinis F. disse:

As únicas razões para que Portugal não tenha hipóteses de ter um resultado mais satisfatório são o palco e a nossa língua, que apesar de termos ganho com o salvador eu sei, mas pronto é sempre um ponto desfavorável. Porque a música até que é algo catchy, apesar de ser balada.

Fosse em inglês ou francês. A Irlanda leva sempre estas baladinhas em inglês e nunca vai à final. A Albânia leva baladas poderosas na língua materna e está sempre na final.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É uma thread, há mais tweets para além deste, caso queiram ver, mas de forma muito sucinta: criação de uma app e mudança do sistema de votação, entre outras alterações minor.

A RTP tem que começar a repensar os próximos festivais. Porque sim, houve uma evolução notável desde 2017, que é perfeitamente verificável em audiências e em aderência do público nas redes sociais e mesmo no Youtube, bem como pela própria comunicação social, mas a verdade é que o Festival também não evoluiu muito desde o revamp e há situações como as que se passaram ontem que podiam ser evitáveis e que só irão resultar na chuva de críticas que todos sabemos em maio (a não ser que algum milagre aconteça).

O júri merece estar no Festival. Sem ele não teríamos enviado o Salvador, não teríamos tido o melhor resultado de sempre na Eurovisão, nem organizado o concurso em 2018. Ainda assim, quando um júri vota massivamente numa música que para o público foi a 2ª pior da noite, por razões completamente desconhecidas (e não, não foi só a irreverência do staging do Filipe, porque se assim fosse, Katy não ficava em 3º na votação do júri - há claramente um motivo maior por detrás), e arrasa a vencedora do televoto, há algo que não faz sentido. Quando há estas disparidades a nível de votação de júri e do televoto, não fica nada bem ao Festival e causa uma péssima impressão.

E é aqui que entrava uma mudança do sistema de votação para algo semelhante ao Melodi ou ao Destination Eurovision. A conversão de pontos no final da votação do júri impossibilitou as chances de Passe-Partout. A não ser que algo de extraordinário acontecesse e Medo de Sentir não tivesse a 2ª melhor pontuação da noite do televoto e ficasse mais abaixo, Passe-Partout não podia ganhar com aquela pontuação do júri, nem que vencesse o televoto (o que acabou por acontecer). Aproveito para dizer que acho que devíamos considerar um júri internacional, mas tendo em conta que estamos a falar da RTP, ficava já contente se deixassem de fazer conversões e somarem simplesmente os pontos do público de acordo com os votos que receberam, como se faz na Suécia ou se fazia na França.

A criação da app seria um ótimo incentivo. Permitia que pessoas fora do país votassem, para começar. Votar unicamente por números de telefone em 2020 é obsolento. 

O resto já o disse N vezes: a duração excessiva, a mania da RTP fazer do Festival uma gala da RTP a comemorar outros programas da RTP, entre outras falhas óbvias. Acho que também já era altura de fazerem as semifinais no mesmo palco que a final (e no mesmo local). Dava maior liberdade aos artistas para trabalharem as suas atuações e permitia um maior espectáculo que aquele palco pequeno das semifinais, que por sinal é o mesmo desde 2017.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, RPSG disse:

Mas na Eurovisão, pegam no ranking de 5 jurados e convertem para uma pontuação de 12 a 1, assim como no televoto não faz diferença nenhuma ganhar por 1 chamada do que por 1 milhão (em cada país).

Para decidir a votação do país (que, neste caso, é como se fosse a de um só júri). Depois as pontuações não são convertidas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado e encontra-se bloqueado a novas respostas. Se queres comentar algo sobre este tópico, pede a um moderador ou administrador que o retire do arquivo.

×
×
  • Criar Novo...