Jump to content

Festival Eurovisão da Canção 2019


Colorida

Posts Recomendados

há 32 minutos, DannyOcean disse:

Aproximadamente 920 mil espectadores assistiram, em média, à eliminação de Conan Osíris da Eurovisão. Os dados, apurados pela GfK, colocam a primeira eliminatória do certame de música no terceiro lugar dos programas mais vistos desta terça-feira, dia 14 maio, e no topo dos de maior audiência da RTP1.

A gala, que contou com narração e comentários de José Carlos Malato e Nuno Galopim, registou 21,2% de quota de mercado. Em comparações com os números obtidos há um ano, na primeira semifinal da Eurovisão 2018, a primeira realizada em solo nacional, a primeira etapa do evento registou uma quebra de 1,4 pontos percentuais de share e menos cerca de 60 mil espectadores.

A primeira semifinal da Eurovisão só foi ultrapassada pelo episódio da novela da TVI Valor da Vida, com cerca de 1,17 milhões de espectadores, e pelo Jornal da Noite, da SIC, visto por aproximadamente 940 mil pessoas.

A SIC fechou o dia como o canal mais visto pelos portugueses, com 20,8% de quota de mercado, seguida da TVI, com 16,9%, e da RTP1, com 13,7%.

Tv7Dias

 

Mas a Eurovisão é um flop, não é @Magazine? Excelente resultado. A RTP está de parabéns. Look at me i'm a beautiful creature.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O júri da Bielorrússia achou por bem revelar um pouco dos seus votos à imprensa local.

http://www.escportugal.pt/2019/05/esc2019-juri-da-bielorrussia-revela.html

Parece que a República Checa, a Geórgia e a Estónia lideraram as suas preferências. Quando em 2016 uma jurada russa revelou os seus votos, retiraram-na do júri e os seus votos foram anulados. Veremos o que acontece a este painel de jurados...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 18 minutos, Televisão 10 disse:

Ao contrário do anteriormente previsto, a RTP 1 não vai transmitir a segunda semifinal da Eurovisão em direto. Vai ser transmitida sensivelmente 1 hora mais tarde, pelas 21h07.

Nem sequer deveria transmitir...fomos praticamente roubados e ainda dão show a isso?

  • Gosto 2
  • Adoro 1
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora mesmo, Littos disse:

Nem sequer deveria transmitir...fomos praticamente roubados e ainda dão show a isso?

E lá ia o país todo à falência com a multinha da EBU 

Não passamos à final, não transmitimos mais nada. Todos os países deveriam fazer isso quando não se qualificarem. É para ver se aprendem a colocar todos os países logo na final. 9h de espetáculo nem é assim tanto. Começava-se a Final de manhã e terminava-se antes das televendas. Se calhar ainda dava para vencer à Cristina. Enquanto não houver final com os 41 países, não se transmite mais nada. E o milhão de telespectadores que acompanhou a 1ª semifinal e quer acompanhar as próximas, que atravesse a fronteira e vá para Espanha ver na TVE.

jZ9vMWW.gif

  • Gosto 1
  • Haha 13
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 30 minutos, Televisão 10 disse:

Ao contrário do anteriormente previsto, a RTP 1 não vai transmitir a segunda semifinal da Eurovisão em direto. Vai ser transmitida sensivelmente 1 hora mais tarde, pelas 21h07.

Sério? Estava eu a agradecer a decisão da RTP emitir a semi-final em que não vamos pela primeira vez desde 2018 e agora isto? Deviam era multar estas decisões na grelha!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, ATVTQsV disse:

Sério? Estava eu a agradecer a decisão da RTP emitir a semi-final em que não vamos pela primeira vez desde 2018 e agora isto? Deviam era multar estas decisões na grelha!

A sério. Sendo sincero, para mim, o horário é mais útil. Só não posso é vir à Internet até ao fim do espetáculo se não quiser saber os finalistas. Ver a Eurovisão durante o jantar, pelas 20 h, com os meus familiares sempre a falarem de outros assuntos não é fácil. Assim, posso ver sozinho e descansado.

há 15 minutos, Littos disse:

Nem sequer deveria transmitir...fomos praticamente roubados e ainda dão show a isso?

Tantos anos em que Portugal não chegou à final e a RTP sempre transmitiu (e bem) ambas as semifinais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora mesmo, Televisão 10 disse:

A sério. Sendo sincero, para mim, o horário é mais útil. Só não posso é vir à Internet até ao fim do espetáculo se não quiser saber os finalistas. Ver a Eurovisão durante o jantar, pelas 20 h, com os meus familiares sempre a falarem de outros assuntos não é fácil. Assim, posso ver sozinho e descansado.

Qualquer um pode dar a sua crítica. Eu vou ter de ligar a televisão em certo canal (BVN, RTR-Planeta, TVR International) e a minha mãe queixa-se da língua falada, mas ainda assim dá para guiar pois o stream do YouTube chega com atraso.

Como já disse, este ano a VGTRK ficou com a Eurovisão. Dizem que a troca é feita a cada ano, em que a VGTRK fica em anos pares e a C1R em anos ímpares. Porém, no ano passado, a C1R emitiu uma Eurovisão pelo segundo ano consecutivo (devido à não participação em 2017) e agora parece que ficámos com a VGTRK em anos ímpares e a C1R em anos pares.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Littos disse:

Sendo assim, portugal não vota? ou já não votava?

Portugal não vai votar na segunda semifinal, pois não participa nessa semifinal. No entanto, vai votar na final, assim como todos os outros países participantes.

há 2 minutos, ATVTQsV disse:

Qualquer um pode dar a sua crítica. Eu vou ter de ligar a televisão em certo canal (BVN, RTR-Planeta, TVR International) e a minha mãe queixa-se da língua falada, mas ainda assim dá para guiar pois o stream do YouTube chega com atraso.

Como já disse, este ano a VGTRK ficou com a Eurovisão. Dizem que a troca é feita a cada ano, em que a VGTRK fica em anos pares e a C1R em anos ímpares. Porém, no ano passado, a C1R emitiu uma Eurovisão pelo segundo ano consecutivo (devido à não participação em 2017) e agora parece que ficámos com a VGTRK em anos ímpares e a C1R em anos pares.

Na Bélgica, a participação também é alternada entre as emissoras da parte francesa e da parte flamenga do país.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O resultado foi bom. Não podemos comparar com 2018 porque foi cá e há sempre mais curiosidade. 9,2% de rating e 22,1% de share comparados com os 9,8/22,7% de 2017 não é nada mau, ainda para mais quando em 2017 já havia uma pequena noção generalizada que o Salvador estava entre os favoritos para ganhar. Espero que a final não faça um valor muito inferior a este.

Não faz sentido adiar a transmissão da semifinal por uma hora, quando a semifinal ainda vai a meio (ainda nem sequer sabemos os apurados por volta dessa hora). Normalmente aquilo que faziam era começar já depois da semifinal ter acabado. Se era para fazerem desta forma, transmitiam-na às 20h como planeado, não perdiam muito com isso. :dontknow: 

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Televisão 10 disse:

Na Bélgica, a participação também é alternada entre as emissoras da parte francesa e da parte flamenga do país.

Acho que a BVN emitiu com comentários belgas porque a Holanda não estava na semi-final, mas calculo que sempre foi assim. Pelo que vi no ano passado tinha DOG da Één em todos os eventos, nas semi-finais e na final. A segunda semi-final vai ser na Ketnet, vamos ver se a BVN vai apanhar um feed da VRT outra vez.

Se eu mandasse na RTP, a segunda semi-final daria na RTP 2 em directo e  nas antenas internacionais com atraso.

Ouvi dizer que só a final vai passar no canal em alemão da Deutsche Welle.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, HugoMiguel disse:

Ridículo não transmitirem em direto, ainda para mais com o bom resultado de ontem. Mas também, para ouvir aqueles comentadores a jogar ao telefone estragado, mais vale ver no YouTube mesmo.

Ou até mesmo nos canais estrangeiros (este ano tenho o jackpot). Na MEO há a BVN mas só no pacote mais caro, e até a Roménia tinha melhor qualidade nos comentadores.

Ainda mais ridículo foram os comentários do comentador da Bielorrússia durante a Kiss Cam: http://www.escportugal.pt/2019/05/esc2019-evgney-perlin-criticado-por.html

O comentador é, segundo a imagem, apresentador de noticiários na televisão estatal deles.

Vai haver uma Eurovision para os EUA: http://www.escportugal.pt/2019/05/asc2021-revelados-mais-detalhes-sobre-o.html

Meme relacionado:

7c6aqzlcb7y21.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é nada exclusivo do fórum - que até é um sítio decente -, mas eu tenho que dizer isto. Sei que os "confusos" virão, no entanto, há verdades que têm que ser ditas. Vou ser mesmo fria.

O que eu tenho ouvido/lido... Meu Deus, que vaga de histerismo é esta? Boicotes misturados com uma presunção e soberba que nunca tinha visto. Aviso já que este texto vai ser só mais antipatriótico que vão ler, mas acho que alguém precisa de ver o outro lado. Nota prévia: amava a canção portuguesa, sempre a defendi e fiquei chocada com a nossa eliminação. Injusta, a meu ver, merecíamos completamente a final. Contudo, não a conseguimos alcançar. Tristeza, frustração são sentimentos normais, no entanto, esta onda de protestos é absolutamente sem sentido. 

Portugal tinha uma canção vanguardista e polarizadora de opiniões: uns amavam, outros detestavam. Isto ficou claro desde do momento em que as cantigas do Festival da Canção foram anunciadas. Assim que era uma música que ia ser um fracasso ou um sucesso. Eu amo-a, mas sei ver isso: que não era linear, que não ia ser do gosto geral de todos os europeus. Se até entre nós houve gente que odiou, quanto mais lá fora? E assumamos isto enquanto portugueses: por muito que nós gostemos de algo, não significa que os outros gostarão. Há diferentes culturas, há diferentes maneira de ver a Eurovisão: há gente que vê pelo fogo de artifício, há outros para se divertirem, outros para passarem um bom serão... Como é óbvio, duvido que este tipo de espectador votasse em nós - deve ter preferido São Marino ou a Bielorrússia. 

Daqui parto para outra razão que posso elencar: a maioria dos portugueses possui uma visão desfasada do ESC e presa no passado, ou então ainda vive a fábula de um ano em que tudo correu bem para Portugal. Todos os países deviam cantar na língua materna, que o televoto deveria ser abolido e sei lá mais o quê. Porém, a realidade nua e crua é que os europeus querem ouvir músicas em inglês. A Irlanda ganhou 4 vezes na Década de 90. 4 e ficou em segundo duas vezes. Porquê? Houve sem dúvida umas que se destacavam, mas simplesmente porque podiam cantar na linguagem anglo-saxónica e os outros não. O Reino Unido e Malta obtiveram excelentes  resultados segundo a mesma lógica. Vamos tapar o sol com a peneira e ignorar pelo “bem da arte” ou de qualquer outro ideal? Amores, é a realidade, porquê é que acham que o Reino Unido e a Irlanda nunca mais tiveram sucesso no ESC? É muito giro dizer isto, mas depois se se tem quedas de rating e share.... Não dá. Para mim, não, mesmo pela popularidade do certame. Ademais, há simplesmente canções que ficam bem em inglês. Vamos ouvir a música do Chipre em grego/turco e ficaria lindíssimo, não tenho dúvidas. 

De igual modo, acho interessante como é que só nós é que temos a fórmula vencedora e que resulta. Nós, a nação portuguesa, deveríamos ter instaurado uma matriz de canções na língua materna, a qual todas as nações deveriam de seguir. Porquê? Porque sim, porque somos portugueses e isso basta. Eu pensava que com a vitória de Israel e o segundo lugar do Chipre em 2018 tivesse ficado claro o seguinte: a Eurovisão é imprevisível. O que resulta num ano pode não resulta no outro. O que resulta para um país não resulta para outro. Daí que a nossa matriz - music is feeling, not fireworks -, às vezes não funciona, porque depende de variados fatores, que variam de ano para ano.  E também a Eurovisão também pode ser injusta, como o foi para Portugal na 1ª semifinal ontem. 

Depois, insurgimo-nos contra aqueles que se atrevem a quebrar a nossa regra e atacamos os outros países e representantes, ficando zangados com o seu êxito fora das nossas normas. Isto aqui irrita-me imenso: por muito que uma música seja má - e eu odiei a canção da Estónia, exemplificando -, eu não acho correto que eu passe a destilar veneno para cima dele e que pegue num boneco de voodoo para amaldiçoar o cantor estónio. Porque, enquanto fã, sei do trabalho, do empenho e da dedicação que cada país mete no ESC. E lembrem-se: 17 delegações deram o tudo por tudo, investiram - se calhar mais que nós -, e foram esforçados. Há trabalho, aqueles 3 minutos que vimos ontem são a ponte do iceberg de um trabalho muito árduo. Assim sendo, vamos ter humildade e fair-play e ficar feliz pelos outros. Não nos obcequemos pelo mau-perder a culpar os outros pelo nosso falhanço. Nem sempre ganhamos. Claro que devemos dar a nossa opinião segundo os nossos gostos, mas afirmar que todas as musicas eram uma porcaria à exceção de Portugal é um claro exagero. 

Por culpa de a Europa não se saber coadunar com os nossos gostos, partimos ao ataque e pensamos que somos injustiçados pela KAN, por Israel... Enfim, uma panóplia de cenários, que apenas desculpabilizam um fracasso nosso. E nós, Portugal, prejudicados? Nós fomos o antepenúltimo a atuar - uma das melhores posições -, tivemos numa sanduíche entre duas canções que nada tinham a ver com a nossa... Se assim fosse, os montenegrinos - que ficaram na pior posição que podia haver, a dead slot, o #2 -, desistiam, porque é assim, devemos dar o dito pelo não dito quando as circunstâncias não estão a nosso favor. Não estou com isto a suavizar os erros dos ensaios; penso que isso foi mesmo incompetência. Mas não foi só a nós - Holanda, Estónia e a lista continua por aí fora. Quanto às linhas telefónicas, é melhor esperar. Nós ainda nem sabemos os resultados. Imaginem que levamos 12 de França e de Espanha. Faremos o quê? Vamos querer 13 pontos? Não dá. Em qualquer dos casos, a KAN não tem culpas do cartório e quem deverá ser responsabilizado - se se confirmar -, são os detentores das linhas telefónicas. Ainda assim, eu duvido muito que tenha havido qualquer irregularidade, isto é um processo bastante sério. 

Posto isto, quero avisar que este texto é exagerado - é uma visão extremista, nem todos pensam assim  -, mas penso que às vezes é preciso fazer uma wake-up call para se repensar muitas atitudes que temos. Capacitem-se disto: a Eurovisão não vai mudar radicalmente. Nuns anos poderá ganhar uma música em romeno folclórica, no outro a música mais pop em inglês criada na Suécia. É assim: imprevisível Se não gostamos do formato, se não nos condizemos com, é melhor desistir de participar. Com muita pena minha, dado que sou fã acérrima do certame e adoro ver Portugal nele - trazemos realmente um diferente sabor ao ESC -, porém, se não entendemos que isto não é só chegar, ver e vencer - só porque temos uma alquimia rara e uma aura de espectacularidade -, não vale mesmo a pena.

Editado por Ana Maria Peres
  • Gosto 10
  • Adoro 3
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, Televisão 10 disse:

Ao contrário do anteriormente previsto, a RTP 1 não vai transmitir a segunda semifinal da Eurovisão em direto. Vai ser transmitida sensivelmente 1 hora mais tarde, pelas 21h07.

Sempre foi assim... Exceto no ano passado porque era a RTP a organizar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...