Jump to content

Festival Eurovisão da Canção 2017


Rolisus

Posts Recomendados

Por mim é mesmo a "Nova Glória". Algo que resulta na Eurovisão e não é assim tão batido como isso, além de ser poderoso. É talvez a que possuiu uma apreciação mais generalizada, por parte da crítica, entre o público, e mesmo entre o júri e o público (ambos gostam).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Respostas 2,8k
  • Criado
  • Última Resposta

Após visto a Semifinal de ontem, eis o meu top 8 para a Final do FdC:

1 - Pedro Gonçalves
2 - Salvador Sobral
3 - Viva la Diva
4 - Celina da Piedade

(Não me importava que o vencedor seria um destes quatro primeiros, embora alguns necessitassem de uns melhores arranjos nas suas músicas, principalmente os Viva la Diva.)

5 - Fernando Daniel
6 - Jorge Benvinda
7 - Deolinda Kinzimba
8 - Lena D'Água (que ainda não entendi o que está a fazer aqui!)

As minhas apostas para o vencedor recaem no Salvador, no trio e na Celina, muito porque o júri vai novamente massacrar o Pedro. :( 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Brainwashed disse:

Não há ansiolíticos eficazes para alguns tipos agudos de Eurodrama.

A generalidade das canções este ano tem uma qualidade acima da média da última década. Só por isso, já fico contente e confiante no nosso regresso à Eurovisão.

Isto é um concurso, amigos. Dancem com a música da Lena. Emocionem-se com o Salvador. Divirtam-se, que é para isso que o Festival serve!

É por estas mentalidades que Portugal não vai longe na Eurovisão. :rolleyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, DanielLuis disse:

http://wiwibloggs.com/2017/02/27/poll-win-portugals-festival-da-cancao-2017/178101/

Esta sondagem no Wiwibloggs, o maior blog de noticias de Eurovisão, está bastante interessante. Dá para ter uma ideia do que as pessoas lá fora pensam.

Pedro Gonçalves e Salvador Sobral quase empatados.

Tadita da Lena D'Água :haha: Em 910 votos, tem 9 :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não há uma fórmula mágica para a eurovisão, há sim uma conjugação de factores em cada música que a podem fazer mais ou menos favorita. 

No nosso caso sejamos racionais:

- Se quisermos levar algo em português a música tem de ser muito boa, o que não acontece.

- Se quisermos levar uma balada, é importante que consigamos tocar também com a letra, e portanto cantar em inglês seria um plus, o que não acontece

- A música dos viva la diva, é boa, mas na realidade a musicalidade não é excepcional. Sabendo que vão cantar em português, não chega.

Face a tudo isto diria que aquela que talvez consiga uma melhor conjugação de alguns factores importantes é a do Pedro Gonçalves, não por ser a melhor em num certo ponto, mas porque é equilibrada e tem algum potencial de exploração do palco, etc. 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, vanadio disse:

Não há uma fórmula mágica para a eurovisão, há sim uma conjugação de factores em cada música que a podem fazer mais ou menos favorita. 

No nosso caso sejamos racionais:

- Se quisermos levar algo em português a música tem de ser muito boa, o que não acontece.

- Se quisermos levar uma balada, é importante que consigamos tocar também com a letra, e portanto cantar em inglês seria um plus, o que não acontece

- A música dos viva la diva, é boa, mas na realidade a musicalidade não é excepcional. Sabendo que vão cantar em português, não chega.

Face a tudo isto diria que aquela que talvez consiga uma melhor conjugação de alguns factores importantes é a do Pedro Gonçalves, não por ser a melhor em num certo ponto, mas porque é equilibrada e tem algum potencial de exploração do palco, etc.

Acho que a dos Viva la Diva conjuga tudo isso ;) (não o correspondente à balada, porque não é bem o caso).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 18 horas, JDaman disse:

Para toda a gente que diz que o que é preciso levar para a Eurovisão é pop chiclete e espectáculo visual onde se troca de roupa umas 10 vezes durante toda a actuação, deixo isto.

É basicamente um gajo, no meio de um palco, a cantar sozinho, sem grandes flashes e estouros, sem mudanças de vestido, sem coreografia preparada até ao mais ínfimo pormenor e com uma música simples. Ficou em sétimo.

Escusam-me de agradecer esta chamada de atenção.

Vá, agora votem no Pedro Gonçalves a semana toda para levarmos para Kiev o mesmo que todos os outros.

Fiquem Bem.

 

O problema é que nós não temos nenhum "gajo, no meio de um palco, a cantar sozinho, em grandes flashes e estouros, sem mudanças de vestido, sem coreografia preparada até ao mais ínfimo pormenor e com uma música simples". Primeiro, porque não há ninguém - nem mesmo o Pedro - com uma voz suficientemente boa numa música que não seja fado ou algo tradicional como o que já mandámos tantas, mas tantas vezes que já começa a fartar um pouco. Depois, porque existe uma diferença entre músicas simples e músicas simples que sejam boas. Temos/Tivemos músicas do mais simples que pode haver no FdC e são tudo menos boas.

L'Essenziale é uma música simples, sim, mas é uma música excelente em que a voz e o ritmo se adequam perfeitamente. Mesmo alguém que não gostasse da música sabia à partida que iria ter sucesso na Eurovisão. Mas lá está, há a tal diferença entre simples e bom e só simples. The Common Linnets levavam algo simples e bom. Marco Mengoni levava algo simples e bom.

Ninguém no FdC leva algo simples e bom, portanto convém levar aquilo que, no meio do simples, ainda se destaque um pouco - principalmente num ano em que "todos os outros" levam baladas. Portanto, qual é a chamada de atenção mesmo? Levem mais uma música inspirada em fado, cantada em português para orgulhar 5 pessoas que acham que devemos cantar na nossa língua mas que no final resulta em mais um ano na semifinal? É que, caso ainda não te tenhas apercebido, já não estamos numa final desde 2010 e entretanto já mandámos muito fado e muita música com raízes portuguesas que não nos levaram a lado nenhum. Acho que já está mais que na altura de seguir caminhos diferentes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje em dia considero que o inglês já não seja um factor tão fundamental como já foi há poucos anos atrás. Penso que a tendência se irá inverter aos poucos. Repare-se que as actuais favoritas, Occidentalli's Karma e Requiem, são cantadas na língua do seu país. 

Mais importante do que ser cantado em inglês é necessário que tenha uma boa musicalidade, o cantor tenha boa postura em palco, um jogo de luzes adequado e uma coreografia marcante, se for esse o caso.

Levar vintage não é nada mal pensado, aliás, tal como já li num site da eurovisão estrangeiro, até poderá estar aí a nossa chave para voltar à final. A questão é que a RTP vê as edições anteriores do festival da canção como os anos de ouro da música portuguesa (o que é claramente falso) e pretende copiar.

Notou-se claramente que o ano de pausa não foi suficiente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 27 minutos, Ruben Fonseca disse:

O problema é que nós não temos nenhum "gajo, no meio de um palco, a cantar sozinho, em grandes flashes e estouros, sem mudanças de vestido, sem coreografia preparada até ao mais ínfimo pormenor e com uma música simples". Primeiro, porque não há ninguém - nem mesmo o Pedro - com uma voz suficientemente boa numa música que não seja fado ou algo tradicional como o que já mandámos tantas, mas tantas vezes que já começa a fartar um pouco. Depois, porque existe uma diferença entre músicas simples e músicas simples que sejam boas. Temos/Tivemos músicas do mais simples que pode haver no FdC e são tudo menos boas.

L'Essenziale é uma música simples, sim, mas é uma música excelente em que a voz e o ritmo se adequam perfeitamente. Mesmo alguém que não gostasse da música sabia à partida que iria ter sucesso na Eurovisão. Mas lá está, há a tal diferença entre simples e bom e só simples. The Common Linnets levavam algo simples e bom. Marco Mengoni levava algo simples e bom.

Ninguém no FdC leva algo simples e bom, portanto convém levar aquilo que, no meio do simples, ainda se destaque um pouco - principalmente num ano em que "todos os outros" levam baladas. Portanto, qual é a chamada de atenção mesmo? Levem mais uma música inspirada em fado, cantada em português para orgulhar 5 pessoas que acham que devemos cantar na nossa língua mas que no final resulta em mais um ano na semifinal? É que, caso ainda não te tenhas apercebido, já não estamos numa final desde 2010 e entretanto já mandámos muito fado e muita música com raízes portuguesas que não nos levaram a lado nenhum. Acho que já está mais que na altura de seguir caminhos diferentes.

O Salvador Sobral não é inspirado em fado. E na minha opinião tem uma música com excelente qualidade. Acho que poderia qualificar-se para a final. Aliás, a comunidade de fãs do ESC gosta muito da música dele, e ele foi a razão pela qual Portugal saltou de 42º para 23º nas apostas a semana passada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 18 horas, AGUI lovers disse:

Para parar de sofrer? Eu só de pensar como é que aquela música ganhou... 

Acho que não entendeste o que quis dizer. Eu sofro por causa das escolhas do júri, então, para parar de sofrer, lembro-me dos "Homens da Luta", porque eles foram eleitos apenas pelo voto do povo. Se houvesse júri, não passávamos uma vergonha dessas; passávamos uma menor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 16 minutos, DanielLuis disse:

O Salvador Sobral não é inspirado em fado. E na minha opinião tem uma música com excelente qualidade. Acho que poderia qualificar-se para a final. Aliás, a comunidade de fãs do ESC gosta muito da música dele, e ele foi a razão pela qual Portugal saltou de 42º para 23º nas apostas a semana passada.

 

O Salvador Sobral traz uma música que gosto bastante - é mesmo a minha 2ª favorita antes da do Pedro - mas no meio de tantas baladas não sei mesmo onde é que a música dele se vai destacar no meio de tantas outras com vozes, por vezes, melhores e, em quase todos os casos, cantadas em inglês. Para além de que aquela postura dele em palco, cujos gestos só me lembram as figuras do Jüri Pootsmann, podem causar alguma estranheza em Maio num palco bem maior/melhor.

Com isto, no entanto, não quero dizer que a do Pedro me dê garantias de algo, porque nenhuma dá, mas é algo diferente daquilo que levamos, tem tido reações positivas na Europa, e isso já é razão mais que suficiente para, entre uma e outra, achar que a do Pedro, com alguns ajustes, nos dê maiores chances de conseguir um bom resultado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 horas, Rodriigo disse:

Eu sei que não, vivo na Guarda... mas não vai ser a Celina, vai ser a Lena D'Agua!! QUE CANÇÃO LINDA!!11!! (podia era ter backing vocals da xana toc toc)

podemos levar a versão inglesa da musica da lena d'agua "i never walked away" 

Acho que o nosso distrito não ia ter escolha tão medonha espero eu :secret:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Audiência por classes e por atuação, neste artigo do Espalha-Factos

Da primeira para a segunda semifinal, o Festival da Canção teve menos 70 mil espectadores. O concurso captou a atenção de pouco mais de meio milhão de portugueses, este domingo.

Nos números revelados hoje pela GfK/CAEM, a RTP conseguiu 5,3% de audiência média e 11,4% de share com o evento. A semana passada, durante a primeira semifinal, tinha alcançado 6% de audiência média e 13,3% de share.

Outro dos dados negativos que os números revelam é a baixa adesão de espectadores jovens. Apenas 20% do público do Festival tinha menos de 44 anos. E quase 70% dos espectadores desta segunda semifinal tinha mais de 5, o que comprova o envelhecimento da audiência da RTP, mas também da seletiva portuguesa para a Eurovisão.

Pedro Gonçalves teve a canção mais votada… mas não a mais vista

Pedro Gonçalves teve a canção mais votada pelo público, no entanto não foi a que mais audiência obteve. Esse título coube a Beea, que apesar de ter tido maior exposição não conseguiu ficar entre as preferidas do público para a final.

 

# Canção Audiência (%) Share (%)
1 Beea – Ao Teu Olhar 6,6 13,2
2 Pedro Gonçalves – Don’t Walk Away 6,5 12,8
3 Lena d’Água – Eu Nunca Me Fui Embora 6,5 12,8
4 Helena Kendall – Andamos no Céu 6 11,8
5 David Gomes – My Paradise 5,5 10,9
6 Celina da Piedade – Primavera 5,4 10,8
7 Jorge Benvinda – Gente Bestial 5,3 10,7
8 Inês Sousa – Se o Tempo Não Falasse 5,2 10,5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 52 minutos, srcbica disse:

Acho que não entendeste o que quis dizer. Eu sofro por causa das escolhas do júri, então, para parar de sofrer, lembro-me dos "Homens da Luta", porque eles foram eleitos apenas pelo voto do povo. Se houvesse júri, não passávamos uma vergonha dessas; passávamos uma menor.

Mentira. Houve júri nacional nesse ano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, RPSG disse:

E deram uns 5 pontos aos HdL

Eu tinha a ideia de que nesse ano culparam muito o público por ter votado por questões políticas. Em momento algum, ouvi o júri levar com parte das culpas (com 5 pontos de culpa, ao que parece). Então, olha, sendo assim... Retiro o que escrevi.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado e encontra-se bloqueado a novas respostas. Se queres comentar algo sobre este tópico, pede a um moderador ou administrador que o retire do arquivo.

×
×
  • Criar Novo...