Visky de Santa Cruz Postado 1 de abril 2020 Partilhar Postado 1 de abril 2020 há 19 minutos, skizzo disse: A verdade é que é muito dificil para qualquer autor conseguir fazer uma novela com 300 episódios manter a qualidade, sem ter uma barriga. Isso é inevitável. Não temos nenhuma comparação com os autores brasileiros, mas assim de repente a maiorzinha dos ultimos anos foi Amor À Vida, que eu gostei bastante, e mesmo essa teve barrigona pelo meio. E só teve 200 e tal episódios creio eu. Damos muito na cabeça dos autores nacionais, mas eles trabalham sob circunstâncias peculiares onde lhes é exigido um grau de narrativa gigantesca. Não é o caso de Na Corda Bamba...que não vai ter 300 episódios nem perto disso. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
skizzo Postado 1 de abril 2020 Partilhar Postado 1 de abril 2020 (editado) há 5 minutos, Visky disse: Não é o caso de Na Corda Bamba...que não vai ter 300 episódios nem perto disso. Pois não. Mas também duvido que vá ter a qualidade 1/10 que teve a 3ª temporada de AUM. Apesar de mais morna, os plots fazem sentido e ainda chegamos a ter bons momentos. O erro desta temporada é que os núcleos introduzidos, com excepção da São, são pouco interessantes - apesar de relevantes para o plot central dos raptos. Editado 1 de abril 2020 por skizzo Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
Lu Bloqueada até 03.08 Postado 1 de abril 2020 Partilhar Postado 1 de abril 2020 há 5 horas, tv123 disse: Acima de tudo... falamos da Lúcia Falam de QoD, mas na realidade a subida coincide com o regresso dela. É a prova que leva a novela às costas. há 1 hora, Maciel disse: Esta novela tem demasiada "barriga" sim. Praticamente nada acontece agora. Andam em círculos, mais círculos. Núcleos secundários já a roçarem a enfadonhice. Tudo isto a juntar ao modo de exibição da novela estão a tornar estes últimos meses sofríveis. xD Não vejo a hora de isto acabar. Enquanto andar nos 8 (ou subir mais) vão arrastá-la (cenas repetidas, flashbacks, o que for). O Nuno lida mal quando corre mal, mas quando corre bem agarra-se ao produto. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
Tiagotv Postado 1 de abril 2020 Partilhar Postado 1 de abril 2020 Pouco a pouco já vai nos 8,2 e acima dos 17% de share... quem diria que mais cedo fazia 6 e 7... Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
AndréSFM Postado 1 de abril 2020 Partilhar Postado 1 de abril 2020 Qual é o sentido da Olivia querer comprar o estúdio? LOL que coisa mais sem sentido Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
Vitória Postado 1 de abril 2020 Partilhar Postado 1 de abril 2020 Este tópico virou um livro de reclamações. 1 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
AndréSFM Postado 1 de abril 2020 Partilhar Postado 1 de abril 2020 Não é o tópicoé a novela mesmo. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
Post Popular FLP Postado 1 de abril 2020 Post Popular Partilhar Postado 1 de abril 2020 (editado) O vilhena andou com azia em relação ao que a TVI fez a "sua" novela, mas ele devia ter azia era em relação ao que ele fez a novela da TVI. Fez uma serie de exigencias, teve um elenco de sonho, com todos os atores super entusiasmados em voltar a trabalhar com ele. Teve dinheiro e investimento. E a novela é um dos maiores fracassos da estação. Facto! E se a TVI tem culpa, ele tb tem. A novela não começou bem e, com o tratamento, foi perdendo folego. Não. Sempre correu mal, desde o 1º episodio. A novela é má? Não. Era uma novela interessante. Mas também deixa muito a desejar. O Vilhena é um autor experiente e já devia perceber que menos é, muitas vezes, mais. Não chega escrever otimos dialogos e criar cenas antológicas. Uma novela não é uma serie, nem um filme. É uma novela. E tem que ter apelo popular, que identifique o público. Quando a novela foi anunciada, pensei que o Vilhena tivesse noçao do panorama atual da TV e percebesse que A novela que fazia falta era uma novela popular, como ele fez tão bem quando a TVI vivia a 1º crise na ficçao, depois do boom inicial. NcT foi a novela certa, num momento em que o público fugia para a SIC. Agora, seria necessário o mesmo. Ele nao escreve novelas para ele, para o gosto dele. Escreve para o público. Com este elenco, tinha conseguido ter um novelão. Bastava nao ter enchido a novela de premissas recambulescas, Bastava, pe, usar o plot do roubo dos bebés pela Lúcia e, nos dias de hoje, desenvolver tramas "reais", fazendo de Lúcia uma "heroina torta", que trapaceia ( sem extrapolar como acontece aqui) para proteger os filhos a quem ama desalmadamente e com um bom par romantico de suporte para lém de uma boa vilã, bem contextualizada e com verdadeiras razões para ser vilã. Ou se quisesse fazer de Lúcia uma vilã, ok. Teria que tornar claro o confronto e justificar bem o porquê de ser a vilã e tinha que haver uma personagem verdadeiramente forte para lhe fazer contraponto, sendo "boazinha". Sem determinadas coisas claras, uma novela não pega. A nao ser as que vão por "arrasto" em sucessos anteriores. Se repararem, vilãs gratuitas por si só nao seguram uma novela. As vilãs consagradas são vilãs bem contextualizadas. A Luiza Albuquerque, a Maria Laurinda, etc, eram vilãs iconicas porque percebia se o porque de tudo o que faziam. E não precisavam andar a matar pessoal a cada esquina. QoD manda beijinho ao Vilhena Editado 1 de abril 2020 por FLP 10 4 4 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
jean Postado 1 de abril 2020 Partilhar Postado 1 de abril 2020 há 5 minutos, FLP disse: O vilhena andou com azia em relação ao que a TVI fez a "sua" novela, mas ele devia ter azia era em relação ao que ele fez a novela da TVI. Fez uma serie de exigencias, teve um elenco de sonho, com todos os atores super entusiasmados em voltar a trabalhar com ele. Teve dinheiro e investimento. E a novela é um dos maiores fracassos da estação. Facto! E se a TVI tem culpa, ele tb tem. A novela não começou bem e, com o tratamento, foi perdendo folego. Não. Sempre correu mal, desde o 1º episodio. A novela é má? Não. Era uma novela interessante. Mas também deixa muito a desejar. O Vilhena é um autor experiente e já devia perceber que menos é, muitas vezes, mais. Não chega escrever otimos dialogos e criar cenas antológicas. Uma novela não é uma serie, nem um filme. É uma novela. E tem que ter apelo popular, que identifique o público. Quando a novela foi anunciada, pensei que o Vilhena tivesse noçao do panorama atual da TV e percebesse que A novela que fazia falta era uma novela popular, como ele fez tão bem quando a TVI vivia a 1º crise na ficçao, depois do boom inicial. NcT foi a novela certa, num momento em que o público fugia para a SIC. Agora, seria necessário o mesmo. Ele nao escreve novelas para ele, para o gosto dele. Escreve para o público. Com este elenco, tinha conseguido ter um novelão. Bastava nao ter enchido a novela de premissas recambulescas, Bastava, pe, usar o plot do roubo dos bebés pela Lúcia e, nos dias de hoje, desenvolver tramas "reais", fazendo de Lúcia uma "heroina torta", que trapaceia ( sem extrapolar como acontece aqui) para proteger os filhos a quem ama desalmadamente e com um bom par romantico de suporte para lém de uma boa vilã, bem contextualizada e com verdadeiras razões para ser vilã. Ou se quisesse fazer de Lúcia uma vilã, ok. Teria que tornar claro o confronto e justificar bem o porquê de ser a vilã e tinha que haver uma personagem verdadeiramente forte para lhe fazer contraponto, sendo "boazinha". Sem determinadas coisas claras, uma novela não pega. A nao ser as que vão por "arrasto" em sucessos anteriores. Se repararem, vilãs gratuitas por si só nao seguram uma novela. As vilãs consagradas são vilãs bem contextualizadas. A Luiza Albuquerque, a Maria Laurinda, etc, eram vilãs iconicas porque percebia se o porque de tudo o que faziam. E não precisavam andar a matar pessoal a cada esquina. Por muito que me custe admitir - porque defendi a novela desde o seu início -, só li verdades. Eu adorei a premissa da novela e adorei o início da mesma, mas é um facto que em termos de história e desenvolvimento isto estava mais para série do que novela. E por muito que eu tenha adorado o ritmo frenético e as personagens com várias camadas, o público noveleiro não procura isso. Talvez NCB tivesse resultado melhor como série, de facto. Para mim o grande problema - e isso eu digo-o desde início - é o facto de não existir um protagonista bom, alguém por quem torcer. Por mais engraçada que possa ser a personagem da Dalila (porque é, mesmo eu odiando-a acho-lhe piada), era preciso alguém para balançar a trama. E, neste caso, só vejo a Sara com potencial para tal. O desenvolvimento da personagem da Vila Nova é absolutamente patético e isso já se previa desde o início. A personagem não faz sentido, não é coesa. E sim, a TVI fez mais pela novela do que o Vilhena pela própria novela. A TVI deu-lhe o elenco que ele queria, a realização é das melhores coisinhas já feitas e a novela manteve-se sempre no primeiro horário - e sempre a flopar. A gente mete a culpa no público, por estar desligado da TVI, mas a verdade é que QOD está aqui para provar que o público ainda quer dar uma chance ao canal. NCB simplesmente não agradou as massas. E o Vilhena, com muita pena minha, não soube lidar com isso. 9 1 4 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
Mar-Vell Postado 1 de abril 2020 Partilhar Postado 1 de abril 2020 (editado) há 8 minutos, JoãoCruz disse: Por muito que me custe admitir - porque defendi a novela desde o seu início -, só li verdades. Eu adorei a premissa da novela e adorei o início da mesma, mas é um facto que em termos de história e desenvolvimento isto estava mais para série do que novela. E por muito que eu tenha adorado o ritmo frenético e as personagens com várias camadas, o público noveleiro não procura isso. Talvez NCB tivesse resultado melhor como série, de facto. Para mim o grande problema - e isso eu digo-o desde início - é o facto de não existir um protagonista bom, alguém por quem torcer. Por mais engraçada que possa ser a personagem da Dalila (porque é, mesmo eu odiando-a acho-lhe piada), era preciso alguém para balançar a trama. E, neste caso, só vejo a Sara com potencial para tal. O desenvolvimento da personagem da Vila Nova é absolutamente patético e isso já se previa desde o início. A personagem não faz sentido, não é coesa. E sim, a TVI fez mais pela novela do que o Vilhena pela própria novela. A TVI deu-lhe o elenco que ele queria, a realização é das melhores coisinhas já feitas e a novela manteve-se sempre no primeiro horário - e sempre a flopar. A gente mete a culpa no público, por estar desligado da TVI, mas a verdade é que QOD está aqui para provar que o público ainda quer dar uma chance ao canal. NCB simplesmente não agradou as massas. E o Vilhena, com muita pena minha, não soube lidar com isso. O problema do Vilhena foi enchafurdar aqui um elenco de estrelas e depois dar papéis sem noção a metade deles e não conseguir desenvolver os plots secundários. Ele até hoje desenvolveu apenas o plot principal - da Lúcia, Pipo e seus filhos roubados - e foi dando um impulso a um ou outro plot - brasileiros, Olívia e os Ferraz Nogueira - mas mesmo assim nota-se uma clara disfunção de narrativa. E é uma coisa que estranho nele, porque ele sempre foi óptimo a desenvolver narrativas de fundo - vide Ninguém como Tu ou Tempo de Viver - mas aqui perdeu-se e parece, como já disseram por aqui, que se fartou, amuou e desistiu da novela. Personagens com tanto sumo - como a Sara, Carmo, Beatriz, César, Fernanda, Leonor, Mário, Joana, Óscar - são apenas fantasmas. E nem vou comentar o quão desnecessário foi a entrada dos plots do casal homossexual e da Letícia na segunda fase. Uma pena, porque até à morte do Pipo, a novela ainda tinha algum oxigénio que morreu com ele. Editado 1 de abril 2020 por Joel92 8 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
msm0 Postado 1 de abril 2020 Partilhar Postado 1 de abril 2020 Toda a pseudo-intelectualidade e superioridade que o Rui Vilhena dava à sua novela, sempre me deu asco. Quis misturar dois géneros com públicos diferentes e acabou por não agradar a nenhum. Nazaré, QOD e TB não têm "vergonha" de ser uma novela e só ganham com isso. 2 2 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
AndréSFM Postado 1 de abril 2020 Partilhar Postado 1 de abril 2020 (editado) Está novela quando acabar vai ser esquecida para sempre. Tenho pena dos atores. Acho que mereciam histórias melhores. Editado 1 de abril 2020 por AndréSFM 1 1 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
Filipe Postado 1 de abril 2020 Partilhar Postado 1 de abril 2020 há 13 minutos, msm0 disse: Toda a pseudo-intelectualidade e superioridade que o Rui Vilhena dava à sua novela, sempre me deu asco. Quis misturar dois géneros com públicos diferentes e acabou por não agradar a nenhum. Nazaré, QOD e TB não têm "vergonha" de ser uma novela e só ganham com isso. Nazaré foi promovida como série... Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
fscd Postado 1 de abril 2020 Partilhar Postado 1 de abril 2020 (editado) há 15 minutos, AndréSFM disse: Está novela quando acabar vai ser esquecida para sempre. Tenho pena dos atores. Acho que mereciam histórias melhores. Não era assim tão radical, desculpa lá. É verdade que a história tem imensos erros no que toda ao enredo, mas para mim a Lucia e a Olivia ficarão para sempre marcadas na ficção do canal. E a própria novela numa das melhores dos últimos anos. Apesar de estar mais parada agora, teve uma 1.ª temporada excelente e o início de uma 2.ª temporada muito boa e acredito que o final da novela vai ser um arraso com a revelação de todos os segredos, bombas e o mistério do Pipo. Mas pronto, é só a minha opinião ahahhaha. Editado 1 de abril 2020 por Fabien S. 7 2 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
Fernando Postado 1 de abril 2020 Autor Partilhar Postado 1 de abril 2020 (editado) há 3 minutos, FilipeT disse: Nazaré foi promovida como série... Não foi nada. Nazaré foi sempre referenciada como novela. A segunda temporada é que será uma "série". Editado 1 de abril 2020 por EFernando 2 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
Mar-Vell Postado 1 de abril 2020 Partilhar Postado 1 de abril 2020 (editado) Olívia (depois de dizer que é filha de Stevie Wonder): "Espera, estou como o papai, não estou enxergando bem" Editado 1 de abril 2020 por Joel92 1 5 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
Filipe Postado 1 de abril 2020 Partilhar Postado 1 de abril 2020 agora mesmo, EFernando disse: Não foi nada. Nazaré foi sempre referenciada como novela. A segunda temporada é que será uma "série" Então isso ainda é mais estúpido. A 1ª temporada foi uma novela, mas a 2ª é uma série... Então nessa não se verifica de todo que "não tem vergonha de ser uma novela" Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
Fernando Postado 1 de abril 2020 Autor Partilhar Postado 1 de abril 2020 (editado) há 2 minutos, FilipeT disse: Então isso ainda é mais estúpido. A 1ª temporada foi uma novela, mas a 2ª é uma série... Então nessa não se verifica de todo que "não tem vergonha de ser uma novela" A segunda temporada é uma espécie de spin-off, não vai ser uma continuação literal da novela. A primeira parte da história, ou chama-lhe o que quiseres, é uma novela. Ponto. Se é para criticar, essas designações, critique-se A Teia ou Golpe de Sorte. Editado 1 de abril 2020 por EFernando 2 1 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
Filipe Postado 1 de abril 2020 Partilhar Postado 1 de abril 2020 há 1 minuto, EFernando disse: A segunda temporada é uma espécie de spin-off, não vai ser uma continuação literal da novela. A primeira parte da história, ou chama-lhe o que quiseres, é uma novela. Ponto. Então houve vergonha de lhe chamar novela. Ponto. 1 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
Post Popular skizzo Postado 1 de abril 2020 Post Popular Partilhar Postado 1 de abril 2020 (editado) Eu a primeira temporada irei continuar a defender, para mim foi excelente. Se o público preferiu a Nazaré, olha temos pena. Vi um episódio dessa e achei um pavor a todos os níveis. Acho a 1ª temporada de NCB uma novela bem pensada, bem actuada, com um fio condutor persistente e bem desenvolvido (quase tudo revolve à volta da trama central), o que a tornou mais forte (tal como TDV). Ficámos a conhecer bem os personagens e as dinâmicas entre eles, com uma história bem simples de se seguir. Não achei nada rebuscada como Prisioneira, essa sim não fez sentido nenhum e mereceu o flop. Os episódios foram apelativos, tensos, cheios de suspense e intriga como só o Vilhena sabe criar. Já esta 2ª temporada, tem várias falhas, e tem barriga. Nota-se especialmente desde a morte do Pipo, a ausência dele e da vilã principal. Os núcleos introduzidos para injetarem novo fôlego não resultaram - eu sei que estes vão ligar aos casos dos raptos que faltam desvendar, mas acho que os personagens são ocos e desinteressantes, como o casal gay e a Letícia. E depois não ajuda ligar a Letícia ao personagem mais banal da 1ª temporada, o Mário. É dar continuidade a algo que já era ruim, e dar mais destaque ao Mário, é uma má aposta. Este plot donde ele vai ficar a morar é aborrecido. O humor do Vilhena sempre se baseou mais nos diálogos do que propriamente núcleos cómicos, que é algo que público adora. No entanto, a novela poderia ter mais humor, essa é um crítica que adiciono. Adoro as pérolas, mas falta ali qualquer coisa. Não me rio tanto com esta novela como com as outras dele - o que não é um defeito, porque sentia o mesmo na 1ª temporada, mas a novela era óptima o suficiente para não sentir falta disso. Mas quando surgem as falhas naquilo que eu gostava, aí evidencia-se mais essa lacuna. Quanto à Lúcia, nem tudo tem de ser explicado logo, mas entendo que o público goste que esteja tudo às claras de início. Já eu prefiro tecer teorias sobre a origem da "vilanidade" da Lúcia, que pessoalmente acho que se deve à infertilidade dela, quiçá causada pelo abuso sexual que sofreu (se se vier a confirmar). O problema é que nem tanto à terra, nem tanto ao mar. Não convém deixar todos os segredos para explodirem ao mesmo tempo, têm que ser bem espaçados. Os podres da Lúcia foram bem espaçados, com cada filho a saber da verdade a tempos diferentes. Mas acho que alguns dos outros segredos já poderiam ter explodido, como a violação do Mário à Lúcia ser comprovada (seria interessante ver a reação da família), a Olívia sendo exposta aos zucas (punha esta em apuros e dava um novo rumo ao personagem), e talvez um dos assassinatos da Lúcia ser desvendado. Não foi uma boa decisão a Sara ficar escondida da verdade sobre ser mãe do Gabriel. Deveria ter ficado a saber mesmo antes da morte do Pipo. Achei desnecessário este adiamento, porque parece que andam em círculos à volta do mesmo. Ninguém quer saber dos problemas constantes da Joana e do Óscar, era preciso este casal ter dado um novo rumo nesta 2ª temporada, mas ficaram mais chatos pela repetibilidade. Finalizando, não, esta segunda temporada não é um horror como foi a ultima de AUM ou AH, mas claramente existem falhas na narrativa, falhas na execução, falhas na introdução de novos plots para sustentarem vários meses de novela. Editado 1 de abril 2020 por skizzo 15 2 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
Lu Bloqueada até 03.08 Postado 1 de abril 2020 Partilhar Postado 1 de abril 2020 A humilhação da novela é subir à pala de uma adaptação. Mas com jeitinho a novela reencontra o seu rumo, que é a Lúcia. 2 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
Vitória Postado 1 de abril 2020 Partilhar Postado 1 de abril 2020 (editado) Cá para mim, neste tempo em que a Lúcia e o Pipo desapareceram, o Vilhena entregou a novela aos milhentos colaboradores dela, ficando apenas com as cenas da Olívia. Isso é um ponto que me intriga também. Vocês já pararam pra ver a quantidade de escritores que esta novela tem? Deve ser difícil gerir as coisas dessa maneira. Editado 1 de abril 2020 por VINTAGE 2 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
Lu Bloqueada até 03.08 Postado 1 de abril 2020 Partilhar Postado 1 de abril 2020 há 1 minuto, VINTAGE disse: Cá para mim, neste tempo em que a Lúcia e o Pipo desapareceram, o Vilhena entregou a novela aos milhentos colaboradores dela, ficando apenas com as cenas da Olívia. Isso é um ponto que me incomoda também. Vocês já pararam pra ver a quantidade de escritores que esta novela tem? Deve ser difícil gerir as coisas dessa maneira. Como é que sabes que nestes tempos ele ficou só com a Olívia e os colaboradores com os restantes? 1 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
FLP Postado 1 de abril 2020 Partilhar Postado 1 de abril 2020 A novela podia ser a pior mer** em exibição, que tendo 3 ou 4 ingredientes base, seria um sucesso. É essa a essencia. Tem qualidade, mas nao tem nenhum apelo popular. É um fracasso. Simples. O Vilhena que olhe para o Walcyr, que escreveu as 3 piores novelas de HN da decada e tem as 3 melhores audiencias. E porque? Porque escreve "facil", "razo","mastigado". Não é a toa que as novelas mexicanas são as mais exportadas no mundo. Novela é novela. É facil. Rapido. Nao vale a pena inventar. Pode-se introduzir rasgos criatividade, mas não se pode fugir a base. Se querem audiencias. Se quiserem obras de arte, continuem. 1 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
Mar-Vell Postado 1 de abril 2020 Partilhar Postado 1 de abril 2020 há 3 minutos, VINTAGE disse: Cá para mim, neste tempo em que a Lúcia e o Pipo desapareceram, o Vilhena entregou a novela aos milhentos colaboradores dela, ficando apenas com as cenas da Olívia. Isso é um ponto que me intriga também. Vocês já pararam pra ver a quantidade de escritores que esta novela tem? Deve ser difícil gerir as coisas dessa maneira. Eu não quero acreditar que ele fizesse isso, ou tudo o que sugerem aqui no fórum (dele ter amuado e negligenciado a novela, por exemplo), porque isso só demonstra falta de profissionalismo, e não é a ideia que tenho dele. Ele pode ter desmotivado, por a novela correr menos mal, mas não acredito que ele tivesse abandonado a coitada. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
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