Jump to content

Na Corda Bamba


Fernando

Posts Recomendados

há 19 minutos, skizzo disse:

A verdade é que é muito dificil para qualquer autor conseguir fazer uma novela com 300 episódios manter a qualidade, sem ter uma barriga. Isso é inevitável. Não temos nenhuma comparação com os autores brasileiros, mas assim de repente a maiorzinha dos ultimos anos foi Amor À Vida, que eu gostei bastante, e mesmo essa teve barrigona pelo meio. E só teve 200 e tal episódios creio eu. Damos muito na cabeça dos autores nacionais, mas eles trabalham sob circunstâncias peculiares onde lhes é exigido um grau de narrativa gigantesca. 

Não é o caso de Na Corda Bamba...que não vai ter 300 episódios nem perto disso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, Visky disse:

Não é o caso de Na Corda Bamba...que não vai ter 300 episódios nem perto disso.

Pois não. Mas também duvido que vá ter a qualidade 1/10 que teve a 3ª temporada de AUM. Apesar de mais morna, os plots fazem sentido e ainda chegamos a ter bons momentos. O erro desta temporada é que os núcleos introduzidos, com excepção da São, são pouco interessantes - apesar de relevantes para o plot central dos raptos.

Editado por skizzo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 horas, tv123 disse:

Acima de tudo... falamos da Lúcia :haha: 

Falam de QoD, mas na realidade a subida coincide com o regresso dela. É a prova que leva a novela às costas.

há 1 hora, Maciel disse:

Esta novela tem demasiada "barriga" sim. Praticamente nada acontece agora. Andam em círculos, mais círculos. Núcleos secundários já a roçarem a enfadonhice. Tudo isto a juntar ao modo de exibição da novela estão a tornar estes últimos meses sofríveis. xD Não vejo a hora de isto acabar.

Enquanto andar nos 8 (ou subir mais) vão arrastá-la (cenas repetidas, flashbacks, o que for). O Nuno lida mal quando corre mal, mas quando corre bem agarra-se ao produto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, FLP disse:

O vilhena andou com azia em relação ao que a TVI fez  a "sua" novela, mas ele devia ter azia era em relação ao que ele fez a novela da TVI.

Fez uma serie de exigencias, teve um elenco de sonho, com todos os atores super entusiasmados em voltar a trabalhar com ele. Teve dinheiro e investimento. E a novela é um dos maiores fracassos da estação. Facto! E se a TVI tem culpa, ele tb tem. A novela não começou bem e, com o tratamento, foi perdendo folego. Não. Sempre correu mal, desde o 1º episodio. 

A novela é má? Não. Era uma novela interessante. Mas também deixa muito a desejar. 

O Vilhena é um autor experiente e já devia perceber que menos é, muitas vezes, mais. Não chega escrever otimos dialogos e criar cenas antológicas. Uma novela não é uma serie, nem um filme. É uma novela. E tem que ter apelo popular, que identifique o público.

Quando a novela foi anunciada, pensei que o Vilhena tivesse noçao do panorama atual da TV e percebesse que A novela que fazia falta era uma novela popular, como ele fez tão bem quando a TVI vivia a 1º crise na ficçao, depois do boom inicial. NcT foi a novela certa, num momento em que o público fugia para a SIC. 

Agora, seria necessário o mesmo. Ele nao escreve novelas para ele, para o gosto dele. Escreve para o público. Com este elenco, tinha conseguido ter um novelão. Bastava nao ter enchido a novela de premissas recambulescas, Bastava, pe, usar o plot do roubo dos bebés pela Lúcia e, nos dias de hoje, desenvolver tramas "reais", fazendo de Lúcia uma "heroina torta", que trapaceia ( sem extrapolar como acontece aqui) para proteger os filhos a quem ama desalmadamente  e com um bom par romantico de suporte para lém de uma boa vilã, bem contextualizada e com verdadeiras razões para ser vilã. Ou se quisesse fazer de Lúcia uma vilã, ok. Teria que tornar claro o confronto e justificar bem o porquê de ser a vilã e tinha que haver uma personagem verdadeiramente forte para lhe fazer contraponto, sendo "boazinha".  

Sem determinadas coisas claras, uma novela não pega. A nao ser as que vão por "arrasto"  em sucessos anteriores. 

Se repararem, vilãs gratuitas por si só nao seguram uma novela. As vilãs consagradas são vilãs bem contextualizadas. A Luiza Albuquerque, a Maria Laurinda, etc, eram vilãs iconicas porque percebia se o porque de tudo o que faziam. E não precisavam andar a matar pessoal a cada esquina.

Por muito que me custe admitir - porque defendi a novela desde o seu início -, só li verdades. Eu adorei a premissa da novela e adorei o início da mesma, mas é um facto que em termos de história e desenvolvimento isto estava mais para série do que novela. E por muito que eu tenha adorado o ritmo frenético e as personagens com várias camadas, o público noveleiro não procura isso. Talvez NCB tivesse resultado melhor como série, de facto. 

Para mim o grande problema - e isso eu digo-o desde início - é o facto de não existir um protagonista bom, alguém por quem torcer. Por mais engraçada que possa ser a personagem da Dalila (porque é, mesmo eu odiando-a acho-lhe piada), era preciso alguém para balançar a trama. E, neste caso, só vejo a Sara com potencial para tal. O desenvolvimento da personagem da Vila Nova é absolutamente patético e isso já se previa desde o início. A personagem não faz sentido, não é coesa. 

E sim, a TVI fez mais pela novela do que o Vilhena pela própria novela. A TVI deu-lhe o elenco que ele queria, a realização é das melhores coisinhas já feitas e a novela manteve-se sempre no primeiro horário - e sempre a flopar. A gente mete a culpa no público, por estar desligado da TVI, mas a verdade é que QOD está aqui para provar que o público ainda quer dar uma chance ao canal. NCB simplesmente não agradou as massas. E o Vilhena, com muita pena minha, não soube lidar com isso.

  • Gosto 9
  • Adoro 1
  • Obrigado 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, JoãoCruz disse:

Por muito que me custe admitir - porque defendi a novela desde o seu início -, só li verdades. Eu adorei a premissa da novela e adorei o início da mesma, mas é um facto que em termos de história e desenvolvimento isto estava mais para série do que novela. E por muito que eu tenha adorado o ritmo frenético e as personagens com várias camadas, o público noveleiro não procura isso. Talvez NCB tivesse resultado melhor como série, de facto. 

Para mim o grande problema - e isso eu digo-o desde início - é o facto de não existir um protagonista bom, alguém por quem torcer. Por mais engraçada que possa ser a personagem da Dalila (porque é, mesmo eu odiando-a acho-lhe piada), era preciso alguém para balançar a trama. E, neste caso, só vejo a Sara com potencial para tal. O desenvolvimento da personagem da Vila Nova é absolutamente patético e isso já se previa desde o início. A personagem não faz sentido, não é coesa. 

E sim, a TVI fez mais pela novela do que o Vilhena pela própria novela. A TVI deu-lhe o elenco que ele queria, a realização é das melhores coisinhas já feitas e a novela manteve-se sempre no primeiro horário - e sempre a flopar. A gente mete a culpa no público, por estar desligado da TVI, mas a verdade é que QOD está aqui para provar que o público ainda quer dar uma chance ao canal. NCB simplesmente não agradou as massas. E o Vilhena, com muita pena minha, não soube lidar com isso.

O problema do Vilhena foi enchafurdar aqui um elenco de estrelas e depois dar papéis sem noção a metade deles e não conseguir desenvolver os plots secundários. Ele até hoje desenvolveu apenas o plot principal - da Lúcia, Pipo e seus filhos roubados - e foi dando um impulso a um ou outro plot - brasileiros, Olívia e os Ferraz Nogueira - mas mesmo assim nota-se uma clara disfunção de narrativa. E é uma coisa que estranho nele, porque ele sempre foi óptimo a desenvolver narrativas de fundo - vide Ninguém como Tu ou Tempo de Viver - mas aqui perdeu-se e parece, como já disseram por aqui, que se fartou, amuou e desistiu da novela. Personagens com tanto sumo - como a Sara, Carmo, Beatriz, César, Fernanda, Leonor, Mário, Joana, Óscar - são apenas fantasmas. E nem vou comentar o quão desnecessário foi a entrada dos plots do casal homossexual e da Letícia na segunda fase.

Uma pena, porque até à morte do Pipo, a novela ainda tinha algum oxigénio que morreu com ele.

Editado por Joel92
  • Gosto 8
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Toda a pseudo-intelectualidade e superioridade que o Rui Vilhena dava à sua novela, sempre me deu asco. Quis misturar dois géneros com públicos diferentes e acabou por não agradar a nenhum. Nazaré, QOD e TB não têm "vergonha" de ser uma novela e só ganham com isso. 

  • Gosto 2
  • Adoro 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 minutos, msm0 disse:

Toda a pseudo-intelectualidade e superioridade que o Rui Vilhena dava à sua novela, sempre me deu asco. Quis misturar dois géneros com públicos diferentes e acabou por não agradar a nenhum. Nazaré, QOD e TB não têm "vergonha" de ser uma novela e só ganham com isso. 

Nazaré foi promovida como série...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 15 minutos, AndréSFM disse:

Está novela quando acabar vai ser esquecida para sempre. Tenho pena  dos atores. Acho que mereciam histórias melhores.

Não era assim tão radical, desculpa lá. É verdade que a história tem imensos erros no que toda ao enredo, mas para mim a Lucia e a Olivia ficarão para sempre marcadas na ficção do canal. E a própria novela numa das melhores dos últimos anos. Apesar de estar mais parada agora, teve uma 1.ª temporada excelente e o início de uma 2.ª temporada muito boa e acredito que o final da novela vai ser um arraso com a revelação de todos os segredos, bombas e o mistério do Pipo. Mas pronto, é só a minha opinião ahahhaha. 

Editado por Fabien S.
  • Gosto 7
  • Obrigado 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora mesmo, EFernando disse:

Não foi nada. Nazaré foi sempre referenciada como novela.

A segunda temporada é que será uma "série"

Então isso ainda é mais estúpido. A 1ª temporada foi uma novela, mas a 2ª é uma série...

Então nessa não se verifica de todo que "não tem vergonha de ser uma novela"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, FilipeT disse:

Então isso ainda é mais estúpido. A 1ª temporada foi uma novela, mas a 2ª é uma série...

Então nessa não se verifica de todo que "não tem vergonha de ser uma novela"

A segunda temporada é uma espécie de spin-off, não vai ser uma continuação literal da novela. A primeira parte da história, ou chama-lhe o que quiseres, é uma novela. Ponto.

Se é para criticar, essas designações,  critique-se A Teia ou Golpe de Sorte.

Editado por EFernando
  • Gosto 2
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, EFernando disse:

A segunda temporada é uma espécie de spin-off, não vai ser uma continuação literal da novela. A primeira parte da história, ou chama-lhe o que quiseres, é uma novela. Ponto.

Então houve vergonha de lhe chamar novela. Ponto.

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cá para mim, neste tempo em que a Lúcia e o Pipo desapareceram, o Vilhena entregou a novela aos milhentos colaboradores dela, ficando apenas com as cenas da Olívia. 

Isso é um ponto que me intriga também. Vocês já pararam pra ver a quantidade de escritores que esta novela tem? Deve ser difícil gerir as coisas dessa maneira. 

Editado por VINTAGE
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, VINTAGE disse:

Cá para mim, neste tempo em que a Lúcia e o Pipo desapareceram, o Vilhena entregou a novela aos milhentos colaboradores dela, ficando apenas com as cenas da Olívia. 

Isso é um ponto que me incomoda também. Vocês já pararam pra ver a quantidade de escritores que esta novela tem? Deve ser difícil gerir as coisas dessa maneira.

Como é que sabes que nestes tempos ele ficou só com a Olívia e os colaboradores com os restantes?

  • Triste 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A novela podia ser a pior mer** em exibição, que tendo 3 ou 4 ingredientes base, seria um sucesso. É essa a essencia. Tem qualidade, mas nao tem nenhum apelo popular. É um fracasso. Simples. O Vilhena que olhe para o Walcyr, que escreveu as 3 piores novelas de HN da decada e tem as 3 melhores audiencias. E porque? Porque escreve "facil", "razo","mastigado". Não é a toa que as novelas mexicanas são as mais exportadas no mundo. Novela é novela. É facil. Rapido. Nao vale a pena inventar. Pode-se introduzir rasgos criatividade, mas não se pode fugir a base. Se querem audiencias. Se quiserem obras de arte, continuem. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, VINTAGE disse:

Cá para mim, neste tempo em que a Lúcia e o Pipo desapareceram, o Vilhena entregou a novela aos milhentos colaboradores dela, ficando apenas com as cenas da Olívia. 

Isso é um ponto que me intriga também. Vocês já pararam pra ver a quantidade de escritores que esta novela tem? Deve ser difícil gerir as coisas dessa maneira. 

Eu não quero acreditar que ele fizesse isso, ou tudo o que sugerem aqui no fórum (dele ter amuado e negligenciado a novela, por exemplo), porque isso só demonstra falta de profissionalismo, e não é a ideia que tenho dele. Ele pode ter desmotivado, por a novela correr menos mal, mas não acredito que ele tivesse abandonado a coitada. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...