Jump to content

Pantanal


Jão

Posts Recomendados

Pantanal deve ganhar remake com versão enxuta no Globo Play em 2021

pantanal_d503ef071dde57b9231adf5e0e4a61e9f55725e7.jpeg

O remake de Pantanal está ganhando cada vez mais força nos bastidores da Globo. A novela de 1990 de Benedito Ruy Barbosa, com direção de Jayme Monjardim e que foi ao ar originalmente na TV Manchete, está com negociações avançadas na dramaturgia da emissora carioca para receber um remake enxuto em 2021 e para ir ao ar apenas no Globo Play.

Fontes consultadas pelo NaTelinha explicaram que a direção da Globo entende que uma produção com o status de Pantanal poderia alavancar ainda mais o projeto de produzir novelas originais no serviço de streaming, logo depois de Verdades Secretas 2, prevista para o primeiro semestre do ano que vem, conforme antecipado.

Nos bastidores do departamento de dramaturgia, a avaliação é de que um remake de Pantanal atrairia novos assinantes para o Globo Play e não há, ao menos num primeiro momento, nenhuma intenção de levar a novela para a TV aberta. Um dos pontos alegados seria o modelo previsto e que inviabilizaria completamente a realização para dentro da Globo.

A realização da novela seria num formato muito mais enxuto do que a obra original. Dessa vez, a Globo quer um folhetim em torno de 50 capítulos contando a história de Juma Marruá, números muito menores que os 223 que foram ao ar na extinta Manchete. A cúpula da Globo estava numa sinuca de bico para exibir Pantanal na TV aberta justamente por conta do número de capítulos.

É que manter a quantidade próxima de 200 tornaria a produção arrastada para os dias de hoje. Em 1990, a novela tinha longas sequências mostrando as paisagens do lugar, o que para muita gente dentro da Globo não funcionaria na TV atual. Diminuir a quantidade de capítulos iria contra o formato mercadológico que a emissora entrega para os patrocinadores nas principais faixas, já que o horário das 23H foi extinto. Foi aí que surgiu a solução de produzir exclusivamente para o Globo Pay.

Pantanal no Globo Play

O remake de Pantanal sempre esteve no radar de Benedito Ruy Barbosa, mas foi rejeitado diversas vezes pela Globo e o próprio diretor do projeto, Jayme Monjardim, chegou a dizer que não via viabilidade para uma trama desse porte na Globo e que a novela tinha uma estilística própria e datada. Benedito, em compensação, sempre discordou.

Ainda não foi batido o martelo e o próprio autor está em negociações com a Globo para o remake, em que ele seria o supervisor e teria o roteiro da filha dele, Edmara Barbosa, que chegou a confessar já estar envolvida na ideia durante uma live. Restam poucos detalhes e a expectativa é de que haja o anúncio da produção ainda em 2020.

Procurada, a Comunicação da Globo informou que está conversando com Benedito Ruy Barbosa sobre projetos e Pantanal é um deles.

Na Telinha

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 48 minutos, Maciel disse:

Esqueçam a faixa das 23H. Claramente as produções dessa baixa vão passar para a GloboPlay.

Esta era uma jeitosa para a SIC poder comprar, mas não sei se poderá... 

Suponho que só não poderia se houvesse Globo Play em Portugal. Não havendo, não vejo problema... Não sei. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Maya disse:

Eu gostava muito que a Globo fizesse um remake desta novela, mas não nas condições acima relatadas.

Não existe mesmo a mínima possibilidade do remake vir a ocupar as faixas das 6 ou das 9?!

Acho que as nove não. "Velho Chico" que tem um viés do enredo de "Pantanal" não foi muito bem. "Meu Pedacinho de Chão" mesmo com a crítica dizendo bem da novela, também não foi muito bem no horário das seis. Acho que uma supersérie está muito bem. Se muitos dizem que "Pantanal" é uma novela de paisagens, imaginou na Globo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, DanielNunes disse:

Acho que as nove não. "Velho Chico" que tem um viés do enredo de "Pantanal" não foi muito bem. "Meu Pedacinho de Chão" mesmo com a crítica dizendo bem da novela, também não foi muito bem no horário das seis. Acho que uma supersérie está muito bem. Se muitos dizem que "Pantanal" é uma novela de paisagens, imaginou na Globo?

Essas duas não foram bem, mas as novelas irmãs A Lei do Amor e Boogie Oogie foram pior. E Pantanal tem o plus de ser um nome conhecido do público, o que em tese seria um chamariz.

Não sei até que ponto seria útil e proveitoso requentar essa trama, teriam que enxugar muito, por isso concordo que o formato das 11 é o melhor. É lá que deram novelas de paisagem como Onde Nascem os Fortes.

Editado por pedrovinsky
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já eu acho mais interessante como mini novela do Globo Play mesmo.

A história não tem assim tanto pano para mangas, em 2020 não se pode exagerar na contemplatividade. A juntar a isso, esta trama pretende-se bastante sensual, é uma das marcas do original e nem às seis nem às nove eles iam manter esse clima mais sensual. 

A Favorita, uma novela de 2008, repercutiu mais que qualquer série original do Globo Play. Existe muito público para ver novelas no streaming no Brasil. É uma excelente aposta.

(E provavelmente uns meses mais tarde vai aparecer algures na grelha na mesma.)

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
  • 1 mês depois...
On 21/07/2020 at 22:28, rikylouis14 disse:

Esta novela não deu na RTP por 2006? Eu lembro-me que a via com a minha avó

Deu na RTP Memória em 2004/2005. Na altura não sabia que era da Manchete. Só tenho vaga ideia de ver o genérico daquilo. Provavelmente foi a primeira segunda novela brasileira que não era da Globo da qual tenho recordações, depois de Meu Pé de Laranja Lima (2001) e da versão da Record da Escrava Isaura (2005).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 16 minutos, PM14 disse:

Ao que parece, a Globo pensa colocar o remake do Pantanal já em 2021, substituindo a novela de Lícia Manzo.

Deste modo, a ordem alterará e a novela de João Emanuel Carneiro salta para mais tarde, em 2022.

Que bom, é de maneira que faço uma pausa maior xD

Esta Globo está sempre a mudar tudo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não acho esta história veridica. Pois a Edmara Barbosa mesmo com os textos prontos terá que mexer em muito para trazer a novela para os tempos atuais. Outra, a novela é praticamente externa, teria que ir até o Pantanal gravar a novela. E com a desmatação que estar acontecer agora no Pantanal, muito improvável que não aconteça isso agora. 

Editado por DanielNunes
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, PM14 disse:

Ao que parece, a Globo pensa colocar o remake do Pantanal já em 2021, substituindo a novela de Lícia Manzo.

Deste modo, a ordem alterará e a novela de João Emanuel Carneiro salta para mais tarde, em 2022.

Estava também outras fontes a dizer que a novela de João Emanuel Carneiro iria substituir "Amor de Mãe" e que "Um Lugar ao Sol" iria para um outro horário. Pelo colunista Flávio Ricco fonte confiável, ainda seguem a ordem das novelas. Já que praticamente os autores mesmo com a paragem da Covid-19, trabalham nos capítulos das novelas. O que quer dizer, até 2021 a novela de João Emanuel Carneiro estará toda escrita para gravar a novela. Não há o porquê de alterar as ordens. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 29/08/2020 at 14:16, D91 disse:

Curioso que esta foi a primeira novela a bater as da Globo. Eu gostava de poder ver esta e a "Xica da Silva". A Manchete era a única que conseguia fazer novelas que batiam as da Globo, pena ter falido.

A Manchete bateu apenas com Pantanal. De resto, via a Globo muito distante, para não dizer as outras concorrentes também. Não foi a primeira, afinal a Globo ainda se estava a consolidar nos tempos da Tupi, mas com a hegemonia assente sim.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, DanielNunes disse:

Estava também outras fontes a dizer que a novela de João Emanuel Carneiro iria substituir "Amor de Mãe" e que "Um Lugar ao Sol" iria para um outro horário. Pelo colunista Flávio Ricco fonte confiável, ainda seguem a ordem das novelas. Já que praticamente os autores mesmo com a paragem da Covid-19, trabalham nos capítulos das novelas. O que quer dizer, até 2021 a novela de João Emanuel Carneiro estará toda escrita para gravar a novela. Não há o porquê de alterar as ordens. 

Pois, talvez seja. 

De qualquer modo, é um boato que anda a ganhar espaço nas redes e por vezes onde há fumo... há fogo. Vamos a ver.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Devo reconhecer que não esperava não. Mas tudo por conta de Rogério Gomes, para não coincidir com os trabalhos de direção da novela de Glória Perez em 2022. E Walcyr Carrasco longe do horário das nove, se não furar mais uma vez de novo horário das nove como o costume.

Editado por DanielNunes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, DanielNunes disse:

Devo reconhecer que não esperava não. Mas tudo por conta de Rogério Gomes, para não coincidir com os trabalhos de direção da novela de Glória Perez em 2022. E Walcyr Carrasco longe do horário das nove, se não furar mais uma vez de novo horário das nove como o costume.

Pois acho muito bem que ele precisa de voltar às seis ou às sete.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...