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Notícias SIC


Diana
Mensagem adicionada por Ruben,

Temas a abordar neste tópico:

- Informações referentes ao canal como um todo, não a respeito de um dos seus profissionais;
- Mudanças nos cargos de diretor ou noutros cargos relevantes.

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Isso das boxes é indicativo de qualquer coisa. As pessoas não param na tvi só porque sim, como se fizessem a ronda pelos canais e desligassem na tvi. Não sejamos puritanos. Ainda para mais com uma lista enorme de canais no cabo. Se a mediação devia ser feita dessa forma, sim. Mas tinha de levar uma reformulação para resolver o problema das tvs ligadas. Aliás foi assunto mais que falado no programa da Mena. A nossa mediação é prestorica.

Agora se houve realmente fraude em dias de jogos, ou seja lá o que for há que averiguar. Realmente parece existir uma lei da compensação que até nós estranhamos. Na notícia há vários órgãos já envolvidos, certamente haverá comunicado até porque a notícia já foi partilhará em vários órgãos de comunicação social. Havendo fraude, alguém anda a “ passar o cheque” e a GFK fica com a sua imagem bastante fragilizada. Veremos! 

Mas acho piada: Quando se belisca a imagem da sic falam de notícia comprada pela tvi. Parece o Chega! 

Editado por DGA
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há 8 minutos, DGA disse:

Isso das boxes é indicativo de qualquer coisa. As pessoas não param na tvi só porque sim, como se fizessem a ronda pelos canais e desligassem na tvi. Não sejamos puritanos. Ainda para mais com uma lista enorme de canais no cabo. 
 

Agora se houve realmente fraude em dias de jogos, ou seja lá o que for há que averiguar. Realmente parece existir uma lei da compensação que até nós estranhamos. Na notícia há vários órgãos já envolvidos, certamente haverá comunicado até porque a notícia já foi partilhará em vários órgãos de comunicação social. Havendo fraude, alguém anda a “ passar o cheque” e a GFK fica com a sua imagem bastante fragilizada. Veremos! 

Mas acho piada: Quando se belisca a imagem da sic falam de notícia comprada pela tvi. Parece o Chega! 

A TVI dá razões para isso! :galderia:

A expectativa de que com a chegada da Cristina, o jogo das audiências ia virar e ser favorável à TVI não se confirmou. A partir daí, tem sido um colocar em causa a medição das audiências constante!

Sejamos coerentes com a realidade dos factos!

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há 25 minutos, Rapha-el disse:

A TVI dá razões para isso! :galderia:

A expectativa de que com a chegada da Cristina, o jogo das audiências ia virar e ser favorável à TVI não se confirmou. A partir daí, tem sido um colocar em causa a medição das audiências constante!

Sejamos coerentes com a realidade dos factos!

A tvi dá razões para isso, e a sic pelos vistos também. :triste_teresa: O Tal e Qual foi comprado pela TVI. 

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há 44 minutos, DGA disse:

Isso das boxes é indicativo de qualquer coisa. As pessoas não param na tvi só porque sim, como se fizessem a ronda pelos canais e desligassem na tvi. Não sejamos puritanos. Ainda para mais com uma lista enorme de canais no cabo. 
 

Agora se houve realmente fraude em dias de jogos, ou seja lá o que for há que averiguar. Realmente parece existir uma lei da compensação que até nós estranhamos. Na notícia há vários órgãos já envolvidos, certamente haverá comunicado até porque a notícia já foi partilhará em vários órgãos de comunicação social. Havendo fraude, alguém anda a “ passar o cheque” e a GFK fica com a sua imagem bastante fragilizada. Veremos! 

Mas acho piada: Quando se belisca a imagem da sic falam de notícia comprada pela tvi. Parece o Chega! 

Não acho que haja fraude a favor de um terceiro, como a SIC, mas sim pela própria GFK a seu favor. Convém que haja um líder absoluto durante um grande período de tempo para as marcas saberem em quem investir e onde publicitar - isto dá segurança ao mercado, legitima o trabalho da GFK e traz confiança nos resultados.

É por isto que não temos vencedores alternados e é daí que surge a lei da compensação. Penso que já é evidente para todos que não se justifica que em dias de bomba na TVI a SIC suba de forma astronómica os restantes horários, sem justificação. Isto não é a cabeça das pessoas com audímetros a fazer contas e joguinhos.

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É assim eu nunca achei esta amostra fiável, já nos tempos da Marktest ela era tendenciosa e pouco representativa na minha opinião. Mas enquanto na altura na minha opinião prejudicava a SIC em muito e beneficiava a TVI e a RTP1, nos tempos da GfK aconteceu o contrário.

Mas agora só tentam mexer os cordelinhos quando são eles que estão a perder. :haha: A SIC perdeu anos e anos com amostras que pronto vá lá vai e não houve um pio, mas aí já não interessava para nada. :haha: 

Claramente havia uma onda em que toda a gente esperava que a Cristina ao voltar à TVI, ia tudo subir de novo, e efetivamente subiu mas não foi o suficiente para liderar. E isso mexe com uma estação, mexe com a Cristina principalmente e deu para ver naquela entrevista da Filomena que ela está importada sim com os resultados e na minha opinião, está a ser difícil lidar com eles. Porquê? A constante dúvida nos resultados. Se ela liderasse por todos os lados, acredito que a credibilidade era muito grande concerteza. Mas pronto ela não será nem a primeira nem a última a dizer isto. É normal, é um mercado competitivo.

Quanto às resultados das boxes, lá está é muito ambíguo, enquanto por um lado podes ver resultados mais exatos, e se calhar a TVI era líder ou a CMTV provavelmente andava aí toda disparada, por outro não sabes a fiabilidade dos resultados, nem se exatamente as pessoas estão a ver, quem está a ver e isso para os anunciantes vale o que vale.

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há 9 minutos, Bruno disse:

Alguém sabe por que razão não há pessoas das ilhas na amostra? Parece-me ser a maior lacuna (que pode ou não prejudicar alguma estação).

Isto explica aquelas mini-férias da CF na Madeira a mostrar em cada story o amor dos madeirenses por si. Dica para a GFK.

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Apenas 9 milhões e 466 mil pessoas estão representadas, o que desde logo significa que quase 80 dos 1.000 audímetros estão mal colocados.

Além disso, a facilidade com que a RTP, no Programa Cautelar, chegou à fala com uma pessoa que possui audímetro devia deixar-nos a pensar se a SIC e a TVI não têm a mesma facilidade. A amostra devia estar a ser mais regulada e devia ser alterada com alguma periodicidade para não existir possibilidade nenhuma de adulteração de resultados.

Em relação à queixa, não me parece que vá dar em alguma coisa nem que venha a ter impacto no público e anunciantes.

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há 2 horas, DGA disse:

A nossa mediação é prestorica.

A nossa e a do resto do mundo, porque não foi Portugal no alto do seu visionismo que inventou tal método. E imaginem quando descobrirem que todos os estudos de mercado são feitos desta forma oof

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há 15 minutos, Filipe disse:

Apenas 9 milhões e 466 mil pessoas estão representadas, o que desde logo significa que quase 80 dos 1.000 audímetros estão mal colocados.

Atenção que são 1.000 audímetros, mas contemplam cerca de 3.000 pessoas.

Não é assim tão linear que estejam mal colocados, vai depender da estratificação demográfica do público, isto é do total a proporção de homens e mulheres, regiões, diferentes faixas etárias, etc. etc.

Quando tive os audímetros cá em casa, eram dois (duas televisões onde se via mais tempo TV) e nós éramos 5 (ligávamos o nosso número qd estávamos a ver TV).

há 17 minutos, Filipe disse:

Além disso, a facilidade com que a RTP, no Programa Cautelar, chegou à fala com uma pessoa que possui audímetro devia deixar-nos a pensar se a SIC e a TVI não têm a mesma facilidade.

Basta procurar em fóruns ou conhecer alguém que tenha, não há propriamente muita dificuldade em encontrar, mas isso terá sempre a ver com a integridade da pessoa.

Quando o tive, nunca o disse publicamente, cumprindo a recomendação que recebi e já comentava no antiguinho Televizoom (do Daniel Oliveira).

Posso dizer que tem de haver evidências que não há conflito de interesse ( se és trabalhador de alguém meio de comunicação social, agência de publicidade ou relacionados não és elegível).

há 18 minutos, Filipe disse:

A amostra devia estar a ser mais regulada e devia ser alterada com alguma periodicidade para não existir possibilidade nenhuma de adulteração de resultados.

No meu tempo, já foi há uns anos jeitosos, o painel era rotativo de x em x anos, isto é, cada habitação ficava x anos e depois saia (sairia antes se fizesse determinado número de violações). Creio que atualmente existe essa regra, com o compromisso de renovação anual de cerca de 20% do painel.

Eu era super regulado, ligavam para cá "n" vezes ou se estava muito tempo no mesmo canal, se estava a TV ligada e nenhum número assinalado na box, o porquê da pessoa X ver muitas horas só um canal, etc.

No contrato de 2021-2025 - validado por todos os canais - estão contemplados vários ajustes à nova realidade audiovisual. Temos aqui um bom artigo com citações da GFK:

https://espalhafactos.com/2021/06/12/audiencias-como-e-feita-a-medicao-de-tv-em-portugal/

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há 18 minutos, scinun disse:

Atenção que são 1.000 audímetros, mas contemplam cerca de 3.000 pessoas.

Não é assim tão linear que estejam mal colocados, vai depender da estratificação demográfica do público, isto é do total a proporção de homens e mulheres, regiões, diferentes faixas etárias, etc. etc.

Estão necessariamente mal colocados quando cerca de 1 milhão de pessoas não são tidas em conta na população. 

Esperemos que os ajustes resolvam estes problemas que, pelo menos, parecem fáceis de resolver. 

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há 4 minutos, Filipe disse:

Estão necessariamente mal colocados quando cerca de 1 milhão de pessoas não são tidas em conta na população. 

Esperemos que os ajustes resolvam estes problemas que, pelo menos, parecem fáceis de resolver. 

Foi explicado no programa Cautelar que essa diferença na populacao total tem a ver com o facto de crianças com menos de 4 anos não entrarem no painel. 

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há 2 horas, agui disse:

A nossa e a do resto do mundo, porque não foi Portugal no alto do seu visionismo que inventou tal método. E imaginem quando descobrirem que todos os estudos de mercado são feitos desta forma oof

Vê o programa da Mena e percebes a diferença quanto aos restantes países. Aliás foi dado um grande banho ao senhor a GFK.  

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há 6 minutos, DGA disse:

Vê o programa da Mena e percebes a diferença quanto aos restantes países. Aliás foi dado um grande banho ao senhor a GFK.  

Não, não são 2 ou 3 países que têm investido em sistemas mais amplos que se pode considerar o nosso sistema diferente dos restantes países. É igual ao de Espanha, é igual ao do Brasil e por aí vai (aliás, no Brasil há estados em que as audiências são medidas por correio oof). Os canais reclamam, mas no dia em que decidirem investir na medição de audiências é que algo mudará. Medir audiências tem um custo e a GFK presta um serviço de acordo com o montante que o cliente lhe paga. 

Se tivesses visto o programa da Filomena também perceberias o porquê de boxes não poderem medir audiências. Daqui a pouco sugerem que metam uma câmara apontada à televisão na sala de cada português. Sem dúvida seria a forma mais fiável de medição. Aproveita-se a faz-se logo um Big Brother com toda a população oof
 

 

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Foi a TVI quem denunciou a SIC (vamos fingir surpresa :haha:

"A denúncia terá partido da TVI numa carta enviada à CAEM (Comissão de Análise de Estudos de Meio), a entidade que supervisiona as medições das audiências em Portugal pela Gfk.

“A TVI considera de enorme gravidade para o mercado a existência de indicadores inexplicáveis com mudanças abruptas de resultados e com informação inconstante e desajustada (…) a TVI considera ser chegado o momento de dar testemunho da sua veemente reserva em relação ao sistema e regras em vigor, bem como, ao incumprimento das obrigações contratuais que impedem sobre a parte contratante do sistema de medição de audiências."

 

Era óbvio. Primeiro o comunicado da Media Capital, depois a entrevista da Cristina à Mena e ontem já havia uma vt no jornal sobre uma notícia que só hoje saiu para as bancas. Que mau perder :fancy:

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há 1 hora, agui disse:

Não, não são 2 ou 3 países que têm investido em sistemas mais amplos que se pode considerar o nosso sistema diferente dos restantes países. É igual ao de Espanha, é igual ao do Brasil e por aí vai (aliás, no Brasil há estados em que as audiências são medidas por correio oof). Os canais reclamam, mas no dia em que decidirem investir na medição de audiências é que algo mudará. Medir audiências tem um custo e a GFK presta um serviço de acordo com o montante que o cliente lhe paga. 

Se tivesses visto o programa da Filomena também perceberias o porquê de boxes não poderem medir audiências. Daqui a pouco sugerem que metam uma câmara apontada à televisão na sala de cada português. Sem dúvida seria a forma mais fiável de medição. Aproveita-se a faz-se logo um Big Brother com toda a população oof
 

 

A medição a partir das boxes tinha de ser melhorada com os meios próprios, como disse em cima. Da forma que está obviamente que não.

há 37 minutos, Bruno disse:

Foi a TVI quem denunciou a SIC (vamos fingir surpresa :haha:

"A denúncia terá partido da TVI numa carta enviada à CAEM (Comissão de Análise de Estudos de Meio), a entidade que supervisiona as medições das audiências em Portugal pela Gfk.

“A TVI considera de enorme gravidade para o mercado a existência de indicadores inexplicáveis com mudanças abruptas de resultados e com informação inconstante e desajustada (…) a TVI considera ser chegado o momento de dar testemunho da sua veemente reserva em relação ao sistema e regras em vigor, bem como, ao incumprimento das obrigações contratuais que impedem sobre a parte contratante do sistema de medição de audiências."

 

Era óbvio. Primeiro o comunicado da Media Capital, depois a entrevista da Cristina à Mena e ontem já havia uma vt no jornal sobre uma notícia que só hoje saiu para as bancas. Que mau perder :fancy:

Mas isto não foi logo na altura? A notícia não é sobre isso, mas sim sobre a valorização da sic em dias de jogos. 

Editado por DGA
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