Jump to content

Qual foi o último filme que viste?


Diana

Posts Recomendados

8128pgOxViL._RI_.jpg

Que filme maravilhoso :cryhappy:

Foi um daqueles filmes que obriguei os meus pais a comprar nas feiras onde se vendem DVD's piratas, nomeadamente 3 a 4 filmes a um custo de 5€. Era sagrado eu ir a uma feira dessas com 6-12 anos e obrigar os meus pais a comprar 5€ em filmes pirateados sob pena de chorar e fazer um escândalo em praça pública :cryhappy: Este foi um deles (devo ter tipo 150 :haha:). Depois, sempre que fazíamos as nossas viagens familiares, passava metade do tempo da viagem no meu querido leitor de DVD portátil a ver infinitas vezes os filmes que comprava ao desbarato. Fazia sempre uma cuidadosa seleção dos que queria levar, porque claro que não podia levar os 150 :cryhappy: Ai, ainda me lembro, sempre que saía de uma feira só queria chegar a casa, testar os DVD's (ver quais não funicionavam/eram gravados em salas de cinema com imagem horrível, e quais funcionavam bem) e vê-los todos. Durante anos, depois dos 12/13, perdi tudo isso, até que ontem instalei um leitor no meu quarto e vou iniciar uma viagem pela minha infância. Tenho doses industriais de clássicos da Disney, Looney Tunes, Tom & Jerry (isso é mesmo à pazada), para ver :cryhappy: E o pior é que me lembro de quase todos como se fosse hoje que os tivesse a ver :cryhappy: Este filme do Pateta é um deles.

Na altura quando comprei o Filme do Pateta, esperava simplesmente cartoons cómicos, o que mais poderia uma criança querer. Acontece que vi o filme. Uma vez, duas, três, etc. Nunca foi dos meus favoritos. Valia pelas cenas de riso fácil para crianças, mas achava o filme estranhíssimo em muitas cenas.  Aliás, logo a primeira cena é quase um filme de terror, a Disney dos anos 80 e 90 andava louca :haha: Basicamente é o filho do Pateta num pesadelo a transformar-se dramaticamente no seu pai. É bem creepy.

Acontece que quando vi ontem integralmente o filme, finalmente compreendi o porquê de não achar o filme nada demais em criança. O filme tem contornos muito mais adolescentes (e até adultos) do que infantis. A história é um retrato da realidade da época, os anos 90. O filho do Pateta é o típico adolescente tímido do high schoool, não popular, mas que está apaixonado por uma rapariga popular (que por acaso também gosta dele). O filme retrata a necessidade de sermos diferentes e de nos destacarmos dos outros enquanto somos jovens, a luta pelos nossos sonhos e concretizá-los. Retrata muito bem a juventude da época, tens os clichés todos lá batidos de uma forma super interessante, tendo em conta que falamos de um filho de uma personagem icónica do nosso imaginário.

Mas o mais interessante é mesmo um outro pilar da história. A relação pai-filho. A relação entre o Max e o Pateta está péssima (ele está naquela fase do armário). Durante todo o filme é mostrada a luta por parte do Pateta para estabelecer uma boa relação com o filho e as respetivas dificuldades. É aqui que o filme ganha uma grande profundidade que eu desconhecia e não apreciava quando era criança. Aliás, é daqueles filmes em que quando se vê em criança, se está do lado do Max, mas em adulto, está-se do lado do Pateta. E tão estranho, depois de ver tanto isto em criança, agora ir ver um filme que aborda a temática high school desta forma tão relatable quando me apercebo de que essa fase já passou para mim... Bem, ver este filme foi muito emotivo.

Um aplauso final para a banda sonora, nomeadamente para Stand Out, a música é tão gira e tão bem aplicada no filme :cryhappy: Fiquei com vontade de que os PowerLine existissem mesmo e fossem uma febre adolescente :cryhappy:

Aqui deixo a impactante (para mim) primeira cena do filme que é um bom resumo de tudo o que ele aborda:

Acho esta cena tão artística. Mas juro que me perturbou em criança, e ainda me perturbou mais agora :ph34r: Deixa-me triste, até, o seu significado. Uma forma inteligente de começar o filme.

 

  • Gosto 1
  • Adoro 1
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...

200x200.png

Depois de três horas... não sei o que achar. :cryhappy: Eu gosto de filmes de gangsters e máfias, mas esperava outra coisa.

A direção do Scorsese está perfeita, é o que mais destaco nisto. Todo o ambiente dividido entre o "underworld" das máfias e o dia a dia como pessoas normais foi muito interessante de ver. O trio principal está bastante bem, principalmente o Al Pacino, ele praticamente rouba toda a atenção ao De Niro. E é quase isto. A história é interessante, mas o filme é muito lento. Tem três horas, portanto que mais se podia esperar? E depois de quase três horas, vem o twist final que aconteceu em cinco segundos - uma pessoa nem dá pelo mesmo. E eu, mesmo vendo por quatro partes (que um moço no Twitter explicou), fiquei um bocado aborrecido a meio (o que não deve, supostamente, acontecer num filme deste género). Se calhar foi sempre a ideia do Scorsese ser assim, eu apenas não esperava. O filme, no entanto, é um Oscar-bait total, e não me admira que seja dos mais nomeados e premiados.

É um 7/10 à rasquinha, só dou mesmo pela realização (tirando as três horas) e o elenco. E com isto comecei o meu caminho aos Óscares 2020. @Gabriel migo, estamos juntos? :cryhappy: 

  • Gosto 1
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 horas, Bloody disse:

200x200.png

Depois de três horas... não sei o que achar. :cryhappy: Eu gosto de filmes de gangsters e máfias, mas esperava outra coisa.

A direção do Scorsese está perfeita, é o que mais destaco nisto. Todo o ambiente dividido entre o "underworld" das máfias e o dia a dia como pessoas normais foi muito interessante de ver. O trio principal está bastante bem, principalmente o Al Pacino, ele praticamente rouba toda a atenção ao De Niro. E é quase isto. A história é interessante, mas o filme é muito lento. Tem três horas, portanto que mais se podia esperar? E depois de quase três horas, vem o twist final que aconteceu em cinco segundos - uma pessoa nem dá pelo mesmo. E eu, mesmo vendo por quatro partes (que um moço no Twitter explicou), fiquei um bocado aborrecido a meio (o que não deve, supostamente, acontecer num filme deste género). Se calhar foi sempre a ideia do Scorsese ser assim, eu apenas não esperava. O filme, no entanto, é um Oscar-bait total, e não me admira que seja dos mais nomeados e premiados.

É um 7/10 à rasquinha, só dou mesmo pela realização (tirando as três horas) e o elenco. E com isto comecei o meu caminho aos Óscares 2020. @Gabriel migo, estamos juntos? :cryhappy: 

Também já comecei, amigo. Só ainda não arranjei coragem para mergulhar em Irishman ainda. kkk

Vai ver Marriage Story. Filme do ano para mim até agora. <3

Editado por Gabriel
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sw9_poster.jpg

Acabou mais uma trilogia da minha saga de cinema favorita. Esta trilogia tinha tudo para ser a melhor, mas este filme... deixou-me um bocado mixed feelings. Don't get me wrong: eu gostei, mas também sinto que foi um filme em que nada de novo trouxe. O The Last Jedi foi uma aposta que decidiram fazer em contar a história de forma diferente e acabou por não correr bem (pelo menos para a comunidade em geral, para mim continua a ser o melhor filme desta trilogia), e com o pequeno fracasso que tiveram, decidiram ignorar isso tudo e fazer um filme quase "standalone", um filme com os moldes de SW que já vimos nos Episódios 4 a 7 (a Rey ser a neta do Palpatine... a sério?). Isto aliado a uma história re-invertida com alguns plot-holes maus. 

No entanto o filme, mesmo com estes percalços, acaba muito bem a história, e acho que os efeitos especiais nunca estiveram tão bem (tirando uma parte com o Palpatine que... meu Deus). A última cena é linda e eu nunca amei tanto a Daisy Ridley. Mas enfim, entendo que no Rotten Tomatoes esteja a uns 50%... Uma pessoa que nunca viu SW até pode gostar, mas um fã sai com sensação que podia ver mais coisas. 6,5/10

  • Gosto 1
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

image.png.20825934cd9534d5e3118e1e3ca50cea.png

Bem pessoal foi no sábado que tive a oportunidade de ver este tão aguardado 'Star Wars: A Ascensão de Skywalker', e sinceramente ainda não sei bem ao certo o que achei daquilo que vi. :dontknow:Estou uma pilha autêntica repleta de dúvidas e de questões internas que um dia espero conseguir esclarecer!

Houveram imensas coisas das quais gostei. Outras que detestei. Foi talvez o filme mais intrigante, e quiçá desconcertante, da franquia 'Star Wars' que eu já vi.

Vamos lá ao que interessa.

O que eu gostei:

Spoiler

- Gostei, para grande surpresa minha, da descoberta de que afinal o imperador Palpatine estava vivo durante todo este tempo e que se manteve durante todos estes anos, posteriores aos acontecimentos de 'Regresso do Jedi', a agir em total secretismo através do Snooke, que pelo que eu percebi serviu apenas como um "testa-de-ferro" para o terrível ex-imperador sith.
Ao início fiquei um pouco de pé atrás com esta decisão do JJ Abrams de fazer regressar um personagem que, por muito icónico que seja, faz parte de um passado que nos é muito querido mas que muitos de nós não queríamos de todo ver aqui replicado, já que esta é uma nova trilogia que começou com toda uma nova proposta de renovação e de foco no presente e em novas histórias, logo acaba por ser compreensível o facto de muitos fãs terem sido contra esta decisão. O recurso a esta "estratégia" por parte do realizador começou entretanto a fazer sentido para mim à  medida que o filme se foi desenvolvendo. O saldo desta participação do Palpatine acabou por ser bastante positivo.

- O Kylo Ren / Ben Solo foi sem dúvida o personagem mais interessante desta nova trilogia, cheio de camadas e construído de forma exímia pelo seu intérprete, Adam Driver. As cenas do Ben neste episódio final da nossa tão amada saga foram muito emocionantes, desde a cena em que ele interage com o espírito do pai, Han Solo, aos momentos com a Rey, dos quais irei falar lá mais para à frente.

- A Rey foi a protagonista feminina que todas as mulheres e jovens raparigas um pouco por todo o mundo sempre quiseram ter! :wub:Ela terminou esta nova trilogia como a heroína que o princípio da mesma prometera. 
Gostei desta descoberta de que ela era afinal neta do Palpatine, que no passado havia impiedosamente mandado matar o próprio filho e a esposa deste último. Aliás o percurso da Rey acaba no fundo por ser a antítese daquilo que foram os trajetos do Anakin / Darth Vader e do Ben Solo / Kylo Ren, cujo sangue "Skywalker" de nada lhes valeu no momento em que escolheram seguir o caminho errado ao se deixarem seduzir pelo "lado negro da força".
Aplaudo esta iniciativa do JJ Abrams de explorar mais a fundo o passado da Rey sem necessariamente "invalidar" as decisões tomadas pelo anterior diretor, Rian Johnson, no decorrer de 'Os Últimos Jedi'. Ele simplesmente "acrescentou" algo mais à história da nossa heroína, dando-lhe mais densidade e tornando-a uma personagem ainda mais complexa.

- O casal "Reylo", que nos proporcionou os melhores momentos desta "Ascensão de Skywalker"! <3 As cenas da Rey com o Kylo Ren / Ben foram extremamente impactantes, desde as batalhas à história de amor, que foi das mais complexas e inesperadas de sempre na história do cinema.
Ambos os personagens dominaram o filme e tiveram praticamente todas as atenções voltadas para eles, Faço uma vénia à  Daisy Ridley e ao Adam Driver! Eles estiveram brilhantes durante toda esta trilogia, mas neste último filme conseguiram ir mais além e conquistaram um lugar cativo no meu coração! :giveheart:
Amei a cena do beijo - saltei da cadeira, literalmente - e chorei litros com a morte do Ben! :crying:Uma decisão com a qual não concordei nada, mas pronto.

- O Finn e o Poe foram sem dúvida um dos pontos mais altos do filme. Eles conseguiram neste 'Rise of Skywalker' ser os heróis que, na minha perspectiva, tanto deixaram a desejar nos filmes anteriores.
Gostei particularmente quando o Poe foi agraciado com a honrosa, mas ao mesmo tempo difícil, tarefa de substituir a Lea enquanto líder da "resistência".
As cenas de acção decorridas no planeta Exegol foram muito bem feitas. Foi aqui que Tanto o Finn como o Poe tiveram os seus grandes momentos de glória que lhes permitiram encerrar esta nova trilogia com chave de ouro. A cena do abraço final entre o Finn, Poe e Rey deixou-me verdadeiramente emocionada. Lembrei-me instantaneamente dos trios Luke, Leia e Han e Hermione, Harry e Ron, dois trios verdadeiramente icónicos e que muito sinceramente não creio que possamos voltar a ver replicados noutras sagas semelhantes. <3

- O final do filme teve um impacto emocional gigante em mim. Gostei particularmente da última cena, na qual quando perguntada por uma senhora idosa a respeito da sua identidade, a Rey responde "I'm Ray Skywalker". <3 Acaba por ser uma forma muito bonita de manter, mesmo que simbolicamente, a linhagem Skywalker intacta. Depois temos a importante e dramaturgicamente fulcral mensagem de "o bem deve sempre triunfar sobre o mal no final". O Anakin Skywalker e o Ben Solo escolheram ser Darth Vader e Kylo Ren, respectivamente. A Rey escolheu ser "Rey Skywalker", uma jedi master. Não deixa de ter o seu Q de ironia, e acaba também por ser uma boa lição de vida para as gerações mais novas!

- Um aspeto que achei super interessante foi o facto deste filme, sob o olhar compenetrado - embora com vários tropeços pelo meio - do realizador JJ Abrams, procurar dar respostas a muitas questões que ficaram por responder em ambos os filmes anteriores, principalmente no segundo. Esta pretensão do diretor e dos produtores do filme parecia à partida ter tudo para correr bem, mas talvez devido ao facto deles terem "ido com demasiada sede ao pote" tenha acabado por tornar parte desta execução demasiado previsível, e um tanto ou quanto inverossímil.
Seja como for eu gostei de praticamente todas as resoluções. Acabou por ser um bom final para esta saga tão amada e querida por milhões de fãs por esta "galáxia" fora. :giveheart:

 

Agora vamos à parte mais chata.

O que eu não gostei:

Spoiler

- Vou começar por tocar num aspeto que foi quase unânime entre os fãs da saga com os quais tive a oportunidade de falar, desde amigos, fãs das redes sociais e algumas pessoas com quem tive a oportunidade de confraternizar no cinema: O "lack of humor" que este 'Rise of Skywalker" tenta quase forçosamente incutir em algumas cenas. Este filme carece bastante de cenas genuinamente engraçadas, e dei por mim a sentir-me totalmente embaraçada em algumas situações, nomeadamente com as trocas e baldrocas de "galhardetes" da Rey para o Finn, do Finn para o Poe, do Poe para a Rey... socorro!

- O facto de terem apresentado tantos personagens, ainda por cima super desinteressantes e sem qualquer função na história, neste que era suposto ser o final de uma nova trilogia, também foi das coisas mais desnecessárias e mais entediantes que este filme nos ofereceu. Qual foi o objetivo de acrescentarem mais um nome ao role de paixões do Finn?! O que é que aquelas criaturinhas adoráveis vieram acrescentar de novo à história?! Não percebo!:dontknow:
Como já o tinha dito anteriormente, o plot do filme torna-se por vezes bastante previsível e vai espalhando alguns plotholes pelo caminho. O que é que o Finn queria dizer à Rey na cena em que caíram naquele poço de areia movediça?! Com quem é que o Finn ficou no final?! O que é que aconteceu á "Resistência" após a queda da "Primeira Ordem"?!

- Outra coisa que detestei foi o facto do General Hux ter sido morto com aquele tiro dado pelo General Pryde, basicamente sem mais nem menos. Já vimos a "Primeira Ordem" prender personagens como o Poe, a Rey ou neste último filme em específico o Chewbacca, e todos eles foram mantidos em cativeiro enquanto se apuravam as devidas "averiguações". Já o General Hux, muito bem infiltrado na "Primeira Ordem" e até então acima de qualquer suspeita, é morto á queima-roupa sem que lhe fosse concedida a possibilidade de se explicar ou de aguardar pelas tais "averiguações" numa cela?! :dontknow:
No entanto devo confessar que gostei quando ele diz ao Finn e ao Poe "I don't want the Resistence to win... I want Kylo Ren to loose". :haha: Foi das poucas vezes que consegui dar uma gargalhada genuína a ver este filme. 

- A "presença" da amada e malograda Carrie Fisher no filme foi outro aspeto do filme que infelizmente acabou por ser pessimamente executado. O recurso excessivo ao CGI, uso de duplas e o uso de falas proferidas pela atriz noutros trabalhos acabou por tornar a presença da enigmática Princesa Lea Organa Skywalker neste filme infrutiva, e  algo descontextualizada. Foi talvez a situação mais infeliz que este filme nos proporcionou, e mais uma que podia perfeitamente ter sido evitada!

Em suma: O filme acaba por ser um final satisfatório e coerente com o espírito da saga. No entanto, tem as suas falhas e algumas visivelmente constrangedoras.
Eu apesar de tudo gostei, mas compreendo perfeitamente aqueles que não o apreciaram ou possam vir a não apreciar.

Quanto a nós, havemos de nos voltar a encontrar por ai, numa galáxia não tão distante quanto isso... <3

Editado por Maya
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 16 minutos, Joel92 disse:

Vi ontem e gostei muito. Aborda o catolicismo de uma maneira bastante acutilante e distinta (eu, agnóstico que sou, fiquei atento a todos os minutos). A prestação do Hopkins e do Pryce está deliciosa, e as cenas pós créditos estão muito boas xD

Também adorei.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mediablock_knivesout.png

Que ícone de filme, amei. :cryhappy: O elenco (dos melhores este ano, senão o melhor), a realização, o humor, os plot-twists... Funcionou tudo bem e com uma agilidade exímia. Ana de Armas e Daniel Craig, por favor, fiquem nomeados. Já perdi as esperanças para a Toni Colette ou a Jamie Lee Curtis, mas os dois primeiros são mesmo as estrelas do filme. Qualquer dia vou rever. :yes:

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 24 minutos, Bloody disse:

mediablock_knivesout.png

Que ícone de filme, amei. :cryhappy: O elenco (dos melhores este ano, senão o melhor), a realização, o humor, os plot-twists... Funcionou tudo bem e com uma agilidade exímia. Ana de Armas e Daniel Craig, por favor, fiquem nomeados. Já perdi as esperanças para a Toni Colette ou a Jamie Lee Curtis, mas os dois primeiros são mesmo as estrelas do filme. Qualquer dia vou rever. :yes:

Também achei muita piada. E mesmo o plot twist do crime é muito original. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, tv123 disse:

Eu achei o filme bem previsível e desiludiu-me imenso.

Só achei um pouco previsível a forma como [o verdadeiro assassino fez com que a Marta parecesse culpada - a troca dos remédios]. O primeiro plot-twist, [da Marta ter sido supostamente a assassina, mesmo que involuntariamente], não esperava. :) 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

MV5BZGVmY2RjNDgtMTc3Yy00YmY0LTgwODItYzBj

Continua a minha saga pelos filmes mais badalados de 2019, e desta vez vi o Marriage Story. Já esperava drama e um quão de comédia "fofa", e o filme traz isso tudo - só que num registo bastante presente e direto. Parece que vemos o desmoronar de um casal real (do nosso mundo real), onde tudo o que têm para não ser um desastre é um filho inocente que não os quer ver sozinhos. A primeira parte foi um bocado aborrecida, mas a segunda deixa qualquer um preso com todas as emoções a surgirem, muito graças às fantásticas prestações do Adam Driver e da Scarlett Johansson. Ambos surpreenderam-me imenso, se bem que ainda acho que o Phoenix supera ao Driver. Mesmo assim gostei imenso, e se o Adam ou a Scarlett ganharem ao que stiverem nomeados, é certamente merecido.

  • Gosto 1
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Resultado de imagem para star wars the rise of skywalker

Só consegui ver o filme no fim de semana e sinceramente, não perdi nada pela demora. Que desilusão autêntica. Por mais que tentem, esta trilogia não parece de facto uma trilogia. Parecem, cada um deles, filmes independentes com meia dúzia de elos de ligação só porque sim. Neste último nem isso. É toda uma nova história com respostas duvidosas para algumas questões que os outros deixaram. Se há coisa que no mínimo devia ser feita era que o argumento dos três fosse escrito logo de uma só vez, ou na melhor da hipóteses, pela mesma pessoa. A primeira hora/hora e meia custou-me a ver. Por momentos perdia o foco no filme de tão sem sal, morno que estava a ser. Claro que depois no final há toda uma explosão de adrenalina que nos consegue pelo menos encher o olho até ao final mas isso não chega. O meu destaque positivo vai para uma das melhores coisas que esta trilogia ofereceu: Adam Driver. Meu Deus como adoro este homem. Ele é fantástico. Perfeito. Casava. :giveheart:

E é isto. Agora que venha um merecido descanso e quando vier a nova trilogia (que os rumores já apontam  que se irá situar nos tempos áureos da República, a cerca de 400 anos antes dos Skywalkers) que tenham mais cuidado nestas discrepâncias abruptas entre filmes que se deviam complementar.

 

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

maxresdefault.jpg

Sem dúvida alguma um dos filmes do ano. De uma história simples até um final complexo, visceral e que deixa qualquer um a pensar em quais são os verdadeiros parasitas do mundo atual. Apanhou-me totalmente de surpresa, pelo humor, pelo drama, pela realização. Não digo que vá vencer o Melhor Filme, mas para Diretor e enredo original é mais que merecido se vencer.

Basicamente: perfeito e o meu favorito até agora.

O meu "top" vai algo como assim:

1 - Parasite
2 - Joker
3 - OUATIH
4 - Marriage Story
5 - The Irishman

O próximo a ver provavelmente será o Jojo Rabbit.

Editado por Bloody
  • Gosto 1
  • Adoro 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, Bloody disse:

maxresdefault.jpg

Sem dúvida alguma um dos filmes do ano. De uma história simples até um final complexo, visceral e que deixa qualquer um a pensar em quais são os verdadeiros parasitas do mundo atual. Apanhou-me totalmente de surpresa, pelo humor, pelo drama, pela realização. Não digo que vá vencer o Melhor Filme, mas para Diretor e enredo original é mais que merecido se vencer.

Basicamente: perfeito e o meu favorito até agora.

O meu "top" vai algo como assim:

1 - Parasite
2 - Joker
3 - OUATIH
4 - Marriage Story
5 - The Irishman

O próximo a ver provavelmente será o Jojo Rabbit.

Bong Joon Ho did THAT. Já te tinha dito que a categoria de best director tinha que ser dele.

Duvido que o filme ganhe best picture, tendo em conta que a vitória em international já é certa e duvido que lhe fossem dar os dois. Ainda assim, merecia muito e eu ia amar ver.

  • Adoro 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...