Jump to content

Sociedade


João_O

Posts Recomendados

há 21 minutos, SecretNavy disse:

Podem parar de se esconder atrás do escudo "é a minha opinião, tens de aceitar"?!?!? :dry: É que já cansa, mesmo!

Se o que aí dizes é verdade (e qualquer pessoa que saiba usar o cérebro, sabe que não é), então os violadores podiam andar por aí a apregoar aos sete ventos que violar crianças era algo bom, mas que não o podiam censurar, porque tem liberdade de expressão!

Percebam de uma vez por todas que opiniões têm-se por comidas, cores ou wtv, e não por crimes!!!

caso não conheças, apresento-te a NAMBLA - North American Man/Boy Love Association: https://www.nambla.org/

não sou praticante ou defensor da pedofilia/efebofilia, mas o que é crime numa sociedade é uma construção cultural e, portanto, em nome da liberdade de expressão, defendo que estas associações e espaços de discussão existam 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, bacalhaucomnatas disse:

caso não conheças, apresento-te a NAMBLA - North American Man/Boy Love Association: https://www.nambla.org/

não sou praticante ou defensor da pedofilia/efebofilia, mas o que é crime numa sociedade é uma construção cultural e, portanto, em nome da liberdade de expressão, defendo que estas associações e espaços de discussão existam 

Oh God 🙄 Isto é para rir? 😂

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

https://qr.ae/pKYH30

https://g1.globo.com/turismo-e-viagem/noticia/2023/10/04/entenda-por-que-a-uniao-europeia-questiona-portugal-sobre-visto-a-viajantes-de-paises-como-o-brasil.ghtml

Eu não fazia ideia desta lei. Nada contra a mesma, mas admira-me o Chega não ter reclamado horrores. Será que não piou, porque a própria UE resolveu verificar se estava tudo nos conformes?

---------

Outro assunto que achei interessante. O local de nascença influencia se seremos criminosos ou não?

https://qr.ae/pKYMoG

Editado por srcbica
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, srcbica disse:

https://qr.ae/pKYH30

https://g1.globo.com/turismo-e-viagem/noticia/2023/10/04/entenda-por-que-a-uniao-europeia-questiona-portugal-sobre-visto-a-viajantes-de-paises-como-o-brasil.ghtml

Eu não fazia ideia desta lei. Nada contra a mesma, mas admira-me o Chega não ter reclamado horrores. Será que não piou, porque a própria UE resolveu verificar se estava tudo nos conformes?

---------

Outro assunto que achei interessante. O local de nascença influencia se seremos criminosos ou não?

https://qr.ae/pKYMoG

Já tinha visto, não sei realmente porque nem o Chega piou com isso.

Mas é uma grande hipocrisia da UE, uma grande hipocrisia, o problema na Europa são realmente os brasileiros, são mesmo, foram eles que destruíram a Suécia e tudo. :yes: 

A UE que vá para aquele sítio, que olhem, mas é para o exemplo da Polonia, e se deixem de trenguices.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

5 hours ago, srcbica said:

https://qr.ae/pKYH30

https://g1.globo.com/turismo-e-viagem/noticia/2023/10/04/entenda-por-que-a-uniao-europeia-questiona-portugal-sobre-visto-a-viajantes-de-paises-como-o-brasil.ghtml

Eu não fazia ideia desta lei. Nada contra a mesma, mas admira-me o Chega não ter reclamado horrores. Será que não piou, porque a própria UE resolveu verificar se estava tudo nos conformes?

---------

Outro assunto que achei interessante. O local de nascença influencia se seremos criminosos ou não?

https://qr.ae/pKYMoG

Já tinha sido notícia no Público há algumas semanas.(#1 #2 #3) Eu diria que será sobretudo uma questão de jurisdição/soberania que dependerá do que está exatamente definido nos tratados e pode eventualmente até terminar em tribunal.

Tendo Portugal querido fazer parte do Espaço Schengen, que entre outras coisas estabelece livre circulação de pessoas, pode mesmo assim criar e disponibilizar vistos de residência que não são extensíveis aos restantes países membros, assim como ter regras de acesso diferentes (no caso menos restritivas)?

Uma coisa que não foi mencionada no artigo da Globo, mas referida em pelo menos um dos artigos do Público, é que inicialmente a página do SEF onde era feito o pedido, dizia erradamente que permitia a circulação nos países do espaço Schengen, tendo depois sido corrigido. Algo que pode ter levado algumas pessoas a requerer este visto, em vez do outro, devido à informação errada.

Quanto ao Chega, o visto da CPLP não é novidade. A criação do mesmo passou pelo parlamento em 2022 e aparentemente ninguém do partido sequer se dignou a estar na assembleia da República para votar.

https://eco.sapo.pt/2022/07/21/parlamento-aprova-novo-regime-juridico-para-estrangeiros-em-portugal/

Editado por zent
  • Gosto 1
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 minutos, zent disse:

Já tinha sido notícia no Público há algumas semanas.(#1 #2 #3) Eu diria que será sobretudo uma questão de jurisdição/soberania que dependerá do que está exatamente definido nos tratados e pode eventualmente até terminar em tribunal.

Tendo Portugal querido fazer parte do Espaço Schengen, que entre outras coisas estabelece livre circulação de pessoas, pode mesmo assim criar e disponibilizar vistos de residência que não são extensíveis aos restantes países membros, assim como ter regras de acesso diferentes (no caso menos restritivas)?

Uma coisa que não foi mencionada no artigo da Globo, mas referida em pelo menos um dos artigos do Público, é que inicialmente a página do SEF onde era feito o pedido, dizia erradamente que permitia a circulação nos países do espaço Schengen, tendo depois sido corrigido. Algo que pode ter levado algumas pessoas a requerer este visto, em vez do outro, devido à informação errada.

Quanto ao Chega, o visto da CPLP não é novidade. A criação do mesmo passou pelo parlamento em 2022 e aparentemente ninguém do partido sequer se dignou a estar na assembleia da República para votar.

https://eco.sapo.pt/2022/07/21/parlamento-aprova-novo-regime-juridico-para-estrangeiros-em-portugal/

Obrigado. Nada disso tinha chegado à minha caverna, muito possivelmente porque ninguém do Chega se dignou a estar na AR ano passado, senão tinha havido barulho.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Duarte com D disse:

Já tinha visto, não sei realmente porque nem o Chega piou com isso.

Mas é uma grande hipocrisia da UE, uma grande hipocrisia, o problema na Europa são realmente os brasileiros, são mesmo, foram eles que destruíram a Suécia e tudo. :yes: 

A UE que vá para aquele sítio, que olhem, mas é para o exemplo da Polonia, e se deixem de trenguices.

Desculpa, mas toda a gente sabe que foi o Brasil que levou à desintegração da Jugoslávia. Nem demorou dois meses depois desta performance para a Eslovénia e a Croácia decidirem declarar a independência! :triste_teresa: A União Europeia não quer correr o mesmo risco!

(Estou a brincar, obviamente.:mosking:)

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, D91 disse:

 

Por momentos tinha percebido que "concebido por duas mulheres" queria dizer que não tinha havido nenhum material genético masculino metido ao barulho e então estava a fazer-me confusão como é que o bebé era do sexo masculino (porque se as mulheres são XX nunca se poderia ter ido buscar um Y algures). Mas afinal o "concebido por duas mulheres" quer só dizer que o bebé esteve nos dois úteros.

Editado por Phoenix
Conjugação verbal
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na sequência de um vídeo de um ato xenófobo de uma portuguesa a uma brasileira no aeroporto do Porto, o ministro da Justiça brasileiro disse para Portugal devolver o ouro :rolleyes: A quantidade de comentários xenófobos de brasileiros a portugueses no video. Até a atriz Elizabeth Savalla concordou com o ministro.

 

 

Editado por Vieira
  • Haha 2
  • Surpresa 1
  • Triste 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que riso... Adoro pessoas que acham que estamos em 1500. Bem, já agora todos os habitantes do Brasil que não forem indígenas devem abandonar o país. E claro que quem fala é um branco priveligiado. Resolve os problemas do teu país e depois incomoda-te porque duas mulheres se pegaram por causa sabe-se lá do quê...

  • Gosto 2
  • Obrigado 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 horas, Wesley Gibson disse:

Que riso... Adoro pessoas que acham que estamos em 1500. Bem, já agora todos os habitantes do Brasil que não forem indígenas devem abandonar o país. E claro que quem fala é um branco priveligiado. Resolve os problemas do teu país e depois incomoda-te porque duas mulheres se pegaram por causa sabe-se lá do quê...

O que muitos portugueses não sabem é que a região onde foi extraída toneladas de ouro e diamantes é, hoje, uma das mais pobres do Brasil (Vale do Jequitinhonha). Soma-se a isto repetidas denúncias de xenofobia e racismo contra brasileiros em Portugal. Sejamos francos, sem hipocrisias: a maioria dos brasileiros não gosta de Portugal e nem dos portugueses. A imagem de vocês, deste lado do Atlântico vai do desconhecimento ao desprezo passando pelo escracho. Muitos brasileiros procuram o país não pelos "laços fraternos que nos unem" e sim pelo pragmatismo puro e simples: vende-se um país "maravilhoso" onde ganha-se em euro para se "fazer fortuna" e (em tese) se fala o mesmo idioma ou para servir como trampolim para ganhar dinheiro em outros países europeus onde paga-se melhor. O brasileiro médio pouco se importa com a "herança portuguesa" ou qualquer coisa que o valha. 

É uma das poucas questões que une Direita e Esquerda: o desprezo por Portugal. De um lado temos Jair Bolsonaro dizendo que não entendeu a pergunta do repórter da RTP porque não falava espanhol, do outro temos Lula da Silva culpando a colonização portuguesa pela ausência histórica de universidades durante o período colonial. 

https://noticias.r7.com/jr-na-tv/videos/fome-dos-invisiveis-pandemia-piora-a-situacao-no-vale-do-jequitinhonha-em-minas-gerais-06062022


 

On 08/11/2023 at 05:00, Vieira disse:

Na sequência de um vídeo de um ato xenófobo de uma portuguesa a uma brasileira no aeroporto do Porto, o ministro da Justiça brasileiro disse para Portugal devolver o ouro :rolleyes: A quantidade de comentários xenófobos de brasileiros a portugueses no video. Até a atriz Elizabeth Savalla concordou com o ministro.

 

 

Parece ser recíproco: 

f768x1-116891_117018_76.png f768x1-116890_117017_2.png f768x1-116888_117015_43.png

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda bem então que a maioria dos brasileiros não gosta de nós. Já a importância que por aqui se dá a isso é nula. Xenofobia e racismo contra brasileiros? Nada diferente do que se vive todos os dias no Brasil. Até já deviam estar acostumados. Ah pois! Mas os brasileiros que vêm para cá não são os alvos do racismo no Brasil. Os verdadeiros desgraçados não têm sequer dinheiro para um bilhete de autocarro para Pimbuiá do Curaçi quanto mais avião para Portugal.

Estar com grandes ondas por causa de uma discussão idiota entre duas idiotas é mesmo de quem não tem nada que fazer. Hoje há racistas em Portugal sim mas não somos todos. E contacto diariamente com brasileiros na minha profissão, muito mais agora e zero problemas. Os brasileiros que não se queixem muito até porque na escala do nosso racismo estão bem posicionados. Perguntem aos ciganos e vão ver o que é racismo do bom, aquele mesmo três estrelas michelin, como o que se vive no Brasil.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 40 minutos, PierreDumont disse:

O que muitos portugueses não sabem é que a região onde foi extraída toneladas de ouro e diamantes é, hoje, uma das mais pobres do Brasil (Vale do Jequitinhonha). Soma-se a isto repetidas denúncias de xenofobia e racismo contra brasileiros em Portugal. Sejamos francos, sem hipocrisias: a maioria dos brasileiros não gosta de Portugal e nem dos portugueses. A imagem de vocês, deste lado do Atlântico vai do desconhecimento ao desprezo passando pelo escracho. Muitos brasileiros procuram o país não pelos "laços fraternos que nos unem" e sim pelo pragmatismo puro e simples: vende-se um país "maravilhoso" onde ganha-se em euro para se "fazer fortuna" e (em tese) se fala o mesmo idioma ou para servir como trampolim para ganhar dinheiro em outros países europeus onde paga-se melhor. O brasileiro médio pouco se importa com a "herança portuguesa" ou qualquer coisa que o valha. 

É uma das poucas questões que une Direita e Esquerda: o desprezo por Portugal. De um lado temos Jair Bolsonaro dizendo que não entendeu a pergunta do repórter da RTP porque não falava espanhol, do outro temos Lula da Silva culpando a colonização portuguesa pela ausência histórica de universidades durante o período colonial. 

https://noticias.r7.com/jr-na-tv/videos/fome-dos-invisiveis-pandemia-piora-a-situacao-no-vale-do-jequitinhonha-em-minas-gerais-06062022

Se vêm para aqui com essa postura de desprezo e de desrespeito para com a cultura do país, é normal não serem lá muito bem recebidos. 

  • Obrigado 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 horas, Wesley Gibson disse:

Ainda bem então que a maioria dos brasileiros não gosta de nós. Já a importância que por aqui se dá a isso é nula. Xenofobia e racismo contra brasileiros? Nada diferente do que se vive todos os dias no Brasil. Até já deviam estar acostumados. Ah pois! Mas os brasileiros que vêm para cá não são os alvos do racismo no Brasil. Os verdadeiros desgraçados não têm sequer dinheiro para um bilhete de autocarro para Pimbuiá do Curaçi quanto mais avião para Portugal.

Estar com grandes ondas por causa de uma discussão idiota entre duas idiotas é mesmo de quem não tem nada que fazer. Hoje há racistas em Portugal sim mas não somos todos. E contacto diariamente com brasileiros na minha profissão, muito mais agora e zero problemas. Os brasileiros que não se queixem muito até porque na escala do nosso racismo estão bem posicionados. Perguntem aos ciganos e vão ver o que é racismo do bom, aquele mesmo três estrelas michelin, como o que se vive no Brasil.

Dois pontos a serem destacados. A xenofobia da "portuguesa pura raça" ou de qualquer português que o faça não é justificável. Se fosse assim, os portugueses não poderiam reclamar, com razão, do que ainda passam em Luxemburgo, Suíça e França. Outro ponto é que a legislação brasileira é muito rígida no que diz respeito à racismo e xenofobia. São crimes inafiançáveis e imprescritíveis. Inclusive, se uma portuguesa fosse vítima de xenofobia em território brasileiro nas circunstâncias apresentadas, ela poderia processar e ganharia facilmente. O caso de um imigrante congolês no Rio que foi morto pelo seu patrão resultou em condenação tripla [homicídio qualificado, xenofobia e racismo] e a família da vítima recebeu o quiosque do patrão como indenização. E eu posso falar de preconceito porque o meu avô era um homem negro, nordestino e pobre. A quantidade de humilhações que esse homem passou foi muito grande, mas não pense que racismo é algo bem visto. Ele tende a ser dissimulado justamente por causa da legislação. Se um brasileiro postasse um meme como o português deste print que eu postei ele não só seria preso como seria defenestrado publicamente. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dois pontos a serem destacados. A xenofobia da "portuguesa pura raça" ou de qualquer português que o faça não é justificável. Se fosse assim, os portugueses não poderiam reclamar, com razão, do que ainda passam em Luxemburgo, Suíça e França. Outro ponto é que a legislação brasileira é muito rígida no que diz respeito à racismo e xenofobia. São crimes inafiançáveis e imprescritíveis. Inclusive, se uma portuguesa fosse vítima de xenofobia em território brasileiro nas circunstâncias apresentadas, ela poderia processar e ganharia facilmente. O caso de um imigrante congolês no Rio que foi morto pelo seu patrão resultou em condenação tripla [homicídio qualificado, xenofobia e racismo] e a família da vítima recebeu o quiosque do patrão como indenização. E eu posso falar de preconceito porque o meu avô era um homem negro, nordestino e pobre. A quantidade de humilhações que esse homem passou foi muito grande, mas não pense que racismo é algo bem visto. Ele tende a ser dissimulado justamente por causa da legislação. Se um brasileiro postasse um meme como o português deste print que eu postei ele não só seria preso como seria defenestrado publicamente. 
Em nenhum ponto me estava a referir ao racismo sofrido pelos portugueses no Brasil ou em qualquer parte do mundo.

Apenas salientei o facto de estar um ministro branco brasileiro a falar sobre uma racista portuguesa e dá-me muita vontade de rir, vindo de onde vem, um país com os problemas que tem entre os próprios brasileiros. Face a isso, os problemas que os portugueses possam ter no Brasil pouco importam.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 30 minutos, Wesley Gibson disse:

Em nenhum ponto me estava a referir ao racismo sofrido pelos portugueses no Brasil ou em qualquer parte do mundo.

Apenas salientei o facto de estar um ministro branco brasileiro a falar sobre uma racista portuguesa e dá-me muita vontade de rir, vindo de onde vem, um país com os problemas que tem entre os próprios brasileiros. Face a isso, os problemas que os portugueses possam ter no Brasil pouco importam.

Ministro Branco? Ele tem clara ascendência indígena...

Flavio-Dino.jpg
 

há 5 horas, Foid disse:

É mais do que normal os Brasileiros não serem aceites em Portugal, se não respeitam o próprio pais e a cultura do pais, como querem ser respeitados?

Ou Mudam ou não terão outra hipótese de serem recambiados de volta.

Eu sou favorável ao fim do Tratado "de Amizade" entre Brasil e Portugal que dá privilégios mútuos a cidadãos de ambos os países desde 1972. Façamos um trato: os brasileiros voltam e os portugueses que aqui estão também. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 58 minutos, PierreDumont disse:

Eu sou favorável ao fim do Tratado "de Amizade" entre Brasil e Portugal que dá privilégios mútuos a cidadãos de ambos os países desde 1972. Façamos um trato: os brasileiros voltam e os portugueses que aqui estão também. 

Sim, vamos fazer um trato porque alguém numa rede social assim o disse e alterar a vida de milhões de pessoas só porque sim. :clap: 

Mas esta rivalidade ou sei lá o quê entre Portugal vs Brasil dá-me uma preguiça, mas uma preguiça.

O problema entre Portugal e o Brasil é que ninguém gosta de ser ver ao espelho e enxergar os próprios defeitos nos outros, e é isso que acontece entre Brasil e Portugal, são tão iguais, tão iguais nos defeitos, fotocopias um do outro.

Portugal sempre foi um cachorrinho da Inglaterra, usado, abusado e deitado fora em inúmeras situações ao longo da história, aquele episodio tragicômico do mapa Rosa é das coisas mais humilhantes da história portuguesa, a participação na Primeira Guerra Mundial por parte de Portugal a mando da Inglaterra acabou da maneira que acabou, e mesmo assim atualmente ainda nos matamos por migalhinhas de atenção da Inglaterra 

O Brasil, o mesmo, mata-se por qualquer atenção que os USA lhes possa dar, não suportam bolivianos, nem argentinos, e estão sempre orgulhosos da sua proximidade com os USA que apenas usam e abusam do Brasil. Se bem que agora vão "engraxar" outro "dono" não é verdade? Agora parece que estão mais devotos da China e do BRICS, em vez de arrumarem a própria casa e darem valor ao país riquíssimo que têm, estão sempre a venderem-se para potências mundiais achando que estes vão resolver os vossos problemas, como não resolvem, nem nunca vão resolver é mais fácil acusar Portugal de tudo e mais alguma coisa. Será que daqui as 200 anos o Brasil vai estar a pedir contas aos USA e à China? 

Portugal e Brasil deveriam ser mais unidos e deixarem-se de guerrinhas tão infantis e é de uma desonestidade intelectual por parte do Brasil educarem os brasileiros a culparem os portugueses de tudo, pois é mais fácil arranjarem um vilão externo como Portugal, do que a população realmente perceber onde estão os problemas do Brasil e exigir as contas aos políticos e combater a corrupção destes, enquanto o povo perde tempo em guerrinhas infantis na internet com "devolve o nosso ouro", vão desviando a atenção das péssimas políticas que se fazem no Brasil. Afinal a culpa do Brasil ser o que é ainda é de Portugal passado 200 anos, e não dos sucessivos escândalos políticos e de corrupção que permeiam a política brasileira, mais uma coisa que têm em comum com Portugal.

Em suma, tanto Portugal como o Brasil deveriam deixar esta síndrome de vira lata, que despreza o seu semelhante, os latinos, e deixarem de lamber tanto o c* dos nórdicos e gringos, e arrumarem as próprias casas por si, sem tanta dependência externa.

  • Gosto 2
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Duarte com D não farei o quot da sua mensagem porque eu quero comentar determinadas partes. Vamos lá:

"Mas esta rivalidade ou sei lá o quê entre Portugal vs Brasil dá-me uma preguiça, mas uma preguiça."

Essa questão ultrapassa qualquer "qualquer conceito de rivalidade". Como eu disse, são múltiplas denúncias de xenofobia e racismo em Portugal. Eu tenho um amigo que mora no Cacém, foi agredido fisicamente no Lidl por um portuga e está desenvolvendo síndrome do pânico. Não é o primeiro relato que ouço. A página "Brasileiras não se Calam" fez um levantamento das denúncias e descobriu que 70% vieram de Portugal. Ou seja, não é algo isolado e isso tem aparecido constantemente na mídia brasileira. Por muito menos, o Brasil aplicou sanções diplomáticas à Espanha há uns 15 anos atrás por barrar e discriminar brasileiros no Aeroporto de Barajas. 

"O problema entre Portugal e o Brasil é que ninguém gosta de ser ver ao espelho e enxergar os próprios defeitos nos outros, e é isso que acontece entre Brasil e Portugal, são tão iguais, tão iguais nos defeitos, fotocopias um do outro."

Eu não sei até que ponto você conhece o Brasil, se já veio aqui e mesmo se morou. Mas, lamento informar, o Brasil divergiu de Portugal em muitos aspectos: sistema administrativo, sistema político, relações sociais e características culturais. A influência indígena e africana ressignificaram profundamente a sociedade brasileira. Se você andar pelas ruas de uma cidade nordestina como João Pessoa [onde eu vivo] você pouco sentirá Portugal. As ruas, as casas, os prédios são diferentes daquilo que você está acostumado, a não ser no Centro Histórico em construções em péssimo estado de conservação.

"Portugal sempre foi um cachorrinho da Inglaterra, usado, abusado e deitado fora em inúmeras situações ao longo da história, aquele episodio tragicômico do mapa Rosa é das coisas mais humilhantes da história portuguesa, a participação na Primeira Guerra Mundial por parte de Portugal a mando da Inglaterra acabou da maneira que acabou, e mesmo assim atualmente ainda nos matamos por migalhinhas de atenção da Inglaterra "

Você foi o primeiro portuga que eu vi admitir isto... Em termos estratégicos, o erro de Portugal foi o de não tentar manter enclaves litorâneos em pontos estratégicos que poderiam lhe ser úteis: Benim possuía uma forte influência portuguesa, várias ilhas do Índico como Maurício estavam desabitadas ou sem controle externo como Comores. Ou reforçar as colônias já existentes como o Timor, que perdeu várias possessões para os holandeses. 

"O Brasil, o mesmo, mata-se por qualquer atenção que os USA lhes possa dar, não suportam bolivianos, nem argentinos, e estão sempre orgulhosos da sua proximidade com os USA que apenas usam e abusam do Brasil. Se bem que agora vão "engraxar" outro "dono" não é verdade? Agora parece que estão mais devotos da China e do BRICS, em vez de arrumarem a própria casa e darem valor ao país riquíssimo que têm, estão sempre a venderem-se para potências mundiais achando que estes vão resolver os vossos problemas, como não resolvem, nem nunca vão resolver é mais fácil acusar Portugal de tudo e mais alguma coisa. Será que daqui as 200 anos o Brasil vai estar a pedir contas aos USA e à China? "

De todos os países latino-americanos, o Brasil é um dos menos alinhados aos EUA, apesar de episódios patéticos como o Bolsonaro "amando" Trump. Em vários momentos existiram divergências fortes: o Brasil manteve relações diplomáticas com a União Soviética de 1961 a 1991, reconheceu imediatamente o Governo Marxista de Angola antes que qualquer outro país, desenvolveu o seu programa nuclear em cooperação com a Alemanha Ocidental e adotou o sistema de transmissão de TV em cores diferente do norte-americano. 

A rivalidade entre o Brasil e a Argentina está muito mais no campo do futebol do que em outras áreas. Tamanha é a semelhança entre os dois países em relação ao sistema político e à economia que existia até o apodo "Efeito Orloff" ["A Argentina é o que o Brasil será no futuro"]. No geral, o Brasil é muito similar aos seus vizinhos e os influencia mais do que é influenciado. 

"Portugal e Brasil deveriam ser mais unidos e deixarem-se de guerrinhas tão infantis e é de uma desonestidade intelectual por parte do Brasil educarem os brasileiros a culparem os portugueses de tudo, pois é mais fácil arranjarem um vilão externo como Portugal, do que a população realmente perceber onde estão os problemas do Brasil e exigir as contas aos políticos e combater a corrupção destes, enquanto o povo perde tempo em guerrinhas infantis na internet com "devolve o nosso ouro", vão desviando a atenção das péssimas políticas que se fazem no Brasil. "

Historicamente, a postura portuguesa foi de isolamento. Em 1911 foi aprovada uma reforma ortográfica em Portugal e suas colônias que isolou a variante brasileira da portuguesa, o que acabou com o intercâmbio de livros e revistas entre os dois países. Posteriormente, a proibição da dublagem em território português inviabilizou a distribuição de filmes estrangeiros dublados em Portugal no Brasil. Pouca gente sabe, mas o filme francês "O Grande Nicolau" foi o primeiro filme dublado em português a ser projetado nos cinemas brasileiros com boa aceitação mesmo sendo uma versão dublada em Portugal.

Conclusão: eu sou uma pessoa que tendo a ser cada vez mais cético e pragmático. Eu não caio na esparrela de que Portugal é o culpado por todos os males, o grande vilão. Sempre cito o exemplo do Chile tem origem e trajetória similar ao Brasil e hoje tem IDH similar à Portugal. Também não serei o negacionista da cultura portuguesa [ambos os países tem suas semelhanças, isso é inegável], até acho o urbanismo das cidades algarvias um exemplo para o Brasil e muito superior aos EUA. Eu só não aceito preconceito e síndrome do colonizador, que não vê os defeitos de sua trajetória. Mas, acredito que uma possível união Brasil x Portugal perdeu sua grande oportunidade no século XX. 

  • Gosto 3
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...