Jump to content

Publicidade & Marketing


_zapping_

Posts Recomendados

há 35 minutos, ATVTQsV disse:

Falava-se há meio ano no anúncio da mudança da marca Jumbo para Auchan. E como posso comprovar? É simples: daqui a pouco o Jumbo poderá revelar o seu anúncio de Natal, se já o Intermarché e o Lidl já o fizeram. No anúncio mais recente do Jumbo, alusivo à campanha 25 Dias Jumbo, não houve nenhum indício de mudança.

Agora fez-me lembrar o caso do Feira Nova em 2009. O meu pai lembra-se de ter ido ao antigo Feira Nova de Vila Verde em 2009 e contou-me que a marca iria terminar. O desaparecimento da marca era faseado, pois aqui em Braga ainda tínhamos Feira Nova no Braga Parque. O do Braga Parque passou a ser limitado no fim de 2009, basicamente metade do hipermercado era acessível (numa altura em que o Braga Parque tinha acabado de renovar) e havia, na zona do Feira Nova, um anúncio à renovação, com frutos a trabalhar nas obras, onde a mudança para Pingo Doce não estava bem explícita. Falava-se nisto desde 2008 mas só passado um ano é que o Pingo Doce começou a apoderar-se dos primeiros Feira Novas.

Quanto à marca Jumbo, o que te posso dizer é que o Jumbo aqui da Figueira ainda em obras, porém continua aberto. Certamente que, quando terminarem, poderá haver algum indício de mudança de nome ou não. Em Espanha, penso que não vai mudar, mas o logótipo também é o mesmo do Auchan, com o pássaro.

Estou mais admirado de ainda não haver publicidade da Popota.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 minutos, Televisão 10 disse:

Ainda não sabes da nova mudança de nome, @ATVTQsV? O detergente Tide chama-se agora Gama. Até fizeram publicidade a isso na novela Vidas Opostas...

Quando li o teu post eu julgava que li Gana à primeira.

Sim, acho que eu já ouvi falar do detergente Gama esta semana. Mas não sabia que era substituto do Tide. Aliás, o nome era inglês, mas nós é que aportuguesávamos, caso contrário era "Taide" e ainda mais ridículo

Editado por ATVTQsV
  • Gosto 1
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este é capaz de ser dos spots da Popota mais toleráveis e mais bem feitos, pelo menos que me lembre. A música não é, nem nunca será, tão icónica como a "Bem-vindo ao Mundo Encantado dos Brinquedos onde há reis, princesas, dragões" mas está bem conseguida, é Shawn Mendes e isso é o que está a bombar para os miúdos.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando houve a tal unificação das marcas fiquei triste porque mataram a canção da Leopoldina e mudaram a letra para a Missão Sorriso (até deixar de ter este nome).

Mas não faz mal. Os anúncios da Leopoldina em 2009 e 2010 eram dos piores, 2009 foi aquele da Ordem das Asas que era tudo menos natalício, já o de 2010? Era o pior de todos, para quê uma espécie de rap a meio do anúncio?

Também uma das piores fases foi ter de mudar o anúncio de uma mistura de 2D com imagem real para só 3D a partir de 2007. Anúncios com animação desta fazem-me lembrar uma série baratucha da França que dá na RTP 2 ou no Canal Panda. Mas ainda assim tocava a canção tradicional, pois em 2009 e 2010 mudaram a canção da Leopoldina: primeiro um remix cheio de acção para a Ordem das Asas e depois o remix com rap em 2010.

Agora a Leopoldina em si. Repare como era a Leopoldina nos anos 90 e primórdios dos anos 2000:

14000963_S1MkC.jpeg

A Leopoldina era uma banal avestruz, foi criada por um cartoonista lisboeta (não sei quem era mas vou procurar). À medida que os anos avançavam, a Leopoldina começava a vestir de trajes diferentes, e a campanha mudava consoante o ano. Por exemplo, em 2001 (só se vê um breve excerto num anúncio de passagem de ano do Continente a fazer o balanço do ano) era uma astronauta. Pouco tempo depois a Leopoldina passou a ser em 3D mas ainda usava-se imagem real, sobretudo os "actores" escolhidos.

14000860_Z7ZYB.jpeg

Aqui podemos ver algumas Leopoldinas mais recentes, a do canto superior esquerdo era antes do transplante. Em baixo algumas Leopoldinas com peito de mulher, obviamente a base deu pau e tiveram de buscar uma mulher como base para desenhar a Leopoldina. A única outra ave que sei que tem um peito deste género é a Margaret do Regular Show, mas não importa.

Ah, e a letra. Até inícios da década passada era "o Mundo dos Brinquedos está no Continente", porém tive a falsa ideia que, mesmo na altura, ainda era "o Mundo dos Brinquedos é no Continente" e foi com esta que eu cresci.

Se calhar poderei fazer uma análise alargada à Leopoldina e à Popota na tua história de subestação mas como episódio de Natal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

CAEM já tem em mãos proposta de medição de audiências de outdoor

Spoiler

A Comissão de Análise de Estudos de Mercado (CAEM) já recebeu uma proposta da PSE – Produtos e Serviços de Estatística para medição das audiências da publicidade exterior, confirmou o Dinheiro Vivo junto do organismo. O sector poderá já ter um estudo de audiências “nos próximos meses”, acredita Nuno Fialho, presidente da Associação Portuguesa das Empresas de Publicidade Exterior (APEPE).

“A CAEM recebeu uma proposta que vai ser analisada pelo Comité Técnico de Outdoor (CTO), relativamente à metodologia e tecnologia proposta”, confirmou Fernando Cruz, diretor executivo da CAEM, sem adiantar data para a reunião do CTO onde a proposta será analisada, nem para uma decisão final sobre a proposta.

O organismo, que reúne representantes dos media, agências de meios e anunciantes tem, entre outras, como missão analisar a qualidade metodológica e técnica dos estudos de audiências dos diversos media, que são usados como referência pelo mercado e determinam o investimento das marcas nos meios.

Desde março que é conhecido que a APEPE estava em conversações com três empresas de medição de audiências para avaliar a implementação de um estudo de medição de audiências de publicidade exterior em Portugal, uma ambição de há muitos anos no sector. Marktest e GFK foram algumas das empresas contactadas, a proposta final que está agora na CAEM é da PSE.

“A proposta está em análise na CAEM para colocar a chancela de aprovação. Um estudo de audiências de outdoor será uma realidade nos próximos meses”, acredita Nuno Fialho, presidente da APEPE, ao Dinheiro Vivo. “Acredito que o estudo poderá vir a revolucionar a publicidade exterior em Portugal.”

A tecnologia proposta parte da geo referenciação das posições da rede de outdoor, que depois comunica com uma aplicação instalado num smartphone, nas mãos de um dos indivíduos que farão parte da amostra representativa dos consumidores nacionais. Um estudo que “cumpre as metodologias internacionais ao nível das premissas e que é comparável com os estudos de outros meios”, descreve Nuno Fialho. Ou seja, vai permitir fazer segmentação da rede de outdoor por idade, sexo ou classe social, entre outros parâmetros.

https://www.dinheirovivo.pt/empresas/caem-ja-tem-em-maos-proposta-de-medicao-de-audiencias-de-outdoor

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 48 minutos, ATVTQsV disse:

Ontem numa ida ao Pingo Doce vi que eles reciclaram o símbolo natalício do ano passado (o do Pingo Doce a dizer "feliz natal" no tipo de letra do "pingo doce").

Também vi o vinho oficial do SL Benfica. Primeiro a grelhadora e agora isto. Avisem-me quando for a vez do Braga ter um.

Também tem do Porto e do Sporting e pelo que me lembro, até houve uma cerveja do Santa Clara no início dos anos 2000.

Editado por DonaldoC1997
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 25 minutos, Free Live disse:

Publicidade de Natal na MEO está no ar. Está engracadinha, lá me vão estragar a 'True Colors', que é uma música que eu adoro, pois vão passá-la em loop...

No ano passado fartei-me do anúncio de Natal da Vodafone na própria véspera de Natal, já não aguentava aquela actuação digna de The Voice Kids (e não falo a gozar porque o intérprete era um concorrente).

Agora, estragar músicas já é natural nos dias de hoje, já não aguento aquela cover de Mad World que substituiu a antiga.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@ATVTQsV, que adora supermercados, tenho algumas atualizações para dar em relação ao Jumbo.

Fui então ao Jumbo da Figueira que já tem as obras quase concluídas. O mesmo está bastante diferente, até parece maior, além de terem mudado a disposição dos corredores. No entanto, o que me chamou a atenção foram as placas a indicar as secções, vermelhas, com um lettering que é usado agora na nova imagem da marca Auchan, com o slogan “Aqui a poupança está no preço”. Assim, a mudança do nome de Jumbo para Auchan, que tanto não querias, poderá estar prestes a acontecer...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Televisão 10 disse:

@ATVTQsV, que adora supermercados, tenho algumas atualizações para dar em relação ao Jumbo.

Fui então ao Jumbo da Figueira que já tem as obras quase concluídas. O mesmo está bastante diferente, até parece maior, além de terem mudado a disposição dos corredores. No entanto, o que me chamou a atenção foram as placas a indicar as secções, vermelhas, com um lettering que é usado agora na nova imagem da marca Auchan, com o slogan “Aqui a poupança está no preço”. Assim, a mudança do nome de Jumbo para Auchan, que tanto não querias, poderá estar prestes a acontecer...

Segundo o que disseram em Abril é só para o ano, ainda o Jumbo tem anúncios de Natal (se não estiver enganado).

Ao que parece a marca era a que mais tempo durou, uns bons 48/49 anos. O nome mais antigo passa a ser o do Pingo Doce (a fazer 39 em Maio, se não estiver enganado).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, ATVTQsV disse:

Segundo o que disseram em Abril é só para o ano, ainda o Jumbo tem anúncios de Natal (se não estiver enganado).

Ao que parece a marca era a que mais tempo durou, uns bons 48/49 anos. O nome mais antigo passa a ser o do Pingo Doce (a fazer 39 em Maio, se não estiver enganado).

Eu acho que a mudança poderá acontecer no dia 1 de janeiro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 39 minutos, Televisão 10 disse:

Eu acho que a mudança poderá acontecer no dia 1 de janeiro.

Quando o Carrefour saiu de Portugal foi na passagem de ano, fechou a 31, fizeram obras no primeiro par de dias do ano e depois reabriu com o novo nome. Fiquei triste quando o Carrefour saiu para nunca mais voltar.

Este foi o seu último anúncio.

  • Gosto 1
  • Triste 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, ATVTQsV disse:

Quando o Carrefour saiu de Portugal foi na passagem de ano, fechou a 31, fizeram obras no primeiro par de dias do ano e depois reabriu com o novo nome. Fiquei triste quando o Carrefour saiu para nunca mais voltar.

Este foi o seu último anúncio.

Também fiquei triste na altura. Eu lembro-me que os meus pais só queriam ir ao Fórum Coimbra e, consequentemente, ao Carrefour, e eu queria ir ao Continente, por causa da Leopoldina. No entanto, agora o Carrefour deixa saudades.

Editado por Televisão 10
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...