Jump to content

Memórias RTP1


João

Posts Recomendados

3 minutes ago, D91 said:

O 24 Horas nas madrugadas da RTP1 deve ter durado até 2003, salvo erro. Eu não sabia que tinha começado em 93.

Estamos a falar deste formato com o Carlos Pinto Coelho, que durou muito pouco tempo (setembro 93 - outubro 93?).

O 24 Horas propriamente dito começou em outubro de 1978, teve umas interrupções no turbilhão da RTP em 1981 e depois entre 1982 e 1986, e finalmente voltou em definitivo em fevereiro de 1986 até 31 de julho de 2003 (com uma interrupção em março-abril de 2003 com o Jornal da Guerra no Iraque). 

  • Gosto 1
  • Obrigado 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, Rangel disse:

Estamos a falar deste formato com o Carlos Pinto Coelho, que durou muito pouco tempo (setembro 93 - outubro 93?).

O 24 Horas propriamente dito começou em outubro de 1978, teve umas interrupções no turbilhão da RTP em 1981 e depois entre 1982 e 1986, e finalmente voltou em definitivo em fevereiro de 1986 até 31 de julho de 2003 (com uma interrupção em março-abril de 2003 com o Jornal da Guerra no Iraque). 

O 24 Horas surgiu como uma renomeação do Telejornal do fecho, um bloco de 15 minutos descritos como as "ultimas noticias das ultimas 24 horas", quando começou a ser a cores passou a ser uma sintese de 5 minutos, alguma vezes 10. Em fevereiro de 81 mudou de nome para "Últimas Notícias" e semestre depois voltou a chamar-se 24 Horas, em abril de 82 deu lugar ao Último Jornal, que era mais extenso (15-20 min), depois disso o Ultimo Jornal era substituído pelo Ultimas Noticias nas rentrées de Outubro de 82 e 83 e vice-versa em Março de 83 e Janeiro de 85. Em 17 de Fevereiro de 1986 surgia o novo formato do 24 Horas no lugar do Último Jornal, esse formato consitia num Telejornal de longa duração (meia-hora, igual ao Telejornal), identificando-se como "um resumo das últimas 24 horas e uma antevisão das proximas 24".

 

 

  • Gosto 4
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fim de emissão de 6 de Abril de 1988 (ou a tentativa de arranjá-la, visto que a conta do Flashbullet PT posta tudo separadamente):

Grelha de programas cerca de uma hora antes de fechar:

Depois das notícias, o separador antes do Remate:

O "fecho" é só a mira, nada de locutora nem hino. Talvez a parte da locução foi postada separadamente há meses, talvez, talvez não.

Saltemos para 1994 e um sumário do Jornal da Tarde:

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, ATVTQsV disse:

Saltemos para 1994 e um sumário do Jornal da Tarde:

 

Uma coisa que tenho vindo a reparar e que pode ser vista no primeiro clipe: é impressão minha ou durante um período de tempo a RTP gravou algumas coisas em arquivo com a mosca?
Reparei nisso em alguns episódios de Jogos Sem Fronteiras e algumas reportagens.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, OTalAntiquado disse:

Uma coisa que tenho vindo a reparar e que pode ser vista no primeiro clipe: é impressão minha ou durante um período de tempo a RTP gravou algumas coisas em arquivo com a mosca?
Reparei nisso em alguns episódios de Jogos Sem Fronteiras e algumas reportagens.

Dá-me a impressão que sim. Também já tinha reparado, quando transmitem trechos de reportagens nalgum documentário, por exemplo. Deve ter acontecido algures na primeira metade dos anos 90, pois já vi peças de arquivo com a mosca do Canal1 e da TV2.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

10 hours ago, OTalAntiquado said:

Uma coisa que tenho vindo a reparar e que pode ser vista no primeiro clipe: é impressão minha ou durante um período de tempo a RTP gravou algumas coisas em arquivo com a mosca?
Reparei nisso em alguns episódios de Jogos Sem Fronteiras e algumas reportagens.

Há ali em período entre 92 e 93 em que isso aconteceu, com a mosca do Canal 1 e da TV2.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, Televisão 10 disse:

Falando em Lotação Esgotada, esta música era tão icónica... :wub:

Deveriam voltar a ter um genérico para as sessões de cinema. Até a RTP 2 tem.

Uma marca histórica da RTP1 e associada a grandes estreias de cinema em horário nobre, e que agora nem usa esse nome e passa à 1h de Domingo. :triste:

  • Triste 6
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, Televisão 10 disse:

Curiosamente, na grelha comercial, continuam a escrever Lotação Esgotada.

Sim, embora os nomes não apareçam em antena continuam a ser usados internamente (e nas grelhas que enviam para as audiências, pelo menos). O mesmo com a Sessão da Tarde (raríssimas), Última Sessão, Cinema Português...

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

9 hours ago, Televisão 10 said:

Falando em Lotação Esgotada, esta música era tão icónica... :wub:

Deveriam voltar a ter um genérico para as sessões de cinema. Até a RTP 2 tem.

Para quem viveu os anos 90 este foi épico também. Estreado na renovação do Canal 1 em 90, durou mesmo até 1998/9, presumo.

 

 

Editado por Rangel
  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O do primeiro PDF era a emissão a abrir no primeiro período (às 08:15, deve ter sido por causa da terceira imagem, dada a ratificação da entrada de Portugal e Espanha na CEE) da regie do Porto.

No segundo PDF o relógio de Lisboa a abrir o segundo período, Tissot Stylist, mesmo que vi num episódio do documentário RTP: Retratos de uma Televisão antes de um Jornal das 9 com um minuto de atraso (o relógio era a azul).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 horas, ATVTQsV disse:

O do primeiro PDF era a emissão a abrir no primeiro período (às 08:15, deve ter sido por causa da terceira imagem, dada a ratificação da entrada de Portugal e Espanha na CEE) da regie do Porto.

No segundo PDF o relógio de Lisboa a abrir o segundo período, Tissot Stylist, mesmo que vi num episódio do documentário RTP: Retratos de uma Televisão antes de um Jornal das 9 com um minuto de atraso (o relógio era a azul).

O primeiro era de Lisboa (Lumiar), a emissão de 12-6-1985 foi feita a partir de lá, e não houve primeiro periodo (a emissão foi contínua e não houve Espaço 12/13, já que toda a emissão foi dedicada à adesão à CEE, com interrupção para o Telejornal, o Tempo e uma edição especial do TV Rural). Mas sim, no Porto havia um igual que foi usado até 1989 ou 90.

O segundo era da 5 de Outubro e era verde na RTP1 até à mudança de Setembro de 90, que passou a ser azul.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para quem tem intresse nos instrumentais usados pela RTP entre os fins dos anos 80 e 90, dou-vos os links das principais bibliotecas sonoras dessas trilhas:

https://www.nslibrary.nichion.co.jp/albums?page=1&cat_search=CHAPAV

https://www.nslibrary.nichion.co.jp/albums?page=1&cat_search=SGCD

 

https://www.nslibrary.nichion.co.jp/albums?page=3&cat_search=CHAP

Editado por Vascof2001
  • Gosto 4
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiquei na dúvida entre colocar aqui ou no tópico dos grafismos, mas cá vai à mesma.

RTP1 a usar o scoreboard oficial da Liga dos Campeões em 2000 (nem sempre acontecia, acho eu).

spacer.png

spacer.png

 

Scoreboard usado pela RTP nas emissões do Mundial 2002.

spacer.png

spacer.png

spacer.png

Coloquei estes por serem mais raros, mas arranja-se mais. ;)

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje numa peça sobre um óbito, não sei de quem, vi que meteram imagens do programa Escrever é Lutar, que deu algum tempo depois do 25 de Abril.

há 16 horas, JDaman disse:

Fiquei na dúvida entre colocar aqui ou no tópico dos grafismos, mas cá vai à mesma.

RTP1 a usar o scoreboard oficial da Liga dos Campeões em 2000 (nem sempre acontecia, acho eu).

spacer.png

spacer.png

 

Scoreboard usado pela RTP nas emissões do Mundial 2002.

spacer.png

spacer.png

spacer.png

Coloquei estes por serem mais raros, mas arranja-se mais. ;)

Que eu saiba 2002 foi o primeiro mundial onde muitos canais pegaram no scoreboard da FIFA, parece que aqui ainda não foi o caso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, ATVTQsV disse:

Hoje numa peça sobre um óbito, não sei de quem, vi que meteram imagens do programa Escrever é Lutar, que deu algum tempo depois do 25 de Abril.

Que eu saiba 2002 foi o primeiro mundial onde muitos canais pegaram no scoreboard da FIFA, parece que aqui ainda não foi o caso.

Foi o primeiro com um scoreboard oficial de possível uso mais generalizado, mas longe de ser o Mundial onde todos os usaram. Já nem falo da BBC e da ITV, que até 2014 faziam o seu próprio mundo, mas em 2002 tens a Premiere (actual Sky Deutschland) que tinha a sua própria produção em todos os 64 jogos, com um grafismo que embora semelhante ao oficial ainda tinha bastantes diferenças em relação ao oficial da FIFA. ARD e ZDF mantinham o feed da FIFA, mas usavam os seus próprios scoreboards. Tenho aqui uns screenshots guardados no Imgur com isso. No caso espanhol, a Antena 3 usava o oficial da FIFA, mas o mesmo só aparecia uma vez ou outra na emissão. O da RTP era baseado no grafismo da informação, ao que parece. Aliás, as cores e formas até eram bem semelhantes às do site da RTP na altura. Foi também neste Mundial que a SportTV estreou o grafismo que usou entre 2002 e 2005, inicialmente com uma barra preta como scoreboard em vez da caixa preta que viria a ser mais usada (e conhecida).

spacer.png

spacer.png

spacer.png

Tenho de ver onde guardei os jogos que tenho do Mundial 2002 para poder mostrar mais umas coisas.

O uso do scoreboard oficial do Mundial só foi mais banalizado a nível mundial no Mundial de 2010. Mesmo o de 2006 tem casos onde os operadores que não usavam a baguete cinzenta da FIFA, inventavam alguma coisa baseada no grafismo oficial ou usavam o seu próprio grafismo.

spacer.png

spacer.png

spacer.png

spacer.png

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...