Jump to content

Memórias RTP1


João

Posts Recomendados

On 07/09/2020 at 22:17, Vascof2001 disse:

Decidi fazer uma lista dos Telediscos/videoclip que tenho conhecimento ou que ouvi dizer que passavam como Interlúdios/tapa-buracos nos anos 80:

  • Bohemian Rhapsody - Queen
  • Souvenir - Orchestral Manoeuvres in the Dark
  • Young Turks - Rod Stewart
  • Run to You - Bryan Adams
  • Alive and Kicking - Simple Minds
  • A Flash in the Night - Secret Service
  • Fourth Rendezvous - Jean Michel Jarre (tenho aqui no PC tirado do dailymotion do LUSITANIATV)

Sei pode haver mais telediscos, mas estes são os que mais gente se recorda, também havia telediscos que passvam regulamente depois dos noticiarios como o do We All Stand Together do Paul McCartney (aka a Canção dos Sapos) ou o Song for Nadim (love should rule the world) do Yann Andreson.

@FraisesSucrées, podias ajudar nisto,  porque és tu que lembras de algumas destas.

Os temas indicados são de períodos muito diferentes! Era conveniente indicar em que datas prováveis é que deram. No período após o Vivamúsica davam muitos poucos telediscos e só nestes interludios é que apanhavamos telediscos e muitas das vezes eram repetidos. Tenho ideia de +"i wanna be your lover"+"la bionda"(1981), Whitesnake (penso que era o Fool for Your Loving), Thomas Dolby (She blinded me with science?)

On 10/09/2020 at 20:48, Vascof2001 disse:

O teledisco do Thriller deu no Estamos Nessa, o sucessor do VivaMusica que foi considerado por uma das suas apresentadoras, Júlia Pinheiro (foi a estreia dela em TV), como o pior programa da Televisão Portuguesa quando foi ao Inesquecível

Tirei há uns meses fotos de paginas das revistas se7e dos anos 80 e vi que no programa especial fim-de-ano 84/85 uns dos destaques era a apresentação dos vídeos do ano, por António Duarte do Top Disco onde Thriller era destaque. 

Por falar do Top Disco, há quase nada deste programa na net e eu estava interessado em ver uma edição do programa, e já que falas em Lloyd Cole, tenho uma cassete com o teledisco do Rattlesnakes do Lloyd Cole and the Commotions gravado do Top Disco, mas a gravação acaba com um segundo de imagem do apresentador.

 

 

Mas aqui temos 1 segundo do grafismo do Top Disco do top

Dá pra ter uma ideia como era

Lembro-me que o "Thriller" era bastante extenso e foi estreado na RTP mas não me lembro em qual programa foi. Terá sido depois de Dezembro de 1983 inícios de 1984 por isso deverá ter sido mesmo nesse programa. Não dava muitos telediscos fora desse programa e houves fases em que não abundavam os telediscos. http://enciclopediadecromos.blogspot.com/2013/09/estamos-nessa-1981.html 

- The "Thriller" music video was directed by John Landis and premiered on MTV on December 2, 1983.[

On 08/12/2020 at 20:21, Televisão 10 disse:

Fez 12 anos em março que o José Carlos Malato entrevistou Bryan Adams no seu talk show.

Também dá para ver o DOG dos 51 anos.

O programa nem era mau mas o Malato nunca digeriu bem as poucas audiências. Uma das virtudes era dar destaque a todos os convidados. Foi uma fase em que o Herman José descartava rapidamente com a maioria dos convidados.

On 28/12/2020 at 21:00, Vascof2001 disse:

Gostava que houvesse mais vídeos dos programas de tabelas dos anos 80 (Topdisco, Super 30, Vivamúsica) já que há pouco disso na net:

Haviam muitas vezes gralhas, como é aqui o caso terem engando no interprete de "Hungry Eyes", que na verdade era Eric Carmen e colocam lá Eric Clapton. E ainda por cima colocaram uma foto do Clapton!!

Eric Carmen também é conhecido pelo tema All By Myself dos anos 70 e que Cleine Dion regravou mais tarde. Este Hungry Eyes é da banda sonora do filme "Dirty Dancing"  https://en.wikipedia.org/wiki/Dirty_Dancing_(soundtrack)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A RTP volta à mente dos estrangeiros viciados nos separadores de produção. Óbvio, estes utilizadores ainda não sabem das datas precisas de alguns dos separadores da RTP.

  • Aparece o separador de abertura de 1966 e a seguir o de 1959.
  • O separador de Setembro de 1995 aparece antes do de Março (ou antes talvez?) de 1995, e aqui só aparece a sua versão natalícia.
  • O dos 38 anos aparece como depois do de verão de 1995.
  • Saudades do Futuro era um programa, não sei se a RTP tinha um separador especial nos 40 anos.
  • Falta o separador Mudança de Estação, usado por todos os canais da RTP (menos a 2:, que já tinha mudado) entre 1 e 31 de Março de 2004 (31 de Maio para a RTP N), por conseguinte falta também o de Natal de 2003 usado por todos os canais.
  • Ainda bem que ele omitiu o infame grafismo de 2017!

Ontem (sem dar conta da existência deste vídeo) deu-me vontade de (se o YouTube aceitar o appeal) fazer uma mega cronologia de separadores, dividido entre os normais e os de publicidade, seria uma trabalheira complicada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 17 minutos, Vascof2001 disse:

Lembrei-me, quando vi o excerto do genérico da Gala dos 25 Anos da RTP no teaser do @LP 98 de um site antigo da RTP Memória que tinha esse genérico mais algumas promos antigas da RTP, como os hinos de 1991 e de 1995 e os genéricos dos Telejornais de 1998-2000.

Era este e o do Jornal 2 sem som, por muitos anos achámos que o Jornal 2 tinha o mesmo tema do Telejornal.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 23 horas, FraisesSucrées disse:

N%C3%B3s-os-Ricos-00-1.png?crop=top&fit=

"Nós, Os Ricos" disponíveis no portal de arquivos da RTP

Temporada 1: https://arquivos.rtp.pt/programas/nos-os-ricos-temporada-1/
Temporada 2: https://arquivos.rtp.pt/programas/nos-os-ricos-temporada-ii/

Temporada 3: https://arquivos.rtp.pt/programas/nos-os-ricos-temporada-iii/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais imagens da noite da triste morte de Sá Carneiro na noite em que toda a programação foi substituída por discursos e uma série de solenidades, a partir dos 5 minutos aparecem alguns destes discursos vistos por televisões, aos 6:35 aparece por alguns segundos o slide da RTP com música solene que apareceu numa gravação do dia 5.

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/cnarpe-reage-as-mortes-de-sa-carneiro-e-amaro-da-costa/

Não se sabe exactamente o alinhamento do dia 5 (alterado). Consta que o episódio da Dona Xepa foi emitido noutro dia, porque nos dias de luto o DL não publicava as grelhas. Deduzo que todas as rádios também passavam por um processo idêntico.

  • Gosto 3
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, ATVTQsV disse:

Mais imagens da noite da triste morte de Sá Carneiro na noite em que toda a programação foi substituída por discursos e uma série de solenidades, a partir dos 5 minutos aparecem alguns destes discursos vistos por televisões, aos 6:35 aparece por alguns segundos o slide da RTP com música solene que apareceu numa gravação do dia 5.

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/cnarpe-reage-as-mortes-de-sa-carneiro-e-amaro-da-costa/

Não se sabe exactamente o alinhamento do dia 5 (alterado). Consta que o episódio da Dona Xepa foi emitido noutro dia, porque nos dias de luto o DL não publicava as grelhas. Deduzo que todas as rádios também passavam por um processo idêntico.

Tentei, sem sucesso, conseguir cópias digitais das estatísticas de emissão desse dia.

O episódio da Dona Xepa deu na terça-feira seguinte. Na segunda-feira, dia 8 de Dezembro, a RTP-1 deu um jogo de futebol em directo, FC Porto contra o Belenenses penso eu.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, ATVTQsV said:

Mais imagens da noite da triste morte de Sá Carneiro na noite em que toda a programação foi substituída por discursos e uma série de solenidades, a partir dos 5 minutos aparecem alguns destes discursos vistos por televisões, aos 6:35 aparece por alguns segundos o slide da RTP com música solene que apareceu numa gravação do dia 5.

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/cnarpe-reage-as-mortes-de-sa-carneiro-e-amaro-da-costa/

Não se sabe exactamente o alinhamento do dia 5 (alterado). Consta que o episódio da Dona Xepa foi emitido noutro dia, porque nos dias de luto o DL não publicava as grelhas. Deduzo que todas as rádios também passavam por um processo idêntico.

Pelo que o Arquivo da RTP já disponibilizou online, no dia 5 não deve ter fugido do esquema da emissão com música clássica e o slide da RTP, com interrupções para serviços informativos de curta/média duração ao longo do dia com várias ligações em directo para o Mosteiro dos Jerónimos, onde estavam os corpos em câmara ardente do Primeiro-Ministro, Ministro da Defesa e acompanhantes.

Dia 6 foi a emissão em directo do cortejo fúnebre. Fora deste período deve ter sido o famoso slide com música clássica e com pequenos serviços informativos ao longo da emissão, uma vez que estávamos em luto nacional. 

No dia 7 houve a emissão de eleições, fora disso e depois no dia 8 deve presumivelmente ter sido «emissão normal».

Só consultando o arquivo de outro jornal diário (DN, JN...) é que se poderá tirar a teima, mas não deve ter sido diferente disto.

Editado por Rangel
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, Rangel disse:

Pelo que o Arquivo da RTP já disponibilizou online, no dia 5 não deve ter fugido do esquema da emissão com música clássica e o slide da RTP, com interrupções para serviços informativos de curta/média duração ao longo do dia com várias ligações em directo para o Mosteiro dos Jerónimos, onde estavam os corpos em câmara ardente do Primeiro-Ministro, Ministro da Defesa e acompanhantes.

Dia 6 foi a emissão em directo do cortejo fúnebre. Fora deste período deve ter sido o famoso slide com música clássica e com pequenos serviços informativos ao longo da emissão, uma vez que estávamos em luto nacional. 

No dia 7 houve a emissão de eleições, fora disso e depois no dia 8 deve presumivelmente ter sido «emissão normal».

Só consultando o arquivo de outro jornal diário (DN, JN...) é que se poderá tirar a teima, mas não deve ter sido diferente disto.

Já que falas nisso, em finais de novembro consultei os DN de Dezembro de 1980 e tenho as grelhas de dia 7 e 8. Vou publicar daqui a pouco no tópico "Grelhas Antigas de Televisão".

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lembrei-me de uma peta clássica de 1 de Abril que só ouvi falar no Facebook da Caderneta de Cromos (quando o Markl estava a preparar o cromo sobre as ditas.

O postador lembra-se daquilo ter acontecido no final da emissão de 31 de Março, já depois da meia-noite (uma da manhã, devido à mudança da hora) mas fui consultar aos arquivos do DL e deduzo que tenha sido acontecido no dia 1 de Abril em si. Pelo que me lembro, falava-se numa zaragata entre a organização do Festival da Eurovisão daquele ano, sendo que Hallelujah (canção vencedora) não era a vencedora e sim Sobe, Sobe, Balão, Sobe, angariando assim a primeira vitória a Portugal no certame.

A verdade (eu já contei isto muitas vezes) é que a razão pela qual a Eurovisão do ano anterior era na Holanda deve-se aos rios de dinheiro que a saudosa IBA gastou na organização de um programa a cores (um luxo!), sendo que uma segunda Eurovisão consecutiva em Israel na altura era um balúrdio, de maneiras que a IBA teve de esperar mais uns anos para começar a emitir a cores. Dizem que a UER escolheu a data do festival de 1980 (5 de Maio) propositadamente para que não fossem criados contrastes entre a data solene celebrada no país e a natureza do festival.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 1/14/2021 at 3:15 PM, ATVTQsV said:

Mais imagens da noite da triste morte de Sá Carneiro na noite em que toda a programação foi substituída por discursos e uma série de solenidades, a partir dos 5 minutos aparecem alguns destes discursos vistos por televisões, aos 6:35 aparece por alguns segundos o slide da RTP com música solene que apareceu numa gravação do dia 5.

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/cnarpe-reage-as-mortes-de-sa-carneiro-e-amaro-da-costa/

Não se sabe exactamente o alinhamento do dia 5 (alterado). Consta que o episódio da Dona Xepa foi emitido noutro dia, porque nos dias de luto o DL não publicava as grelhas. Deduzo que todas as rádios também passavam por um processo idêntico.

Já agora aproveito para esclarecer o seguinte:

A declaração de Freitas do Amaral já como Primeiro-Ministro interino foi por volta da meia-noite, e a do Presidente Eanes foi às 01:26 de dia 5 de dezembro.

spacer.png

 

Editado por Rangel
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Descobri o canal da Monika Alberquerque a partir do Cromo sobre Um dia de Domingo de Gal Costa, nele encontra-se uma série de Teledisco e episódios de desenhos animados dos anos 80,um exemplo é este dos Bucks Fizz (grupo britanico que venceu o Eurofestival de 1981 com "Making your mind up") a passar como tapa-buraco antes de um Sumário informativo, num último segundo apanha um bocado de um "Topdisco":

O da Gal Costa também é tirado do Topdisco:

E no final desta atuação em playback da Sandra Cretu num programa qualquer aparece um bocado do teledisco do You can call me "Al" (ou "You can call me all" como aqui aparece) do Paul Simon, tirado de sei lá o que, Supertrinta? Vivamúsica? Se alguém lembrar disso, diga-me

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...