Jump to content

Memórias RTP1

Recommended Posts

• Replies 4k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Acho que foi um erro terem terminado com esta promoção aos vários canais do grupo RTP.  

Recordar quando a RTP 1 achou por bem transmitir um jogo de futebol e o concerto de Ariana Grande em Manchester (em homenagem às vítimas do atentado) em simultâneo...  

O meu primeiro post a sério neste fórum tem de ser a prestar tributo ao genérico do Telejornal co-produzido pela BBC que ia para o ar entre 2000-2002. Está com 20 anos mas, na minha opinião, ainda muito atual.     

há 7 horas, Guida disse:

Só uma pequena dúvida: a novela Primeiro Amor não foi transmitida em episódios duplos?

Foi exibida a correr e consoante as necessidades de tapar o maximo possivel as novelas da SIC ( Explode Coraçao e História de Amor logo no inicio e depois apenas HdA, HdA e o Rei do Gado e, por fim, só ORdG. Coitada, para alem de bastante fraquinha, ainda teve de combater os maiores pesos pesados da SIC de sempre .:D

Mas nao era exibida em duplos por sistema. Até pq a RTP exibia nesse verao o Euro, que lhe ocupava parte da programaçao. Mas foi a primeira e unica, talvez, novela da RTP a ser exibida de segunda a domingo. Tanto que a novela é do tamanho de Roseira Brava, que esteve no ar de Jan a inicios de junho  e 1A de junho a inicios de setembro.

há 8 horas, afonsogageiro disse:

Hidden Content

Sign in or sign up to see the hidden content.

A novela estreou na RTP1 em 15/07/1996.

Que put** de memória que eu tenho. Nao só para a altura em q a novela deu, como para as concorrentes da SIC. :) 

• Like 3
  • Thanks 1
há 23 horas, afonsogageiro disse:

Hidden Content

A novela estreou na RTP1 em 15/07/1996.

E repetiram Cinzas as 9 da manhã :surpresa:

3 hours ago, Televisão 10 said:

Bons tempos em que havia meteorologia a seguir ao Jornal da Tarde e ao Telejornal.

Aliás, a RTP 1 é a única que não meteorologia nos jornais das 13 e das 20 horas.

Neste mês de Julho creio que ainda usavam provisoriamente o grafismo da ex-TV2 e os mapas utilizados em 93/94:

O novo grafismo e os apresentadores (alguns deles actores) só apareceram em Agosto.

Edited by Rangel
  • Like 3
há 5 minutos, Rangel disse:

Neste mês de Julho creio que ainda usavam provisoriamente o grafismo da ex-TV2 e os mapas utilizados em 93/94:

O novo grafismo e os apresentadores (alguns deles actores) só apareceram em Agosto.

Diga-se de passagem que os mapas eram péssimos. Só apresentavam o estado do tempo, no Continente, para as regiões Norte, Centro e Sul.

• Like 2
há 54 minutos, Televisão 10 disse:

Diga-se de passagem que os mapas eram péssimos. Só apresentavam o estado do tempo, no Continente, para as regiões Norte, Centro e Sul.

E só em 2003 é que Braga passou a aparecer nos mapas

• Like 1

@FLPtambem sabes os viloes de Ajuste De Contas?? Acabo de reparar que essa e a única novela que não sei quem são. 
A Lenda da Garça ja me disseram que não teve viloes principais. Confirmas?

@Guidaaposto que você também sabe!!

1 hour ago, Televisão 10 said:

Um retrocesso relativamente ao anterior: 

• Like 2
há 28 minutos, Rui Melo disse:

@FLPtambem sabes os viloes de Ajuste De Contas?? Acabo de reparar que essa e a única novela que não sei quem são. 

Ao que me lembro, e nao acompanhei a novela religiosamnete, só me lembro da persongem da Ana Bustorff.

há 16 horas, Rui Melo disse:

Ajuste de Contas tinha como vilões o Rui Mendes, António Capelo, Paula Neves.

O Nuno Melo não era bem vilão, mas também não era nenhum santinho.

A Lenda da Garça não tinha assim vilões principais, talvez a maior antagonista fosse a Bustorff. O Esparteiro passou a novela inteira a traí-la, mas não se pode considerar vilão. 

• Thanks 3

Não sei se já referiram aqui mas o meu sócio da Enciclopédia De Cromos fez um artigo sobre uma Revista TV Guia de Fevereiro de 1981 na semana em que estreou cá a telenovela "Água Viva" e entrou em vigor a medida do Governo de encerrar as emissões da RTP às 23 horas para reduzir o consumo de energia.

http://enciclopediadecromos.blogspot.com/2021/03/programacao-tv-14-20-fevereiro-1981.html

• Like 1
há 26 minutos, FraisesSucrées disse:

Não sei se já referiram aqui mas o meu sócio da Enciclopédia De Cromos fez um artigo sobre uma Revista TV Guia de Fevereiro de 1981 na semana em que estreou cá a telenovela "Água Viva" e entrou em vigor a medida do Governo de encerrar as emissões da RTP às 23 horas para reduzir o consumo de energia.

http://enciclopediadecromos.blogspot.com/2021/03/programacao-tv-14-20-fevereiro-1981.html

O @LAboy 456 postou o link na sexta à noite no tópico das grelhas antigas. Mterial valioso, onde podemos ver a versão alternativa do logo da RTP 2 da altura (em vias de ser retirado).

Cai por terra a suposição do @Vascof2001 da versão da RTP 2 deste logo:

onde ele achava que o traço era um 1 em numeração romana, mas afinal não, pois descobrimos o da RTP 2 em numeração árabe, e com o ponto na mesma.

Teriam sido adoptados no outono de 1980 e usados até Fevereiro do ano seguinte?

E como não esquecer da logo mais subvalorizada da RTP, ainda dos primórdios, antes mesmo das emissões regulares, tanto que apareceu no genérico do Inesquecível desde a renovação da RTP Memória em 2015?

Hidden Content

Edited by ATVTQsV
  • Like 3
há 3 horas, ATVTQsV disse:

Teriam sido adoptados no outono de 1980 e usados até Fevereiro do ano seguinte?

A TV GUIA usou o "1" árabe até abril, penso eu

há 4 minutos, Vascof2001 disse:

A TV GUIA usou o "1" árabe até abril, penso eu

O DL também se atrasou na mudança para o rectangular

há 3 horas, ATVTQsV disse:

Cai por terra a suposição do @Vascof2001 da versão da RTP 2 deste logo:

Sempre soube que o logotipo da RTP-2 foi sempre àrabe e que o da 1 mudou-se somente para romano/1 em forma de pau

Na passada terça-feira, este concorrente da primeira edição da Operación Triunfo espanhola (que passou na RTP uns meses antes de começar a nossa primeira edição) faleceu num acidente de viação aos 39 anos.

Edited by FraisesSucrées
  • Sad 3
há 1 minuto, Televisão 10 disse:

Passou na RTP 1?

Sim, passou - lembro-me de ver a 1ª temporada da 1ª edição da "Operação triunfo" espanhola

Edited by LAboy 456
  • Shock 1

Lembro-me que quando acompanhei na TVEi, até foram lá a Espanha a uma das galas o Afonso Vilela, que servia de pivot para a transmissão dessa temporada espanhola na RTP, e creio aquele que era então o director de programas da RTP (não me lembro o nome), com o apresentador Carlos Lozano a dizer que o programa iria passar em Portugal na RTP e depois ter uma versão portuguesa.

Quanto ao Alex, fiquei chocado, morreu tão novo. 

Edited by FraisesSucrées
  • Like 1
há 28 minutos, FraisesSucrées disse:

Na passada terça-feira, este concorrente da primeira edição da Operación Triunfo espanhola (que passou na RTP uns meses antes de começar a nossa primeira edição) faleceu num acidente de aviação aos 39 anos.

Morreu no mesmo dia que a Maria José Valério. Foi o próprio @thass_hot que nos contou no tópico dos óbitos

• Like 1