Jump to content

Memórias RTP1


João

Posts Recomendados

há 13 minutos, Televisão 10 disse:

O Canal 1 usava o DOG no canto inferior direito?

Nos sorteios do "Joker", sim

há 4 minutos, Televisão 10 disse:

Antes, não usan DOG?

Confesso que prefiro à esquerda. É a minha posição para DOG favorita.

Sim mais ou menos, havia o símbolo "RTP" a aparecer num dos cantos do ecrã por um tempo.    

Editado por Vascof2001
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 21 minutos, Televisão 10 disse:

Antes, não usavam DOG?

Confesso que prefiro à esquerda. É a minha posição para DOG favorita.

 

há 9 minutos, Televisão 10 disse:

Eu é que escrevi mal. Queria escrever "canto superior direito", como aparece no vídeo, portanto respondeste bem.

Como o @Vascof2001disse: não. Punham apenas um DOG que aparecia de vez em quando na emissão para "evitar" a pirataria de filmes. Talvez os "DOG" mais populares antes da RTP ter um permanente eram o + e o ++, que indicavam quando começavam programas na 1 e na 2, respectivamente.

Por acaso até prefiro à direita (caso tenha mesmo que ser, porque odeio DOGs), embora praticamente tenha passado a minha vida a ver canais com DOG à esquerda. Se calhar foi de em miúdo associar a DOG à direita a TV europeia (muito por causa do futebol e de alguma TV paga que via) e isso ter-me ficado na cabeça. Por outro lado, até prefiro as coisas como estão agora, em que os canais usam DOG conforme preferência "pessoal" (basta ver a SportTV, que passou a usar DOG à direita em 2013 depois de anos a fio com DOG à esquerda). Nunca gostei muito que este tipo de coisas fossem demasiado "normalizadas" (e até tenho saudades do DOG nos cantos inferiores para noticiários).

Editado por JDaman
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, JDaman disse:

 

Como o @Vascof2001disse: não. Punham apenas um DOG que aparecia de vez em quando na emissão para "evitar" a pirataria de filmes. Talvez os "DOG" mais populares antes da RTP ter um permanente eram o + e o ++, que indicavam quando começavam programas na 1 e na 2, respectivamente.

Por acaso até prefiro à direita (caso tenha mesmo que ser, porque odeio DOGs), embora praticamente tenha passado a minha vida a ver canais com DOG à esquerda. Se calhar foi de em miúdo associar a DOG à direita a TV europeia (muito por causa do futebol e de alguma TV paga que via) e isso ter-me ficado na cabeça. Por outro lado, até prefiro as coisas como estão agora, em que os canais usam DOG conforme preferência "pessoal" (basta ver a SportTV, que passou a usar DOG à direita em 2013 depois de anos a fio com DOG à esquerda). Nunca gostei muito que este tipo de coisas fossem demasiado "normalizadas" (e até tenho saudades do DOG nos cantos inferiores para noticiários).

Também depende do DOG. 

Por exemplo, os DOG da TVE ficam bem no canto inferior direito, mas acho que os da RTP não ficariam.

Se eu não me engano, na Europa, a posição favorita para a maioria dos canais é o canto superior direito.

Que eu me lembro, de televisões públicas, a RTP, a Rai (que mudou recentemente a posição), a BBC, a RTVSlo e a ERT são algumas das que usam no canto superior esquerdo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Televisão 10 said:

O Canal 1 usava o DOG no canto superior direito?

Foi num período breve, desde o lançamento do canal em setembro de 1990 até abril de 1991. Em espaços de informação, como o Telejornal, não era sequer usado.

Editado por Rangel
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Televisão 10 disse:

Também depende do DOG. 

Por exemplo, os DOG da TVE ficam bem no canto inferior direito, mas acho que os da RTP não ficariam.

Se eu não me engano, na Europa, a posição favorita para a maioria dos canais é o canto superior direito.

Que eu me lembro, de televisões públicas, a RTP, a Rai (que mudou recentemente a posição), a BBC, a RTVSlo e a ERT são algumas das que usam no canto superior esquerdo.

E a BBC só usa DOG nalguns canais. BBC One e BBC Two não usam DOG, por exemplo. Na Alemanha também tens a ZDF, que usam no canto superior esquerdo, apesar da Das Erste usar no canto superior direito (mudaram em 2005 ou 2006, antes usavam no canto superior esquerdo, exemplos em baixo). Já nas Dritte (as regionais/estaduais da ARD) depende de caso para caso. A DR da Dinamarca também chegou a usar no canto superior esquerdo, mas não sei se mantém.

Quanto aos da TVE, até parecem ser propositados para isso. Aquilo num alinhamento "normal" até é estranho de se ver, embora a TVE quase nunca acerte com os posicionamentos quando os DOG estão em cima.

spacer.png

spacer.png

spacer.png

spacer.png

Editado por JDaman
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, Rangel disse:

Foi num período breve, desde o lançamento do canal em setembro de 1990 até abril de 1991. Em espaços de informação, como o Telejornal, não era sequer usado.

Nos programas gerados a partir da RTP Porto (como o Bom Dia), o DOG tinha uma aparência ligeiramente diferente, o C1 azul tinha outro tom.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, Televisão 10 disse:

Há pouco tempo, celebraram o aniversário do Intermarché no Preço Certo.

Há uns anos, a RTP 1 teve o circo de Natal do Intermarché.

Quem é o apresentador ao lado da Tânia?

Esse apresentador não me é estranho mas não me lembro do nome. Acho que também foi/é ator.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, Televisão 10 disse:

Quem é o apresentador ao lado da Tânia?

Marco António. Apresentou também por essa altura o programa infantil Brincar a Brincar.

Por curiosidade, o cantor Filipe Santos nesse especial de Natal foi concorrente da OT1, e chegou a namorar com a Tânia Ribas de Oliveira.

  • Gosto 2
  • Adoro 1
  • Surpresa 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, miguelalex23 disse:

Marco António. Apresentou também por essa altura o programa infantil Brincar a Brincar.

Por curiosidade, o cantor Filipe Santos nesse especial de Natal foi concorrente da OT1, e chegou a namorar com a Tânia Ribas de Oliveira.

Muito gostavam as apresentadoras da OT de namorar com concorrentes. :mosking:

Já a Sílvia Alberto também namorou com um concorrente do programa.

  • Haha 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, miguelalex23 disse:

Marco António. Apresentou também por essa altura o programa infantil Brincar a Brincar.

Por curiosidade, o cantor Filipe Santos nesse especial de Natal foi concorrente da OT1, e chegou a namorar com a Tânia Ribas de Oliveira.

Há pois é esse o Marco António. Também me lembro do Brincar a Brincar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com o fim de emissão, já temos a data de estreia do Raios e Coriscos: 23 de Setembro de 1993

No fim do vídeo, em vez de aparecer a mira "limpa" (com texto e relógio) aparece uma daquelas mais raras com uma parte branca, lembra-me alguns fechos de emissão da BBC 1 onde minutos depois do hino apareciam miras só com barras verticais a preto e branco

Feitas bem as contas, a mira é parecida a esta, mas sem as barras mais pequenas e a parte branca ficou um bocadinho mais "encolhida".

Editado por ATVTQsV
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

5 hours ago, Vascof2001 said:

Quando durou esse formato do 24 Horas apresentado por Carlos Pinto Coelho.

Muito pouco tempo de certeza. Um mês, no máximo dois.

Penso que havia um vídeo na conta antiga do Lusitânia com um 24 Horas "normal" já em novembro de 93.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, Rangel disse:

Muito pouco tempo de certeza. Um mês, no máximo dois.

Penso que havia um vídeo na conta antiga do Lusitânia com um 24 Horas "normal" já em novembro de 93.

Havia uma outra versão mais reduzida do genérico todo ele sobre um fundo azul. O @ruio1999 tinha um vídeo desta versão num canal antigo dele. Talvez este genérico era usado quando era emitido do estúdio normal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 minutos, Rangel disse:

Muito pouco tempo de certeza. Um mês, no máximo dois.

Penso que havia um vídeo na conta antiga do Lusitânia com um 24 Horas "normal" já em novembro de 93.

O 24 Horas nas madrugadas da RTP1 deve ter durado até 2003, salvo erro. Eu não sabia que tinha começado em 93.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...