Jump to content

Memórias RTP1


João

Posts Recomendados

On 25/08/2020 at 23:33, Televisão 10 disse:

Nunca passou, nem deverá passar. Acho que falaram num programa qualquer (talvez o Traz Para a Frente) que os episódios estavam com a produtora, que já não existe.

O Diário de Maria anda a dar aos fins de semana, de manhã, na RTP Memória. Pode ser que depois coloquem no arquivo...

A questão da produtora deve ser treta, porque ambas as series são produzidas pela FIT.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lembro-me de há 8 anos ter visto uma versão mais longa do separador dos 30 anos da RTP (não tenho bem a certeza como era, só me lembro que tinha os primeiros 4 acordes do hino da RTP cantadas à cappella) num intervalo de Junho de 87 da RTP2 (tinha a promo dos 500 anos dos Descobrimentos) já retirado do Youtube, não sei se era do LusitaniaTV ou de outro canal (ex. o da Maria Manuela Cardoso citado diversas vezes na Caderneta)

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Vascof2001 disse:

Mais um bloco de 1981, cortesia do duo Gageiro/LP98

 

Destaquo o anúncio ao pagamento da taxa.

minha nossa que mudança.

Numa altura em que a televisão funcionava umas seis horas por dia (umas treze aos fins-de-semana), os intervalos mais compridos, de cinco minutos, encontravam-se no horário nobre. Hoje temos anúncios bem mais irritantes e jingles piores que até parecem aqueles anúncios irritantes do YouTube.

Um slide de intervalo a durar cerca de meio minuto, impensável nos dias de hoje. Imagina estar a ver Êta, Mundo Bom! num Portugal alternativo onde a RTP ainda é o monopólio, metem um slide da novela por 45 segundos enquanto metem música apropriada enquanto não chegavam os malfadados anúncios.

Vamos aos anúncios:

  • uma cópia em boa qualidade do anúncio da Aldeia Velha, com uma mulher supostamente da cidade a atirar um disco. Brincadeiras infantis/familiares em anúncios a bebidas alcoólicas não é novidade, a Sagres fazia o mesmo no ano seguinte;
  • porque é que os anúncios da Chiclets eram todos importados do Brasil? A última vez que vi foi um das Havaianas em 2013 na FOX (Havaiana da sorte, Havaiana na mão, o Brasil ganha);
  • 7UP a oferecer viagens aos EUA. Pelo que sei, até 1985 era da Philip Morris (sim, a tabaqueira) e foi vendida separadamente para os EUA e o resto do mundo, supostamente porque, sei lá, não era tabaco;
  • olha o pai com bigode típico da altura, as empanadas de frango acompanhavam sempre o futebol. Aquele logo é clássico, foi aposentado em 2005;
  • porque é que a Salora tinha de se meter em tudo, até num sorteio do Totobola? Salora, grande marca finlandesa, o meu pai teve um mais ou menos neste ano. Porque é que lhe chamavam de "melhor televisor europeu"? A Finlândia tinha melhores condições de trabalho nas fábricas?;
  • mais um jingle, e porque é que "brancura fresca" é dito num tom silencioso? Este anúncio é meio que um clube secreto? Lembra-me o anúncio da Água Castello de meia dúzia de anos antes, com o Herman, embora a chamada "brancura fresca" seja dita duas vezes;
  • o Clic, célebre pela sua colecção do Asterix. Mais informação numa edição da Caderneta de Cromos que vou por no fim do post;
  • este anúncio veio à tona depois de falar com o pai sobre porque é que os minhotos tinham estranhas deturpações na fala (um dia vou dezenvolver no tema Línguas e Idiomas), e acabou por dizer que "haviam uns que diziam Aloz Caçalola". Pois bem, este é o anúncio, com (ou sem) o Chinesinho Limpopó (como ixpilico?). O tipo de camisa branca cai o seu saco e à moda portuguesa diz propriamente "Caçarola". Lembra-me o anúncio da "Cárvaiéius". "Arroz Caçarola: solto e de fácil digestão": isto quer dizer que muitos arrozes eram difíceis de digerir como alguns comprimidos grandes? Se algum ancião phornecer ajuda eu fico grato, hoje literalmente todos os arrozes são de fácil digestão;
  • este anúncio da Nesquik seria impossível de passar hoje, por causa dos açúcares e tal;
  • este anúncio do O Diário parece-me confuso, "quem conta um conto?", era esse o nome do concurso? Depois vemos umas capas do mês anterior (o Papa quase morreu) e com prémios bastante anos 80, até um andar num prédio. Hoje as televisões dão carros, toda a santa semana, antes era mais raro;
  • e para terminar, tal como no intervalo de Junho de 1982, um anúncio a preto e branco, porque se fosse a cores teriam de filmá-lo outra vez.

Direi apenas que todos os anúncios deste vídeo, menos o primeiro (e talvez o do Nesquik) são inéditos na internet, o intervalo anterior trouxe-nos o jingle do Mafu que, pasmem-se, muitos já não o ouviam há quase quarenta anos! Onde estás, criatividade? Até anúncios da fase a preto e branco estão nos arquivos das agências e não na televisão. Vi alguns anúncios de época no Conta-me Como Foi e nunca vi em mais lado nenhum. Em 2011, quando a Filipa Schlesinger (do anúncio das Fantasias de Natal, entre muitos outros) foi entrevistada pela SIC, mostraram-lhe a sua primeira aparição num anúncio, quando ela tinha poucos meses (ou anos), que era da Gazcidla.

Cromos relevantes:

Aldeia Velha: http://podcastmcr.iol.pt/rcomercial/QJBU90ZX-LU5K-L146-7RSY-U5U8EWPO7BZH.mp3

Sumos em pó, entre os quais o Clic: http://podcastmcr.iol.pt/rcomercial/cdc01_220910.mp3

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, FraisesSucrées disse:

Foi nesta emissão das eleições legislativas que se lembrarem de porem pelo meio as Doce a cantar o "OK, KO".

Também esteve lá o Rui Veloso, Paulo de Carvalho,José Cid e o Carlos Paredes. A RTP2 passou vídeos dos Pink Floyd durante a emissão.

Acho que foram as primeiras coberturas eleitorais a ter enche chouriços musicais pelo meio, repetiu-se pelo menos, nas Presidenciais do mesmo ano e as de 1986 e as legislativas de 1985:

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 30 minutos, Vascof2001 disse:

Também esteve lá o Rui Veloso, Paulo de Carvalho,José Cid e o Carlos Paredes. A RTP2 passou vídeos dos Pink Floyd durante a emissão.

Acho que foram as primeiras coberturas eleitorais a ter enche chouriços musicais pelo meio, repetiu-se pelo menos, nas Presidenciais do mesmo ano e as de 1986 e as legislativas de 1985:

 

Já tinha ouvido que a RTP algumas vezes metia videoclip na programação !

Faziam o Porque? 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 53 minutos, Dafiel disse:

Já tinha ouvido que a RTP algumas vezes metia videoclip na programação !

Faziam o Porque? 

 

Antigamente, as emissões ocasionalmente sofriam falhas técnicas, ou havia atrasos ou vice-versa (que não dava para ser preenchido com publicidade) e então, colocavam fillers/acertos de emissão/enche-chouriços, colocavam interlúdios, desenhos animados ou em alguns casos, telediscos, entre outras coisas.

@FraisesSucrées, lembras-te de eu ter falado daquele teledisco do Loyd Cole que tinha numa beta gravado de um Top Disco? Tenho este tapa-buracos gravado na mesma:

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No dia do Live Aid deram um episódio do Krazy Klaws, uma das criações mais obscuras e eclipsadas da Hanna-Barbera. Não tinha genérico ao estar inserido no Kwicky Koala Show (a produtora tinha incluído pequenas séries no segundo ou terceiro segmento e esta prática já vinha do início dos anos 60). Provavelmente eram vendidas separadamente.

No entanto esta parece ser a série mais recordada:

17 episódios, porém ainda valia da divisão em segmentos. A série tem 51 anos (e eu achava que era de 1972, ai a minha mente)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 minutos, ATVTQsV disse:

No dia do Live Aid deram um episódio do Krazy Klaws, uma das criações mais obscuras e eclipsadas da Hanna-Barbera. Não tinha genérico ao estar inserido no Kwicky Koala Show (a produtora tinha incluído pequenas séries no segundo ou terceiro segmento e esta prática já vinha do início dos anos 60). Provavelmente eram vendidas separadamente.

No entanto esta parece ser a série mais recordada:

17 episódios, porém ainda valia da divisão em segmentos. A série tem 51 anos (e eu achava que era de 1972, ai a minha mente)

As Corridas Loucas (do qual Os Malucos das Máquinas Voadoras era um Spin-Off) é também recordado como tapa-buracos.

Os desenhos da HB que passaram em espaços fixos dos dois canais intitulados no espaço genérico "Desenhos Animados" em ambos os canais bem como enche-chouriços foram além dos afrontamente mencionados:

  • Moby Dick e Mighty Mightor
  • Jana da Selva
  • O Valente Tubarão ( The JabberJaw)
  • Scooby e Scrappy Doo
  • Serafim, Agente Secreto (Secret Squirrel)
  • Formiga Fenómeno (Atom Ant)
  • Dinky Dog
  • Godzilla
  • Estrelas Espaciais (Space Stars)
  • O Grupo do Urso Cabeludo (The Hair Bear Bunch)
  •  
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 horas, Vascof2001 disse:

Mais um bloco de 1981, cortesia do duo Gageiro/LP98

 

Destaquo o anúncio ao pagamento da taxa.

De referir que a emissão da edição 1981 dos "Jogos sem fronteiras" em questão era a - organizada na cidade de Pula (antigamente Jugoslávia, hoje em dia Croácia):

http://www.jsf.hiddentigerbooks.co.uk/series_1981_jsf.htm

A transmissão da 2ª emissão foi em diferido em Portugal - apenas uma semana antes da emissão organizada em Lisboa

Nesse ano, a RTP ainda emitiu uma outra emissão dos JSF em diferido (a última (antes da Final) - realizada em Sunderland, Reino Unido) - o resto foi visto por nós em directo

Editado por LAboy 456
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, ATVTQsV disse:

No dia do Live Aid deram um episódio do Krazy Klaws, uma das criações mais obscuras e eclipsadas da Hanna-Barbera. Não tinha genérico ao estar inserido no Kwicky Koala Show (a produtora tinha incluído pequenas séries no segundo ou terceiro segmento e esta prática já vinha do início dos anos 60). Provavelmente eram vendidas separadamente.

No entanto esta parece ser a série mais recordada:

17 episódios, porém ainda valia da divisão em segmentos. A série tem 51 anos (e eu achava que era de 1972, ai a minha mente)

As Corridas Loucas (do qual Os Malucos das Máquinas Voadoras era um Spin-Off) é também recordado como tapa-buracos.

Os desenhos da HB que passaram em espaços fixos dos dois canais intitulados no espaço genérico "Desenhos Animados" em ambos os canais bem como enche-chouriços foram além dos afrontamente mencionados:

  • Moby Dick e Mighty Mightor
  • Jana da Selva
  • O Valente Tubarão ( The JabberJaw)
  • Scooby e Scrappy Doo
  • Serafim, Agente Secreto (Secret Squirrel)
  • Formiga Fenómeno (Atom Ant)
  • Dinky Dog
  • Godzilla
  • Estrelas Espaciais (Space Stars)
  • O Grupo do Urso Cabeludo (The Hair Bear Bunch)
  • Homem-Passaro!º
Editado por Vascof2001
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

52 minutes ago, D91 said:

"Ramona" é uma novela mexicana que passou na RTP1 em 2001. Ainda me lembro de ver esta novela de vez em quando. Na mesma altura dava também outra novela mexicana na RTP1, o "Privilégio de Amar".

 

Não sei se foi essa Privilégio de Amar que o Rangel interrompeu ou emitiu em "doses industriais" para se livrar desse tipo de produtos na grelha.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, D91 disse:

"Ramona" é uma novela mexicana que passou na RTP1 em 2001. Ainda me lembro de ver esta novela de vez em quando. Na mesma altura dava também outra novela mexicana na RTP1, o "Privilégio de Amar".

 

Ai esse logo tão 1990, numa telenovela produzida em 2000, pela Televisa, que sempre teve novelas com logos dourados e/ou manuscritos.

Até na época já sabiam fazer novelas de época (se bem que esta tinha mais ar de série do first-run syndication), e nós quando?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 28 minutos, Rangel disse:

Não sei se foi essa Privilégio de Amar que o Rangel interrompeu ou emitiu em "doses industriais" para se livrar desse tipo de produtos na grelha.

A novela que o Rangel interrompeu foi a "Carita de Anjo" que depois voltou a ser emitida em 2002.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 20 horas, D91 disse:

"Ramona" é uma novela mexicana que passou na RTP1 em 2001. Ainda me lembro de ver esta novela de vez em quando. Na mesma altura dava também outra novela mexicana na RTP1, o "Privilégio de Amar".

 

Os protagonistas da novela eram Kate Del Castillo que há uns anos viu comprometida a sua carreira no México pelas suas aproximações ao barão da droga Chapo Guzman (e que também protagonizou "Azul", a única telenovela mexicana dobrada em português de Portugal) e Eduardo Palomo, o eterno pirata Juan Del Diablo de "Coração Selvagem" que viria falecer em 2003. 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...