Jump to content

Memórias RTP1


João

Posts Recomendados

há 9 minutos, Vascof2001 disse:

Ainda quando a TV Guia era decente

E foi decente durante mais uns bons anos. Basicamente até ser comprada pela cofina. É engraçado comparar as capas da TV Guia com as das concorrentes (TV 7 Dias e TvMais) sobretudo entre finais de 2000 e 2001 - basicamente quando começou o BB - As outras duas a falar de histórias escandalosas dos concorrentes do BB e a TV Guia impávida e serena a falar de Programas de TV!

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, thass_hot disse:

E foi decente durante mais uns bons anos. Basicamente até ser comprada pela cofina. É engraçado comparar as capas da TV Guia com as das concorrentes (TV 7 Dias e TvMais) sobretudo entre finais de 2000 e 2001 - basicamente quando começou o BB - As outras duas a falar de histórias escandalosas dos concorrentes do BB e a TV Guia impávida e serena a falar de Programas de TV!

Concordo. E até a R&T e a TVTop (revistas geridas pelas precursoras da Cofina, já a última era do tempo do CM) eram decentes

Editado por Vascof2001
  • Obrigado 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, thass_hot disse:

E foi decente durante mais uns bons anos. Basicamente até ser comprada pela cofina. É engraçado comparar as capas da TV Guia com as das concorrentes (TV 7 Dias e TvMais) sobretudo entre finais de 2000 e 2001 - basicamente quando começou o BB - As outras duas a falar de histórias escandalosas dos concorrentes do BB e a TV Guia impávida e serena a falar de Programas de TV!

A TV Guia foi comprada pela Cofina em que ano? 2002? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, thass_hot disse:

E foi decente durante mais uns bons anos. Basicamente até ser comprada pela cofina. É engraçado comparar as capas da TV Guia com as das concorrentes (TV 7 Dias e TvMais) sobretudo entre finais de 2000 e 2001 - basicamente quando começou o BB - As outras duas a falar de histórias escandalosas dos concorrentes do BB e a TV Guia impávida e serena a falar de Programas de TV!

Curiosamente, a primeira entrevista para uma revista que o Marco deu pós-saída do BB foi para a TV Guia. 

Editado por FraisesSucrées
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 23 minutos, D91 disse:

A TV Guia foi comprada pela Cofina em que ano? 2002? 

sim! No final de 2002: https://www.cmjornal.pt/tv-media/detalhe/cofina-compra-tv-guia

há 1 minuto, FraisesSucrées disse:

Curiosamente, a primeira entrevista para uma revista que o Marco deu pós-saída do BB foi para a TV Guia. 

Eu sei, mas se vires as capas da TV Guia de Setembro-Dezembro de 2000, ñ tem nada a ver com as das concorrentes. E as notícias que trazia sobre o BB quase nunca eram a capa principal (excepção à do Marco e à última do ano de 2000 - 'Zé Maria superstar') e os temas que tratava eram quase sempre questões ligadas ao próprio programa em si: 'Concorrentes agarrados à Endemol até final de 2001', 'Debate: BB: espectáculo ou telelixo'?

Claro que mesmo nos anos 90 quem fazia capa da TV Guia era gente ligada à RTP, mesmo programas flops de audiência. Mas pronto... se ñ eram eles a promover os programas da casa mãe, quem seria?

A TV Guia começou a perder a liderança do mercado das revistas de TV por 2 motivos: o BB dava muita audiência à TV 7 Dias, mas a meu ver foi o suplemento de receitas (TV 7 Dias foi pioneira nisso) que fez as pessoas mudarem para a publicação da Impala.

PS: Tenho muitas capas digitalizadas da TV Guia (e outras). Pena que já ñ se possa postar fotos.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, thass_hot disse:

sim! No final de 2002: https://www.cmjornal.pt/tv-media/detalhe/cofina-compra-tv-guia

Eu sei, mas se vires as capas da TV Guia de Setembro-Dezembro de 2000, ñ tem nada a ver com as das concorrentes. E as notícias que trazia sobre o BB quase nunca eram a capa principal (excepção à do Marco e à última do ano de 2000 - 'Zé Maria superstar') e os temas que tratava eram quase sempre questões ligadas ao próprio programa em si: 'Concorrentes agarrados à Endemol até final de 2001', 'Debate: BB: espectáculo ou telelixo'?

Claro que mesmo nos anos 90 quem fazia capa da TV Guia era gente ligada à RTP, mesmo programas flops de audiência. Mas pronto... se ñ eram eles a promover os programas da casa mãe, quem seria?

A TV Guia começou a perder a liderança do mercado das revistas de TV por 2 motivos: o BB dava muita audiência à TV 7 Dias, mas a meu ver foi o suplemento de receitas (TV 7 Dias foi pioneira nisso) que fez as pessoas mudarem para a publicação da Impala.

PS: Tenho muitas capas digitalizadas da TV Guia (e outras). Pena que já ñ se possa postar fotos.

Acho que a TV 7 Dias tornou-se líder das revistas de TV em 2003, mais ou menos quando a Luísa Jeremias (atual directora da TV Guia) se tornou directora da revista.

A Impala também chegou a ter outra revista de TV mas em formato mais pequeno, a TV Top, mas durou pouco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 minutos, thass_hot disse:

 

Claro que mesmo nos anos 90 quem fazia capa da TV Guia era gente ligada à RTP, mesmo programas flops de audiência. Mas pronto... se ñ eram eles a promover os programas da casa mãe, quem seria?

 

Do mesmo modo como a TV Mais, do grupo Impresa, era a revista bastião das caras da SIC nos anos 90. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, FraisesSucrées disse:

Do mesmo modo como a TV Mais, do grupo Impresa, era a revista bastião das caras da SIC nos anos 90. 

E mesmo nos anos 2000 também era um pouco. Ainda me lembro quando a SIC fez 10 anos, a TV Mais fez um destacável dedicado ao aniversário da SIC.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 59 minutos, FraisesSucrées disse:

Do mesmo modo como a TV Mais, do grupo Impresa, era a revista bastião das caras da SIC nos anos 90. 

É diferente. A TV Mais só foi comprada pela Abril Control Jornal (propriedade da Impresa) em 98, em conjunto com a Visão. As duas foram lançadas ao mesmo tempo em 93 do grupo francês Edipresse, que na altura também tinha o Se7e. 

 

há 1 hora, D91 disse:

Acho que a TV 7 Dias tornou-se líder das revistas de TV em 2003, mais ou menos quando a Luísa Jeremias (atual directora da TV Guia) se tornou directora da revista.

A Impala também chegou a ter outra revista de TV mas em formato mais pequeno, a TV Top, mas durou pouco.

A TV7Dias já foi líder no início de 2001, depois no final desse ano a TV Guia recuperou a liderança e penso que em 2002 a TV7Dias agarrou a liderança e ñ mais a largou.

https://www.meiosepublicidade.pt/2001/09/tv__dias__resultado_invejvel/

https://www.meiosepublicidade.pt/2001/11/tv__dias__descida_ser_inevitvel/

https://www.meiosepublicidade.pt/2002/02/tv_guia_destrona_tv__dias/

Em relação à 2ª revista de TV do grupo Impala, foi uma salgalhada: em 2003 (na mesma altura que havia 2 revistas diferentes chamadas Mariana), a Impala mudou o nome duma revista que durou pouco tempo ('A dois' - para ler a dois, penso!) para TV a dois. Era baratíssima custava 0,45€ e era em formato A5. Depois ñ sei porquê mudou o nome para TV Top com o mesmo formato e o mesmo preço. Durou pouco tempo. No início de 2005 ressurge a TV Top no mercado com formato A4 e preço de lançamento de 0,45€. Era tudo menos TV - acho que nem o resumo das novelas trazia. Devia ter máximo 4 páginas em 100 dedicado verdadeiramente à TV. Era super sensacionalista e durou um suspiro.

há 55 minutos, D91 disse:

E mesmo nos anos 2000 também era um pouco. Ainda me lembro quando a SIC fez 10 anos, a TV Mais fez um destacável dedicado ao aniversário da SIC.

Mas isso todas fizeram um especial. 10 anos é um número redondo e foi a 1ª TV privada portuguesa. A TV Mais nos anos 2000 era claramente favorável à SIC. Nos anos 90 ainda percebia porque a SIC era dona e senhora das audiências, mas na 2ª metade da década de 2000, onde a SIC perdia claramente nas audiências dava destaque a programas claramente para favorecer a SIC. Vê o que o diretor da TV7Dias dizia no 2º link acima.

Editado por thass_hot
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Decidi fazer uma lista dos Telediscos/videoclip que tenho conhecimento ou que ouvi dizer que passavam como Interlúdios/tapa-buracos nos anos 80:

  • Bohemian Rhapsody - Queen
  • Souvenir - Orchestral Manoeuvres in the Dark
  • Young Turks - Rod Stewart
  • Run to You - Bryan Adams
  • Alive and Kicking - Simple Minds
  • A Flash in the Night - Secret Service
  • Fourth Rendezvous - Jean Michel Jarre (tenho aqui no PC tirado do dailymotion do LUSITANIATV)

Sei pode haver mais telediscos, mas estes são os que mais gente se recorda, também havia telediscos que passvam regulamente depois dos noticiarios como o do We All Stand Together do Paul McCartney (aka a Canção dos Sapos) ou o Song for Nadim (love should rule the world) do Yann Andreson.

@FraisesSucrées, podias ajudar nisto,  porque és tu que lembras de algumas destas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 24 minutos, Vascof2001 disse:

Decidi fazer uma lista dos Telediscos/videoclip que tenho conhecimento ou que ouvi dizer que passavam como Interlúdios/tapa-buracos nos anos 80:

  • Bohemian Rhapsody - Queen
  • Souvenir - Orchestral Manoeuvres in the Dark
  • Young Turks - Rod Stewart
  • Run to You - Bryan Adams
  • Alive and Kicking - Simple Minds
  • A Flash in the Night - Secret Service
  • Fourth Rendezvous - Jean Michel Jarre (tenho aqui no PC tirado do dailymotion do LUSITANIATV)

Sei pode haver mais telediscos, mas estes são os que mais gente se recorda, também havia telediscos que passavam regulamente depois dos noticiários como o do We All Stand Together do Paul McCartney (aka a Canção dos Sapos) ou o Song for Nadim (love should rule the world) do Yann Andreson.

@FraisesSucrées, podias ajudar nisto,  porque és tu que lembras de algumas destas.

Assim de repente que me lembro (algumas já nos anos 90):

  • Stand And Deliver - Adam & The Ants
  • What Comes Naturally - Sheena Easton
  • Save Some Love - Keedy
  • Bello E Impossibile - Gianna Nannini
  • If There's A Reason - Luís Bettencourt
  • Sai P'rá Rua - Xutos & Pontapés
  • Porto Côvo - Rui Veloso
  • So Hard - Pet Shop Boys
  • Slave To The Rhythm - Grace Jones
  • Yeke Yeke - Mory Konté
  • Hold On - Wilson Philips

O Nuno Markl diz que se lembra de ver também Russians de Sting com a tradução da letra legendada mas eu não me lembro. 

Editado por FraisesSucrées
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 15 horas, FraisesSucrées disse:

Assim de repente que me lembro (algumas já nos anos 90):

  • Stand And Deliver - Adam & The Ants
  • What Comes Naturally - Sheena Easton
  • Save Some Love - Keedy
  • Bello E Impossibile - Gianna Nannini
  • If There's A Reason - Luís Bettencourt
  • Sai P'rá Rua - Xutos & Pontapés
  • Porto Côvo - Rui Veloso
  • So Hard - Pet Shop Boys
  • Slave To The Rhythm - Grace Jones
  • Yeke Yeke - Mory Konté
  • Hold On - Wilson Philips

O Nuno Markl diz que se lembra de ver também Russians de Sting com a tradução da letra legendada mas eu não me lembro. 

Lembro-me que os videoclips das canções que levámos ao ESC em 1993 e 1994 (e acho que o de 1992 também) também eram usados como enche-chouriços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, LAboy 456 disse:

Lembro-me que os videoclips das canções que levámos ao ESC em 1993 e 1994 (e acho que o de 1992 também) também eram usados como enche-chouriços

E todo o mês de Maio, todas as canções do Pirilampo Mágico de 1987 até pelo menos 1994.

Além de um filme enche-chouriços sobre esqui aquático que o Lusimito em tempos teve no YT, recordo-me também destes três filmes enche-chouriços:

  • Um homem que se preparava para nadar nas águas geladas no Árctico e o filme alternava entre sequências dele a treinar (lembro-me de sentir frio alheio nas partes em que ele corria e fazia flexões descalço e em tronco nú no meio do gelo) e outras de relaxamento em casa dele, sendo que nas primeiras a música tinha ritmo acelerado e nas outras a música era um saxofone calminho. No final via-se ele a lançar-se na água de um helicóptero (apenas de óculos e speedo), a nadar nas águas e depois a ser recolhido por um bote. 
  • Imagens de pessoas a andarem de caiaque por águas rápidas ao som da "Cavalgada das Valquírias" de Wagner.
  • Imagens de bebés, de tão habituados à agua, nadavam como gente adulta. Havia  uma sequência de um bebé a nadar num lago gelado (acho que na Rússia) com muita gente a ver e no final, o adulto que o acompanhava na água pegava nele e erguia o braço, com bebé em pé apenas equilibrado na palma da mão do adulto. 
Editado por FraisesSucrées
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, FraisesSucrées disse:

E todo o mês de Maio, todas as canções do Pirilampo Mágico de 1987 até pelo menos 1994.

Além de um filme enche-chouriços sobre esqui aquático que o Lusimito em tempos teve no YT, recordo-me também destes três filmes enche-chouriços:

  • Um homem que se preparava para nadar nas águas geladas no Árctico e o filme alternava entre sequências dele a treinar (lembro-me de sentir frio alheio nas partes em que ele corria e fazia flexões descalço e em tronco nú no meio do gelo) e outras de relaxamento em casa dele, sendo que nas primeiras a música tinha ritmo acelerado e nas outras a música era um saxofone calminho. No final via-se ele a lançar-se na água de um helicóptero (apenas de óculos e speedo), a nadar nas águas e depois a ser recolhido por um bote. 
  • Imagens de pessoas a andarem de caiaque por águas rápidas ao som da "Cavalgada das Valquírias" de Wagner.
  • Imagens de bebés, de tão habituados à agua, nadavam como gente adulta. Havia  uma sequência de um bebé a nadar num lago gelado (acho que na Rússia) com muita gente a ver e no final, o adulto que o acompanhava na água pegava nele e erguia o braço, com bebé em pé apenas equilibrado na palma da mão do adulto. 

O Vasco Palmeirim disse nos cromos sobre os Interludios e do Dasteley and Muttley que se lembrava do dos caiaques.

O facebook do Carlos Alberto Herniques é um grande espólio de imagens antigas da RTP algumas das imagens que coloca são da preparação de uma emissão do Aqui e Agora em 1981, nesta imagem tirada da Régie do Estúdio 1 do CPL, nota-se que no ecrã da emissão em direto está escrito "Dentro de Momentos Aqui e Agora" e o relógio digital:

118597465_10217415761611713_4852639436905317423_n.jpg?_nc_cat=100&_nc_sid=730e14&_nc_ohc=plOi8ZiZutUAX94S8oD&_nc_ht=scontent.fopo3-2.fna&oh=3ffe9b347275a318ace2d4d77f8919e9&oe=5F7EF3C4

As outras imagens:

117445310_10217304586952416_741330553012117336_n.jpg?_nc_cat=106&_nc_sid=730e14&_nc_ohc=_9lC0Cu2stwAX8tvOww&_nc_ht=scontent.fopo3-1.fna&oh=c5c7711d9112290dda410a73616d9efc&oe=5F7EE571

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 07/09/2020 at 22:34, FraisesSucrées disse:

Assim de repente que me lembro (algumas já nos anos 90):

  • Stand And Deliver - Adam & The Ants
  • What Comes Naturally - Sheena Easton
  • Save Some Love - Keedy
  • Bello E Impossibile - Gianna Nannini
  • If There's A Reason - Luís Bettencourt
  • Sai P'rá Rua - Xutos & Pontapés
  • Porto Côvo - Rui Veloso
  • So Hard - Pet Shop Boys
  • Slave To The Rhythm - Grace Jones
  • Yeke Yeke - Mory Konté
  • Hold On - Wilson Philips

O Nuno Markl diz que se lembra de ver também Russians de Sting com a tradução da letra legendada mas eu não me lembro. 

Body Talk - Imagination

Ilusion - Imagination

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Vascof2001 said:

Acho que também chegavam a passar telediscos dos Duran Duran como tapa-buracos.

Lembro-me de ver nas paginas de cartas de revistas Maria de 1983, pessoas a reclamar a passagem de vídeos dos Duran Duran e outras a pedir que a RTP passasse.

eu lembro-me do video do Triller do Michael Jackson que passava constantemente na rtp... eu acho que fiquei com traumas por causa daquilo.

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, MiguelB disse:

eu lembro-me do video do Triller do Michael Jackson que passava constantemente na rtp... eu acho que fiquei com traumas por causa daquilo.

Eu só me lembro de ver o Thriller uma vez no ViváMúsica (e do meu eu de 3 anos ficar borrado de medo). 

E ainda falando em videoclips. Lembro-me que no reboot do "Bom Dia" para a rentrée de 1991/92, que marcou a estreia do Goucha em programas matinais e que marcava a abertura da emissão da RTP1 às 7:30 (então a abertura regular mais madrugadora na RTP), costumavam passar dois videoclips por dia. Por exemplo lembro-me de passar aí muitas vezes "No Son Of Mine" dos Genesis e claro, o maior hit de 1991, "Everything I Do (I Do It For You)". Mas certa vez eu lembro-me de sonhar de estar a ouvir a música "She's A Girl And I'm A Man" do Lloyd Cole, ter acordado e quando passei pelo quarto dos meus pais, o meu pai estava a ligar a televisão e estava a dar o videoclip dessa canção no "Bom Dia" dessa manhã. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 minutos, FraisesSucrées disse:

Eu só me lembro de ver o Thriller uma vez no ViváMúsica (e do meu eu de 3 anos ficar borrado de medo). 

O teledisco do Thriller deu no Estamos Nessa, o sucessor do VivaMusica que foi considerado por uma das suas apresentadoras, Júlia Pinheiro (foi a estreia dela em TV), como o pior programa da Televisão Portuguesa quando foi ao Inesquecível

Tirei há uns meses fotos de paginas das revistas se7e dos anos 80 e vi que no programa especial fim-de-ano 84/85 uns dos destaques era a apresentação dos vídeos do ano, por António Duarte do Top Disco onde Thriller era destaque. 

Por falar do Top Disco, há quase nada deste programa na net e eu estava interessado em ver uma edição do programa, e já que falas em Lloyd Cole, tenho uma cassete com o teledisco do Rattlesnakes do Lloyd Cole and the Commotions gravado do Top Disco, mas a gravação acaba com um segundo de imagem do apresentador.

 

 

Mas aqui temos 1 segundo do grafismo do Top Disco do top

Dá pra ter uma ideia como era

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...