Jump to content

Memórias RTP1


João

Posts Recomendados

Alguém reparou que esta extraordinária identidade comemora hoje 12 anos? Apesar de ter alguns pontos fracos (nomeadamente o genérico), continua de longe a ser a minha favorita. Esta sim poderia perfeitamente estar ainda no ar! 

As mudanças que o Nuno Santos introduziu em Setembro de 2011 foram mesmo um enorme downgrade... E o mais extraordinário é que vieram sempre a piorar ao longo do tempo!

On 21/05/2020 at 01:09, mavb98 disse:

Penso que este tipo de programas acabou durante a hipótese de privatizar a RTP em 2012 e 2013. O Relvas e o Poiares Maduro mataram grande parte do ADN da RTP nessa altura.

Sem qualquer dúvida... E nomeadamente o primeiro :nerves:!

Ainda assim, o actual Governo pouco (ou nada) tem feito para reverter essa situação. Basta referir que a indemnização compensatória (que ascendia a várias dezenas de milhões de euros) nunca mais voltou a ser paga. Ou seja, a partir de 2013, a RTP passou a ter apenas duas grandes fontes de receita: a Contribuição Audiovisual e a publicidade.

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, pedrodepinto disse:

Sem qualquer dúvida... E nomeadamente o primeiro :nerves:!

Ainda assim, o actual Governo pouco (ou nada) tem feito para reverter essa situação. Basta referir que a indemnização compensatória (que ascendia a várias dezenas de milhões de euros) nunca mais voltou a ser paga. Ou seja, a partir de 2013, a RTP passou a ter apenas duas grandes fontes de receita: a Contribuição Audiovisual e a publicidade.

Penso que o atual governo não pode fazer muito, porque existe um contrato de concessão que foi (mal) feito em 2012 e que ainda está em vigor.

  • Gosto 1
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 minutos, pedrodepinto disse:

Alguém reparou que esta extraordinária identidade comemora hoje 12 anos? Apesar de ter alguns pontos fracos (nomeadamente o genérico), continua de longe a ser a minha favorita. Esta sim poderia perfeitamente estar ainda no ar! 

As mudanças que o Nuno Santos introduziu em Setembro de 2011 foram mesmo um enorme downgrade... E o mais extraordinário é que vieram sempre a piorar ao longo do tempo!

Sem qualquer dúvida... E nomeadamente o primeiro :nerves:!

Ainda assim, o actual Governo pouco (ou nada) tem feito para reverter essa situação. Basta referir que a indemnização compensatória (que ascendia a várias dezenas de milhões de euros) nunca mais voltou a ser paga. Ou seja, a partir de 2013, a RTP passou a ter apenas duas grandes fontes de receita: a Contribuição Audiovisual e a publicidade.

Nunca fui fã desse grafismo, preferia o de 2004

há 21 horas, bacalhaucomnatas disse:

O meu primeiro post a sério neste fórum tem de ser a prestar tributo ao genérico do Telejornal co-produzido pela BBC que ia para o ar entre 2000-2002.

Está com 20 anos mas, na minha opinião, ainda muito atual. 

 

 

É sem dúvida um dos melhores grafismos e cenários que o Telejornal teve nestes últimos tempos, é uma pena não terem o mantido durante a reentrée de 2002.

Sabiam que o estúdio/redação era para ter seguido a mesma linha de 2000 mas o Rangel mudou tudo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A mim, dá-me sempre ideia de que os grafismos dos oráculos vêm bem concebidos pelos seus criadores, mas depois na régie estragam tudo, com alterações de letra, de tamanhos, de formas...

Acresce o facto de se fazerem alterações diferentes no Porto e em Lisboa, o que ainda traz mais incoerências. 

Nos atuais oráculos, o maior problema é mesmo o tamanho das letras, que é enorme. Além disso, usam uma variante de Roboto que fica mal, não sei porquê, pois até é um tipo de letra agradável.

Na RTP Açores, têm tamanhos mais pequenos e agradáveis. 

 

Editado por Televisão 10
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 17 minutos, Televisão 10 disse:

A mim, dá-me sempre ideia de que os grafismos dos oráculos vêm bem concebidos pelos seua criadores, mas depois na régie estragam tudo, com alterações de letra, de tamanhos, de formas...

Acresce o facto de se fazerem alterações diferentes no Porto e em Lisboa, o que ainda traz mais incoerências. 

Nos atuais oráculos, o maior problema é mesmo o tamanho das letras, que é enorme. Além disso, usam uma variante de Roboto que fica mal, não sei porquê, pois até é um tipo de letra agradável.

Na RTP Açores, têm tamanhos mais pequenos e agradáveis. 

 

Eles usam a versão antiga da Roboto. Já a RTP Açores usa a nova versão. Mas em certos momentos usam a nova versão, como por exemplo naquele rodapé diferente e quando aparece o nome das pessoas.

É uma confusão. Precisam urgentemente de um novo grafismo e tem de ser uma coisa bem feita como o da SIC, para não estarem a mudar coisas todas as semanas.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguém reparou que esta extraordinária identidade comemora hoje 12 anos? Apesar de ter alguns pontos fracos (nomeadamente o genérico), continua de longe a ser a minha favorita. Esta sim poderia perfeitamente estar ainda no ar! 
As mudanças que o Nuno Santos introduziu em Setembro de 2011 foram mesmo um enorme downgrade... E o mais extraordinário é que vieram sempre a piorar ao longo do tempo!
Sem qualquer dúvida... E nomeadamente o primeiro :nerves:!
Ainda assim, o actual Governo pouco (ou nada) tem feito para reverter essa situação. Basta referir que a indemnização compensatória (que ascendia a várias dezenas de milhões de euros) nunca mais voltou a ser paga. Ou seja, a partir de 2013, a RTP passou a ter apenas duas grandes fontes de receita: a Contribuição Audiovisual e a publicidade.
Acho bem que não exista indemnização compensatória, na minha opinião a taxa pode e deve ser aumentada, haja vontade política para tal.

Enviado do meu Nokia 7 plus através do Tapatalk

Eu por acaso não me recordo nada deste estúdio, mas lembro-me vagamente do estúdio do Jornal 2 da mesma época com a Alberta Marques Fernandes.
Estive a rever rapidamente um Telejornal completo dessa altura com a Fátima Campos Ferreira e realmente acho que a única coisa que me lembro muito vagamente é do genérico.
É pena é chegar à conclusão que o Telejornal da altura parecia muito melhor conseguido que os noticiários atuais dos vários canais. Era essencialmente informação pura e dura, com informação internacional com jornalistas no terreno e não apenas com informação de agências de noticias, sem comentadores desnecessários e praticamente sem enche-chouriços. Além disso, a Fátima parecia-me estar muito bem no papel de pivô.
Outros tempos em que havia mais investimento...

Enviado do meu Nokia 7 plus através do Tapatalk

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 horas, Vascof2001 disse:

Nunca fui fã desse grafismo, preferia o de 2004

Eu também. O de 2004 foi o último que foi minimamente decente.

Lembro-me que na altura chegaram a tecer comparações com o do Jornal da Noite que estreou meio ano antes (até o Portugalex, que eu ouvia religiosamente na altura, gozava com a situação).

No auge da crise da RTP eu achava a mudança de 2012 um pouco descabida. Primeiro: como é que se mudam elementos de um grafismo do nada ao fim de um ano? Segundo: arruinaram os grafismos da RTP Informação e mudaram as cores dos noticiários para amarelo (talvez por causa do separador que misturava azul com amarelo?). Isto apesar de terem dito que o novo grafismo humilhava o anterior e coisa e tal.

há 13 horas, Vascof2001 disse:

Sabiam que o estúdio/redação era para ter seguido a mesma linha de 2000 mas o Rangel mudou tudo.

Sério? Mesmo com genérico de 2002 e tal?

Ainda bem que mudaram para um estúdio bem mais amplo, o único problema era ter um Telejornal comprido demais. Até o Jornal da Noite ainda acabava às 21!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Valentim de Carvalho lançou recentemente algumas remasterizações de temas ou versões de temas para programas de televisão feitos em Portugal ou estrangeiros em formato digital

Este é o caso dos singles referentes às adaptações portuguesas da editora dos originais japoneses das séries de animação japonesas "Heidi" (1974, transmitida em Portugal em 1976-1977) e "Marco" (1976, transmitida em Portugal em 1977-1978) (ouvindo estes áudios... só posso concluir que houve várias versões portuguesas das canções em questão lançadas na altura (só do tema de abertura de "Heidi", haverá pelo menos mais duas versões a contar com esta da Valentim de Carvalho (uma das quais tendo sido lançada na compilação "As melhores canções infantis"):

Também é o caso do single que continha o tema de abertura da 1ª versão de "Vila Faia" (1982) - no lado A, a versão cantada por Samuel que era ouvida no fim de cada episódio / no lado B, o instrumental que se ouvia no ínicio de cada episódio:

(ainda falando da telenovela em questãoanteriormente a este lançamento remasterizado, só uma outra canção da banda sonora tivera direito a remasterização e pode ser encontrada nas plataformas digitais: "Estou aqui" da Dina . A banda sonora em si, lançada em LP na altura, ainda não teve direito a uma remasterização por completo

P.S.: só agora vi que a outra canção que o Samuel cantou para a telenovela, "Tema de Rui", também foi remasterizada recentemente - actualizei a minha postagem com os videos dessas remasterizações)

Editado por LAboy 456
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma edição ao calhas dos Jogos sem Fronteiras da série de 1992, com a participação da Checoslováquia de veludo, no único ano em que um país do outro lado do Mediterrâneo ousou competir.

Isto já era quando São Marino deixou de participar (o país não tinha televisão nacional até sensivelmente 1994 e tinha de jogar com ajudas da Rai)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 horas, ATVTQsV disse:

Uma edição ao calhas dos Jogos sem Fronteiras da série de 1992, com a participação da Checoslováquia de veludo, no único ano em que um país do outro lado do Mediterrâneo ousou competir.

Isto já era quando São Marino deixou de participar (o país não tinha televisão nacional até sensivelmente 1994 e tinha de jogar com ajudas da Rai)

Portugal (Olhão) empatou com Itália nessa sessão, mas poderia ter vencido isoladamente se num dos jogos não tivesse sido desqualificado porque as regras desse jogo obrigavam os jogadores a competir descalços mas os portugueses jogaram calçados e por isso Portugal ficou com zero pontos nesse jogo. Se não houvesse essa desclassificação, mesmo que Portugal ficasse em último lugar no jogo, ganhavam um ponto e daria para ganhar isolado em vez de partilhar a vitória. 

A Checoslováquia viria a ganhar a finalíssima nesse ano, que foi o último antes da sua dissolução. Curiosamente as equipas da Checoslováquia que competiram nos JSF 1992 eram todas checas, sem nenhuma da Eslováquia. Foi o único ano em que a Tunísia participou e ficou quase em todas as sessões em último, mas houve uma em que conseguiu ficar em segundo lugar, apenas atrás de Portugal (Aveiro). 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, FraisesSucrées disse:

Foi o único ano em que a Tunísia participou e ficou quase em todas as sessões em último, mas houve uma em que conseguiu ficar em segundo lugar, apenas atrás de Portugal (Aveiro). 

Curiosamente, alguns sites de fãs do JSF apontam que o 2º lugar que uma das equipas da Tunísia conquistou (Nabeul) poderá ter sido fruto de um erro dos arbritros:

http://www.jsf.hiddentigerbooks.co.uk/series_1992_jsf.htm

http://jsfnetfrance.free.fr/?p=1862

Editado por LAboy 456
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 29/05/2020 at 14:43, Televisão 10 disse:

Na altura, achava longo, mas acho que o Fragoso não devia ter acabado com os separadores de continuidade.

Parece tão estranho ver uma série estrangeira às 23h05, na RTP 1. Impossível na direção do Fragoso. 

A RTP 1 deixou de ter separadores de continuidade em 2008 (sei que voltaram neste grafismo). Curiosamente houve um separador de continuidade com tema próprio no grafismo de 2011, mas foi usado exclusivamente na RTP Olímpicos. O separador era uma montagem amadora do da RTP 1 (credo a RTP tinha grafismos com frames a mais e ar amador na altura)

O separador de publicidade, pelo que me lembro, era igual ao da RTP 1.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...