Jump to content

Memórias RTP1


João

Posts Recomendados

Sacado do vídeo dos Arquivos RTP com excertos da emissão de 5 de Dezembro de 1980, depois da ínfame morte de Sá Carneiro. Foi a última vez em que um evento traumatizante mudou a grelha inteira antes do 11 de Setembro, sendo que o episódio da Dona Xepa interrompido pela notícia da morte foi provavelmente reposto noutra data quando a situação foi normalizada.

Hoje em dia os noticiários já não usam linguagem de fácil acesso como era há 40 anos.

No estúdio inclui o logo raro da RTP 1, sou eu ou faz-me lembrar o da TV1 sueca, que tinha sido trocado na altura?

SVT1 | Logopedia | Fandom

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 horas, ATVTQsV disse:

Sacado do vídeo dos Arquivos RTP com excertos da emissão de 5 de Dezembro de 1980, depois da ínfame morte de Sá Carneiro. Foi a última vez em que um evento traumatizante mudou a grelha inteira antes do 11 de Setembro, sendo que o episódio da Dona Xepa interrompido pela notícia da morte foi provavelmente reposto noutra data quando a situação foi normalizada.

Hoje em dia os noticiários já não usam linguagem de fácil acesso como era há 40 anos.

No estúdio inclui o logo raro da RTP 1, sou eu ou faz-me lembrar o da TV1 sueca, que tinha sido trocado na altura?

SVT1 | Logopedia | Fandom

A TV Guia utlizou a versão do logótipo com númeral árabe durante as primeiras semanas de vista do logótipo do olho, depois mudou para númeral romano (RTP-I). A RTP2 usou sempre númeral árabe no logo.

O logótipo da RTP-I com numeral romano pode ser visto no relogio das transmisões das eleições de 5 10 1980

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 horas, Vascof2001 disse:

O logótipo da RTP-I com numeral romano pode ser visto no relogio das transmisões das eleições de 5 10 1980

Relógio bem raro. Aposto que quando a Omega não tinha nenhum relógio a anunciar usavam o logo da RTP (como a TVE, a TSI, a ERT, you know what I mean).

Estive a analisar a grelha de 17 de Junho de 1981 e os Jogos Sem Fronteiras eram o último programa da noite (a começar às 21:25), por esta altura já tinha sido imposto o limite das 23 horas. Não há um pingo de indicação de que havia um sumário no fecho (100% de certezas que não está na gravação), portanto deduzo que, segundo memórias do meu pai que dizia que na altura (antes até) era dada a meteorologia junto à grelha, provavelmente dava um breve sumário também. Se tal for o caso, poderá ter sido a primeira incursão jornalística de Manuela Moura Guedes.

Os actores do anúncio do Arroz Caçarola eram os dos sketches do Chinesinho Limpopó (como ispilico?), portanto considerem isto como uma versão condensada dos sketches. É pena o Badaró nunca ter tido uma edição na Caderneta de Cromos. À "falta de temas" uns foram sempre ao lado.

Ah, agora vou ter de responder a umas mais recentes:

há 4 horas, FraisesSucrées disse:

O programa "Tudo Sobre..." (2005) no site de arquivos da RTP

 

TudoSobre.jpg?crop=top&fit=crop&h=461&ix

https://arquivos.rtp.pt/programas/tudo-sobre/page/1/#filters

Aquilo não se chamava de "Tudo o Que Você Queria Saber Sobre" no início? Acho que o primeiro era sobre televisão ou futebol e provavelmente era um episódio piloto.

há 3 horas, JDaman disse:

Alguém por aqui tem a mínima memória de ter visto isto nas manhãs de fim-de-semana da RTP1 em 2004?

 

Lembro-me tão bem (mal?) disto. Martataka (e Terra contra-ataca)! Aquilo que eu saiba era um concurso que metia alguns desenhos animados pelo meio, deu em 2004 mas foi cancelado ainda antes da renovação de 31 de Março.

A marca Martataka ainda existe em Matosinhos, chegou também a estar num dos pisos inferiores do El Corte Inglés de Gaia (sabe aqueles parques do -5 ao -1? Tem umas lojas no meio).

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, D91 disse:

Eu lembro-me mas isto teve poucas emissões.

Passou completamente despercebido.

Sim, esteve muito pouco tempo no ar. Lembro-me de ter visto um episódio disto e até ter chegado a falar sobre este programa com um colega meu de escola que o via religiosamente, mas pouco ou nada me lembro do mesmo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

22 hours ago, ATVTQsV said:

Sacado do vídeo dos Arquivos RTP com excertos da emissão de 5 de Dezembro de 1980, depois da ínfame morte de Sá Carneiro. Foi a última vez em que um evento traumatizante mudou a grelha inteira antes do 11 de Setembro, sendo que o episódio da Dona Xepa interrompido pela notícia da morte foi provavelmente reposto noutra data quando a situação foi normalizada.

Hoje em dia os noticiários já não usam linguagem de fácil acesso como era há 40 anos.

Bom trabalho de restauro por parte desse user, a fazer aquilo que a RTP Arquivo devia!

 

5 hours ago, FraisesSucrées said:

O programa "Tudo Sobre..." (2005) no site de arquivos da RTP

 

TudoSobre.jpg?crop=top&fit=crop&h=461&ix

https://arquivos.rtp.pt/programas/tudo-sobre/page/1/#filters

Não sei se foi este programa (ou o Ainda Bem Que Apareceste) que estava na gaveta e que foi um sucesso relativo quando o Fragoso lembrou-se de apostar nele em 2008 ou 2009.

Editado por Rangel
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 20 minutos, JDaman disse:

Sim, esteve muito pouco tempo no ar. Lembro-me de ter visto um episódio disto e até ter chegado a falar sobre este programa com um colega meu de escola que o via religiosamente, mas pouco ou nada me lembro do mesmo.

Segundo a programação do site da RTP o programa estreou a 6 de março de 2004 e terá terminado no final desse mês. Durou mesmo pouco tempo.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 23 minutos, Rangel disse:

Bom trabalho de restauro por parte desse user, a fazer aquilo que a RTP Arquivo devia!

 

Não sei se foi este programa (ou o Ainda Bem Que Apareceste) que estava na gaveta e que foi um sucesso relativo quando o Fragoso lembrou-se de apostar nele em 2008 ou 2009.

Acho que foi o "Ainda Bem Que Apareceste", que foi para o ar no Verão de 2008.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 20 horas, ATVTQsV disse:

Estive a analisar a grelha de 17 de Junho de 1981 e os Jogos Sem Fronteiras eram o último programa da noite (a começar às 21:25), por esta altura já tinha sido imposto o limite das 23 horas. Não há um pingo de indicação de que havia um sumário no fecho (100% de certezas que não está na gravação), portanto deduzo que, segundo memórias do meu pai que dizia que na altura (antes até) era dada a meteorologia junto à grelha, provavelmente dava um breve sumário também. Se tal for o caso, poderá ter sido a primeira incursão jornalística de Manuela Moura Guedes.

Pelos visto, o" Últimas Noticias" foi para ferias durante o mes de Junho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Emissão do "1, 2, 3" da era António Sala (Fevereiro 1994, creio que dia 18)

No site Archive, estão isoladas as duas actuações musicais deste programa
Entre Aspas "Criatura Da Noite" (aka "Quero ver os peixes a bailar"): https://archive.org/details/entre-aspas-criatura-da-noite-123-canal-1-21994
Paulo Gonzo (ainda com cabelo) e Dulce Pontes a cantar "A Whole New World" em português: https://archive.org/details/paulo-gonzo-dulce-pontes-123-canal-1-21994

Dois intervalos desse dia: Um com o Totosorteio e outro com a vinheta da "Sessão Da Noite" (não sabia que ainda havia em 1994, pensava que esse espaço de cinema tinha acabado algures em 1993.)

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, FraisesSucrées disse:

A série animada "A Maravilhosa Expedição Às Ilhas Encantadas" (1992-93) no site de arquivos da RTP

Expedi%C3%A7%C3%A3o4-1.jpg?crop=top&fit=

https://arquivos.rtp.pt/programas/a-maravilhosa-expedicao-as-ilhas-encantadas/

Um dos primeiros trabalhos da Animanostra (fundada no ano anterior à exibição dessa série (1991)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faz hoje 34 anos de uma das mais radicais rentrée da RTP, marcando o fim da entrada em funcionamento progressivo do Centro de Emissão na 5 de Outubro, marcando um avanço a nível tecnológico além da estreia de novos formatos.

Um dos destaques foram os novos separadores e Indicativos de abertura e fechos de emissão a computador; concebidos por Nuno Amorim e feitos num estúdio de animação GC na Holanda.

Segundo o utilizador "Cylon" do Mistério Juvenil, havia uma promo alusiva à temporada que continha a seguinte frase "Há coisas novas no primeiro canal, e no segundo também"!

  • Gosto 7
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Vascof2001 disse:

 

Segundo o utilizador "Cylon" do Mistério Juvenil, havia uma promo alusiva à temporada que continha a seguinte frase "Há coisas novas no primeiro canal, e no segundo também"!

Por aquilo que o meu eu de 1986 (então com 6 anos) se lembra, era assim:

Voz masculina: "Há coisas novas no segundo canal."
Voz feminina: "E no primeiro também!"

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma dúvida: Que funções existiam na sede da Av. 5 de Outubro (inaugurada em 1979) até então? O Centro de Formação (no 12º andar) era célebre pelos seus cursos formativos com aquela acústica e dimensões excelentes além de ser o local onde os elementos do júri nacional português do Festival Eurovisão da Canção se reuniam todos os anos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Vascof2001 disse:

Faz hoje 34 anos de uma das mais radicais rentrée da RTP, marcando o fim da entrada em funcionamento progressivo do Centro de Emissão na 5 de Outubro, marcando um avanço a nível tecnológico além da estreia de novos formatos.

Um dos destaques foram os novos separadores e Indicativos de abertura e fechos de emissão a computador; concebidos por Nuno Amorim e feitos num estúdio de animação GC na Holanda.

Segundo o utilizador "Cylon" do Mistério Juvenil, havia uma promo alusiva à temporada que continha a seguinte frase "Há coisas novas no primeiro canal, e no segundo também"!

Até hoje o separador de abertura de 1988 (e os da RTP 2 entre 1986 e 1990) são uma incógnita.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...