Jump to content

carlosms88

Membros
  • Content Count

    8
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

10 Concorrente do Love on Top

About carlosms88

  • Rank
    Vou ser o próximo Bruno Santos

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. carlosms88

    Memórias SIC

    Mais uma surpresinha, desta vez é um Jornal da Noite da SIC emitido a dia 26 de Março de 1993 (sexta-feira, por sinal) com o José Alberto Carvalho e o seu visual bem à moda dos anos 90 com aqueles óculos que ele usava, o casaco e a gravata com motivos espalhafatosos. Há pouco tirei duas conclusões sobre ele, nomeadamente, ele tem ar de tímido, um bocado inseguro e muito discreto quanto à sua privacidade pelo facto dele ser filho único e a sua voz grave deve-se ao facto dele ser fumador inveterado de cigarros antes de entrar no ar (não sei ao certo a marca exacta que ele fuma), vício muito português, ele tem fama de chegar ao estúdio sempre em cima da hora. Atenção também ao correspondente de Moscovo com sobretudo incluído (os russos distinguem as quatro estações perfeitmente e sempre deram especial importância ao aquecimento central nas casas citadinas e rurais, além de ser grandes consumidores e apreciadores de batatas), deve ser o José Milhazes, mas não tenho a certeza absoluta disso, não tem tanto carisma como o Carlos Fino da RTP. O que não ponho em causa é que ambos jornalistas tiveram de aprender a falar russo para conhecerem melhor a sociedade local. https://archive.org/details/jornaldanoitesic199301
  2. carlosms88

    Desporto

    Olá a todos Em primeiro lugar, há três anos, numa viagem ao Porto, comprei o Diário de Notícias e reparei num detalhe, havia várias páginas dedicadas ao futebol, mas só duas páginas dedicadas aos outros desportos (basquetebol, ténis, ciclismo, atletismo, voleibol, automobilismo, motociclismo). Em Espanha, isso acontece em menor medida, porque há mais variedade de desportos com um número maior de público que os consome. Além disso, conheci um rapaz sportinguista do Pinhal Novo que me disse que, em Portugal, a comunicação social fala muito de futebol, porque é aquilo que rende e dá lucro e os outros desportos não têm tanta popularidade, o que, a meu ver, é um ciclo vicioso, já que os jornais, as televisões e as rádios também podiam falar de outras modalidades desportivas que têm boas prestações/dão cartas, trazem medalhas e dignificam Portugal, mas não recebem suficiente apoio por parte da CS. No caso da SIC e da TVI, é compreensível, porque são televisões privadas e comerciais com fins de lucro, mas a RTP podia dedicar-lhes mais tempo de antena, já que é um serviço público pago pelos contribuíntes. Além disso, esse exagero de futebol na comunicação social é fruto de uma mentalidade tacanha e pobre de espírito, fala-se mais em temas banais como as arbitragens ou as declarações dos dirigentes, jogadores e treinadores e não dos assuntos que verdadeiramente interessam, ou seja, é o equivalente masculino da imprensa cor-de-rosa. Esse rapaz também me disse que o desporto-rei é arte e cultura e que, em Portugal, os homens ligam a futebol e as mulheres às novelas e não ligam à ópera, ao teatro ou ao bailado, porque não dão lucro e só geram dívidas. Finalmente, reparei que, nas notícias de futebol, só se fala dos três grandes (Benfica, Sporting e Porto), porque supostamente são aqueles com mais massa associativa espalhada pelo país e mais títulos, o que acho flagrante, tendencioso, faccioso e parcial, a Primeira Liga são 18 e não 3 clubes, há mais vida para além desse trio dominante. Um abraço e desculpem a chatice/maçada, sou muito frontal e não tenho papas na língua Carlos M.S.
  3. Já agora, não percebo como é que alguns eurofãs da velha guarda (prefiro não dizer nomes por medo de ferir sensibilidades) julgam que o ESC é um evento muito serio e profissional com bons poemas, boas músicas/melodias e bons intérpretes. Também pensam que o ESC é uma forma de mostrar a língua, a cultura, a bandeira e a forma de ser/identidade no palco para dignificar o povo português. O seu gosto e sensibilidade são os poemas profundos que contam histórias e transmitem mensagens, além de defender a portugalidade e o orgulho patriótico. Eles têm um fraquinho pelas baladas in crescendo e pelas canções étnicas/folclóricas/tradicionais, até com um certo cheirinho a fado para enriquecer o panorama musical do evento anual que é dominado tradicionalmete pela pop sem alma como se fosse uma pastilha elástica de usar e deitar fora com sucesso comercial e originalidade zero. Eles deviam é relaxar-se e divertir-se um bocadinho, né? Mentalidade tacanha no seu melhor! Eles ficaram parados no tempo por causa do seu elitismo bacoco! Desculpem a chatice, mas precisava de desabafar convosco.
  4. carlosms88

    Memórias TVI

    Enganei-me, o edifício sede da programação geral da TVI era o edifício Altejo e não Alentejo. Ninguém é perfeito!!!
  5. carlosms88

    Memórias TVI

    Já agora, gostava de saber a data exacta (foi por volta de 1997 ou 1998, não tenho a certeza absoluta disso) na qual a TVI deixou o antigo cinema Berna (Informação) e o edifício Alentejo (Programação geral) e instalou-se na actual sede de Queluz de Baixo. Julgo que é um dado interessantíssimo para os nostálgicos ou maluquinhos da TV antiga.
  6. Eis o júri português da Eurovisão 1994 (faz precisamente hoje 25 anos), reunido no Centro de Formação da RTP (12º andar) no número 197 da Avenida 5 de Outubro (sede da RTP na altura) e composto por 16 elementos (8 profissionais ligados à música + 8 amadores), além de um presidente (cargo de honra que não fazia rigorosamente nada e funcionário da RTP), um secretário (que recolhia os boletins de voto depois de cada canção), uma porta-voz (a Isabel Bahia, que anunciou os votos com o Castelo de São Jorge como pano de fundo) e um notário da Ordem dos Notários de Lisboa (que atestava a votação). https://arquivos.rtp.pt/conteudos/sara-tavares-no-eurofestival/
  7. carlosms88

    Memórias RTP1

    Desculpem a chatice, mas gostava de saber a data exacta (entre Março, Abril ou Maio de 1991) em que o DOG do Canal 1 começou a ser utilizado no canto superior esquerdo do ecrã. (Este "Caderno Diario" com o Pedro Mourinho foi emitido a 8 de Maio de 1991. Aliás, embora adoro mesmo Portugal, sou de origem espanhola, e fui 2 vezes (a primeira ao Porto e a Mangualde e a segunda a Elvas, Campo Maior e Arronches). Além disso, adoro pesquisar nos jornais e nas revistas para arranjar fontes fiáveis como se eu fosse um detective (Sherlock Holmes) ou um mergulhador. Um abraço a todos Carlos M.S. (Podem chamar-me Carlinhos, se quiserem).
  8. Aqui têm mais duas perolinhas onde aparece o júri português a votar a partir do Centro de Formação que ficava no 12º andar do lendário prédio nº 157 da Avenida 5 de Outubro também conhecido por Herman José como "o transatlântico". https://arquivos.rtp.pt/conteudos/festival-eurovisao-da-cancao/(1992) (1996) Talvez reconheçam nos dois vídeos alguns rostos familiares. Um abraço a todos e bom fim-de-semana Carlos M.S.
×
×
  • Create New...