Jump to content

Novelas [Tópico Geral]


k3o4

Posts Recomendados

On 05/06/2018 at 23:45, FLP disse:

O principal problema das novelas actualmente, na minha óptica, é o "falso" ritmo. Ao compararmos uma novela dos finais dos anos 80,  anos 90 com uma novela atual - para não recuar muito mais e onde já temos novelas com bastante qualidade técnica - temos capítulos de 40 minutos, constituídos por 10, 12 cenas. Tínhamos cenas de transição, mas tínhamos também cenas de 10..12 minutos. Isto nos dias de hoje é considerado uma "seca", afugenta o público, que tem milhões de distracções extra. Percebe-se a adaptação aos novos tempos, mas esse facto matou o conceito de novela. O ritmo de série - onde os episódios são fechados ( mesmo que um conflito atravesse a serie inteira, a acção desenvolve-se com conflitos paralelos / complementares com resolução a cada episódio) e o numero de episódios é reduzido, logo conseguem criar séries interessantes, marcantes. Nas novelas, é impossível. Criar acções paralelas /complementares para aguentar 200..300 ou 400 capítulos é suicídio. Desvirtua o conceito, não permite criar histórias marcantes e cria algo de consumo rápido, que não deixa memória.. Se isto se verifica nas novelas atuais da Globo ( que ainda mantém as novelas com o mesmo tamanho em termos de capitulos, mas onde já se verifica o atrás referido devido ao tamanho dos capitulos das novelas das 21, por exemplo), nas portuguesas entao é o caos. . Com 30, 40 cenas por capitulo, de 3, 4 minutos cada, não há memória afetiva que aguente. O talento dos atores é muito menos valorizado - ver uma cena de Regina Duarte, Glória Pires  ou Suzana Vieira, por exemplo, numa novela como Por Amor, Roque Santeiro, Vale Tudo, etc, mesmo numa cena banal, é de ficar agarrado á cadeira. 12 minutos a representar um texto cuidado, sem falhas  .. 12 minutos de texto em TV não é brincadeira. Isto permitia que o público se envolvesse na trama, bebesse aquele texto dito por aqueles atores. Havia tempo para mastigar a coisa, sem necessidade de recorrer a tiros e raptos a cada capitulo para dar "ritimo" á coisa, muitas das vezes ritmo esse que nada tem a ver com a história proposta, que é só criado para agitar o capitulo sem nada acrescentar. Ritmo na acção não implica "correria", e é ai que o conceito novo não percebe.  Cito muitas vezes um exemplo de "ritmo" dramaturgico, para que consigam perceber o meu ponto de vista. Em Vale Tudo ( uma novela bem rápida) mais ou menos a meio da trama, quando a acção tende a arrastar-se, Gilberto Braga criou um conflito simples - a vilã Odete manda envenenar a maionese servida pela cantina que a empresa que protagonista Raquel fornece. E conseguiu criar uma alucinante corrida para que a protagonista e os seus amigos conseguissem impedir que a maionese fosse servida. Rendeu 2 ou 3 capítulos super interessantes, onde nada da trama principal avançou e com cenas triviais, os atores deram show de representação,  sem comprometer a resultado final. 

Mas isto só é possível em novelas até 200 capítulos de 40..45 minutos cada. 

No brasil, há outra coisa que está a matar as novelas. O politicamente correto. Hoje em dia não se pode dizer nada na TV que vai sempre melindra alguém. Tieta foi, para mim, a melhor novela de sempre. Tinha assuntos como um relacionamento entre tio e sobrinho, com diferença de 25 anos, onde o rapaz era seminarista, tinha pedofilia ao mais alto escalão, tinha criticas severas à igreja e á religião católica e outras confissões, tinha travestis, tinha violencia domestica, tinha racismo,  tinha machismo, tinha prostitutas, tinha taradas/os, tinha linguagem picante e ainda assim foi uma novela divertida, sem cenas de violencia gratuita, sem apelação á nudez e sexo ( sim, basta ver a novela para perceber que era mais o "subentendido" que o dito ou feito) e com tom de comédia, foi uma obra prima de televisão. Hoje em dia, choviam reclamações.

Em OV, tinham cenas longas, mas iam cortando e entercalando com outra, na minha opinião resultou

 

Editado por MªPaixão
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Respostas 4,1k
  • Criado
  • Última Resposta

Membros Com Mais Posts Neste Tópico

há 43 minutos, BBFF disse:

@Gabriel Sabino, vou deixar-te algumas sugestões de telenovelas portuguesas.

ADULTAS

RTP1: Vila Faia (2008)

SIC: Laços de Sangue, Dancin' Days e Coração d'Ouro

TVI: Tempo de Viver, Ninguém como Tu, Sedução, Flor do Mar, Ilha dos Amores, Mundo Meu e Jardins Proibidos (2014)

JUVENIS

SIC: Lua Vermelha

TVI: Morangos com Açúcar (temporadas 1, 2 e 3)

O fórum gosta muito de: Mar Salgado (SIC), Ouro Verde (TVI), Doida por Ti (TVI) e Mundo ao Contrário (TVI)

O fórum não gosta de: A Herdeira (TVI), Louco Amor (TVI) e Poderosas (SIC)

Acrescento O Beijo do Escorpião, Belmonte, Massa Fresca (se gostares de séries juvenis), Remédio Santo, Espírito Indomável (há quem não goste mas eu gostei), Deixa Que Te Leve (uma novela mais leve e com excelentes paisagens - Gerês) :P

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, João_O disse:

Acrescento O Beijo do Escorpião, Belmonte, Massa Fresca (se gostares de séries juvenis), Remédio Santo, Espírito Indomável (há quem não goste mas eu gostei), Deixa Que Te Leve (uma novela mais leve e com excelentes paisagens - Gerês) :P

Sim, sim, não!, sim, credo!, não! :lol: 

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 49 minutos, BBFF disse:

@Gabriel Sabino, vou deixar-te algumas sugestões de telenovelas portuguesas.

ADULTAS

RTP1: Vila Faia (2008)

SIC: Laços de Sangue, Dancin' Days e Coração d'Ouro

TVI: Tempo de Viver, Ninguém como Tu, Sedução, Flor do Mar, Ilha dos Amores, Mundo Meu e Jardins Proibidos (2014)

JUVENIS

SIC: Lua Vermelha

TVI: Morangos com Açúcar (temporadas 1, 2 e 3)

O fórum gosta muito de: Mar Salgado (SIC), Ouro Verde (TVI), Doida por Ti (TVI) e Mundo ao Contrário (TVI)

O fórum não gosta de: A Herdeira (TVI), Louco Amor (TVI) e Poderosas (SIC)

 

há 49 minutos, BBFF disse:

@Gabriel Sabino, vou deixar-te algumas sugestões de telenovelas portuguesas.

ADULTAS

RTP1: Vila Faia (2008)

SIC: Laços de Sangue, Dancin' Days e Coração d'Ouro

TVI: Tempo de Viver, Ninguém como Tu, Sedução, Flor do Mar, Ilha dos Amores, Mundo Meu e Jardins Proibidos (2014)

JUVENIS

SIC: Lua Vermelha

TVI: Morangos com Açúcar (temporadas 1, 2 e 3)

O fórum gosta muito de: Mar Salgado (SIC), Ouro Verde (TVI), Doida por Ti (TVI) e Mundo ao Contrário (TVI)

O fórum não gosta de: A Herdeira (TVI), Louco Amor (TVI) e Poderosas (SIC)

Vi muito pouco se comparar com o tanto de episódios, mas Coração d'Ouro me pareceu chatinha. Mas tentarei ver sim! Muito obrigado pelas boas dicas!

E Poderosas parece ter sido uma novela muito aleatória na SIC. Ouro Verde é sensacional.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Gabriel Sabino disse:

 

Vi muito pouco se comparar com o tanto de episódios, mas Coração d'Ouro me pareceu chatinha. Mas tentarei ver sim! Muito obrigado pelas boas dicas!

E Poderosas parece ter sido uma novela muito aleatória na SIC. Ouro Verde é sensacional.

Sim. Das três que te indiquei da SIC é a pior. De nada.

E foi, mesmo. Eu não acho OV nada de mais, mas pronto, são opiniões ;) 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aliás, uma coisa que me chama atenção é como a TVI tem mais capacidade para ter ator da Globo em seus elencos do que a SIC, parceira da Globo. Como são as coisas, né?

há 1 minuto, AGUI disse:

@Gabriel Sabino, esquece o resto e começa já a ver isto (é uma novela curta e extraordinária): http://tviplayer.iol.pt/programa/tempo-de-viver/53c6b3a03004dc006243d56d/video/58fecd860cf257247061f76b

Uma novela portuguesa com 107 episódios? :shok:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Gabriel Sabino disse:

Aliás, uma coisa que me chama atenção é como a TVI tem mais capacidade para ter ator da Globo em seus elencos do que a SIC, parceira da Globo. Como são as coisas, né?

Uma novela portuguesa com 107 episódios? :shok:

Teve mais. Mas está numa versão com capítulos mais longos em termos de minutos.

Mas está completa.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Gabriel Sabino disse:

Aliás, uma coisa que me chama atenção é como a TVI tem mais capacidade para ter ator da Globo em seus elencos do que a SIC, parceira da Globo. Como são as coisas, né?

Acho que é mais por a SIC não querer. Ela já teve atores como Óscar Magrini e Leonardo Vieira, mesmo em novelas muito flopadas.

Agora mesmo, Gabriel Sabino disse:

Uma novela portuguesa com 107 episódios? :shok:

São 205, mas esta é uma versão em que os episódios têm uma longa duração. Bem dita esta versão, antes não dava para ver a novela em lado nenhum.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, Gabriel Sabino disse:

Aliás, uma coisa que me chama atenção é como a TVI tem mais capacidade para ter ator da Globo em seus elencos do que a SIC, parceira da Globo. Como são as coisas, né?

Porque a TVI quer atores brasileiros nos seus elencos, a SIC não parece estar interessada. E apesar de tudo, os nomes que têm já não são as grandes figuras que em tempos o foram, como o Marcello Anthony e o Thiago Rodrigues.

A TVI vai ter uns 4 na nova novela, e a SIC apenas 1 (o Carlo Porto, protagonista de Carinha de Anjo do SBT)

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Black & White disse:

Teve mais. Mas está numa versão com capítulos mais longos em termos de minutos.

Mas está completa.

Ah sim! Não entendo porque nunca, nenhuma emissora, considerou novelas mais curtas. Acho tão mais fácil desenvolver, até pra histórias que prendam mais o público.

 

há 2 minutos, AGUI disse:

Acho que é mais por a SIC não querer. Ela já teve atores como Óscar Magrini e Leonardo Vieira, mesmo em novelas muito flopadas.

Valor da Vida está repleto, né? Mas é bom ver os rostos brasileiros em outros países. Ainda bem que em Portugal, isso é bastante fácil.

Amei Boogie Oogie, logo, o texto do Vilhena me agrada. Uma pena que o Brasil não tenha tido uma recepção generosa com ele.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Gabriel Sabino disse:

Ah sim! Não entendo porque nunca, nenhuma emissora, considerou novelas mais curtas. Acho tão mais fácil desenvolver, até pra histórias que prendam mais o público.

Porque, segundo os responsáveis, é mais barato fazer novela longa. E cá em Portugal o dinheiro não abunda.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Gabriel Sabino disse:

Ah sim! Não entendo porque nunca, nenhuma emissora, considerou novelas mais curtas. Acho tão mais fácil desenvolver, até pra histórias que prendam mais o público.

Porque o mercado é muito pequeno, o público muito menor, por isso, o valor da publicidade é mais pequeno. Fazer uma novela no Brasil rende muito mais. Só a RTP é que fez novelas muito curtas, mas é a televisão do governo.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, AGUI disse:

Porque o mercado é muito pequeno, o público muito menor, por isso, o valor da publicidade é mais pequeno. Fazer uma novela no Brasil rende muito mais. Só a RTP é que fez novelas muito curtas, mas é a televisão do governo.

Fazer novela no Brasil, desde que seja na Globo pra render mais, né? :lol:

Mas o que vocês acham disso? Costumam acompanhar do início ao fim mesmo com infinidade de episódios?

Editado por Gabriel Sabino
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, Gabriel Sabino disse:

Mas o que vocês acham disso? Costumam acompanhar do início ao fim mesmo com infinidade de episódios?

Depende. Mais recentemente consegui ver Coração de Ouro até ao fim e gostei de praticamente toda a trama. Mas muitas outras novelas longas eu deixo de ver ou deixa de me cativar.

Experimenta Tempo de Viver ou Ninguém como Tu, são das novelas com mais fãs em Portugal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Ivo disse:

Depende. Mais recentemente consegui ver Coração de Ouro até ao fim e gostei de praticamente toda a trama. Mas muitas outras novelas longas eu deixo de ver ou deixa de me cativar.

Experimenta Tempo de Viver ou Ninguém como Tu, são das novelas com mais fãs em Portugal.

Verei Tempo de Viver. Em 107 episódios, é bem fácil acompanhar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Gabriel Sabino disse:

Fazer novela no Brasil, desde que seja na Globo pra render mais, né? :lol:

Mas o que vocês acham disso? Costumam acompanhar do início ao fim mesmo com infinidade de episódios?

Mesmo nos canais pequenos deve render mais, mas por ser para um país muito maior deve ter custos adicionais.

Agora mesmo, Ivo disse:

Experimenta Tempo de Viver ou Ninguém como Tu, são das novelas com mais fãs em Portugal.

Ninguém como Tu não está disponível na internet.

Agora mesmo, Gabriel Sabino disse:

Não consigo ver os vídeos de Tempo de Viver. 

"Cannot load M3U8. You do not permission to acess this content".

Morto com a xenofobia :help:

Tenta instalar a app do TVI Player, deve estar disponível na App Store, Play Store e Windows Store. A TVI diz que na app dá para ver mesmo no estrangeiro, mas não ei até que ponto isso é verídico. 

No youtube tem 83 capítulos disponíveis, mas faltam 24.

  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, Gabriel Sabino disse:

Não consigo ver os vídeos de Tempo de Viver. 

"Cannot load M3U8. You do not permission to acess this content".

Morto com a xenofobia :help:

Se quiseres ver até ao episódio 83 tens aqui:

Os restantes 24 não encontro...

  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Voltei a pegar em TdV e aquilo é qualquer coisa. Apesar dos atores na altura serem (bem mais) feios que hoje (aqueles dentes :haha:), da qualidade da imagem, das roupas que me faz um bocado de impressão, é tão agradável de se ver e os episódios mesmo longos passam a correr. :wub:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...