Jump to content

Novelas [Tópico Geral]


k3o4

Posts Recomendados

há 1 hora, Fernandovisão disse:

A RTP fez ótimas séries para além dessas, temos 1986, Ministério do Tempo, Sim,Chef, Appaixonados(deu na RTP LAB), Conta-me como foi, e muitas mais. A questão é saber procurar e não ver só as  que estão no ar. A RTP faz ótimas séries mas ninguém quer saber delas e muitas delas dão 10-0 a muitas novelas portuguesas e brasileiras :mosking:
Quanto ao ter só uma temporada muitas delas nem precisam de ir até ai. Séries com menos temporadas são as melhores, sinceramente.

Eu não digo que não sejam boas, só que não me despertaram interesse em ver. E do que li o Ministério do Tempo ficou a meio, nem final decente teve, então ainda bem que não a comecei a ver.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Respostas 4,1k
  • Criado
  • Última Resposta

Membros Com Mais Posts Neste Tópico

há 1 minuto, Forbidden disse:

Eu não digo que não sejam boas, só que não me despertaram interesse em ver. E do que li o Ministério do Tempo ficou a meio, nem final decente teve, então ainda bem que não a comecei a ver.

Ficou a meio porque o dinheiro não chegou por culpa da produtora. A série ia continuar pelo menos mais uma temporada, mas pronto as coisas correram mal...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 minutos, AGUI disse:

Não são boas porque não te chamaram à atenção? A RTP, além dessas, fez outras séries com imensa qualidade, principalmente de guião e arriscou em fazer algo diferente e com temas distintos. Criticam todos os dias as novelas portuguesas, que são muito longas, todas iguais, mas quando fazem produtos diferentes, CURTOS, não dão a menor atenção, reconhecimento e ainda pedem que sejam maiores. E digo que as novelas de que mais gostei foram as que não me despertavam a mínima atenção e a história não me interessava minimamente antes de ver.

Existem imensas séries hoje em dia, de todos os paises (EUA, Brasil, Reino Unido), portanto eu não vou ver uma série portuguesa que não me desperte interesse algum só por ser portuguesa ou da RTP. Existem imensas opções para ver, e como é óbvio vou ver aquilo que me interessa, até porque o tempo não dá pra tudo.

há 2 minutos, Fernandovisão disse:

Ficou a meio porque o dinheiro não chegou por culpa da produtora. A série ia continuar pelo menos mais uma temporada, mas pronto as coisas correram mal...

Independentemente de quem seja a culpa, os espectadores da série ficaram sem um final, o que é péssimo. Não é assim que a RTP vai ganhar credibilidade e ganhar mais espectadores.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 16 minutos, Forbidden disse:

 

Independentemente de quem seja a culpa, os espectadores da série ficaram sem um final, o que é péssimo. Não é assim que a RTP vai ganhar credibilidade e ganhar mais espectadores.

Mas como vão continuar uma série sem dinheiro para pagar aos atores? Explica-me lá isso :mosking:
Para mais que metade delas acabou por ingressar noutras produções por culpa da brincadeira 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 27 minutos, Forbidden disse:

Existem imensas séries hoje em dia, de todos os paises (EUA, Brasil, Reino Unido), portanto eu não vou ver uma série portuguesa que não me desperte interesse algum só por ser portuguesa ou da RTP. Existem imensas opções para ver, e como é óbvio vou ver aquilo que me interessa, até porque o tempo não dá pra tudo.

Independentemente de quem seja a culpa, os espectadores da série ficaram sem um final, o que é péssimo. Não é assim que a RTP vai ganhar credibilidade e ganhar mais espectadores.

Mas como é que podes dizer que "não são tão boas assim" se não viste? És um dos que mais opina sobre a repetição e falta de originalidade na ficção portuguesa, quando alguém tentando fazer algo diferente podias ao menos reconhecer esse esforço e apoiar. E não é por não despertar interesse que algo é mau, apenas pode não ser o teu estilo. Eu também não vejo todas as séries da RTP, mas reconheço o empenho de apresentarem um bom produto, principalmente que por ser algo que não deve dar quase retorno monetário nenhum. Não é por os programas de cultura da RTP2 não me despertarem interesse que eu vou dizer que são mais. Eu reconheço a qualidade das séries, mas, se tiver que ver alguma série, talvez vá ver de outro canal ou país, contudo não vou dizer que é má porque não me despertou interesse ou não é o meu género preferido, sendo que não vi.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • A melhor atriz para ti: Adriana Esteves, Dalila Carmo, Sofia Grillo, Bárbara Branco.
  • O melhor ator para ti: Marco Delgado, Diogo Morgado, Diogo Infante.
  • Novela mais cómica: Não costumo ver novelas cómicas mas, "Sedução" diverte-me imenso.
  • Novela mais emocionante: Por Amor.
  • Novela mais dramática: Por Amor.
  • A novela mais bem conseguida/esquematizada: Tempo de Viver e Verdades Secretas.
  • Cena que mais te marcou: Quando a Maria Laurinda está prestes a abortar ao som daquela música de orquestra.
  • A pior novela para tI: A Única Mulher e Feitiço de Amor.
  • O pior ator para ti: António Cordeiro.
  • A pior atriz para ti.......
  • O melhor autor: Rui Vilhena.
  • Se tivesses de elaborar um top 5 de melhores novelas de 2017/2018 como o farias? 1 - Tempo de Viver (vi-a no ano passado), 2 - Jogo Duplo, 3- Sedução (vejo agora)4- A Força do Querer (vejo agora), 5 - Por Amor (vejo agora).
  • Se tivesses de elaborar um top 5 de piores novelas de 2017/2018 como o farias? .....
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A melhor atriz para ti: Fernanda Montenegro

O melhor ator para ti:Lima Duarte O Outro Lado do Paraíso

Novela mais cómica: Não vi nehuma nesse registo

Novela mais emocionante:Os Dias eram assim

Novela mais dramática: 'Os Dias Eram Assim' 

A novela mais bem conseguida/esquematizada: A Força do Querer, pelo que foi vendo todos os nucleos tinham interesse, todas as personagens puderam brilhar e isso é de louvar.

Cena que mais te marcou: Reencontro Alice e Renato e as memorias dos dois. :giveheart: (Os dias eram assim)

A pior novela para tI: 'A herdeira

O pior ator para ti: Lourenço Ortigão

A pior atriz para ti: Julia Palha A Herdeirs

O melhor autor: Glória Perez - 'A Força do Querer' 

Se tivesses de elaborar um top 5 de melhores novelas de 2017/2018 como o farias? Não vi tantas assim para caber neste quesito

Se tivesses de elaborar um top 5 de piores novelas de 2017/2018 como o farias? 1 -  Paixão /  2 -  A Herdeira 3 -  Jogo Duplo

Quem tem a melhor ficção: SIC, TVI ou RTP?! (só podes escolher uma) RTP. Pelo menos não faz tanto lixo como as provadas.

De 0 a 10, qual a nota que atribuis ao atual estado de ambas as ficções portuguesa e brasileira? Portuguesa: 1 só não é 0 por conta das series da RTP1 que vão tendo qualidade / Brasileira: 6 teve boas novelas mas muitas não me despertaram interesse.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 horas, Duarte com D disse:

@FLP Na tua opinião quais são os problemas das novelas atualmente e/ou o que as faz ser piores que as novelas de à alguns anos atrás.

para mim é a falta de condução da história e personagens, é tudo feito para dar falso ritmo à história que só cria situações ridículas e aborrecidas. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • A melhor atriz para ti: Juliana Paes - A Força do Querer 
  • O melhor ator para ti: Chay Suede - Novo Mundo ou Marcos Pigossi - A Força do Querer
  • Novela mais cómica: A Impostora Turística. ❤️ :lol:
  • Novela mais emocionante: A Força do Querer
  • Novela mais dramática: A Força do Querer
  • A novela mais bem conseguida/esquematizada: A Força do Querer 
  • Cena que mais te marcou: Aniversário do Dedé em A Força do Querer ou então a cena em que o Joaquim descobre que é filho da Amália - Novo Mundo
  • A pior novela para tI: A Herdeira
  • O pior ator para ti: Lourenço Ortigão - A Herdeira 
  • A pior atriz para ti: Difícil, talvez a Ana Cristina de Oliveira - A Impostora. Havia qualquer coisa que não me agradava, não sei se era da personagem.
  • O melhor autor: Glória Perez - A Força do Querer
  • Se tivesses de elaborar um top 5 de melhores novelas de 2017/2018 como o farias? 1 - A Força do Querer  2 - Novo Mundo  3 - Amor Maior
  • Se tivesses de elaborar um top 5 de piores novelas de 2017/2018 como o farias? 1 - A Herdeira  2 - A Impostora  3 - Paixão 4 - Jogo Duplo
  • Quem tem a melhor ficção: SIC, TVI ou RTP?! (só podes escolher uma) Neste momento nenhuma, mas como gostei de Amor Maior vou responder SIC.
  • De 0 a 10, qual a nota que atribuis ao atual estado de ambas as ficções portuguesa e brasileira? Portuguesa: 3 / Brasileira: 8
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • A melhor atriz para ti: Joana Santos
  • O melhor ator para ti: Renato Godinho
  • Novela mais cómica: A Herdeira
  • Novela mais emocionante: Jogo Duplo
  • Novela mais dramática: A Herdeira
  • A novela mais bem conseguida/esquematizada: Malhação 2005
  • Cena que mais te marcou: Quando o Urubu e a Jaque se aliam, com ela a virar vilã (Malhação 2005)
  • A pior novela para ti: A Herdeira
  • O pior ator para ti: Luís Garcia
  • A pior atriz para ti: Lia Gama
  • O melhor autor: Rui Vilhena (se puder contar) ou Artur Ribeiro (se não puder)
  • Se tivesses de elaborar um top 5 de melhores novelas de 2017/2018, como o farias? 1 - Sedução  2 - Jogo Duplo 3 - Malhação 2005 4 - Novo Mundo 5 - Vidas Opostas
  • Se tivesses de elaborar um top 5 de piores novelas de 2017/2018, como o farias? 1 - A Herdeira  2 - A Impostora  3 - Amor Maior 4 - Paixão 5 - Malhação: Vidas Brasileiras
  • Quem tem a melhor ficção: RTP, SIC ou TVI? (só podes escolher uma) TVI, sem qualquer dúvida
  • De 0 a 10, qual a nota que atribuis ao atual estado de ambas as ficções, portuguesa e brasileira? 7 (não percebi se era para atribuir a cada uma, porque a pergunta refere «qual a nota», e não «quais as notas».)
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, Duarte disse:

para mim é a falta de condução da história e personagens, é tudo feito para dar falso ritmo à história que só cria situações ridículas e aborrecidas. 

Para mim a juntar a isso é a banda sonora rasqueira e mal inserida, cenários pobres, visuais nada adequados e que não diferencia os atores entre papeis, papeis semelhantes entre atores, Luís Ortigão = galã, Alexandra Lencastre = vilã ..., atores jovens fracos, 300 episodios...

E prova do que dizes é que as supostas vilãs principais das noveas ficam completamente eclipsadas na historia e até perdidas, antes uma vilã era uma personagem marcante, agora é mais uma.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 15 horas, Duarte com D disse:

@FLP Na tua opinião quais são os problemas das novelas atualmente e/ou o que as faz ser piores que as novelas de à alguns anos atrás.

O principal problema das novelas actualmente, na minha óptica, é o "falso" ritmo. Ao compararmos uma novela dos finais dos anos 80,  anos 90 com uma novela atual - para não recuar muito mais e onde já temos novelas com bastante qualidade técnica - temos capítulos de 40 minutos, constituídos por 10, 12 cenas. Tínhamos cenas de transição, mas tínhamos também cenas de 10..12 minutos. Isto nos dias de hoje é considerado uma "seca", afugenta o público, que tem milhões de distracções extra. Percebe-se a adaptação aos novos tempos, mas esse facto matou o conceito de novela. O ritmo de série - onde os episódios são fechados ( mesmo que um conflito atravesse a serie inteira, a acção desenvolve-se com conflitos paralelos / complementares com resolução a cada episódio) e o numero de episódios é reduzido, logo conseguem criar séries interessantes, marcantes. Nas novelas, é impossível. Criar acções paralelas /complementares para aguentar 200..300 ou 400 capítulos é suicídio. Desvirtua o conceito, não permite criar histórias marcantes e cria algo de consumo rápido, que não deixa memória.. Se isto se verifica nas novelas atuais da Globo ( que ainda mantém as novelas com o mesmo tamanho em termos de capitulos, mas onde já se verifica o atrás referido devido ao tamanho dos capitulos das novelas das 21, por exemplo), nas portuguesas entao é o caos. . Com 30, 40 cenas por capitulo, de 3, 4 minutos cada, não há memória afetiva que aguente. O talento dos atores é muito menos valorizado - ver uma cena de Regina Duarte, Glória Pires  ou Suzana Vieira, por exemplo, numa novela como Por Amor, Roque Santeiro, Vale Tudo, etc, mesmo numa cena banal, é de ficar agarrado á cadeira. 12 minutos a representar um texto cuidado, sem falhas  .. 12 minutos de texto em TV não é brincadeira. Isto permitia que o público se envolvesse na trama, bebesse aquele texto dito por aqueles atores. Havia tempo para mastigar a coisa, sem necessidade de recorrer a tiros e raptos a cada capitulo para dar "ritimo" á coisa, muitas das vezes ritmo esse que nada tem a ver com a história proposta, que é só criado para agitar o capitulo sem nada acrescentar. Ritmo na acção não implica "correria", e é ai que o conceito novo não percebe.  Cito muitas vezes um exemplo de "ritmo" dramaturgico, para que consigam perceber o meu ponto de vista. Em Vale Tudo ( uma novela bem rápida) mais ou menos a meio da trama, quando a acção tende a arrastar-se, Gilberto Braga criou um conflito simples - a vilã Odete manda envenenar a maionese servida pela cantina que a empresa que protagonista Raquel fornece. E conseguiu criar uma alucinante corrida para que a protagonista e os seus amigos conseguissem impedir que a maionese fosse servida. Rendeu 2 ou 3 capítulos super interessantes, onde nada da trama principal avançou e com cenas triviais, os atores deram show de representação,  sem comprometer a resultado final. 

Mas isto só é possível em novelas até 200 capítulos de 40..45 minutos cada. 

No brasil, há outra coisa que está a matar as novelas. O politicamente correto. Hoje em dia não se pode dizer nada na TV que vai sempre melindra alguém. Tieta foi, para mim, a melhor novela de sempre. Tinha assuntos como um relacionamento entre tio e sobrinho, com diferença de 25 anos, onde o rapaz era seminarista, tinha pedofilia ao mais alto escalão, tinha criticas severas à igreja e á religião católica e outras confissões, tinha travestis, tinha violencia domestica, tinha racismo,  tinha machismo, tinha prostitutas, tinha taradas/os, tinha linguagem picante e ainda assim foi uma novela divertida, sem cenas de violencia gratuita, sem apelação á nudez e sexo ( sim, basta ver a novela para perceber que era mais o "subentendido" que o dito ou feito) e com tom de comédia, foi uma obra prima de televisão. Hoje em dia, choviam reclamações. 

Editado por FLP
  • Gosto 2
  • Adoro 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 36 minutos, FLP disse:

O principal problema das novelas actualmente, na minha óptica, é o "falso" ritmo. Ao compararmos uma novela dos finais dos anos 80,  anos 90 com uma novela atual - para não recuar muito mais e onde já temos novelas com bastante qualidade técnica - temos capítulos de 40 minutos, constituídos por 10, 12 cenas. Tínhamos cenas de transição, mas tínhamos também cenas de 10..12 minutos. Isto nos dias de hoje é considerado uma "seca", afugenta o público, que tem milhões de distracções extra. Percebe-se a adaptação aos novos tempos, mas esse facto matou o conceito de novela. O ritmo de série - onde os episódios são fechados ( mesmo que um conflito atravesse a serie inteira, a acção desenvolve-se com conflitos paralelos / complementares com resolução a cada episódio) e o numero de episódios é reduzido, logo conseguem criar séries interessantes, marcantes. Nas novelas, é impossível. Criar acções paralelas /complementares para aguentar 200..300 ou 400 capítulos é suicídio. Desvirtua o conceito, não permite criar histórias marcantes e cria algo de consumo rápido, que não deixa memória.. Se isto se verifica nas novelas atuais da Globo ( que ainda mantém as novelas com o mesmo tamanho em termos de capitulos, mas onde já se verifica o atrás referido devido ao tamanho dos capitulos das novelas das 21, por exemplo), nas portuguesas entao é o caos. . Com 30, 40 cenas por capitulo, de 3, 4 minutos cada, não há memória afetiva que aguente. O talento dos atores é muito menos valorizado - ver uma cena de Regina Duarte, Glória Pires  ou Suzana Vieira, por exemplo, numa novela como Por Amor, Roque Santeiro, Vale Tudo, etc, mesmo numa cena banal, é de ficar agarrado á cadeira. 12 minutos a representar um texto cuidado, sem falhas  .. 12 minutos de texto em TV não é brincadeira. Isto permitia que o público se envolvesse na trama, bebesse aquele texto dito por aqueles atores. Havia tempo para mastigar a coisa, sem necessidade de recorrer a tiros e raptos a cada capitulo para dar "ritimo" á coisa, muitas das vezes ritmo esse que nada tem a ver com a história proposta, que é só criado para agitar o capitulo sem nada acrescentar. Ritmo na acção não implica "correria", e é ai que o conceito novo não percebe.  Cito muitas vezes um exemplo de "ritmo" dramaturgico, para que consigam perceber o meu ponto de vista. Em Vale Tudo ( uma novela bem rápida) mais ou menos a meio da trama, quando a acção tende a arrastar-se, Gilberto Braga criou um conflito simples - a vilã Odete manda envenenar a maionese servida pela cantina que a empresa que protagonista Raquel fornece. E conseguiu criar uma alucinante corrida para que a protagonista e os seus amigos conseguissem impedir que a maionese fosse servida. Rendeu 2 ou 3 capítulos super interessantes, onde nada da trama principal avançou e com cenas triviais, os atores deram show de representação,  sem comprometer a resultado final. 

Mas isto só é possível em novelas até 200 capítulos de 40..45 minutos cada. 

No brasil, há outra coisa que está a matar as novelas. O politicamente correto. Hoje em dia não se pode dizer nada na TV que vai sempre melindra alguém. Tieta foi, para mim, a melhor novela de sempre. Tinha assuntos como um relacionamento entre tio e sobrinho, com diferença de 25 anos, onde o rapaz era seminarista, tinha pedofilia ao mais alto escalão, tinha criticas severas à igreja e á religião católica e outras confissões, tinha travestis, tinha violencia domestica, tinha racismo,  tinha machismo, tinha prostitutas, tinha taradas/os, tinha linguagem picante e ainda assim foi uma novela divertida, sem cenas de violencia gratuita, sem apelação á nudez e sexo ( sim, basta ver a novela para perceber que era mais o "subentendido" que o dito ou feito) e com tom de comédia, foi uma obra prima de televisão. Hoje em dia, choviam reclamações. 

Acho que dá para alimentar uma novela de 200 episódios com cenas pequenas, falta é criatividade e não usar as saídas mais comuns para desfechos de histórias. Sair do comum chama a atenção do público, fazer cenas inusitadas, histórias diferentes, acho que acaba mesmo por dar mais vontade ao autor de fazer uma bom trabalho e de continuar. Existem histórias em novelas que eram mais secundárias, sem um propósito de ganhar importância, mas que por serem diferentes e mais estimulantes acabaram por render dezenas de episódios.

Não defendo a estrutura das novelas antigas, realmente perdia-me naquelas cenas enormes, não me atraía. Vale Tudo acho que foi mesmo a que mais me custou ver, ainda mais que Roque Santeiro que era de 4 anos antes. Acho que a ação não decorria, os diálogos não cativavam e os núcleos secundários eram pavorosos. Para mim a novela era muito arrastada, sustentada pelas grandes cenas, que não acho que fossem um sustento para a trama, mas sim uma fuga para o arrastamento, tal como os tiros e mortes são. Confesso que esse "uma novela muito rápida" afetou-me um pouco, não concordo nada, mas são opiniões e modos de vista. Aliás, as novelas antigas tinham duração de episódios mais pequenos, por volta de 35 min, enquanto hoje em dia ultrapassa bastante.

Curiosamente, a novela mais antiga que vi, a Escrava Isaura, foi a que mais gostei e os seus diálogos mais requintados conquistavam-me, mas a duração, tanto do episódio como da novela, era muito menor.

Mas isto pode ser apenas feitio meu, visto gostar mais de comédia e suportar mais facilmente grandes cenas de comédia, mas suporto e aprecio bastante diálogos mais filosóficos em cenas mais curtas. Acho que comédia é um grande meio de fugir do arrastamento, basta é ser uma comédia bem feita, inteligente e não apenas com o "vulgar" e "popular", que às vezes acaba por ser vergonhoso. 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Sinceramente não me lembro de ver a ficção nacional tão na lama como nestes últimos dois anos. Se por um lado a TVI caiu em queda livre ali por volta de 2012, a SIC melhorou bastante nessa época e conseguiu produzir novelas de sucesso; neste momento nenhum canal se destaca e as pessoas estão completamente desligadas do 2º horário. A Herdeira vai liderando e fazendo bons resultados, mas é um verdadeiro "cozido à portuguesa" onde se escolhem ingredientes como tiros, narcos e enredos mexicanos, junta-se tudo e depois a novela perde todo o sentido e coerência como obra artística - o que importa é chocar as pessoas e dá a sensação de que a novela é planeada de semana a semana. Paixão não está muito melhor, é uma novela com núcleos desinteressantes, personagens pouco carismáticas, onde se destacam dois núcleos protagonistas bem escritos e com bons momentos, mas que também não trazem muito de inovador e está cada vez mais recheada de clichês. Jogo Duplo e Vidas Opostas são boas novelas, segundo a opinião geral aqui no fórum, mas são demasiado alternativas e não estão a conquistar o público - não sei até que ponto uma novela mais leve no horário não se destacaria, ou então obtar por novelas mais curtas ou séries ou até mesmo outro tipo de entretenimento.

Embora A Herdeira esteja transformada numa salganhada, tem mérito no que diz respeito à construção do núcleo da família Alvarenga e da família cigana, acredito que sejam esses os principais motivos que vão agarrando o público à novela e não os 383479 raptos e as 238392 armas apontadas à cabeça. Poderia ter sido um novelão, mas quiseram fazer tanta coisa ao mesmo tempo que se ficou a meio gás. Talvez mais elementos da novela clássica e menos violência possam ser uma fórmula de sucesso.

  • Gosto 8
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 15 minutos, Free Live disse:

 

Embora A Herdeira esteja transformada numa salganhada, tem mérito no que diz respeito à construção do núcleo da família Alvarenga e da família cigana, acredito que sejam esses os principais motivos que vão agarrando o público à novela e não os 383479 raptos e as 238392 armas apontadas à cabeça. Poderia ter sido um novelão, mas quiseram fazer tanta coisa ao mesmo tempo que se ficou a meio gás. Talvez mais elementos da novela clássica e menos violência possam ser uma fórmula de sucesso.

Sinceramente eu acho que os portugueses gostam mesmo é das matanças e da carnificina, porque as novelas que fazem mais sucesso são as mais violentas.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 minutos, Forbidden disse:

Sinceramente eu acho que os portugueses gostam mesmo é das matanças e da carnificina, porque as novelas que fazem mais sucesso são as mais violentas.

se antes eu achava que uma boa história ainda ia conseguir prender os portugueses e trazer bons números (algo na onda de AFDQ), cada vez mais tenho a certeza que ou temos boas histórias e audiências medíocres, ou temos novelas da treta com boa audiência.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 39 minutos, Forbidden disse:

Sinceramente eu acho que os portugueses gostam mesmo é das matanças e da carnificina, porque as novelas que fazem mais sucesso são as mais violentas.

Tenho a certeza que se voltarem a transmitir novelas como Chocolate com Pimenta, Ninguém como Tu ou A Outra, o público vai aderir na mesma. Falta é uma boa maneira de levar as histórias ao público, substituir essa ação posta à pressão por outro tipo de recursos, como, por exemplo, humor ou temas de debate através de diálogo. O público não gosta de apenas uma coisa. Tantas novelas que viviam apenas de humor que fizeram tanto sucesso. Ainda há poucos anos novelas como Dancin Days e Mar Salgado faziam tanto sucesso com enredos folhetinescos, mas que viviam mais propriamente de diálogos, encontros e desencontros do que ação pesada de tirar o fôlego (mesmo que mais no início).

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gente e qual foi a ultima boa novela mesmo para os portugueses preferirem ao tiros?

A questão não me parece que seja "os portugueses só gostam é de tiros2 a questão é mesmo que não há outro tipo de novela para escolher.

Basta ir ao sites piratas de series, ordenar aquilo pelas series mais vistas e nenhuma é um CSI, tirando talvez La Casa di Papel, mas não é propriamente a ação que prende as pessoas a essa historia, é mais a inteligência do plot

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há vários problemas associados às novelas de hoje em dia. Um dos principais problemas (sei que irei dizer pela 183322 vez mas é inevitável) o excessivo número de episódios. Isso faz com que se tenha de manter uma trama interessante durante todos esses episódios. Eu reconheço que não é fácil, e se eu fosse autor de novelas ao fim de 100 e tal episódios teria um esgotamento de ideias. Por isso acho que os autores devem ser acompanhados desde o início, tipo temos o autor principal e os guionistas, mas poderia haver algum autor secundário que o ajudasse na história e acompanhasse. Não digo reduzir o número de episódios pois já sei que isso não vai acontecer tão cedo, infelizmente. Agora, temos o Moniz a intervir nas novelas da TVI que diz "olha mata aí a personagem X, rapta Y e mantém Z em cativeiro" só para criar "ritmo" mas que nada acrescenta à história em si. Se ainda houvesse uma motivação lógica para tal acontecer, mas muitas vezes esses acontecimentos são colocados à pressão, desvirtuando um pouco o próprio rumo da novela.

Outra coisa que falaram aqui foram as cenas rápidas e eu não podia concordar mais. Detesto quando está a dar uma cena, normalmente dramática em que há confrontos e cortam essa cena para meter outra nada a ver em que fulano e sicrano foram ao café conversar e beber umas jolas. Isso corta toda a emoção da cena. Tanto querem fazer as coisas a correr que acaba por lhes correr mal. E mais, quando uma personagem marcante morre, no mínimo deveria haver um episódio dedicado ao funeral da personagem ou parte, mostrando o luto das restantes personagens (coisa que não aconteceu n'A Herdeira com a morte do Duarte por exemplo). Ao não fazerem isso, parece que a personagem não teve qualquer importância na história.

Eu nem peço uma novela complexa e filosófica, peço uma novela que seja bem desenvolvida, que tenha um fio condutor e que seja agradável de se ver, com uma boa história e boas personagens.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, Duarte com D disse:

Gente e qual foi a ultima boa novela mesmo para os portugueses preferirem ao tiros?

A questão não me parece que seja "os portugueses só gostam é de tiros2 a questão é mesmo que não há outro tipo de novela para escolher.

Basta ir ao sites piratas de series, ordenar aquilo pelas series mais vistas e nenhuma é um CSI, tirando talvez La Casa di Papel, mas não é propriamente a ação que prende as pessoas a essa historia, é mais a inteligência do plot

provavelmente Mar Salgado. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, Duarte com D disse:

Que foi talvez o ultimo grande fenómeno da ficção portuguesa, e que os portuguesas preferiram aos tiros, logo a afirmação "os portugueses só gostam de tiros" é falsa a meu ver.

Mas os tiros ainda têm audiências... Vemos AH a fazer 13 e 14 de rating, resultados um pouco abaixo do que fazia antes mas ainda assim faz resultados razoáveis...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...