Jump to content

Profissionais TVI


Tiago Madeira
Mensagem adicionada por Ruben,

Tópico arquivado. Novos tópicos disponíveis:

Profissionais TVI na Televisão: https://forum.atelevisao.com/topic/14146-profissionais-tvi-na-televisão/
Profissionais TVI nas Redes: https://forum.atelevisao.com/topic/14147-profissionais-tvi-nas-redes/

Posts Recomendados

Não entendo porque é que a TVI haveria de acelerar a emissão de ASP até novembro. Quando a TVI grava séries para a gaveta e as emite muito tempo depois, não interessa se nesse momento os atores da série tem ou não contrato com a TVI nem interessa se estão a aparecer num programa de outro canal. O que interessa é que quando gravaram com a TVI tinham contrato e a TVI decide emitir o programa quando lhe apetecer.

Não sei porque é que seria diferente com a Cristina. Se a Cristina estiver em 2 canais ao mesmo tempo até é melhor para a TVI, para reduzir o destaque que ela terá na SIC quando chegar. Por mim, esticavam ASP o mais possível.

  • Obrigado 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa notícia não faz sentido nenhum  a Cristina ia ficar de "férias forçadas" e ainda estava a receber normalmente lol, o mais provável é apartir de setembro já não ter qualquer vínculo contratual com a TVI, daí o Goucha ontem ter dito que na próxima semana ia reagir à saída da  Cristina da TVI.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 minutos, Colorida disse:

Não entendo porque é que a TVI haveria de acelerar a emissão de ASP até novembro. Quando a TVI grava séries para a gaveta e as emite muito tempo depois, não interessa se nesse momento os atores da série tem ou não contrato com a TVI nem interessa se estão a aparecer num programa de outro canal. O que interessa é que quando gravaram com a TVI tinham contrato e a TVI decide emitir o programa quando lhe apetecer.

Não sei porque é que seria diferente com a Cristina. Se a Cristina estiver em 2 canais ao mesmo tempo até é melhor para a TVI, para reduzir o destaque que ela terá na SIC quando chegar. Por mim, esticavam ASP o mais possível.

A TVI não pode fazer isso devido aos direitos de imagem da Cristina, que passam a ser "propriedade" da SIC. Não é a mesma coisa do que gravar uma novela ou uma série e só exibi-la depois. 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Miguel S. disse:

A TVI não pode fazer isso devido aos direitos de imagem da Cristina, que passam a ser "propriedade" da SIC. Não é a mesma coisa do que gravar uma novela ou uma série e só exibi-la depois. 

Em que se baseiam vocês para dizer isso? Eu até tinha a ideia de que não era assim....

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, Magazine disse:

Ninguém sabe como são os contratos dela. Tanto pode ser assim como pode não ser. Next

Oh, claro que saber ninguém sabe. Mas parece-me um bocadinho óbvio que ela não vai estar eternamente nas tardes com o Apanha Se Puderes enquanto está no ar nas manhãs da SIC. :rolleyes: Dizer que a TVI pode guardar o programa e emiti-lo quando quiser independentemente de tudo é de bradar aos céus. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 20 minutos, Magazine disse:

Ninguém sabe como são os contratos dela. Tanto pode ser assim como pode não ser. Next

Não tem a ver com contratos, tem a ver com direitos de imagem. E ninguém precisa de ser apresentador para ter direitos de imagem. Tu tens e provavelmente nem o sabes. A partir do momento em que um apresentador ou ator se torna exclusivo de um canal, no que diz respeito à comunicação social televisiva, a sua imagem torna-se exclusiva desse canal. Sem contrato, a TVI só pode passar os programas com o consentimento da Cristina. Chama-se Lei Portuguesa. 

  • Gosto 3
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 minutos, Cable Guy disse:

Errado.

Os direitos de imagem pertencem ao individuo, neste caso pertencem a Cristina Ferreira. Nada impede a TVI de transmitir programas para os quais ela na altura cedeu os seus direitos de imagem.

Da mesma forma que a TVI pode repetir novelas, series ou reality-shows, mesmo que os actores ou participantes ja nao estejam associados 'a TVI. O que conta a nivel legal e' apenas a cedencia de direitos de imagem assinada na altura, para o respectivo programa. Nao interessa o que acontece depois, continua a ser valido.

Fonte: Estudei Legislacao de TV & Publicidade 

Pode transmitir mas paga, porque é a imagem dela que está a dar lucro ao canal. É o que acontece nos EUA, por exemplo. How I Met Your Mother já acabou há uns anos e os atores continuam a receber dinheiro pelos seus papéis, pois é a sua imagem que ainda rende dinheiro, quando os episódios são repetidos. E penso que os contratos de exclusividade diferem desse "continua a ser válido". Ou já viste algum apresentador continuar a aparecer num canal depois de assinar com outro? Não é porque o canal quer, podes ter a certeza. 

Editado por Miguel S.
  • Gosto 2
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Just now, Miguel S. said:

Pode transmitir mas paga, porque é a imagem dela que está a dar lucro ao canal. É o que acontece nos EUA, por exemplo. How I Met Your Mother já acabou há uns anos e os atores continuam a receber dinheiro pelos seus papéis, pois é a sua imagem que ainda rende dinheiro. E penso que os contratos de exclusividade diferem desse "continua a ser válido". Ou já viste algum apresentador continuar a aparecer num canal depois de assinar com outro? Não é porque o canal quer, podes ter a certeza.  

Podes transmitir grátis também, aliás vai perguntar a qualquer profissional de televisão em Portugal, salvo raríssimas exceções, e vão te dizer que não recebem nada com repetições ou exportações de programas em que participam ou participaram.

  • Gosto 1
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Miguel S. disse:

Pode transmitir mas paga, porque é a imagem dela que está a dar lucro ao canal. É o que acontece nos EUA, por exemplo. How I Met Your Mother já acabou há uns anos e os atores continuam a receber dinheiro pelos seus papéis, pois é a sua imagem que ainda rende dinheiro. E penso que os contratos de exclusividade diferem desse "continua a ser válido". Ou já viste algum apresentador continuar a aparecer num canal depois de assinar com outro? Não é porque o canal quer, podes ter a certeza. 

Eu lembro-me de ler uma notícia sobre a CMTV, quando comprou as telenovelas brasileiras, pagou tão pouco que cada ator ia receber 5 reais ou algo do género!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, jc_71189 disse:

Podes transmitir grátis também, aliás vai perguntar a qualquer profissional de televisão em Portugal, salvo raríssimas exceções, e vão te dizer que não recebem nada com repetições ou exportações de programas em que participam ou participaram.

Recebem sim. Claro que não posso falar por todos, mas os atores recebem dinheiro com as repetições. Em Portugal não me espanta receberem pouco (e acredito nesses 5€, @RPSG!), mas não deixa de ser algo que deve ser feito. Se as estações portuguesas falham com isso, eu já não sei. 

Editado por Miguel S.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, Miguel S. disse:

Recebem sim. Claro que não posso falar por todos, mas os atores recebem dinheiro com as repetições. Em Portugal não me espanta receberem pouco (e acredito nesses 5€, @RPSG!), mas não deixa de ser algo que deve ser feito. Se as estações portuguesas falham com isso, eu já não sei. 

Em Portugal não recebem nada pelas repetições. A nossa lei não está feita para os direitos de imagem. 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

11 minutes ago, Miguel S. said:

Recebem sim. Claro que não posso falar por todos, mas os atores recebem dinheiro com as repetições. Claro que em Portugal recebem pouco (e acredito nesses 5€, @RPSG!), mas não deixa de ser algo que deve ser feito. Se as estações portuguesas falham com isso, eu já não sei. 

Essencialmente depende do que é estabelecido nos contratos e convencionado nos acordos com os sindicatos, que em Portugal são inexistentes. É verdade que existe em muitos mercados o pagamento por cada exibição do programa em que participaram, os EUA são o melhor exemplo disso. No entanto, em Portugal o comum é o artista receber apenas e só pela e aquando da sua participação no programa.

Editado por jc_71189
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, jc_71189 disse:

Essencialmente depende do que é estabelecido nos contratos e convencionado nos acordos com os sindicatos, que em Portugal são inexistentes. É verdade que existe em muitos mercados o pagamento por cada exibição do programa em que participaram, os EUA são o melhor exemplo disso. No entanto, em Portugal o comum é o artista receber apenas e só pela sua participação no programa.

Nem mais. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Miguel S. disse:

Não tem a ver com contratos, tem a ver com direitos de imagem. E ninguém precisa de ser apresentador para ter direitos de imagem. Tu tens e provavelmente nem o sabes. A partir do momento em que um apresentador ou ator se torna exclusivo de um canal, no que diz respeito à comunicação social televisiva, a sua imagem torna-se exclusiva desse canal. Sem contrato, a TVI só pode passar os programas com o consentimento da Cristina. Chama-se Lei Portuguesa. 

Porque é que estás a escrever isso como se de facto soubesses o que é a legislação audiovisual em Portugal? :huh: lol menos

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Magazine disse:

Porque é que estás a escrever isso como se de facto soubesses o que é a legislação audiovisual em Portugal? :huh: lol menos

Se soubesse como funciona a lei que não existe no nosso país nem tinha começado a falar sobre os direitos de imagens. Não vale a pena tentares explicares. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Visitante
Este tópico está fechado a novas respostas.
×
×
  • Criar Novo...