Jump to content

Grafismo e Promoção RTP1


_zapping_

Posts Recomendados

há 14 minutos, Televisão 10 disse:

Ultimamente, a RTP 1 tem feito muitas promoções a terminar com o logótipo do programa, em vez da habitual transição.

Quanto menos vezes eu vir/ouvir aquele separador estridente, melhor. Só de pensar que faltam 3 meses para vermo-nos livres daquela coisa :wub:

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, LP 98 disse:

Quanto menos vezes eu vir/ouvir aquele separador estridente, melhor. Só de pensar que faltam 3 meses para vermo-nos livres daquela coisa :wub:

Não falava desses separadores. Falava das promoções aos programas. Geralmente, aparece o nome do programa dentro do retângulo azul, do lado esquerdo. Ultimamente, tem aparecido no final o logótipo do programa.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Televisão 10 disse:

Não falava desses separadores. Falava das promoções aos programas. Geralmente, aparece o nome do programa dentro do retângulo azul, do lado esquerdo. Ultimamente, tem aparecido no final o logótipo do programa.

Ahhh ok. Ainda não tinha reparado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(Não sei se este é o sítio para por isto)

Hoje deparei-me com isto:

Pergunta: se a emissão ainda fechasse, como é que seria o hino nacional? Estaríamos em regime Rupavahini (usar o mesmo vídeo com alterações ocasionais durante mais de vinte anos) ou era para fazer um novo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, ATVTQsV disse:

Pergunta: se a emissão ainda fechasse, como é que seria o hino nacional? Estaríamos em regime Rupavahini (usar o mesmo vídeo com alterações ocasionais durante mais de vinte anos) ou era para fazer um novo?

Acho que uma versão refeita daquela dos anos 90, com a bandeira ao vento e o fundo preto, seria o ideal. Até porque seria difícil passar de moda. O que acabaria até por envelhecer mais seria o design da bandeira, não o fundo preto propriamente :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 23 horas, ATVTQsV disse:

(Não sei se este é o sítio para por isto)

Hoje deparei-me com isto:

Pergunta: se a emissão ainda fechasse, como é que seria o hino nacional? Estaríamos em regime Rupavahini (usar o mesmo vídeo com alterações ocasionais durante mais de vinte anos) ou era para fazer um novo?

Provavelmente uma versão computorizada da bandeira a voar e nos segundos finais, fazia-se a transição para o logótipo da RTP1 como nos separadores de 2016, mas dizendo "fim de emissão" ao invés de "Continua".

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 39 minutos, LP 98 disse:

Só um aparte: já repararam que uma parte do logótipo de 2002, quando colocado de uma certa maneira, parece um "C1"? É o Canal 1 versão anos 2000! :D

59def1d776132_c11.thumb.png.e3a9154d60e7f9cf24dee196ff0c9788.png59def2ff7ccbd_c12.thumb.png.22517e4fc7a8e7566f914a08c62054fd.png

Não era esse o objetivo? Se não era, eu sempre achei que era um “C1” (tendo em conta que não sei as datas das mudanças de logotipo na RTP). 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, guilhermefmcar disse:

Não era esse o objetivo? Se não era, eu sempre achei que era um “C1” (tendo em conta que não sei as datas das mudanças de logotipo na RTP). 

A era Canal 1 vai de setembro de 1990 a abril de 1996 e esse logótipo das fotos durou de janeiro de 2002 a março de 2004. Mas achei engraçado fazer o paralelismo, já que são duas eras em que a RTP1 se quis distanciar um pouco precisamente dessa marca "RTP1" (sim, eu sei... entre 2002 e 2004 continuou a chamar-se RTP1, mas todos sabemos que foi uma era em que decidiram apostar numa programação mais de canal privado e menos de serviço público).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas não, creio que fazer um revivalismo ao Canal 1 de 1990 não teria sido intenção, até porque a mim sempre me pareceu que a grande inspiração desse logo de 2002 foi o que a TVI tinha à época. Pegaram no retângulo do logo de 1996 e arredondaram-lhe os cantos, tiraram o "RTP" de baixo, puseram um "1" mais estilizado e depois acrescentaram aqueles "arcos", que aí sim lembram-me a TVI.

Editado por LP 98
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando eu conheci o logo de 2002 há 6 anos até pensei que naquela altura chamava-se Canal1 até porque um video do LusitaniaTv  do separador de pub refere canal1 e até do facto nas vinhetas de 2002 dizer Radiotelevisão Portuguesa em extenso e não só RTP.

Os arcos eram uma moda em grafismos e logótipos de canais na época, eu acho que isso começou com a SportTV, até a SIC tinha arcos nos 3 (ou 4 se contarem á mudança de sonoridade) usados entre 2001 e 2005

 

Editado por Vascof2001
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 20 minutos, LP 98 disse:

Naquela auto-promoção da RTP1 com a programação dos vários canais e rádios, acabei de ouvir há pouco o locutor a dizer "O difícil é escolher" sem parecer que estava a ter uma trombose... :mosking: Ele disse tipo "O difícil [pausa] é escolher".

É sempre assim, esta voz-off da RTP1 é péssima, não tem jeito nenhum.

  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, LP 98 disse:

Novo separador curto da RTP1! Acabou de dar no final do intervalo antes do Preço Certo.

Edit: Calma, ainda são os do Feliciano :D

Encurtaram os separadores. Penso que começaram antes de “O Sábio”. O facto é que eles sempre foram muito longos e assim ouvimos menos tempo aquela música estridente.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...