Jump to content

Grafismo e Promoção RTP1


_zapping_

Posts Recomendados

há 18 minutos, Ambrósio disse:

Parece-me a mesma voz :mosking: Mas sim é essa que eu me lembro mais, não sei o que aconteceu para nunca mais ter aparecido. O atual é péssimo!

O que agora está na RTP2 devia ter ficado na RTP1. O atual da RTP1 era muito menos exagerado quando estava na RTP2.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 18 minutos, DonaldoC1997 disse:

O que agora está na RTP2 devia ter ficado na RTP1. O atual da RTP1 era muito menos exagerado quando estava na RTP2.

Pois, ora vê aqui. Eu acho que ele ao falar assim na RTP1 (exagerado) pensa que tem piada, então quando ele diz "Sim, Chef!" ou então "O difícil é escolher", que horror! :S

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, DonaldoC1997 disse:

No meu caso, esta é a voz-off que sempre associo à RTP1.

Este locutor! Que saudades! Lembro-me que num Só Visto de 2007 pude ver o locutor em acção mas depois saiu da RTP 1 sem deixar rasto. O tal separador do "o programa que se segue pode conter linguagem ou cenas susceptíveis de ferir a sensibilidade dos espectadores" tinha a tal voz até 2012.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 44 minutos, SNTLX disse:

Atual locutor da RTP2, mas que por vezes dá uns saltos na 1: Nuno Reis

Pois, este já o ouvi uma vez a fazer a locução naquele quadro com a programação RTP e RDP. Que bom que foi ouvi-lo dizer no final "RTP, o difícil é escolher" sem parecer que lhe estivesse a dar uma trombose. Que dêm baixa mais vezes ao Mariño, por favor! :lol:

Editado por LP 98
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só queria fazer dois desabafos. Primeiro: o grafismo da RTP1 quase que se tornou uma visita indesejada em minha casa. Uma pessoa está tranquila a ver, por exemplo, o seu filmezinho, e é precisamente numa cena mais calma que decidem ir para intervalo com aquele jingle ribombante do separador de publicidade. Não só é ribombante: é estridente, escandaloso e mesmo violento para os ouvidos. Espero que a partir de janeiro de 2018 este grafismo se torne aqui entre nós uma piada recorrente para maus grafismos na TV portuguesa :mosking:

Segundo desabafo: Já por várias vezes pensei nisto e queria saber a vossa opinião. A RTP (usemos a RTP1 como standard) nunca teve um jingle oficial para os seus separadores e identidade gráfica em geral. No máximo, usaram uma mesma linha sonora em dois ou três grafismos e pronto. Eu daria 3 sugestões:

- Fazer uma variante moderna do hino original (com arranjos mais curtos ou mais longos, dependendo da duração das vinhetas)

- Manter o jingle final do "Portugal é RTP"/hino dos 50 anos (aquele que costumam usar no Preço Certo quando o Mendes diz "de 2ª a 6ª no Canal 1 da RTP")

- Manter o jingle de 2004.

Nestes últimos, quando digo "manter" significa manter a estrutura musical, no entanto claro que não impede de serem refeitos de tempos a tempos. Mas enfim, são fãs de mudanças radicais de grafismo/sonoridade ou preferem uma certa continuidade? Eu sou mais a favor da última, e considero que a RTP podia ter grafismos bem executados e coerentes que ficassem 4/5 anos no ar. E se fizessem MESMO um bom trabalho, até podiam durar 7/8. Têm a BBC como exemplo (não atualmente, como é óbvio, e quem viu aqueles separadores sabe do que estou a falar). Mas bom, dêem-me a vossa opinião :)

Editado por LP 98
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 16 minutos, Vascof2001 disse:

Uma pergunta? Porque carga de água a RTP substituiu está vinheta de publicidade?

Falando sobre isso, no grafismo de 2004, a rtp1 usava estas 2 vinhetas de publicidade ou só usava a 1a?(a não ser no relógio do tj)

Se calhar porque, mesmo para os padrões deste grafismo, era demasiado amadora. :P

No grafismo de 2004, julgo que usava as duas.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
há 2 minutos, Televisão 10 disse:

A RTP 1 era para ter utilizado este grafismo? (Ver spoiler)

  Ocultar conteúdo

 

Ainda bem que não usou. Logótipo feio e música ainda pior, até me faz lembrar a atual.

Nunca tinhas visto esse vídeo? Acho que já tinha sido postado por aqui. :P Mas tens razão, ainda bem que não usaram isso, era pavoroso! :bad: A música é sim tão má ou pior que a atual.

Felizmente tiveram bom senso e utilizaram este grafismo em 2004, no rebrand da RTP:

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 minutos, Televisão 10 disse:

A RTP 1 era para ter utilizado este grafismo? (Ver spoiler)

  Ocultar conteúdo

 

Ainda bem que não usou. Logótipo feio e música ainda pior, até me faz lembrar a atual.

Deve ter sido só um estudo, um "demo". Segundo o que sei, em junho de 2003 a RTP contactou diversas agências de branding para apresentarem as suas propostas. Umas propunham uma mudança mais radical face ao que vinha sendo feito, outras uma linha mais de continuidade. Em julho de 2003, a RTP acabou por escolher a primeira opção, tendo ficado encarregada do grafismo a agência Brandia. Esse separador do vídeo deve ter sido dos primeiríssimos estudos.

Editado por LP 98
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Ambrósio disse:

Nunca tinhas visto esse vídeo? Acho que já tinha sido postado por aqui. :P Mas tens razão, ainda bem que não usaram isso, era pavoroso! :bad: A música é sim tão má ou pior que a atual.

Felizmente tiveram bom senso e utilizaram este grafismo em 2004, no rebrand da RTP:

 

Eu já, mas pensava que ninguém tinha colocado aqui, no fórum.

Esta nova imagem da RTP foi bem realizada. A única coisa que eu não gostava muito era das letras desse logótipo. Gosto mais das que são utilizadas no logótipo atual.

há 1 minuto, LP 98 disse:

Deve ter sido só um estudo, um "demo". Segundo o que sei, em junho de 2003 a RTP contactou diversas agências de branding para apresentarem as suas propostas. Umas propunham uma mudança mais radical face ao que vinha sendo feito, outras uma linha mais de continuidade. Em julho de 2003, a RTP acabou por escolher a primeira opção, tendo ficado encarregada do grafismo a agência Brandia. Esse separador do vídeo deve ter sido dos primeiríssimos estudos.

Mas existem na Internet outras propostas dessas agências para o logótipo da RTP?

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Televisão 10 disse:

Eu já, mas pensava que ninguém tinha colocado aqui, no fórum.

Esta nova imagem da RTP foi bem realizada. A única coisa que eu não gostava muito era das letras desse logótipo. Gosto mais das que são utilizadas no logótipo atual.

Eu também gosto mais das letras atuais, incluindo o DOG no ecrã, sem o "RTP". Mas em termos de separadores, os atuais são do pior que já se viu, piores que alguns dos anos 90!

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 minutos, Televisão 10 disse:

Mas existem na Internet outras propostas dessas agências para o logótipo da RTP?

Que eu tenha conhecimento, não. Estas informações que te indiquei li-as numa notícia sobre o processo da criação do grafismo de 2004:

http://www.meiosepublicidade.pt/2004/04/a_nova_identidade_visual_da_rtp/

Editado por LP 98
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Ambrósio disse:

Eu também gosto mais das letras atuais, incluindo o DOG no ecrã, sem o "RTP". Mas em termos de separadores, os atuais são do pior que já se viu, piores que alguns dos anos 90!

Eu nem é tanto os separadores, é mais a sonoridade. Ainda hoje acordei às 4 h, liguei a televisão e até me assustei com a música. Parecia que ia acordar a casa toda...

Gostava da sonoridade anterior, já que gosto de sonoridades “clean”. Por exemplo, a de 2003 e a de publicidade de 2011.

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...