Jump to content

Grafismo e Promoção RTP1


_zapping_

Posts Recomendados

há 27 minutos, Ambrósio disse:

Mas em termos de separadores, os atuais são do pior que já se viu, piores que alguns dos anos 90!

Anos 90? Do quê que estas a falar? Os separadores nessa década eram bons:

Se calhar deves estar a falar dos de 1996, ou o separador de natal dessa época:

Querem que eu diga quem é fez a imagem da RTP1 e RTP2 de 1996?

há 19 minutos, Televisão 10 disse:

Eu nem é tanto os separadores, é mais a sonoridade. Ainda hoje acordei às 4 h, liguei a televisão e até me assustei com a música. Parecia que ia acordar a casa toda...

Gostava da sonoridade anterior, já que gosto de sonoridades “clean”. Por exemplo, a de 2003 e a de publicidade de 2011.

 

Eu não sou fã dessa sonoridade,  porque ela lembra-me do Pingo Doce devido a três razões:
1-O som da de públiicidade parece muito com aquele som que vem antes da vózinha da chamada.

2-Era porque vinha sempre a pub do Pingo Doce depois dessa vinheta no relógio.

3-A fonte lembra muito o Feira Nova e o Pingo Doce

Mas a estética lembra muito a de 2007, que é pura Nostalgia para mim. Mas gosto mais do fluxo e sonoridade calmante do grafismo de 2002.

Editado por Vascof2001
  • Gosto 1
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 minutos, Vascof2001 disse:

Anos 90? Do quê que estas a falar? Os separadores nessa década eram bons:

Se calhar deves estar a falar dos de 1996, ou o separador de natal dessa época:

Realmente, os de 1996 são os que menos gosto dos anos 90, só mesmo pela sonoridade. Preferia que todos os separadores tivessem tido um jingle instrumental e não cantado. Aquele "R T P uuuuum!" é irritante. Já a era Canal 1, não sei quanto à vossa opinião, mas eu cá até gosto. Hoje em dia pode parecer desatualizado para alguns, mas mesmo o DOG "C1" era elegante e bem conseguido para a época.

Editado por LP 98
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, LP 98 disse:

Realmente, os de 1996 são os que menos gosto dos anos 90 só mesmo pela sonoridade. Preferia que todos os separadores tivessem tido um jingle instrumental e não cantado. Aquele "R T P uuuuum!" é irritante. Já a era Canal 1, não sei quanto à vossa opinião, mas eu cá até gosto. Hoje em dia pode parecer desatualizado para alguns, mas mesmo o DOG "C1" era elegante e bem conseguido para a época.

Eu prefiro o DOG isométrico de 1990-1991 e o tridimensional usado nas notícias entre 1995-1996.

É que eu digo, o responsavel pela imagem da RTP1 e 2 em 1996 foi o Edson Athayde! Considero a grelha de 1996 uma das piores da história da RTP! Cheia de programas que ninguem se lembra de ver! Como por exemplo no 1º canal: "Pais Real"(que marcou o regresso da info regional), "Ligações Perigosas", "Herman Total",  "Domingo em Cheio" E no segundo canal: "O FIlme da Minha Vida",  "Rumo á Lua", "O dinheiro não dorme", “7 Graus Oeste” ou até “Semana ao Sábado”.

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, Vascof2001 disse:

Eu prefiro o DOG isométrico de 1990-1991 e o tridimensional usado nas notícias entre 1995-1996.

Também eu :) E foi pena não terem feito um DOG novo em 1995, quando mudaram os separadores. A diferença está sobretudo no "1". Continuaram a usar o de 1991, não estando em conformidade com o restante grafismo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 38 minutos, Vascof2001 disse:

Anos 90? Do quê que estas a falar? Os separadores nessa década eram bons:

Se calhar deves estar a falar dos de 1996, ou o separador de natal dessa época

Querem que eu diga quem é fez a imagem da RTP1 e RTP2 de 1996?

Eu não sou fã dessa sonoridade,  porque ela lembra-me do Pingo Doce devido a três razões:
1-O som da de públiicidade parece muito com aquele som que vem antes da vózinha da chamada.

2-Era porque vinha sempre a pub do Pingo Doce depois dessa vinheta no relógio.

3-A fonte lembra muito o Feira Nova e o Pingo Doce

Mas a estética lembra muito a de 2007, que é pura Nostalgia para mim. Mas gosto mais do fluxo e sonoridade calmante do grafismo de 2002.

A qual te referes? Eu não a acho nada calmante, isto é, se te referes aos separadores, cuja música é eletrónica, que eu não gosto muito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente não me lembro quase nada da programação da RTP1 de 1996, mas significou um corte com a programação popularucha e sem qualidade dos tempos do Canal 1 do Adriano Cerqueira. E houve até uma ligeira recuperação de audiências com essa grelha, e mais ainda no ano seguinte, 1997.
Quanto à identidade gráfica, é uma das melhores da história da RTP. Super coerente - todos os programas de informação do primeiro canal tinham genéricos sob fundo azul, por exemplo - e bastante clean para a época.

Enviado do meu F3111 através de Tapatalk

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Televisão 10 disse:

A qual te referes? Eu não a acho nada calmante, isto é, se te referes aos separadores, cuja música é eletrónica, que eu não gosto muito.

Estou a referir à sonoridade dos separadores de continuidade e não as de publicidade, ah, e também gosto destas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No intervalo do Jornal da Tarde deu uma promo alusiva a Tdt.

E uma coisa que sempre que vi ri foi o facto de algumas promos da Supertaça usavam "The Chain" no fundo, para que não sabe, The Chain de Fleetwood Mac é mais conhecida como  o tema principal das transmissões da F1 na BBC:

                               

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, Vascof2001 disse:

No intervalo do Jornal da Tarde deu uma promo alusiva a Tdt.

Já vi, por momentos eu julgava que era para a RTP Play que tem promos parecidas.

"Todos os canais na TDT"? Então e a RTP África? :dontknow: Não sei, mas devo estar com muito sarcasmo

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 52 minutos, ATVTQsV disse:

Já vi, por momentos eu julgava que era para a RTP Play que tem promos parecidas.

"Todos os canais na TDT"? Então e a RTP África? :dontknow: Não sei, mas devo estar com muito sarcasmo

E Madeira, Açores, Internacional... Lá está, não que eu tenha uma imensa curiosidade por ver esses canais mas, sendo assim, esses também deveriam estar.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 42 minutos, LP 98 disse:

Cada vez mais pessoas minhas conhecidas – a maioria delas nem liga muito a grafismos –, quando vê os separadores da RTP1, faz comentários do género "Que coisa mais irritante!" ou "Mas eles não têm outra música?" como ouvi há bocado.

Saudades do grafismo de 2013... :crying:

Eu não tenho saudades do de 2013, pois já eram vários anos com o mesmo grafismo.

O atual grafismo não é assim tão mau. Outras televisões europeias têm grafismos mais básicos e sem cor. Além disso, este grafismo trouxe coisas positivas como o separador de continuidade e a indicação “Já a seguir” no canto superior direito do ecrã.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 23 minutos, Televisão 10 disse:

Eu não tenho saudades do de 2013, pois já eram vários anos com o mesmo grafismo.

O atual grafismo não é assim tão mau. Outras televisões europeias têm grafismos mais básicos e sem cor. Além disso, este grafismo trouxe coisas positivas como o separador de continuidade e a indicação “Já a seguir” no canto superior direito do ecrã.

É que sabes, eu até gosto de grafismos mais clean. Aliás, até tendo a preferi-los quando comparados com outros mais elaborados. Mas esta recente onda ocidental de tudo muito retangular e igualzinho... não sei, acho que faz falta pelo menos um pouco de CGI à mistura. Está tudo muito estéril, elementar.

 

By the way, já havia registos no Youtube do grafismo de Natal de 2000/01? Pena que este seja muito curto

 

Editado por LP 98
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 8/12/2017 at 0:57 AM, LP 98 said:

É que sabes, eu até gosto de grafismos mais clean. Aliás, até tendo a preferi-los quando comparados com outros mais elaborados. Mas esta recente onda ocidental de tudo muito retangular e igualzinho... não sei, acho que faz falta pelo menos um pouco de CGI à mistura. Está tudo muito estéril, elementar.

 

By the way, já havia registos no Youtube do grafismo de Natal de 2000/01? Pena que este seja muito curto

 

Pela amostra, mudaram para o grafismo de 2001 (o que durou até Setembro) aproveitando a época do Natal... Ou seja, esse grafismo começou a ser usado ainda em 2000.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...