Jump to content

Grafismo e Promoção RTP1


_zapping_

Posts Recomendados

Os melhores grafismos na minha opinião, das últimas 2 décadas:

1998-Imagem amigável, carismática e perfeita para um generalista, se fosse uma estação do ano, seria a primavera.

2000-Uma pouca mudança em relação á sonoridade, o logótipo ganha transparência mas é uma imagem simples e é curioso e ao mesmo tempo, estranho, usar o tons laranja neste  e no próximo grafismo.

2001-Um grafismo super moderno que infelizmente, durou pouco tempo, adoro este grafismo devido ao realismo do logótipo e no pormenor de não ter rtp lá escrito ainda mais e dos semicircunferências (que também fizeram parte do grafismo que a sic introduziu pouco tempo depois)é pena ter durado muito pouco tempo.

2002-Empate com o de 1998 como meu logótipo da RTP preferido dos mais recentes, a imagem é boa e cheia de movimento, até dos fluxos de energia que aparece no grafismo, e das vinhetas com tema os 4 elementos, devia ter durado, tal como o anterior, devia ter durado mais tempo. :(Uma das coisas que me vem á cabeça com este grafismo é o Windows Vista, um dos meus SO preferidos.

2004-Eu acho que posso ter recordações com o de 2003, mas o de 2004 é o que mais recordo.a imagem lembra muito o Windows XP, até eu acho que serviu como base para este grafismo.

2007-O mais nostalógico para mim, as memórias do 1ºano coincidem com este grafismo, e também leva a memória os fantásticos concursos que eu desejo que voltem, belos de Nuno Santos e José Fragoso na direção de programas.

2011-Eu não achava muita piada ao de 2009, não tinha ar de grafismo de canal generalista. Mas quando o grafismo da era Hugo Andrade foi lançado, foi total comeback a 2007-2008! Até tinha bons concurso naquela altura com o Decisão Final.

2013-Portugal sempre ligado, não precisa de mais palavras.

2016-Além da música ser tenebrosa, o grafismo é mil vezes melhor do que o do Feliciano!

O que acham? Concordam? Quais são os vossos grafismos preferidos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 39 minutos, Vascof2001 disse:

Os melhores grafismos na minha opinião, das últimas 2 décadas:

O que acham? Concordam? Quais são os vossos grafismos preferidos?

Temos gostos semelhantes. Se bem que também gosto muito dos separadores de 1999. Penso que foram os melhores quando a RTP1 teve este logótipo.

Outros dos quais gosto muito, principalmente da sonoridade, são os de 2003. Penso que este logótipo fica bem melhor em azul do que em roxo, que penso que fica feio.

Quanto aos que nomeaste. Não gosto muito dos separadores dos anos de 1998, 2001 e 2002. Então o 2002 tem o símbolo em roxo que eu detesto, como já disse. Os que têm os efeitos no logótipo como o fogo são mais bonitos. Também gosto dos de 2004 e 2007. Concordo que os de 2009 eram feios. Finalmente encontro mais alguém que goste dos separadores de 2011 (além do @pedrodepinto). Acho a sonoridade tão bonita! Os de 2013 também gosto. Lembro-me que quando vieram, não gostava nada deles, mas agora são dos meus favoritos. Também gosto dos de 2016, principalmente da sonoridade na parte final (quando aparece o logótipo).

Editado por Televisão 10
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1998, 2004 2013.

 

1998 - O logótipo sóbrio, os tons de azul cambiantes, o elegante globo em movimento lento... Brilhante! (E sei que só estamos a falar da RTP1, mas os da 2 da mesma linha gráfica também eram bastante elegantes) https://www.youtube.com/watch?v=v0jJ58K5pl0&t=29s

2001 - Permite-me discordar @Vascof2001... Não é que seja propriamente um mau grafismo, é só que não o acho assim tão atual quanto isso. Tem muitas cores, muitos elementos. Mas enfim, esta é só a opinião de alguém que tende a preferir grafismos mais discretos :) Mas só para confirmar, é a este que te referes, certo? https://www.youtube.com/watch?v=laqO-_sxKF4

2002 - No que toca a este grafismo, tenho sempre as minhas reticências. Está bastante bem conseguido, o conceito está interessante e vê-se que se esmeraram na execução. No entanto, o que me põe sempre de pé atrás é a dificuldade de o harmonizar com a restante imagem corporativa RTP e, para além disso, o facto de corresponder a uma era que (quer queiramos ignorar esse facto quer não) não foi das mais famosas para a RTP em termos administrativos e financeiros.

2004 - Pura e simplesmente, o melhor grafismo pós-reestruturação de 2004. Sonoridade soberba.

2009 - Curiosamente, tendo em conta a opinião geral dos membros deste tópico, a minha vai a contra-corrente. Não digo que seja o melhor grafismo de todos os tempos, mas até lhe achava piada, tinha um conceito divertido. Mas enfim, já li por aí que havia quem o achasse demasiado "infantil" para TV pública e tal.

2011 - Falando em ir a contra-corrente: perdão, meus caros, mas este grafismo era tão... mas tão... mas TÃO desinspirado. Não sei porquê, mas embirrava tanto com ele. Ou melhor, até sei porquê. Foi por volta dessa altura que comecei a ver televisão americana com mais frequência, e comparando com os grafismos deles, eu achava aquilo tão insípido, mas também a SIC e a TVI não ficavam atrás nessa época. Apesar disso, até vos confesso: Olhando atualmente em perspetiva, apercebo-me de que não era tão mau quanto eu achava.

2013 - Digo com certa tristeza que podia ter durado mais, com as devidas adaptações para o novo logótipo :(

2016/2017 - Aqui está um bom exemplo de não saber a diferença entre design clean e pura e simplesmente básico. Sim, acho que o atual está um bocado a atirar para o Paint-zesco. Já tivemos a oportunidade de ver naqueles vídeos intitulados "REBRAND (...)" como é que seria este grafismo em HD, no entanto o que vemos diariamente não passa duma amadora adaptação "CRT-friendly", sempre com mexidelas aqui e ali a cada 2 meses. Mesmo o genérico e oráculos do Telejornal, por mim, era mudá-los agora em setembro, aproveitando a transição para o HD (já sei que bem posso esperar sentado, pois o grafismo nem 1 ano e meio tem) - É verdade, pessoal, já estamos no segundo semestre do ano, altura para a qual a RTP anunciou que teria a 1 totalmente em HD. Agora é esperar até dia 31/12/2017 a ver se cumprem... - Mas enfim, para terminar, partilho da opinião do @Televisão 10 quanto a gostar do jingle quando aparece o logo no fim, nas vinhetas do Vhils. Já a primeira metade é um bocadinho medonha para TV generalista. Agora se for para escolher entre o Farto e o JPF, volta Vhils!

Mas também deixem-me que vos diga uma coisa. Os atuais separadores não são tão odiosos quanto isso em termos visuais. Eu percebo o conceito e até tem a sua graça, e o Feliciano conseguiu captar aquela ingenuidade dos grafismos dos anos 70. O real problema, e é disso de que todos nos queixamos, é a sonoridade, e aí quem deve ser criticado é o Bruno Pernadas, encarregado da composição dos jingles.

 

Editado por LP 98
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, LP 98 disse:

2011 - Falando em ir a contra-corrente: perdão, meus caros, mas este grafismo era tão... mas tão... mas TÃO desinspirado. Não sei porquê, mas embirrava tanto com ele. Ou melhor, até sei porquê. Foi por volta dessa altura que comecei a ver televisão americana com mais frequência, e comparando com os grafismos deles, eu achava aquilo tão insípido, mas também a SIC e a TVI não ficavam atrás nessa época. Apesar disso, até vos confesso: Olhando atualmente em perspetiva, apercebo-me de que não era tão mau quanto eu achava.

Olha, alguém que também não acha o grafismo de 2011 nada de especial! ;)

Vá, não era feio de todo, mas quando começaram a inventar e a pôr imagens de fundo que se viam dentro das barras, ou a meter aquele boneco de neve medonho no Natal... E prefiro nem falar na Popota a dançar.

No entanto, na altura notou-se que trouxe alguma dinâmica à auto-promoção da RTP1 com promos deste tipo. E voltou a haver horas nas promos dos programas, que é algo que acho absurdo não haver.

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 20 horas, miguelalex23 disse:

Olha, alguém que também não acha o grafismo de 2011 nada de especial! ;)

Vá, não era feio de todo, mas quando começaram a inventar e a pôr imagens de fundo que se viam dentro das barras, ou a meter aquele boneco de neve medonho no Natal... E prefiro nem falar na Popota a dançar.

No entanto, na altura notou-se que trouxe alguma dinâmica à auto-promoção da RTP1 com promos deste tipo. E voltou a haver horas nas promos dos programas, que é algo que acho absurdo não haver.

 

É que eu gostava na identidade de 2011 (e que também houve no início de 2013) eram os separadores “Estamos a ver” e “Já a seguir”, que depois deixaram de usar. Este grafismo usa indicações no canto superior direito, porém raramente as utiliza, somente nos filmes.

Falando em cinema, a RTP1 deixou de utilizar aquele separador habitual no início dos filmes (e que diziam Sessão da Tarde, Lotação Esgotada...).

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 22 horas, miguelalex23 disse:

Olha, alguém que também não acha o grafismo de 2011 nada de especial! ;)

Vá, não era feio de todo, mas quando começaram a inventar e a pôr imagens de fundo que se viam dentro das barras, ou a meter aquele boneco de neve medonho no Natal... E prefiro nem falar na Popota a dançar.

Lá está ;) Aceitável:

WTF:

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, LP 98 disse:

Já agora, vi hoje outra auto-promoção com o jingle do ano passado! Desta vez foi com aquela espécie de cortina que desce com o logo e o fundo azul, do grafismo do JPF. Será que isto vai pegar? ;)

Antes assim do que ouvir aquele jingle sinistro! :haha:

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, miguelalex23 disse:

Finalmente perceberam que aquele jingle do Bruno Pernadas (de quem eu até gosto quando não faz jingles irritantes) era super repetitivo. Deviam pelo menos ter feito mais do que uma versão para irem variando.

Agora é a vez de a RTP Memória perceber que já não se aguenta aquele jingle cantado. :P

Daridaridadadada! Hey! xD

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 minutos, canal5 disse:

E quando dá futebol e temos que gramar com o "Daridaridadadada" umas 10 vezes? só me apetece dar um tiro na televisão...

Eu até comecei a achar ao grafismo, mas sim, sempre que ouço o som apetece-me fazer duas coisas completamente distintas uma da outra: dançar feito parvo no meio da sala para o gozo ou dar um tiro na TV.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 horas, miguelalex23 disse:

Finalmente perceberam que aquele jingle do Bruno Pernadas (de quem eu até gosto quando não faz jingles irritantes) era super repetitivo. Deviam pelo menos ter feito mais do que uma versão para irem variando.

Eu gosto do jingle, mas é coisa para se ouvir durante o Verão apenas. Tornou-se insuportável. 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, simol disse:

alguém está a reparar que na rtp1 o logotipo está com uma animação diferente do habitual

Deve ter sido colocado pela régie do Porto, uma vez que está noutra posição e com contornos, como é habitual na RTP 2.

há 55 minutos, Mets TV disse:

A barra de Estreia é animada (aparecendo e desaparecendo)

Será que não a conseguem lá deixar parada? Mais valia escreverem “Estreia” debaixo do logótipo das 7 Maravilhas.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

DOG hoje durante o documentário “10 de julho”. Aquele “eps” fica ali tão mal. Já nos últimos episódios de “Terapia” (ainda não tinha vindo o novo grafismo) faziam o mesmo. Não entendo porque é que não escrevem só Último, como tem sido. Além disso, o DOG está cheio de contornos, semelhante ao da RTP 2. Provavelmente foi colocado pela régie do Porto.

rtp1 último eps..png

Editado por Televisão 10
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...