Jump to content

Recommended Posts

Posted
há 18 minutos, RenatoSimões disse:

ERC condena RTP a coima de 50 mil euros por incumprimento da RTP2

Em causa está não terem sido garantidas 12 horas semanais de programas com interpretação por meio de língua gestual portuguesa, em 2017

https://www.publico.pt/2023/01/05/culturaipsilon/noticia/erc-condena-rtp-coima-50-mil-euros-incumprimento-rtp2-2033878?ref=hp&cx=caixa_utltimas

agora mesmo, Televisão 10 disse:

Infrações referentes ao ano de 2017 e só agora é que há deliberação... :facepalm:

2017 = 201,7%.

:zzz:

  • Love 1
  • LOL 3
Posted (edited)
há 18 minutos, Verde disse:

2017 = 201,7%.

:zzz:

levaram 5 anos para analisar toda a programação da rtp2 de 2017... ainda são muitas horas cultas e adultas.

Isto não justifica um alarme da parte da administração que um canal recorrentemente é multado por não cumprir as suas obrigações? Até quando vão manter a direcção e a estrutura falhada deste canal?

Edited by AndreRob
  • Like 2
Posted (edited)

Eu tenho uma dúvida. Perante a quantidade considerável de horas de produtos legendados que a RTP2 tem, é assim tão necessário cumprir com essas horas de linguagem gestual?

Eu estou a escrever isto e a lembrar-me que, não sei por que razão, a RTP2 desde há uns anos deixou de ter a narração dos documentários legendada para passar a ser dobrada, mas, antes que isso possa causar um mal entendimento à minha pergunta, o que eu quero saber é se os programas com legenda fazem parte dessa cota direcionada aos surdos. É que, se não entram, podemos deduzir duas coisas:

- se a RTP2 foi multada pela falta de horas de programas em língua portuguesa, é natural que assim também o seja para programas que não tenham língua gestual, pois não faria sentido estar com língua gestual num programa legendado.

- fará realmente muito sentido os programas legendados não serem considerados como programas a que os surdos têm acesso na íntegra?

Edited by srcbica
  • Like 3
  • 6 months later...
Posted

Destaco aqui a audiência ontem da RTP2 que teve 2,0% num sábado , valor esse que não se via há bons tempos.

Os meus parabéns para a direção de programas do canal.

  • Like 1
  • Love 1
  • 1 month later...
Posted

RTP2 falha quota da língua portuguesa

Relatório da ERC verifica descidas da emissão de conteúdos nacionais em diversos canais.

Entre os canais generalistas de acesso livre (RTP1, RTP2, SIC e TVI ), e de acesso com assinatura (Porto Canal e CMTV), somente o serviço de programas da RTP2 não cumpre a generalidade das obrigações em matéria de defesa de língua portuguesa.

A estação do Estado não atingiu a quota de 20% relativa à difusão de obras criativas originariamente em língua portuguesa, de acordo com o relatório ‘Produção Audiovisual nos Serviços de Programas Televisivos em 2022’, divulgado pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC).

https://www.cmjornal.pt/tv-media/detalhe/rtp2-falha-quota-da-lingua-portuguesa?ref=TvMedia_DestaquesPrincipais

  • Love 1
  • Sad 2
Posted
há 23 minutos, D91 disse:

RTP2 falha quota da língua portuguesa

Relatório da ERC verifica descidas da emissão de conteúdos nacionais em diversos canais.

Entre os canais generalistas de acesso livre (RTP1, RTP2, SIC e TVI ), e de acesso com assinatura (Porto Canal e CMTV), somente o serviço de programas da RTP2 não cumpre a generalidade das obrigações em matéria de defesa de língua portuguesa.

A estação do Estado não atingiu a quota de 20% relativa à difusão de obras criativas originariamente em língua portuguesa, de acordo com o relatório ‘Produção Audiovisual nos Serviços de Programas Televisivos em 2022’, divulgado pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC).

https://www.cmjornal.pt/tv-media/detalhe/rtp2-falha-quota-da-lingua-portuguesa?ref=TvMedia_DestaquesPrincipais

vai que é tua, teresinha!

batatoon-dance-batatoon.gif

  • LOL 1
Posted
há 1 hora, D91 disse:

RTP2 falha quota da língua portuguesa

Relatório da ERC verifica descidas da emissão de conteúdos nacionais em diversos canais.

Entre os canais generalistas de acesso livre (RTP1, RTP2, SIC e TVI ), e de acesso com assinatura (Porto Canal e CMTV), somente o serviço de programas da RTP2 não cumpre a generalidade das obrigações em matéria de defesa de língua portuguesa.

A estação do Estado não atingiu a quota de 20% relativa à difusão de obras criativas originariamente em língua portuguesa, de acordo com o relatório ‘Produção Audiovisual nos Serviços de Programas Televisivos em 2022’, divulgado pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC).

https://www.cmjornal.pt/tv-media/detalhe/rtp2-falha-quota-da-lingua-portuguesa?ref=TvMedia_DestaquesPrincipais

Com o orçamento actual da RTP2, nunca vai conseguir isso, a não ser que passe a RTP memória.

Posted
há 1 hora, D91 disse:

RTP2 falha quota da língua portuguesa

Relatório da ERC verifica descidas da emissão de conteúdos nacionais em diversos canais.

Entre os canais generalistas de acesso livre (RTP1, RTP2, SIC e TVI ), e de acesso com assinatura (Porto Canal e CMTV), somente o serviço de programas da RTP2 não cumpre a generalidade das obrigações em matéria de defesa de língua portuguesa.

A estação do Estado não atingiu a quota de 20% relativa à difusão de obras criativas originariamente em língua portuguesa, de acordo com o relatório ‘Produção Audiovisual nos Serviços de Programas Televisivos em 2022’, divulgado pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC).

https://www.cmjornal.pt/tv-media/detalhe/rtp2-falha-quota-da-lingua-portuguesa?ref=TvMedia_DestaquesPrincipais

isto vai continuar a acontecer enquanto na rtp tratarem o segundo canal como o filho inutil...

Eu já sugeri várias vezes mas parece que ninguém entende... a rtp2 pelas audiencias que tem só se sustentará a cumprir os critérios ou com mais orçamento ou como um canal espelho dos outros , com isto quero dizer dar programas em modo repetição da rtp1 e rtp3...

Não faz sentido aquela madrugada a queimar séries repetidas quando pode simplesmente ser usado para repetir programas informativos ou culturais dos outros canais do grupo.

Isto também devia ser aplicado nas tardes naquelas crateras entre o zig zag. De resto se metade da grelha são produtos infanto juvenis que em portugal são demasiado caros de produzir talvez fosse boa ideia repensar esses espaços.

 

  • Like 2
Posted
há 43 minutos, AndreRob disse:

isto vai continuar a acontecer enquanto na rtp tratarem o segundo canal como o filho inutil...

Eu já sugeri várias vezes mas parece que ninguém entende... a rtp2 pelas audiencias que tem só se sustentará a cumprir os critérios ou com mais orçamento ou como um canal espelho dos outros , com isto quero dizer dar programas em modo repetição da rtp1 e rtp3...

Não faz sentido aquela madrugada a queimar séries repetidas quando pode simplesmente ser usado para repetir programas informativos ou culturais dos outros canais do grupo.

Isto também devia ser aplicado nas tardes naquelas crateras entre o zig zag. De resto se metade da grelha são produtos infanto juvenis que em portugal são demasiado caros de produzir talvez fosse boa ideia repensar esses espaços.

 

Também não fazia sentido a RTP2 ser um canal em modo repetição da RTP1 e RTP3, as audiências seriam catastróficas e seria a morte do canal. 

O Zig Zag devia ter uma duração mais curta.

  • Like 2
Posted (edited)
há 3 minutos, D91 disse:

Também não fazia sentido a RTP2 ser um canal em modo repetição da RTP1 e RTP3, as audiências seriam catastróficas e seria a morte do canal. 

O Zig Zag devia ter uma duração mais curta.

não era obviamente estar só a dar repetições, mas há horários onde o canal gasta conteudos onde não há publico e se tem um problema com os conteudos nacionais tem de optar por repetir conteudos de outros canais, mas não é coisas com 15 ou 20 anos como se vê as vezes... são produtos que por questões da grelha da rtp1 e 3 não dá para repetir mas que são relevantes, sobretudo da parte informativa e assim a rtp2 cumpria as quotas e gastava menos menos na grelha.

Ah e as audiencias já são catastróficas dar coisas que ninguém vê ou dar magazines da rtp3 seria assim tão diferente?

Edited by AndreRob
  • Like 6
Posted

a lei da televisão devia ser alterada. essas quotas de programação portuguesa não fazem sentido num canal com uma vocação específica como a RTP2.

assim como as quotas de música portuguesa não fazem sentido numa rádio com uma vocação específica como a Antena 2, just sayin' 

  • Like 2
  • 3 months later...
Posted
On 18/08/2023 at 11:14, AndreRob disse:

não era obviamente estar só a dar repetições, mas há horários onde o canal gasta conteudos onde não há publico e se tem um problema com os conteudos nacionais tem de optar por repetir conteudos de outros canais, mas não é coisas com 15 ou 20 anos como se vê as vezes... são produtos que por questões da grelha da rtp1 e 3 não dá para repetir mas que são relevantes, sobretudo da parte informativa e assim a rtp2 cumpria as quotas e gastava menos menos na grelha.

Ah e as audiencias já são catastróficas dar coisas que ninguém vê ou dar magazines da rtp3 seria assim tão diferente?

Por exemplo ,em vez de o RTP memória estar às 20h a transmitir o 1ª Pessoa, cuja as primeiras 2 temporadas ainda não são muito antigas, valia mais colocar isso num horário qualquer da RTP2, dobravam-no para língua gestual e ajudavam assim as cotas, mas não deixa andar que assim está bem.

  • Like 2
Posted
há 10 minutos, tuscano disse:

Por exemplo ,em vez de o RTP memória estar às 20h a transmitir o 1ª Pessoa, cuja as primeiras 2 temporadas ainda não são muito antigas, valia mais colocar isso num horário qualquer da RTP2, dobravam-no para língua gestual e ajudavam assim as cotas, mas não deixa andar que assim está bem.

Exatamente. não faz sentido esse programa na rtp memoria ainda, podia perfeitamente dar na rtp2. Mas mais parece que a rtp2 é um canal à parte que não pode por motivo nenhum competir com a rtp1.

  • Like 3
Posted
há 7 minutos, tuscano disse:

Por exemplo ,em vez de o RTP memória estar às 20h a transmitir o 1ª Pessoa, cuja as primeiras 2 temporadas ainda não são muito antigas, valia mais colocar isso num horário qualquer da RTP2, dobravam-no para língua gestual e ajudavam assim as cotas, mas não deixa andar que assim está bem.

Note-se que, quando a RTP 2 repete alguns programas, faz essas repetições com recurso à língua gestual.

A deliberação está disponível aqui, se alguém tiver interesse em ler, e contém declarações da própria Teresa Paixão, que justifica o incumprimento nomeadamente com o facto de vários programas que habitualmente têm LGP irem de férias no verão (período no qual foi incumprida a meta). 

A pena resulta de cúmulo jurídico de três coimas já aplicadas.

  • Like 2
Posted
há 59 minutos, Televisão 10 disse:

Note-se que, quando a RTP 2 repete alguns programas, faz essas repetições com recurso à língua gestual.

A deliberação está disponível aqui, se alguém tiver interesse em ler, e contém declarações da própria Teresa Paixão, que justifica o incumprimento nomeadamente com o facto de vários programas que habitualmente têm LGP irem de férias no verão (período no qual foi incumprida a meta). 

A pena resulta de cúmulo jurídico de três coimas já aplicadas.

Dar uma vista de olhos por isso relembrou-me que a quota de LGP tem de ser cumprida entre as 8h e as 2h - o que explica em parte a insistência em ter a repetição do Sociedade Civil tão cedo.

  • Like 2
Posted
há 3 horas, bacalhaucomnatas disse:

já alguém fez um estudo entre a população surda, para saber se dão alguma importância aos programas com o quadradinho minúsculo da linguagem gestual? era capaz de haver surpresas... 

Ultimamente, a língua gestual já não é disponibilizada num quadradinho minúsculo, até porque as recentes normas da ERC obrigam a que tenha uma dimensão maior.

  • Like 1
Posted
On 23/11/2023 at 18:54, miguelalex23 disse:

Dar uma vista de olhos por isso relembrou-me que a quota de LGP tem de ser cumprida entre as 8h e as 2h - o que explica em parte a insistência em ter a repetição do Sociedade Civil tão cedo.

Faz sentido. Não faz, então, tanto sentido colocarem programas com LGP a repetirem depois das 2 da manhã, como mais recentemente Mil Palavras Não Fazem Uma Árvore, quando não vão contar para a quota.

  • Like 1
Posted

Há um evento a decorrer sobre os 55 anos da rtp2, que é em dezembro mas que parece que vai começar a ser comemorado. Era bom era que fosse comemorado com uma nova imagem e uma nova diretora :P

  • Like 4
Posted

Pelo que se vê nas stories, mais cultismo e adultismo que nunca.
Ainda têm lá para o meio um slogan "Quem a vê, vê com bons olhos" que sempre era uma melhoria, mas deve ser só para fazer feitio...

Enviado do meu 21091116UG através do Tapatalk







Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...