Jump to content

Escola


SecretNavy

Posts Recomendados

há 6 minutos, Ambrósio disse:

@D007 Já viste/fizeste os exames de FQ de 2006? São horríveis :O foram logo os primeiros deste modelo de exames e pelos vistos dificultaram bué e a média na altura foi uma desgraça. 

Eu acho que os de 2006 não são deste modelo. :S Os primeiros que aparecem no modelo atual são de 2013.

De qualquer maneira, já passaram 11 anos, nem te vale muito a pena fazer exames tão antigos, acho eu.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, D007 disse:

Eu acho que os de 2006 não são deste modelo. :S Os primeiros que aparecem no modelo atual são de 2013.

De qualquer maneira, já passaram 11 anos, nem te vale muito a pena fazer exames tão antigos, acho eu.

Queria dizer do modelo em que passou a haver exame a Física e Química (tudo junto) e no 11° :P

Eu tenho um livro do IAVE que tem desde 2008 e vou fazendo esses, mas aquilo não está por ordem do exame, estão agrupadas perguntas do mesmo módulo, é melhor para estudar, tipo, estudas física 10°, fazes os exercícios de exame correspondentes xD 

Pois, o meu professor tb disse que não valia a pena fazer esses, mas se já tivermos tudo feito para vermos tb esses, pois como este ano o exame vai ser diferente (em relação a ter menos matéria e ausência de calculadora) não sabemos o que nos espera, pode dificultar um bocado e aí ver coisas mais difíceis tb nos pode preparar melhor. 

Quanto a BG os de 2006 já são mais parecidos, embora tenham verdadeiros e falsos e itens de associação com maior tamanho, o que não tem acontecido praí desde 2014(?).

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Ambrósio disse:

Queria dizer do modelo em que passou a haver exame a Física e Química (tudo junto) e no 11° :P

Eu tenho um livro do IAVE que tem desde 2008 e vou fazendo esses, mas aquilo não está por ordem do exame, estão agrupadas perguntas do mesmo módulo, é melhor para estudar, tipo, estudas física 10°, fazes os exercícios de exame correspondentes xD 

Pois, o meu professor tb disse que não valia a pena fazer esses, mas se já tivermos tudo feito para vermos tb esses, pois como este ano o exame vai ser diferente (em relação a ter menos matéria e ausência de calculadora) não sabemos o que nos espera, pode dificultar um bocado e aí ver coisas mais difíceis tb nos pode preparar melhor. 

Quanto a BG os de 2006 já são mais parecidos, embora tenham verdadeiros e falsos e itens de associação com maior tamanho, o que não tem acontecido praí desde 2014(?).

Eu numa fase inicial também estou a estudar por unidades. Depois vou começando a juntar tudo e a fazer exames. :P

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, D007 disse:

Eu numa fase inicial também estou a estudar por unidades. Depois vou começando a juntar tudo e a fazer exames. :P

Eu ainda não fiz muitos exercícios, mas já vi a maior parte da teórica do 10°. Do 11° só preciso de rever bem a física porque a química ainda está bem presente. Mas aqueles exercícios são de exame mesmo. No entanto eu depois quero mesmo fazer alguns exames na sua estrutura mesmo para me habituar. Só vejo é o tempo a passar e tanta coisa para fazer... e este calor não ajuda também, mas é preciso vontade e por acaso até tenho estudado bem. E quanto a BG? Eu ainda não estudei muito, até porque os testes estes ano foram todos globais (à medida que dávamos cada coisa) e está mais presente a matéria, mas temos tido aulas de apoio e andamos a rever a Biologia de 10° (a parte que ficou mais para trás, pois a Geologia voltámos a rever quando demos a do 11°). 

Enfim, só quero que esta fase passe depressa, mas com tudo bem feito, de modo a não ter de repetir nada e finalmente despedir-me do 11°Ano!! 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 2017-6-10 at 15:59, Ambrósio disse:

Concordo. A minha preferida foi a do 9ºAno! 2ª Guerra Mundial, Hitler, Estaline, Salazar... e sei que tu também gostas disto :yes: Não fosses a PIDE do fórum :mosking: 

E Geografia também gostava muito, tirando a parte mais virada para a economia, no 9ºAno.

Tudo o que demos no 9º repete-se no 12º para os de Humanidades, mas claro muito mais aprofundado... A História mais recente também é a minha preferida, gosto muito de Relações Internacionais e de estudar governos autoritários :girlsigh:

Já em Geografia era o contrário de ti, a parte económica era a minha preferida, é muito relacionada com o mundo à nossa volta. Em Geografia C (acho que os de Ciências também podem escolher, provavelmente não há cá ninguém interessado mas... :P) dá-se muito isso, os conflitos, os problemas do mundo atual... vou ter saudades da disciplina, não se aprende muito em termos teóricos mas para cultura geral e para alertar consciências é excelente.

Malta do 12º, o que acham que vai sair no de Português? Como o Memorial e o Felizmente Há Luar! vão sair do programa há muita gente a dizer que é provável saírem este ano, mas eu acho estranho quase nunca (ou mesmo nunca, pelo menos não me lembro de nenhuma situação) ter calhado Cesário Verde :S

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Francisca disse:

Tudo o que demos no 9º repete-se no 12º para os de Humanidades, mas claro muito mais aprofundado... A História mais recente também é a minha preferida, gosto muito de Relações Internacionais e de estudar governos autoritários :girlsigh:

Já em Geografia era o contrário de ti, a parte económica era a minha preferida, é muito relacionada com o mundo à nossa volta. Em Geografia C (acho que os de Ciências também podem escolher, provavelmente não há cá ninguém interessado mas... :P) dá-se muito isso, os conflitos, os problemas do mundo atual... vou ter saudades da disciplina, não se aprende muito em termos teóricos mas para cultura geral e para alertar consciências é excelente.

Malta do 12º, o que acham que vai sair no de Português? Como o Memorial e o Felizmente Há Luar! vão sair do programa há muita gente a dizer que é provável saírem este ano, mas eu acho estranho quase nunca (ou mesmo nunca, pelo menos não me lembro de nenhuma situação) ter calhado Cesário Verde :S

Memorial do convento de certeza, que sai. Eu acho é que este ano não vai haver dois textos para analisar, mas sim um mini pergunta de desenvolvimento sobre um assunto do 11º ano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 horas, Francisca disse:

Tudo o que demos no 9º repete-se no 12º para os de Humanidades, mas claro muito mais aprofundado... A História mais recente também é a minha preferida, gosto muito de Relações Internacionais e de estudar governos autoritários :girlsigh:

Já em Geografia era o contrário de ti, a parte económica era a minha preferida, é muito relacionada com o mundo à nossa volta. Em Geografia C (acho que os de Ciências também podem escolher, provavelmente não há cá ninguém interessado mas... :P) dá-se muito isso, os conflitos, os problemas do mundo atual... vou ter saudades da disciplina, não se aprende muito em termos teóricos mas para cultura geral e para alertar consciências é excelente.

Malta do 12º, o que acham que vai sair no de Português? Como o Memorial e o Felizmente Há Luar! vão sair do programa há muita gente a dizer que é provável saírem este ano, mas eu acho estranho quase nunca (ou mesmo nunca, pelo menos não me lembro de nenhuma situação) ter calhado Cesário Verde :S

Vão sair do programa para o ano?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 horas, Televisão 10 disse:

Vão sair do programa para o ano?

Para além do que @Ambrósio disse, o Felizmente Há Luar vai sair por causa de no programa novo se dar Bernardo Soares (Livro do Desassossego), e por causa das matérias novas do 10° ano. Como já davam texto dramático com o Frei Luís de Sousa no 11°, acharam que não valia a pena dar outra peça.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, Jota disse:

O Memorial do Convento está para sair do programa de 12º desde que eu frequentava o 12º e isso já foi em 2012 :rofl: 

Mas desta vez vai sair mesmo, já foi confirmado xD Se calhar nessa altura já começaram a pensar nisso e definiram que a mudança iria ser no próximo ano letivo (2017-2018). Digo eu...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Memorial do Convento não vai sair do programa. O romance de José Saramago deixará de ser estudado durante dois anos letivos em prol de "O Ano da Morte de Ricardo Reis" também do Nobel da Literatura Portuguesa. Tal decisão deve-se ao facto de se pretender que os professores/alunos conheçam melhor "O Ano da Morte de Ricardo Reis". Após esses 2 anos letivos, o Memorial volta a ser permitido em opção com a obra que vai agora entrar em vigor...cada professor escolherá aquela que preferir. 

O que eu acho que vai sair este ano no exame é um dos seguintes conjuntos:

Memorial do Convento e Cesário Verde

OU

Fernando Pessoa (Ortónimo ou Mensagem) e Sermão de Santo António aos Peixes

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 35 minutos, Visky disse:

O Memorial do Convento não vai sair do programa. O romance de José Saramago deixará de ser estudado durante dois anos letivos em prol de "O Ano da Morte de Ricardo Reis" também do Nobel da Literatura Portuguesa. Tal decisão deve-se ao facto de se pretender que os professores/alunos conheçam melhor "O Ano da Morte de Ricardo Reis". Após esses 2 anos letivos, o Memorial volta a ser permitido em opção com a obra que vai agora entrar em vigor...cada professor escolherá aquela que preferir.

Pois, é isso basicamente :) Mas vai sair provisoriamente, durante os dois próximos anos letivos :P

___________________________________

Estive a estudar a minha matéria preferida de física: trabalho-energia, etc. Espero que no exame peçam para fazer os exercícios deste género com considerações energéticas (ou não digam nada e cada um faz como prefere), quando é com as equações do movimento baralho-me todo :S Tenho de estudar bem isso... @D007 já viste os critérios de correção do IAVE em alguns exercícios? Fiz há bocado um em que a intensidade da força de atrito dava 10500 e tal e eles arredondaram para 11000 xD Entre outras coisas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 21 minutos, Ambrósio disse:

Pois, é isso basicamente :) Mas vai sair provisoriamente, durante os dois próximos anos letivos :P

___________________________________

Estive a estudar a minha matéria preferida de física: trabalho-energia, etc. Espero que no exame peçam para fazer os exercícios deste género com considerações energéticas (ou não digam nada e cada um faz como prefere), quando é com as equações do movimento baralho-me todo :S Tenho de estudar bem isso... @D007 já viste os critérios de correção do IAVE em alguns exercícios? Fiz há bocado um em que a intensidade da força de atrito dava 10500 e tal e eles arredondaram para 11000 xD Entre outras coisas...

O melhor é pores sempre em notação científica com o número de algarismos significativos corretos. :P

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 30 minutos, HugoMiguel disse:

Eu acho que no exame de Português pode sair Pessoa e Memorial. Cesário Verde acho que saiu uma vez só e foi na época especial (2014 se não me engano). 

Quanto a História, tenho um feeling que pode sair a Revolução Russa, que faz este ano 100 anos. 

As duas coisas juntas não podem sair.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 51 minutos, HugoMiguel disse:

Eu acho que no exame de Português pode sair Pessoa e Memorial. Cesário Verde acho que saiu uma vez só e foi na época especial (2014 se não me engano). 

Eu só espero é que para o ano saia Frei Luís de Sousa. Até que nem desgostei de todo e é fácil. xD

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 minutos, D007 disse:

Eu só espero é que para o ano saia Frei Luís de Sousa. Até que nem desgostei de todo e é fácil. xD

Duvido muito. Deverão privilegiar as obras que ainda não saíram. Conta com Lírica Trovadoresca ou Fernão Lopes, por exemplo. 

há 1 minuto, Ambrósio disse:

Sim, também quero! E ainda bem que não pode sair Amor de Perdição. Eu até tirei boa nota, mas não gostei da obra :S

Amor de Perdição pode sair. Quem disso isso é mentira. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Visky disse:

Duvido muito. Deverão privilegiar as obras que ainda não saíram. Conta com Lírica Trovadoresca ou Fernão Lopes, por exemplo. 

Amor de Perdição pode sair. Quem disso isso é mentira. 

Então e quem vai repetir o exame (do vosso ano)? Eu ouvi dizer que ia ser como em FQ este ano, só saem as matérias comuns.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...