Jump to content

Escola


SecretNavy

Posts Recomendados

há 7 minutos, D007 disse:

Tenho ideia que as Ligações Intermoleculares (Pontes de H, Interações dipolo) da Química de 10o também não sai. Estou correto? :dontknow:

Eu nem sequer cheguei a dar Química Verde porque a minha stora disse que não interessava.

Pois isso também acho que não sai, mas não tenho a certeza. Sabes de algum sítio que dê para ver detalhadamente os conteúdos que saem? É que o que eu encontrei só diz as unidades, não o que lá está dentro.

Nós demos numa só aula e saiu uma pergunta no teste, uma escolha múltipla sobre Química Verde e uma pergunta para calcular a E.A.(%) mas sim não interessa para o exame. Mas no exame do próximo ano (para os que estão agora no 10º ou para nós, se quisermos repetir) já sai.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção para o exame de História A há matriz, não sai toda a matéria dos três anos, para além de que os conteúdos de 10 e 11 vão sair apenas em questões de escolha, as perguntas de desenvolvimento são todas do 12. O meu professor deu-nos um documento com essas informações todas.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, Ambrósio disse:

Pois isso também acho que não sai, mas não tenho a certeza. Sabes de algum sítio que dê para ver detalhadamente os conteúdos que saem? É que o que eu encontrei só diz as unidades, não o que lá está dentro.

http://provas.iave.pt/np4/163.html

Entras, selecionas "Física e Química" e tem lá os conteúdos. Mais detalhado que isso acho que não há. Mas é uma questão de falares com o teu professor (ou professora). :P

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, Ryouta disse:

Também podes xD Existem vários sítios cá em Portugal que ensinam japonês:

http://www.pt.emb-japan.go.jp/itpr_ja/00_000271.html

É capaz de haver mais. Onde moras?

Agora ando a aprender Alemão, mas saber japonês é outro dos meus objetivos. Há coisas que já sei dizer devido aos animes, mas quero aprender mais e especialmente perceber o kanji, mas sendo tão diferente do nosso alfabeto vai ser preciso uma grande memória visual :mosking: 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, Jota disse:

Agora ando a aprender Alemão, mas saber japonês é outro dos meus objetivos. Há coisas que já sei dizer devido aos animes, mas quero aprender mais e especialmente perceber o kanji, mas sendo tão diferente do nosso alfabeto vai ser preciso uma grande memória visual :mosking: 

Adoro alemão! Estás a gostar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 16 minutos, Jota disse:

Agora ando a aprender Alemão, mas saber japonês é outro dos meus objetivos. Há coisas que já sei dizer devido aos animes, mas quero aprender mais e especialmente perceber o kanji, mas sendo tão diferente do nosso alfabeto vai ser preciso uma grande memória visual :mosking: 

O que sabes dos animes dás logo em duas ou três aulas :mosking: Também pensava algo de Japonês, qual quê. 

Os kanjis são aquela coisa: é lixado de se aprender, mas quando os sabes usar, não queres outra coisa, pois facilita muito a ler! Vês hiragana e pensas "o que é que isto significa?" e depois vês a que kanji(s) corresponde e depois pensas "Se estivesse em kanji tinha percebido logo!" 

Eu gosto muito, mas tenho-me desleixado muito nos estudos (muito importante para quem quer aprender!), mas agora comecei a estudar a sério :P

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 38 minutos, André Sousa disse:

Adoro alemão! Estás a gostar?

Estou, embora a necessidade de ter aulas tenha calhado numa na altura, pelo que não me aplico tanto como devia, logo às vezes sinto que já devia saber mais ou este mais à vontade do que o que sinto exatamente. Mas overall, estou a gostar sim :P Gosto sempre de aprender línguas novas :mosking: Vou passar quase 2 meses em Alemanha, pode ser que isso ne faça arrebitar um bocado na altura :rofl: 

há 27 minutos, Ryouta disse:

O que sabes dos animes dás logo em duas ou três aulas :mosking: Também pensava algo de Japonês, qual quê. 

Os kanjis são aquela coisa: é lixado de se aprender, mas quando os sabes usar, não queres outra coisa, pois facilita muito a ler! Vês hiragana e pensas "o que é que isto significa?" e depois vês a que kanji(s) corresponde e depois pensas "Se estivesse em kanji tinha percebido logo!" 

Eu gosto muito, mas tenho-me desleixado muito nos estudos (muito importante para quem quer aprender!), mas agora comecei a estudar a sério :P

Por isso é que só vou aprender quando me sentir mesmo com tempo para dedicar a isso :yes: 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Jota disse:

Por isso é que só vou aprender quando me sentir mesmo com tempo para dedicar a isso :yes:

Não quer dizer que não aprendas só a ir às aulas (se quiseres ter), porque aprendes, mas não tiras proveito de tudo. 

Eu tenho colegas que quase de certeza não estudam fora das aulas, mas que conseguem estar sempre ao nível da matéria que damos. Eu não, eu tenho que estudar bastante para conseguir encaixar tudo e estar ao nível dos outros. Era uma coisa que gostava, ter boa memória visual , mas pronto. É assim a vida xD

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, D007 disse:

http://provas.iave.pt/np4/163.html

Entras, selecionas "Física e Química" e tem lá os conteúdos. Mais detalhado que isso acho que não há. Mas é uma questão de falares com o teu professor (ou professora). :P

Obrigado, mas esse pdf eu já tenho até impresso e tudo :P

Mas fui pesquisar e encontrei este! http://provas.iave.pt/np4/file/165/anexo_metas_curriculares_FQ.pdf

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Ambrósio disse:

Obrigado, mas esse pdf eu já tenho até impresso e tudo :P

Mas fui pesquisar e encontrei este! http://provas.iave.pt/np4/file/165/anexo_metas_curriculares_FQ.pdf

Obrigado! Esse até já tem cortadas algumas das metas do programa, por isso deve ser mesmo isso.

Pessoalmente tenho algum medo das A.L. que possam sair no exame. :S

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, D007 disse:

Obrigado! Esse até já tem cortadas algumas das metas do programa, por isso deve ser mesmo isso.

Pessoalmente tenho algum medo das A.L. que possam sair no exame. :S

De nada :) O que tá a asterisco não sai no exame? Isso não entendi bem!

Eu também, até porque já nem me lembro bem das do 10ºAno. Mas lembro-me que muitas delas era preciso usar a calculadora gráfica para resolver muitos dos exercícios, por isso não sei se podem sair ou não :S

Estive a rever as orbitais, configuração eletrónica dos átomos, etc. Já me tinha esquecido de algumas coisas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, João Fernandes disse:

Atenção para o exame de História A há matriz, não sai toda a matéria dos três anos, para além de que os conteúdos de 10 e 11 vão sair apenas em questões de escolha, as perguntas de desenvolvimento são todas do 12. O meu professor deu-nos um documento com essas informações todas.

Exato! O que achas que vai sair do 12º ano? Eu queria tanto Guerra Fria, ou até  Revoluçao Comunista (100 anos e tal :lol:). 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exato! O que achas que vai sair do 12º ano? Eu queria tanto Guerra Fria, ou até  Revoluçao Comunista (100 anos e tal ). 

Não sei, ainda não cheguei ao 12, já revi o 10 que é só os romanos e agora estou a rever os conteúdos do 11. Eu também gostava que saísse a guerra fria e talvez o 25 de abril, mas não sei, ainda é muita matéria para estudar. Tu também estás a estudar por aqueles livros de preparação para exame?
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, João Fernandes disse:


Não sei, ainda não cheguei ao 12, já revi o 10 que é só os romanos e agora estou a rever os conteúdos do 11. Eu também gostava que saísse a guerra fria e talvez o 25 de abril, mas não sei, ainda é muita matéria para estudar. Tu também estás a estudar por aqueles livros de preparação para exame?

Não gosto muito desses livros para historia. Ao longo dos 3 anos, foi obrigatório ir fazendo sínteses da materia dada... Tenho tudo resumido, agora estou a rever tudo. Daqui a nada vou para o 11º ano.. Acho que é a Revoluçao Infustrial

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 26 minutos, Ambrósio disse:

De nada :) O que tá a asterisco não sai no exame? Isso não entendi bem!

Eu também, até porque já nem me lembro bem das do 10ºAno. Mas lembro-me que muitas delas era preciso usar a calculadora gráfica para resolver muitos dos exercícios, por isso não sei se podem sair ou não :S

Estive a rever as orbitais, configuração eletrónica dos átomos, etc. Já me tinha esquecido de algumas coisas.

Quanto a isso, caso sai por exemplo alguma coisa com gráficos, eles já dão a equação da reta. Por exemplo, já não te pode sair aquelas cenas para introduzir dados para determinares a equação da reta.

O que está a asterisco é: * Metas curriculares não transcritas na íntegra ou com redação modificada. (aparece no final do documento :mosking:)

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

http://observador.pt/2017/06/07/fenprof-exame-nacional-pode-perfeitamente-ser-noutro-dia/

Ridículo este senhor! :sleep:

há 7 minutos, D007 disse:

Quanto a isso, caso sai por exemplo alguma coisa com gráficos, eles já dão a equação da reta. Por exemplo, já não te pode sair aquelas cenas para introduzir dados para determinares a equação da reta.

O que está a asterisco é: * Metas curriculares não transcritas na íntegra ou com redação modificada. (aparece no final do documento :mosking:)

Ah pois terá de ser assim, não vai dar para fazer a regressão linear sem a máquina gráfica.

Sim eu li, mas não percebi :mosking: Que mania de usarem esse vocabulário em vez de serem diretos e dizerem logo tudo. Na minha opinião faziam uma lista dos programas antigo e atual em que estaria riscado o que não sairia para os alunos que vão fazer o exame se organizarem melhor ainda. E estou para ver como é que vai ser para o ano em Mat.A e Português, em que as mudanças foram mais significativas ainda!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 minutos, Ambrósio disse:

http://observador.pt/2017/06/07/fenprof-exame-nacional-pode-perfeitamente-ser-noutro-dia/

Ridículo este senhor! :sleep:

Ah pois terá de ser assim, não vai dar para fazer a regressão linear sem a máquina gráfica.

Sim eu li, mas não percebi :mosking: Que mania de usarem esse vocabulário em vez de serem diretos e dizerem logo tudo. Na minha opinião faziam uma lista dos programas antigo e atual em que estaria riscado o que não sairia para os alunos que vão fazer o exame se organizarem melhor ainda. E estou para ver como é que vai ser para o ano em Mat.A e Português, em que as mudanças foram mais significativas ainda!

Mesmo ridículo. Uma pessoa com férias marcadas e depois... :sleep:

É verdade que o exame de Português vai ter uma parte de audição? :dontknow:

Conseguiste encontrar alguma coisa também detalhada em relação aos objetivos para BLG/GLG?

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, Ryouta disse:

Nossa, que saudades que não tenho da escola xD Detestava mesmo esta altura: era um misto de emoções: contente porque a escola acabava, mas chateado porque ainda faltavam os exames!

Pessoalmente, tenho Japonês para estudar, com exame em Dezembro, mas tenho que começar a estudar agora xD

 

Boa sorte com os exames para todos!

Tu agora fizeste-me lembrar do meu último dia de aulas no secundário. Quando a última aula acabou, chorei baba e ranho.:haha: Eu gritava "ACABOU! ACABOU!" e lá chorava mais um pouco.:haha: Hoje, eu rio-me disso, porque de facto, quando passo pelo liceu, aquilo agora não me diz nada, nadinha, necas de pitiriribas. As saudades são nenhumas.

試験と幸運 (espero que o google tradutor não tenha dado erro:ph34r:)

há 3 horas, Ambrósio disse:

Que seca mesmo :mosking: Ainda bem que já não dei isso xD

Olha, eu gostava dos satélites, por acaso. Gosto de entender como as coisas à minha volta funcionam, mas não me lembro dessa parte de achar alguém com 3 sinais.:unknw:

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 51 minutos, srcbica disse:

Tu agora fizeste-me lembrar do meu último dia de aulas no secundário. Quando a última aula acabou, chorei baba e ranho.:haha: Eu gritava "ACABOU! ACABOU!" e lá chorava mais um pouco.:haha: Hoje, eu rio-me disso, porque de facto, quando passo pelo liceu, aquilo agora não me diz nada, nadinha, necas de pitiriribas. As saudades são nenhumas.

試験と幸運 (espero que o google tradutor não tenha dado erro:ph34r:)

Eu também não tenho saudades nenhumas. E eu este ano fui para entrar na faculdade e detestei aquilo. Não passei do meio-dia do primeiro dia :haha:

Nós costumamos (nós, os japoneses lol) usar テスト("tesuto" do inglês "test")

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, srcbica disse:

Tu agora fizeste-me lembrar do meu último dia de aulas no secundário. Quando a última aula acabou, chorei baba e ranho.:haha: Eu gritava "ACABOU! ACABOU!" e lá chorava mais um pouco.:haha: Hoje, eu rio-me disso, porque de facto, quando passo pelo liceu, aquilo agora não me diz nada, nadinha, necas de pitiriribas. As saudades são nenhumas.

Olha, eu gostava dos satélites, por acaso. Gosto de entender como as coisas à minha volta funcionam, mas não me lembro dessa parte de achar alguém com 3 sinais.:unknw:

Ontem houve muita gente que chorou pois tivemos a última aula com um professor que nos acompanhava desde o 3ºCiclo. Por acaso eu não chorei, mas fiquei triste sim. Quanto a sentir saudades da escola e do secundário, direi isso quando estiver na faculdade, agora não posso ainda dizê-lo :P

Eu não gosto nada, nem de movimento circular uniforme, equações de movimento, a parte da mecânica que dei este ano em Física :dry: Mas tenho de a estudar mais estes dias, embora até perceba relativamente bem. Mas a Física do ano passado adorei, a energia associada ao movimento, a corrente elétrica (a tal parte que não sai), etc.

De química a parte que gosto mais é equilíbrio químico e a parte dos cálculos em ácido-base e solubilidade.

há 2 horas, D007 disse:

Mesmo ridículo. Uma pessoa com férias marcadas e depois... :sleep:

É verdade que o exame de Português vai ter uma parte de audição? :dontknow:

Conseguiste encontrar alguma coisa também detalhada em relação aos objetivos para BLG/GLG?

Pois...

Também já ouvi falar disso, mas só no próximo ano letivo é que devemos saber!

Para BG sai tudo, os programas não mudaram, basicamente é estudar tudo e resolver exames e intermédios dos anos anteriores.

Já agora, para quem quiser saber o programa das disciplinas opcionais do 12ºAno (e outras, também dá!) pode fazê-lo aqui :)

http://www.dge.mec.pt/cursos-cientifico-humanisticos-cch

Parece que no próximo ano letivo (2017/2018) o programa de Química 12º também vai ser novo. Opá, nós os de 2000 temos tudo diferente, neste caso não sei se é para melhor ou para pior, mas apanhamos sempre as mudanças!

Editado por Ambrósio
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 20 horas, msm0 disse:

Alguém que vai fazer exame a história pode-me dizer quais são os módulos que saem? 

Módulos 1, 4, 6, 7, 8, 9 

há 7 horas, André F. 1906 disse:

Vou iniciar daqui a pouco a preparação para os exames, devia ter começado mais cedo mas deixei-me descansar mas ainda vou a tempo, estou muito mais preocupado com o exame de história do que com o exame de Português, 6 manuais para estudar e nem metade vai sair se for preciso.

Não acredito que nenhum desses módulos não saia. Mas claro que não podem enfiar tudo no exame, se não tínhamos de estar fechados na sala dias a frio a escrever manuais de memória. 

há 6 horas, João Fernandes disse:

Atenção para o exame de História A há matriz, não sai toda a matéria dos três anos, para além de que os conteúdos de 10 e 11 vão sair apenas em questões de escolha, as perguntas de desenvolvimento são todas do 12. O meu professor deu-nos um documento com essas informações todas.

Como é que sabes? Estão lá "50 a 70 pontos" para o 10º e o 11º, podem fazer perguntas de resposta curta também. Claro que o programa do 12º tem mais peso, e (tudo indica, só se mudarem este ano) a famosa pergunta de desenvolvimento de 4 ou 5 valores.

E não nos podemos esquecer que, apesar de muito pouco provável que o façam, está explicito na informação prova que podem pedir para relacionar-mos os conceitos estruturantes destes 6 módulos com os dos outros módulos. :( 

há 3 horas, TheSecret disse:

Exato! O que achas que vai sair do 12º ano? Eu queria tanto Guerra Fria, ou até  Revoluçao Comunista (100 anos e tal :lol:). 

Eu também queria isso! Acho a Revolução Soviética tão facil!

Mas de certeza que: vão apostar na história Portuguesa (porque obviamente como somos de cá a nossa tem mais importância... acho um bocado chato sair porque apesar de termos outro contacto com ela esta é muito mais pormenorizada, como decorar o que aconteceu naqueles 6 Governos Provisórios... mas lentamente vai entrando); e vão apostar na União Europeia (o ano passado o Brexit acendeu o debate sobre o futuro da UE e de certeza que vão querer por algo sobre isso). 

-----

Sobre as disciplinas opcionais: se alguém tiver dúvidas quanto a Geografia A, Geografia C, Inglês de 12º, ou MACS, não hesite em perguntar :)

Editado por Francisca
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Francisca disse:

Eu também queria isso! Acho a Revolução Soviética tão facil!

Mas de certeza que: vão apostar na história Portuguesa (porque obviamente como somos de cá a nossa tem mais importância... acho um bocado chato sair porque apesar de termos outro contacto com ela esta é muito mais pormenorizada, como decorar o que aconteceu naqueles 6 Governos Provisórios... mas lentamente vai entrando); e vão apostar na União Europeia (o ano passado o Brexit acendeu o debate sobre o futuro da UE e de certeza que vão querer por algo sobre isso). 

Sai sempre um grupo sobre Portugal... mas resta saber se é a de desenvolvimento ou nao. Não tenho paciencia nenhuma para issod dos governos, PREC.. meu deus. Pois, mas no ano passado já o fizeram... olha que não sei :S 

há 7 minutos, msm0 disse:

Eu acho mesmo que o 25 de abril vai sair por causa da morte de Mário Soares, e também o beneficio da UE para Portugal. 

Eu também acho q pode sair algo sobre o Guterres e os desafios na atualidade

Editado por TheSecret
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...