Jump to content

Escola


SecretNavy

Posts Recomendados

Quanto à história de perder a timidez na faculdade, só digo o seguinte (pela minha experiência): sejam vocês próprios.

Eu não andei em praxes (tive só no primeiro dia e desisti) e fiz amigos na mesma.

Se há pessoas com as quais não me identifico? Claro! Se há pessoas que não gostam de mim? Há e eu sei que há! But I don't care! ;)

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Ambrósio  @Televisão 10 @Ana Maria Peres @Factos Televisos @BBFF
No teste de Filosofia a professora usou a palavra refutar para uma pergunta acerca de Gettier. Toda a gente sabia a resposta mas pouca gente sabia o significado de refutar e quando alguém teve coragem de o perguntar a professora foi humilhado. A professora disse que era uma palavra do domínio comum. A verdade é que só eu sabia o significado mas não o consegui dizer as pessoas, embora tivesse tentado fui quase apanhado pela professora.
Agora a pergunta é "A  professora fez bem em humilhar e recusar-se a ajudar?" 
Eu acho que não, porque do que falamos com outras turmas poucos sabiam o significado. E vocês, alunos e professores, que dizem?
 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 35 minutos, André Sousa disse:

@Ambrósio  @Televisão 10 @Ana Maria Peres @Factos Televisos @BBFF
No teste de Filosofia a professora usou a palavra refutar para uma pergunta acerca de Gettier. Toda a gente sabia a resposta mas pouca gente sabia o significado de refutar e quando alguém teve coragem de o perguntar a professora foi humilhado. A professora disse que era uma palavra do domínio comum. A verdade é que só eu sabia o significado mas não o consegui dizer as pessoas, embora tivesse tentado fui quase apanhado pela professora.
Agora a pergunta é "A  professora fez bem em humilhar e recusar-se a ajudar?" 
Eu acho que não, porque do que falamos com outras turmas poucos sabiam o significado. E vocês, alunos e professores, que dizem?
 

Não acho nada bem um professor humilhar um aluno. Isto é porque passei pelo mesmo.

Na aula de História A, eu e uma colega minha fizemos duas perguntas e fomos humilhados pelo professor, pois ele achou que as nossas perguntas eram péssimas. O professor é um pouco teatral, até se colocou de joelhos junto a uma mesa e a dizer “Será que eu sou tão mau professor? O que é que eu fiz?”. Os meus colegas acharam graça, exceto eu e essa minha colega. Eu queixei-me no intervalo e alguns deram razão ao professor. Outros deram-me a mim. No final disse que podíamos fazer as perguntas que quiséssemos, mas o que é certo é que desde aí quase ninguém lhe faz perguntas, com medo da reação.

Editado por Televisão 10
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Televisão 10 disse:

Eu ainda não acabei os testes da 1ª ronda. Faltam os de Filosofia, Inglês e Geografia A.

Ah eu também não acabei ainda. E vou ter um teste da 2ª ronda já antes do carnaval, mas depois na semana a seguir ao Carnaval não tenho nenhum, o que é óptimo assim posso descansar nas miniférias...

há 49 minutos, André Sousa disse:

@Ambrósio  @Televisão 10 @Ana Maria Peres @Factos Televisos @BBFF
No teste de Filosofia a professora usou a palavra refutar para uma pergunta acerca de Gettier. Toda a gente sabia a resposta mas pouca gente sabia o significado de refutar e quando alguém teve coragem de o perguntar a professora foi humilhado. A professora disse que era uma palavra do domínio comum. A verdade é que só eu sabia o significado mas não o consegui dizer as pessoas, embora tivesse tentado fui quase apanhado pela professora.
Agora a pergunta é "A  professora fez bem em humilhar e recusar-se a ajudar?" 
Eu acho que não, porque do que falamos com outras turmas poucos sabiam o significado. E vocês, alunos e professores, que dizem?

Nós aprendemos essa palavra no ano passado, havia os argumentos, os contra-argumentos, depois uma refutação dos mesmos. Pelo que entendi, serve para responder a argumentos de forma a provar que existe um argumento melhor... (é confuso eu sei xD). Mas acho mal a professora ter feito isso... além disso, sendo professora de Filosofia já devia ter ensinado a palavra (no 10ºAno foi ela a dar-vos aulas?). Se visses os meus apontamentos do ano passado a palavra "refutação" está lá imensas vezes.  :)

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, André Sousa disse:

@Ambrósio  @Televisão 10 @Ana Maria Peres @Factos Televisos @BBFF
No teste de Filosofia a professora usou a palavra refutar para uma pergunta acerca de Gettier. Toda a gente sabia a resposta mas pouca gente sabia o significado de refutar e quando alguém teve coragem de o perguntar a professora foi humilhado. A professora disse que era uma palavra do domínio comum. A verdade é que só eu sabia o significado mas não o consegui dizer as pessoas, embora tivesse tentado fui quase apanhado pela professora.
Agora a pergunta é "A  professora fez bem em humilhar e recusar-se a ajudar?" 
Eu acho que não, porque do que falamos com outras turmas poucos sabiam o significado. E vocês, alunos e professores, que dizem?
 

Não acho bem recusar-se a ajudar como é lógico e humilhar ainda pior, não sei em que mundo ela vive mas refutar não é propriamente do dominio comum, ainda para mais estamos a falar de jovens, e no livro e em aulas usam muito essa palavra ou é raro referirem-na?

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

11º ano e não sabem o que é refutar? Pois amigos, algo está errado. Alguém chegou mais longe do que devia. 

Cada vez noto mais que os miudos são todos umas flores. O prof humilhou-vos? E depois? Fazem poker face e seguem com a vida. Ao menos tentaram. Agora andarem cheios de medo de alguém que, muitas vezes, nem cumpre os cargos profissionais como deviam e com profissionalismo? E quando estão no vosso direito de esclarecer uma dúvida? Por favor, cresçam um bocadinho ou serão engolidos pelo que há fora da Escola. Aliás, nem é engolidos, é trucidados. 

  • Gosto 8
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 horas, Factos Televisos disse:

Não acho bem recusar-se a ajudar como é lógico e humilhar ainda pior, não sei em que mundo ela vive mas refutar não é propriamente do dominio comum, ainda para mais estamos a falar de jovens, e no livro e em aulas usam muito essa palavra ou é raro referirem-na?

Não costumamos usar essa palavra. Eu conheço a de a ver em livros, para mim era algo comum...

há 5 horas, Ambrósio disse:

Nós aprendemos essa palavra no ano passado, havia os argumentos, os contra-argumentos, depois uma refutação dos mesmos. Pelo que entendi, serve para responder a argumentos de forma a provar que existe um argumento melhor... (é confuso eu sei xD). Mas acho mal a professora ter feito isso... além disso, sendo professora de Filosofia já devia ter ensinado a palavra (no 10ºAno foi ela a dar-vos aulas?). Se visses os meus apontamentos do ano passado a palavra "refutação" está lá imensas vezes.  :)

Pois, essa palavra nunca foi referida em apontamentos nossos, de facto.

há 4 horas, Duarte disse:

11º ano e não sabem o que é refutar? Pois amigos, algo está errado. Alguém chegou mais longe do que devia. Cada vez noto mais que os miudos são todos umas flores. O prof humilhou-vos? E depois? Fazem poker face e seguem com a vida. Ao menos tentaram. Agora andarem cheios de medo de alguém que, muitas vezes, nem cumpre os cargos profissionais como deviam e com profissionalismo? E quando estão no vosso direito de esclarecer uma dúvida? Por favor, cresçam um bocadinho ou serão engolidos pelo que há fora da Escola. Aliás, nem é engolidos, é trucidados. 

Sim, de facto, tu tens razão. Apenas quis expor o caso e ver as várias respostas.
 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, Duarte disse:

11º ano e não sabem o que é refutar? Pois amigos, algo está errado. Alguém chegou mais longe do que devia. 

Cada vez noto mais que os miudos são todos umas flores. O prof humilhou-vos? E depois? Fazem poker face e seguem com a vida. Ao menos tentaram. Agora andarem cheios de medo de alguém que, muitas vezes, nem cumpre os cargos profissionais como deviam e com profissionalismo? E quando estão no vosso direito de esclarecer uma dúvida? Por favor, cresçam um bocadinho ou serão engolidos pelo que há fora da Escola. Aliás, nem é engolidos, é trucidados. 

E depois que um professor não pode fazer isso, demonstra uma falta de profissionalismo brutal. Um professor NUNCA pode fazer um aluno sentir-se mal por ter uma duvida ou por ter dificuldades, quem o faz é péssimo professor e não devia sequer dar aulas.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, Forbidden disse:

E depois que um professor não pode fazer isso, demonstra uma falta de profissionalismo brutal. Um professor NUNCA pode fazer um aluno sentir-se mal por ter uma duvida ou por ter dificuldades, quem o faz é péssimo professor e não devia sequer dar aulas.

Exato. Felizmente nunca tive nenhum que me humilhasse ou a mim ou a algum colega. No geral, não tenho muita razão de queixa quanto aos professores (já tive uns menos bons, mas no Secundário tenho gostado imenso dos que tenho).

há 11 minutos, André Sousa disse:

Não costumamos usar essa palavra. Eu conheço a de a ver em livros, para mim era algo comum...

Pois, essa palavra nunca foi referida em apontamentos nossos, de facto.

Então vocês não foram lá muito bem ensinados... nós em testes tivemos de refutar e saber refutações (sobretudo quanto ao Libertismo, Utilitarismo etc...).

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 minutos, Forbidden disse:

E depois que um professor não pode fazer isso, demonstra uma falta de profissionalismo brutal. Um professor NUNCA pode fazer um aluno sentir-se mal por ter uma duvida ou por ter dificuldades, quem o faz é péssimo professor e não devia sequer dar aulas.

E a minha ainda faz pior, vai para as outras turmas humilhar a nossa turma ainda mais.

Editado por André Sousa
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 03/02/2017 at 16:36, Ambrósio disse:

Aqui não houve. Mas a greve era porquê? Nem sequer vi nas notícias (se bem que tenho estado um pouco "desligado" devido aos estudos).

Greve da função pública, dos funcionários das escolas. Acho que não era tanto por causa de salários mas sim pelo alegado excesso de trabalho e falta de pessoal.

há 6 horas, André Sousa disse:

No teste de Filosofia a professora usou a palavra refutar para uma pergunta acerca de Gettier. Toda a gente sabia a resposta mas pouca gente sabia o significado de refutar e quando alguém teve coragem de o perguntar a professora foi humilhado. A professora disse que era uma palavra do domínio comum. A verdade é que só eu sabia o significado mas não o consegui dizer as pessoas, embora tivesse tentado fui quase apanhado pela professora.
Agora a pergunta é "A  professora fez bem em humilhar e recusar-se a ajudar?" 
Eu acho que não, porque do que falamos com outras turmas poucos sabiam o significado. E vocês, alunos e professores, que dizem?
 

Eu acho que essa situação está condicionada pelo contexto, vocês estavam em teste e pode ter sido esse o motivo de ela se recusar a explicar e por defender que para tirar dúvidas existem as aulas. Humilhar considero desnecessário, bastava não responder e na aula seguinte esclarecer a questão.

O termo "refutar" faz parte do vocabulário próprio da disciplina e deve ser ensinado, pelo menos as minhas professoras diziam-no várias vezes e explicaram-nos o significado. Nunca tinha tido contacto com o termo fora da disciplina, mas isso cada um tem uma experiência diferente. Se a tua não o usa e não está nos vossos manuais e apontamentos, pode ser uma falha. A refutação é a base de várias partes da matéria, se ela não o dá nas aulas não o devia por no teste com esse termo.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu vou só dizer uma coisa. Há pessoas que pensam que os professores são uns intocáveis, mas não são. Eles tem um emprego pra manter, tem muito mais a perder que um aluno. E na maioria dos casos basta haver queixas de alunos ou um pai/mãe ir ter uma conversinha com o professor/a pra ele piar logo mais baixo.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Forbidden disse:

Eu vou só dizer uma coisa. Há pessoas que pensam que os professores são uns intocáveis, mas não são. Eles tem um emprego pra manter, tem muito mais a perder que um aluno. E na maioria dos casos basta haver queixas de alunos ou um pai/mãe ir ter uma conversinha com o professor/a pra ele piar logo mais baixo.

Nem sempre é assim, Forbs.

Infelizmente, no meu 12º ano tive um professor que mudou completamente de atitude com os alunos em relação ao 10º e 11º. Nesses dois anos tínha-nos dado Economia A e prometia mundos e fundos se nós fôssemos para Sociologia no 12º, o que efetivamente acabou por acontecer. Sejamos honestos, ninguém escolhe as opcionais no 12º porque gosta da disciplina ou se alguém o faz não está a usar os neurónios a 100%. As opcionais de 12º servem única e exclusivamente para subir a média do Secundário com duas notas compreendidas entre 18 e 20. E escolhemos todos Sociologia porque a média de notas à disciplina rondava os 19,7. Quando começou o 12º, o professor parecia outro. Descarregava em nós as frustrações dele, humilhava quem lhe fizesse qualquer pergunta por não ter percebido, porque "era lógico e tão simples que até um cego dos três olhos vê" (tudo isto palavras dele).

Mas o caldo começou a entornar a sério quando saíram as notas de final do 1º período. Eu era delegado de turma e a minha turma só votou em mim para o ser porque sabiam que eu era o único que, caso houvesse conflito entre professores e alunos, "os tinha no sítio" para falar e enfrentar os professores. No final do 1º período, a média da turma rondou o 13, sendo que no teste a média tinha sido de 16. Logicamente, todos ficamos revoltados e sem perceber o facto de recebermos notas 3 valores abaixo daquilo para que trabalhávamos. Falei com a turma e confrontei o professor, de forma clara, calma e educada. Sendo que ele se virou para mim e disse, à frente de toda a turma: "Mas quem és tu para dar opinião sobre as notas dos teus colegas? O que é que tu percebes disto? Eu dei as notas que dei e foi para não dar menos, que era o que vocês mereciam." Expusemos o caso ao diretor de turma e ele, apesar de ser um excelente diretor de turma, dos melhores que tive mesmo, nada conseguiu fazer.

Acontece que eu era considerado no 10º e 11º ano um dos alunos preferidinhos do professor. Nunca aceitei essa distinção, apesar de reconhecer que a mesma existisse. Tendo ficado despeitado pelo facto de eu o confrontar com a situação das notas, ele começou a falar mal de mim nas turmas dele de 10º e 11º, chamando-me de "ingrato e zequinha, que acha que manda alguma coisa." O pessoal de 10º e 11º veio falar comigo e contou-me o que aconteceu. Eu fervo em pouca água, e ali o caneco já estava era vazio. Quando voltei a ter aula com ele, ele começou a disparar para o ar um monte de indiretas e boquinhas em vez de dar a matéria,  mas sem nunca mencionar o meu nome. O sangue subiu-me à cabeça e disse-lhe que esperava dele pelo menos a coragem de me dizer as coisas na cara. O homem enrubesceu e começou a disparatar para ali que não sabia do que é que eu estava a falar. Então eu confrontei-o com aquilo que soube que ele tinha dito nas outras turmas. A reação dele? Expulsou-me da sala! E eu saí, batendo a porta, mas dirigi-me imediatamente para a Direção da escola. Quem me atendeu foi a sub-diretora da escola. E eu disse-lhe que queria fazer queixa do professor Gil Morgado dos Santos. Expus o caso, tremendo de raiva e nervosismo, enquanto ele me ouvia e fazia um desenho numa folha de papel. E então eu olhei para a placa na mesa dela, que dizia "Lígia Morgado dos Santos - subdiretora". Isso mesmo! Ela era esposa do professor! O resultado? Ela mandou-me sair e disse que ia ver o que podia fazer.

Na aula seguinte, tive que aguentar ver o professor a humilhar-me com ar de Todo-Poderoso e a gozar com o facto de ter ido fazer queixa à subdiretora, que nunca o iria prejudicar. E é este o país que temos! Onde o marido da subdiretora pode fazer gato e sapato do aluno porque sabe que nunca lhe será imputada qualquer responsabilidade nem imposta qualquer consequência. Infelizmente, ainda há algumas abentesmas que se safam impúnes, estando praticamente intocáveis.

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Visky disse:

Na minha escola a professora de educação sexual é homofóbica. :O Alguém sabe como se pode denunciar esta situação de forma anónima? 

Cria um mail que não o teu e envia mail para escola a dizer que és um aluno da escola que prefere não se identificar.

Spoiler

Btw, educação sexual foi promovida a disciplina independente?

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Filipe Luís disse:

Cria um mail que não o teu e envia mail para escola a dizer que és um aluno da escola que prefere não se identificar.

  Mostrar conteúdo escondido

Btw, educação sexual foi promovida a disciplina independente?

 

Não, a professora vai dar palestras em todas as turmas várias vezes ao longo do ano e diz que os gays são só "homens que querem ser mulheres" e insulta-os de todas as formas possíveis. :| 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...