Jump to content

Escola


SecretNavy

Posts Recomendados

On 15/02/2017 at 19:09, Yggdrasil disse:

E depois ainda dizem que os alunos de Ciências não precisam de Português para nada. :smoke:

On 15/02/2017 at 19:20, D007 disse:

Não deixa de ser verdade. Sou aluno de Ciências, não gosto de Português, mas sei escrever bem... :rolleyes:

On 15/02/2017 at 19:27, Yggdrasil disse:

Eu também sou aluno de Ciências (agora na faculdade :haha:) e sempre gostei de Português, mas também sempre tive sorte com as professoras que me calhavam que eram excelentes. Talvez haja um exagero de obras dadas, mas não é isso que faz com que a disciplina seja inútil. É muito importante no mundo do trabalho saber escrever e falar bem, e tu que és médico devias saber isso. :yes:

#fimdeoff #tenhoaliaTyraparacuidar

Li os vossos comentários e não pude deixar de os "comentar", porque também sou um aluno de Ciências :P(movi para aqui para não criar off)

Concordo com o que dizem, que a disciplina de Português é importante, mas tal como o Ygg disse, damos obras a mais (e acho que com o novo programa ainda é pior), como já disse há uns tempos devia voltar a haver Português B para a nossa área como há uns anos havia. Mas apesar de tudo este ano estou a gostar mais das obras do que das do ano passado, e a professora deste ano também explica melhor, além disso, subi a nota para 16 no último teste (e estudei tudo sozinho, sem explicações como a maioria). Saiu Frei Luís de Sousa que tb é uma obra acessível na minha opinião. :) Agora para o próximo sai Amor de Perdição que não gostei tanto mas não acho complicado, é basicamente uma novela.

@André Sousa@ManuelM@D007 vocês estão onde neste momento em Português? 

 

 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, Ambrósio disse:

Li os vossos comentários e não pude deixar de os "comentar", porque também sou um aluno de Ciências :P(movi para aqui para não criar off)

Concordo com o que dizem, que a disciplina de Português é importante, mas tal como o Ygg disse, damos obras a mais (e acho que com o novo programa ainda é pior), como já disse há uns tempos devia voltar a haver Português B para a nossa área como há uns anos havia. Mas apesar de tudo este ano estou a gostar mais das obras do que das do ano passado, e a professora deste ano também explica melhor, além disso, subi a nota para 16 no último teste (e estudei tudo sozinho, sem explicações como a maioria). Saiu Frei Luís de Sousa que tb é uma obra acessível na minha opinião. :) Agora para o próximo sai Amor de Perdição que não gostei tanto mas não acho complicado, é basicamente uma novela.

@André Sousa@ManuelM@D007 vocês estão onde neste momento em Português? 

 

 

Eu acabei agora Amor de Perdição. Uma seeeeca, só gajos dementes que pensam que suicídio é romântico... Por muito que tente compreender onde está o romantismo, não consigo. :rolleyes:

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, D007 disse:

Eu acabei agora Amor de Perdição. Uma seeeeca, só gajos dementes que pensam que suicídio é romântico... Por muito que tente compreender onde está o romantismo, não consigo. :rolleyes:

"Amor de Perdição" é uma excelente obra de Camilo Castelo Branco. Um dos grandes clássicos da Literatura Portuguesa! Mas acho que "Viagens Na Minha Terra" do Garrett é melhor. :P Nesse teu comentário tens aí umas coisas gravíssimas que me levam a entender que não entendes o que é o Romantismo e que deves achar que isso é o que lês nos livros da Margarida Rebelo Pinto ou nas novelas da TVI. O Romantismo está presente em todo o livro (amor impossível, mulher-anjo, final trágico...)

 

há 12 minutos, Ambrósio disse:

Li os vossos comentários e não pude deixar de os "comentar", porque também sou um aluno de Ciências :P(movi para aqui para não criar off)

Concordo com o que dizem, que a disciplina de Português é importante, mas tal como o Ygg disse, damos obras a mais (e acho que com o novo programa ainda é pior), como já disse há uns tempos devia voltar a haver Português B para a nossa área como há uns anos havia. Mas apesar de tudo este ano estou a gostar mais das obras do que das do ano passado, e a professora deste ano também explica melhor, além disso, subi a nota para 16 no último teste (e estudei tudo sozinho, sem explicações como a maioria). Saiu Frei Luís de Sousa que tb é uma obra acessível na minha opinião. :) Agora para o próximo sai Amor de Perdição que não gostei tanto mas não acho complicado, é basicamente uma novela.

@André Sousa@ManuelM@D007 vocês estão onde neste momento em Português? 

 

 

O programa de Português anterior era muito mau. Estamos no Ensino Secundário querem dar o quê? Os verbos do conjuntivo? A carta? Só faz sentido leccionar educação literária de qualidade. :) Ter Português A e B não faz sentido porque existe a disciplina de Literatura Portuguesa. E, pela milésima vez, Para vcs (Ciências) ficarem com uma disciplina (atualmente da componente geral) DE GRAU B e nós (Humanidades)de GRAU A, Nós também teríamos que ter uma de GRAU B (da componente geral) e vocês de GRAU A. Entendidos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, Visky disse:

"Amor de Perdição" é uma excelente obra de Camilo Castelo Branco. Um dos grandes clássicos da Literatura Portuguesa! Mas acho que "Viagens Na Minha Terra" do Garrett é melhor. :P Nesse teu comentário tens aí umas coisas gravíssimas que me levam a entender que não entendes o que é o Romantismo e que deves achar que isso é o que lês nos livros da Margarida Rebelo Pinto ou nas novelas da TVI. O Romantismo está presente em todo o livro (amor impossível, mulher-anjo, final trágico...)

Eu nunca li "Amor de Perdição". Achas o livro recomendável para uma pessoa que pensa que precisa de ajuda de um psiquiatra por não conseguir lidar mais com a desilusão amorosa?

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, Visky disse:

"Amor de Perdição" é uma excelente obra de Camilo Castelo Branco. Um dos grandes clássicos da Literatura Portuguesa! Mas acho que "Viagens Na Minha Terra" do Garrett é melhor. :P Nesse teu comentário tens aí umas coisas gravíssimas que me levam a entender que não entendes o que é o Romantismo e que deves achar que isso é o que lês nos livros da Margarida Rebelo Pinto ou nas novelas da TVI. O Romantismo está presente em todo o livro (amor impossível, mulher-anjo, final trágico...)

Gravíssimo é haver gente que não sabe quando usar um "à" ou quando usar um "há" ou não saber conjugar um verbo, isso sim é gravíssimo. Se não entendo a tragédia do romantismo, não entendo. Nem tenho de entender. Temos direito a ter as nossas ideias. Não tenho que me subjugar àquilo que um escritor diz ou pensa, era só o que mais faltava. Lá porque está no programa de Português, não quer dizer que tenhamos de adorar e partilhar daquilo que é escrito...

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

18 minutes ago, D007 said:

Eu acabei agora Amor de Perdição. Uma seeeeca, só gajos dementes que pensam que suicídio é romântico... Por muito que tente compreender onde está o romantismo, não consigo. :rolleyes:

Experimenta ler Viagens na Minha Terra, então. Isso sim é uma seca. Só se aproveita a parte da novela. E mesmo essa, não é grande coisa. Mas em contraste com a descrição das viagens do Garrett e as suas divagações, é ótima. xD 

Nem a minha professora gosta. :haha:

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, ricardotv1 disse:

Experimenta ler Viagens na Minha Terra, então. Isso sim é uma seca. Só se aproveita a parte da novela. E mesmo essa, não é grande coisa. Mas em contraste com a descrição das viagens do Garrett e as suas divagações, é ótima. xD 

Nem a minha professora gosta. :haha:

A minha stora diz que preferia dar o Viagens à Minha Terra. Parece que fazia parte do programa antigo e retiraram.

Mas o que vale é que, do Amor de Perdição, só damos 4 extratos de capítulos. :mosking:

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, D007 disse:

Gravíssimo é haver gente que não sabe quando usar um "à" ou quando usar um "há" ou não saber conjugar um verbo, isso sim é gravíssimo. Se não entendo a tragédia do romantismo, não entendo. Nem tenho de entender. Temos direito a ter as nossas ideias. Não tenho que me subjugar àquilo que um escritor diz ou pensa, era só o que mais faltava. Lá porque está no programa de Português, não quer dizer que tenhamos de adorar e partilhar daquilo que é escrito...

E é grave, sim, dar esses erros. Por vezes dou pois não sou perfeito e nós aqui escrevemos à pressa mas o que mais me faz cometer essas gralhas é o telemóvel. 

Não tens de entender? Pois claro que não tens. Tu nem sequer vais ter que fazer a disciplina de Português nem um Exame Nacional onde isso até pode ser uma das perguntas ou temas....ora essa! :) 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 16 minutos, Visky disse:

 

 

O programa de Português anterior era muito mau. Estamos no Ensino Secundário querem dar o quê? Os verbos do conjuntivo? A carta? Só faz sentido leccionar educação literária de qualidade. :) Ter Português A e B não faz sentido porque existe a disciplina de Literatura Portuguesa. E, pela milésima vez, Para vcs (Ciências) ficarem com uma disciplina (atualmente da componente geral) DE GRAU B e nós (Humanidades)de GRAU A, Nós também teríamos que ter uma de GRAU B (da componente geral) e vocês de GRAU A. Entendidos?

Bem dito. Já estou farto que os alunos de Ciências acharem que devem ter os testes de Português mais fáceis.

A minha professora é que nos faz testes mais difíceis do que às turmas de Ciências, mas mesmo assim temos melhores notas.

E quanto aos novos programas, acho que fizeram boas alterações. Apenas acho que a Português no 3º ciclo se lecionam muitas obras de Sophia de Mello Breyner. Mesmo para as outras disciplinas, como a Matemática do 3º ciclo, o novo programa abandonou mais a calculadora, o que pode ser útil futuramente. E mesmo as metas foram bem introduzidas, pois assim os professores têm que dar aqueles tópicos específicos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, ricardotv1 disse:

Experimenta ler Viagens na Minha Terra, então. Isso sim é uma seca. Só se aproveita a parte da novela. E mesmo essa, não é grande coisa. Mas em contraste com a descrição das viagens do Garrett e as suas divagações, é ótima. xD 

Nem a minha professora gosta. :haha:

São gostos. Há pessoas que não gostam muito do livro. Mas ele é importante para entender o Romantismo :) 

há 3 minutos, D007 disse:

A minha stora diz que preferia dar o Viagens à Minha Terra. Parece que fazia parte do programa antigo e retiraram.

Mas o que vale é que, do Amor de Perdição, só damos 4 extratos de capítulos. :mosking:

VNMT faz parte do programa é em opção com AdP.

há 10 minutos, srcbica disse:

Eu nunca li "Amor de Perdição". Achas o livro recomendável para uma pessoa que pensa que precisa de ajuda de um psiquiatra por não conseguir lidar mais com a desilusão amorosa?

Os livros românticos são muito trágicos e um bocadinho deprimentes. Talvez não seja muito bom. Queres a sugestão de um livro?

há 1 minuto, Televisão 10 disse:

Bem dito. Já estou farto que os alunos de Ciências acharem que devem ter os testes de Português mais fáceis.

A minha professora é que nos faz testes mais difíceis do que às turmas de Ciências, mas mesmo assim temos melhores notas.

E quanto aos novos programas, acho que fizeram boas alterações. Apenas acho que a Português no 3º ciclo se lecionam muitas obras de Sophia de Mello Breyner. Mesmo para as outras disciplinas, como a Matemática do 3º ciclo, o novo programa abandonou mais a calculadora, o que pode ser útil futuramente. E mesmo as metas foram bem introduzidas, pois assim os professores têm que dar aqueles tópicos específicos.

O programa está muito melhor. :) Quanto à Sophia ela é única....e as obras dela são muito importantes para o Básico. 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Visky disse:

E é grave, sim, dar esses erros. Por vezes dou pois não sou perfeito e nós aqui escrevemos à pressa mas o que mais me faz cometer essas gralhas é o telemóvel. 

Não tens de entender? Pois claro que não tens. Tu nem sequer vais ter que fazer a disciplina de Português nem um Exame Nacional onde isso até pode ser uma das perguntas ou temas....ora essa! :) 

Quando digo entender, não falo em compreender o texto e as ideias deste, como de qualquer outro. Falo sim em entender a ideologia, certos pontos do ideal romântico, que para mim representam apenas um potencial índice de problemas psicológicos... Mas também já não há nada a fazer, que os escritores românticos já se foram desta para melhor... :rolleyes:

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, Visky disse:

São gostos. Há pessoas que não gostam muito do livro. Mas ele é importante para entender o Romantismo :) 

VNMT faz parte do programa é em opção com AdP.

Os livros românticos são muito trágicos e um bocadinho deprimentes. Talvez não seja muito bom. Queres a sugestão de um livro?

O programa está muito melhor. :) Quanto à Sophia ela é única....e as obras dela são muito importantes para o Básico. 

A minha professora de Português deu a entender que escolheram tantas obras dela devido a interesses...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 44 minutos, Ambrósio disse:

Li os vossos comentários e não pude deixar de os "comentar", porque também sou um aluno de Ciências :P(movi para aqui para não criar off)

Concordo com o que dizem, que a disciplina de Português é importante, mas tal como o Ygg disse, damos obras a mais (e acho que com o novo programa ainda é pior), como já disse há uns tempos devia voltar a haver Português B para a nossa área como há uns anos havia. Mas apesar de tudo este ano estou a gostar mais das obras do que das do ano passado, e a professora deste ano também explica melhor, além disso, subi a nota para 16 no último teste (e estudei tudo sozinho, sem explicações como a maioria). Saiu Frei Luís de Sousa que tb é uma obra acessível na minha opinião. :) Agora para o próximo sai Amor de Perdição que não gostei tanto mas não acho complicado, é basicamente uma novela.

@André Sousa@ManuelM@D007 vocês estão onde neste momento em Português? 

 

 

Tenho amanhã teste sobre "Amor de Perdição" e não sei nada :crying: 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, Visky disse:

Os livros românticos são muito trágicos e um bocadinho deprimentes. Talvez não seja muito bom. Queres a sugestão de um livro?

Coitado do Camilo. Ele sofria do mesmo mal que eu, por isso tenho curiosidade e estou reticente ao mesmo tempo. As suas personagens refletiam muito o que ele pensava, o que sentia e, por isso, mesmo, gostava de ler histórias com as quais eu me pudesse rever nos personagens, mas esses finais trágicos, que possivelmente já eram um "aviso" do que o Camilo queria cometer, são tão... Está-me a faltar a palavra... Não dão esperança, pelo contrário, chegam mesmo a dar a entender que a vida não presta, que é uma m****... Até é de admirar darem uma obra dele a adolescentes, é uma fase tão difícil. Presumo que acharam que as desilusões de Camões não era o suficiente. Era preciso ensinar algo mais forte. Mas era assim que o Camilo se sentia, ele só colocava nos livros o seu estado de espírito.

Sim, quero, sim, obrigado.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem-me aqueles que gostam, mas há obras que são elevadas a um ponto tal que me fazem pensar "O que é que isto tem a mais que o livro de Uma Aventura que apresentei no sexto ano?". O Camilo é um bom exemplo. As suas obras são boas, mas não vejo porque têm a necessidade de serem lecionadas. Eça sim, é digno de estar no programa. É apenas uma opinião... Camilo não conquista.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, srcbica disse:

Eu nunca li "Amor de Perdição". Achas o livro recomendável para uma pessoa que pensa que precisa de ajuda de um psiquiatra por não conseguir lidar mais com a desilusão amorosa?

É que não mesmo, só se quiseres ficar ainda mais deprimido :mosking:

há 54 minutos, D007 disse:

A minha stora diz que preferia dar o Viagens à Minha Terra. Parece que fazia parte do programa antigo e retiraram.

Mas o que vale é que, do Amor de Perdição, só damos 4 extratos de capítulos. :mosking:

Ainda faz parte, pode-se optar por esse ou por Amor de Perdição.

há 51 minutos, Televisão 10 disse:

E quanto aos novos programas, acho que fizeram boas alterações. Apenas acho que a Português no 3º ciclo se lecionam muitas obras de Sophia de Mello Breyner. Mesmo para as outras disciplinas, como a Matemática do 3º ciclo, o novo programa abandonou mais a calculadora, o que pode ser útil futuramente. E mesmo as metas foram bem introduzidas, pois assim os professores têm que dar aqueles tópicos específicos.

Quanto às calculadoras, eles que façam o que bem entenderem nos novos programas, mas não acho normal terem-nos tirado a gráfica em FQ no 11ºAno, quando passámos o 10º todo com ela. Por mim tinham feito isto aos alunos que tinham entrado no secundário neste ano letivo, e não em nós (de 2000). Como diz o meu professor, mudaram-nos "as regras a meio do jogo"... uma falta de respeito para nós alunos e para os professores. Por exemplo tb em MAT, o programa mudou todo e a nossa professora nem sabe bem o que demos no 10º (ela não foi nossa no 10º) e às vezes confundimos coisas por causa disso... Mas enfim, supostamente o sistema de ensino português está a ser muito valorizado positivamente... :rolleyes: Enfim.

há 47 minutos, ManuelM disse:

Tenho amanhã teste sobre "Amor de Perdição" e não sei nada :crying: 

Boa sorte :P Eu para o teste de "Frei Luís de Sousa" basicamente li um livro de resumos da "Ideias de Ler" sobre a obra e vi as partes que analisámos em aula e correu super bem, agora vou fazer o mesmo com "Amor de Perdição". Já é um bocado tarde para te aconselhar, mas eu desde que comecei a ler estes livros de resumos a coisa tem corrido melhor ;):)

há 47 minutos, D007 disse:

Não faz não. As outras opções são de Alexandre Herculano e Garrett.

VNMT é de Garrett :P 

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, ManuelM disse:

O meu livro também só tem o "Amor de Perdição"! Cada escola deve dar dependendo da obra que estiver no manual adotado

Não é isso. No meu manual nesse capítulo tem 3 obras de opção e só se dá uma. Mas eu acho que o meu livro não tem VNMT.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não dei o Amor de Perdição na escola, nem nunca o li. Mas sinceramente, não vejo qual é o drama? Já desde o Romeu e Julieta que existem histórias de amor trágicas que acabam em suicídio, isso não é algo raro. É ficção, não quer dizer que se deva seguir o exemplo. Um bom livro entretém acima de tudo, e também analisa alguma coisa da natureza humana e/ou da sociedade.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...