Jump to content

Sexualidade


Rodolfo

Posts Recomendados

há 27 minutos, Tiago João disse:

Não foi isso que mostraram acima ;) Nem foi isso que disseram sobre as imagens de colorir.

De facto, acaba por ser verdade o que o @RPSG disse. O RAP mostrou várias páginas e há exercícios com o mesmo grau de dificuldade, outros que são mais difíceis para os rapazes e outros que são mais difíceis para as raparigas. A comunicação social (ou melhor, um fulano qualquer lembrou-se de postar nas redes sociais) é que pegou apenas em 2 imagens muito específicas, e acabou por desviar para o lado que mais lhes convinha, que é o lado que dá para fazer notícia. Acho que um dos motivos foi o facto de os 2 livros terem ilustradores diferentes, e então, os labirintos por exemplo ficaram com dificuldades diferentes (mas tanto era mais difícil de um lado como do outro).

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, D007 disse:

De facto, acaba por ser verdade o que o @RPSG disse. O RAP mostrou várias páginas e há exercícios com o mesmo grau de dificuldade, outros que são mais difíceis para os rapazes e outros que são mais difíceis para as raparigas. A comunicação social (ou melhor, um fulano qualquer lembrou-se de postar nas redes sociais) é que pegou apenas em 2 imagens muito específicas, e acabou por desviar para o lado que mais lhes convinha, que é o lado que dá para fazer notícia. Acho que um dos motivos foi o facto de os 2 livros terem ilustradores diferentes, e então, os labirintos por exemplo ficaram com dificuldades diferentes (mas tanto era mais difícil de um lado como do outro).

Mas ainda assim não consigo concordar em haverem duas versões diferentes, com temáticas diferentes. Pode não ser tão escandaloso ou mau como pensava, mas não deixa de ser algo negativo, até porque está inerente o que disse acima - seguir estereótipos. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Tiago João disse:

Mas ainda assim não consigo concordar em haverem duas versões diferentes, com temáticas diferentes. Pode não ser tão escandaloso ou mau como pensava, mas não deixa de ser algo negativo, até porque está inerente o que disse acima - seguir estereótipos. 

Sim, mas isso já é outro assunto. Mas também não é assim tão negativo, porque, por exemplo, até há um exercício em que a rapariga está a contar os quadrados no museu e o rapaz a contar os quadradinhos do prédio à porta do prédio. O RAP até brincou com isso. :haha: E como este há mais. É claro que não deixam de ser pouco recomendáveis este tipo de estereótipos, mas também não é algo tão "século passado" como "rapazes - carros, raparigas - lida da casa", como muita gente fez crer. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu estive fora estes dias todos e quase sem notícias sobre o que se passava em Portugal, por isso não acompanhei de perto a histeria causada por causa destes manuais escolares. Mas digo-vos: isto é muito preocupante. 

Em primeiro lugar, segundo eu me apercebi, o jornal Público, cuja qualidade é considerável, decide fazer uma notícia sobre um suposto bloco de atividades que tinha um comportamento discriminatório e que dava um labirinto difícil aos meninos e um labirinto fácil às meninas. Como é óbvio, tal é inaceitável; como é óbvio, as diferenças cognitivas entre rapazes e raparigas, apesar de existirem numa escala diminuta, não são propiciadoras de tamanho insulto à inteligência para as meninas. No entanto, o que aconteceu - e numa sede gritante por cliques e visualizações -, a comunicação social encontrou um novo ódio de estimação e decidiu fazer notícias sobre o assunto, sem se informar devidamente primeiro e mostrando apenas uma versão dos factos, dado que fez notícias sobre 1 página e nem se dignou a ler o restante caderno. Para quê, se ler o restante livro não nos dá notícias propiciadoras de clikbait? Realmente, não vale a pena! E friso: a comunicação social TODA do nosso país. Algo vai muito mal, de facto. Agora a imprensa só julga de um lado? Eu não sou jornalista, mas sei que, conforme o bom-senso diz, devemos de ouvir os dois lados da história, o que não aconteceu. Ademais, e ainda mais grave, é que nem o analisaram de forma razoável. Como é que isto é possível? Como? Como é que supostamente profissionais licenciados com carreiras de muitos anos deixam que isto aconteça? É de uma falta de profissionalismo gritante. 

Em segundo lugar, cai tudo em cima das autoras e da editora. Se me dizem que há diferenciações de género evitáveis e a distinção caia no exagero, eu concordo. Há e não é pouco, acabando por se tornar evitável. Mas também percebo que haja pressões que se prendem a razões economicistas, que fez a Porto Editora tomar esta decisão. É normal esta distinção existir, também há zonas de brinquedos distintas para meninos e meninas. Cabe aos pais a tarefa de mostrar o que aquilo não é correto e não comprar o livro. Voltando à polémica, acusar as autoras de serem machistas por causa de uma página? De uma página? Meus amigos, errar é humano, muitas vezes há interpretações que nos escapam a fazerem exercícios. Mas não, agora o que está na moda são os linchamentos gratuitos sem qualquer nexo e por razões inócuas. Sabem o que me lembra? A inquisição. Parecemos uns tolinhos a encontrar vilões e depois gostamos de os ver a arder, disparando ondas de ódio contra eles. É triste, é triste ainda para mais numa sociedade escolarizada. Contudo, apesar da dimensão ser escusada e de haver muito rebaixamento gratuito, a culpa é de quem informa. Aliás, eu cada vez mais não me acredito na imprensa. Cada vez mais somos confrontados com invenções e truques, partes (estes sim!) de uma agenda estranha e pouco isenta.

Em terceiro lugar, fiquei chocada em saber como é que o Ministério da Educação (ou os Secretários-Gerais), que tem como função a supervisão e que tem como princípio o total apuramento da verdade, toma aquela decisão absolutamente terrorífica de "recomendar o livro do mercado", com base numa calúnia?! Mas isto cabe na cabeça de alguém? Um elemento que devia de ouvir os dois lados, agora lança despachos assim, completamente arbitrários? Ainda para mais, recomendou a retirada do livro do mercado. Isto aqui é que eu não entendo, esta atitude altiva. Não se recomendam retiradas de livros, quando não vão contra a liberdade de ninguém. Podem ser antiquados, mostrar uma visão do mundo assustadora, mas faz parte da nossa liberdade escolher aquilo que queremos dar às nossas crianças. O Governo deveria ter sim alertado para a situação (informar-se melhor previamente também não seria má ideia).

Enfim, a informação é realmente uma arma muito poderosa. É pena que esta arma esteja a ser usada para disparar para alvos pouco importantes, enquanto outros que verdadeiramente importam estejam à solta, sem haver um foco para os mesmos. É bom que comece a haver mais precisão, ou entraremos numa sociedade histérica que por tudo faz um auto-de-fé e que se moverá cada vez mais para ondas de ódio.

Editado por Ana Maria Peres
  • Gosto 8
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Ana Maria Peres só para esclarecer que eu não acusei as autoras de nada e não li nada dos livros a não ser do que postaram aqui, portanto, expressei-me relativamente ao que aqui foi colocado e só ao que aqui foi colocado e disse a minha opinião acerca disso. Não concordo. Quanto à decisão do Ministério da Educação, não me pronunciei sobre o assunto, mas também foi porque não percebo muito disso da política :ph34r:

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Tiago João disse:

@Ana Maria Peres só para esclarecer que eu não acusei as autoras de nada e não li nada dos livros a não ser do que postaram aqui, portanto, expressei-me relativamente ao que aqui foi colocado e só ao que aqui foi colocado e disse a minha opinião acerca disso. Não concordo. Quanto à decisão do Ministério da Educação, não me pronunciei sobre o assunto, mas também foi porque não percebo muito disso da política :ph34r:

Ó Tiago, isto não é para ti nem para ninguém do fórum. :haha: De forma alguma, eu nem li o que se passou no tópico, é mesmo apenas e só daquilo que colectei de outros sites. :P 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, Ana Maria Peres disse:

Ó Tiago, isto não é para ti nem para ninguém do fórum. :haha: De forma alguma, eu nem li o que se passou no tópico, é mesmo apenas e só daquilo que colectei de outros sites. :P 

Tenho de perder esta mania da perseguição :ph34r:

  • Haha 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 42 minutos, Tiago João disse:

Mas ainda assim não consigo concordar em haverem duas versões diferentes, com temáticas diferentes. Pode não ser tão escandaloso ou mau como pensava, mas não deixa de ser algo negativo, até porque está inerente o que disse acima - seguir estereótipos. 

O RAP também disse que achava isso mal. Eu também acho, mas o tópico da discussão era os exercícios serem mais difíceis para um sexo do que para o outro.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 35 minutos, Ana Maria Peres disse:

Em terceiro lugar, fiquei chocada em saber como é que o Ministério da Educação (ou os Secretários-Gerais), que tem como função a supervisão e que tem como princípio o total apuramento da verdade, toma aquela decisão absolutamente terrorífica de "recomendar o livro do mercado", com base numa calúnia?! Mas isto cabe na cabeça de alguém? Um elemento que devia de ouvir os dois lados, agora lança despachos assim, completamente arbitrários? Ainda para mais, recomendou a retirada do livro do mercado. Isto aqui é que eu não entendo, esta atitude altiva. Não se recomendam retiradas de livros, quando não vão contra a liberdade de ninguém. Podem ser antiquados, mostrar uma visão do mundo assustadora, mas faz parte da nossa liberdade escolher aquilo que queremos dar às nossas crianças. O Governo deveria ter sim alertado para a situação (informar-se melhor previamente também não seria má ideia) e alertar para a situação.

E o mais inacreditável é que os referidos blocos de atividades já estavam no mercado há um ano! Mas, claro, em plena silly season, qualquer post que se torne viral nas redes sociais serve para a imprensa fazer notícia (e que notícia).

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E todos os meninos tem de gostar de jogar à bola, construir foguetões e brincar com carros? E todas as meninas tem de gostar de brincar com bonecas e de limpar a cozinha? Odeio generalizações. Odeio. Não poderiam haver meninas a preferir o dito caderno "para meninos" e vice-versa? Que títulos ridículos...lol

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, アンドレ disse:

Eu quando era mais novo nunca percebi porque é que tinha que gostar de futebol :haha:

Felizmente hoje em dia já não há tanto essa discriminação. 

  Ocultar conteúdo

Só na disciplina de Educação Física da minha ex-escola :ph34r:

 

Eu acho que o futebol é algo muito descabido.

Primeiro, os jogadores ganham milhões por algo irrelevante enquanto que os bombeiros, por exemplo, ganham muitíssimo pouco.

Segundo, qual é a lógica de preferir um clube? Não jogam todos futebol? Mas depois há aquelas pessoas que só são de x clube, porque ganhou...:O

Terceiro, acho que o futebol na maioria das vezes serve apenas para separar as pessoas.

 

Existem outras razões, mas de momento, não me recordo.:happy:

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, Black & White disse:

Eu acho que o futebol é algo muito descabido.

Primeiro, os jogadores ganham milhões por algo irrelevante enquanto que os bombeiros, por exemplo, ganham muitíssimo pouco.

Segundo, qual é a lógica de preferir um clube? Não jogam todos futebol? Mas depois há aquelas pessoas que só são de x clube, porque ganhou...:O

Terceiro, acho que o futebol na maioria das vezes serve apenas para separar as pessoas.

 

Existem outras razões, mas de momento, não me recordo.:happy:

Qual a lógica de preferir um clube? Há várias razões para haver preferências, ou porque é o clube da cidade que habitam, ou porque os familiares também são desse determinado clube ou pela história do clube, há muitas razões. E não tem nenhum mal nisso, pelo contrário. Iam ser de todos os clubes? :rolleyes: Lógica onde andas...

De resto, tanto separa, como junta, é como tudo, tem os prós e contras.

 

  • Gosto 6
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, Ivo disse:

Qual a lógica de preferir um clube? Há várias razões para haver preferências, ou porque é o clube da cidade que habitam, ou porque os familiares também são desse determinado clube ou pela história do clube, há muitas razões. E não tem nenhum mal nisso, pelo contrário. Iam ser de todos os clubes? :rolleyes: Lógica onde andas...

De resto, tanto separa, como junta, é como tudo, tem os prós e contras.

 

Ok, compreendo o que disseste, mas para mim eles são todos iguais...

E há pessoas que não tem uma razão aparente, são porque são.

Editado por Black & White
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, Black & White disse:

Ok, compreendo o que disseste, mas para mim eles são todos iguais...

E há pessoas que não tem uma razão aparente, são porque são.

Se não gostas de futebol, é natural que os clubes para ti sejam todos iguais. Mas quem gosta obviamente que vai apoiar um clube e não todos lol. Se bem que há quem seja de dois, mas isso já acho parvo.

Há sempre razões, nem que seja só pelos familiares serem de X clube.

Editado por Ivo
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, Ivo disse:

Se não gostas de futebol, é natural que os clubes para ti sejam todos iguais. Mas quem gosta obviamente que vai apoiar um clube e não todos lol. Se bem que há quem seja de dois, mas isso já acho parvo.

Há sempre razões, nem que seja só pelos familiares serem de X clube.

Mas o que eu quis dizer, é que por norma são razões estúpidas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Black & White disse:

Só porque ganhou.

Só porque gosta da cor do clube.

Só porque tal jogador é bonito.

Só porque é obrigado pela família.

Etc..

Razões deste tipo, percebes?

Acho que sei onde queres chegar. Há quem seja do clube que ganha, depois esse clube deixa de ganhar e muda para outro :P ou há quem só apoie o clube nas vitórias. Sim, isso é parvo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este caso dos livros da Porto Editora só mostra como facilmente somos enganados pela comunicação social. O RAP esteve muito bem em mostrar toda a verdade.

enfim, a nossa comunicação social está cada vez mais lixo, vale tudo por mais uns likes, uns clicks e uns comentários. Eu no ligar da Porto Editora e das autoras punha um processo contra o Público e o jornalista que escreveu a matéria.

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 40 minutos, Black & White disse:

Precisamente esse tipo de razões.

Mas isso está longe de ser a norma. E não acho que influencia familia (dif de obrigar) seja uma razão estúpida.

btw a maioria dos futebolistas não ganha milhões. isso é só uma certa elite.

Editado por joanna
  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...