Jump to content

Tecnologia & Internet


_zapping_

Posts Recomendados

1 hour ago, dav01 said:

Fanáticos Android, Google Pay já está disponível em Portugal. 

Bancos suportados:

  • Bunq
  • Curve OS
  • Monese
  • N26
  • Revolut
  • Sonae Center Servicos II
  • Viva Wallet

https://support.google.com/pay/answer/10173491

Não sou Android, mas que ótima noticia!!!

Btw, só para avisar que já tenho o meu 12 Pro Max e que já tenho o cartão de débito da CGD a funcionar no Apple Pay, uma maravilha :lol:

Chora @André, pois bem queria um Apple Watch, mas isso já é fugir muito do meu patamar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, dav01 disse:

Fanáticos Android, Google Pay já está disponível em Portugal. 

Bancos suportados:

  • Bunq
  • Curve OS
  • Monese
  • N26
  • Revolut
  • Sonae Center Servicos II
  • Viva Wallet

https://support.google.com/pay/answer/10173491

Mais 20 anos até a CGD suportar o Google Pay. :clap: Felizmente Apple Pay melhor, primeiro! :clap: q

há 13 minutos, RGarrido disse:

Chora @André, pois bem queria um Apple Watch, mas isso já é fugir muito do meu patamar

Chore você que eu tenho os meus cartões todos vinculados nos meus 3 produtos Apple. :clap: q

  • Haha 1
  • Triste 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não sei porque é que gostam tanto do Touch ID, acho tão chatinho em comparação com o Face ID. :cryhappy:

Pouco prático, parece lento em comparação com o reconhecimento facial e não é tão fluido. É o que mais me está a custar na experiência com o iPad, com o Face ID mal me lembro que é necessário autenticação. :cryhappy:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, André disse:

Eu não sei porque é que gostam tanto do Touch ID, acho tão chatinho em comparação com o Face ID. :cryhappy:

Pouco prático, parece lento em comparação com o reconhecimento facial e não é tão fluido. É o que mais me está a custar na experiência com o iPad, com o Face ID mal me lembro que é necessário autenticação. :cryhappy:

O problema é agora a máscara, apesar de eu conseguir agora desbloquear com máscara desde que atualizei para o 14.2. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, André disse:

Eu não sei porque é que gostam tanto do Touch ID, acho tão chatinho em comparação com o Face ID. :cryhappy:

Pouco prático, parece lento em comparação com o reconhecimento facial e não é tão fluido. É o que mais me está a custar na experiência com o iPad, com o Face ID mal me lembro que é necessário autenticação. :cryhappy:

O touch ID da Apple é merdinha mesmo, bem lento, o do iPad é o mais lento que já testei, fiquei desiludido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 minutos, dav01 disse:

O problema é agora a máscara, apesar de eu conseguir agora desbloquear com máscara desde que atualizei para o 14.2. 

Não use máscara. :clap: q

há 8 minutos, Hugo disse:

O touch ID da Apple é merdinha mesmo, bem lento, o do iPad é o mais lento que já testei, fiquei desiludido.

Daqui a pouco tiro a autenticação e pronto. :ph34r:

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

14 hours ago, André said:

Eu não sei porque é que gostam tanto do Touch ID, acho tão chatinho em comparação com o Face ID. :cryhappy:

Pouco prático, parece lento em comparação com o reconhecimento facial e não é tão fluido. É o que mais me está a custar na experiência com o iPad, com o Face ID mal me lembro que é necessário autenticação. :cryhappy:

100% apoiado! Odeio Touch ID, quando é autenticação com Face ID é tão melhor (em apps de bancos, instalar apps, id.Gov.pt, etc), acho que o futuro é mesmo o reconhecimento facial. 

14 hours ago, dav01 said:

O problema é agora a máscara, apesar de eu conseguir agora desbloquear com máscara desde que atualizei para o 14.2. 

Estás a falar de ele pedir logo para colocar código ou de facto reconhecer com máscara? Estou para configurar o meu iPhone com a máscara mas ainda não me dei ao trabalho kk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, RGarrido disse:

100% apoiado! Odeio Touch ID, quando é autenticação com Face ID é tão melhor (em apps de bancos, instalar apps, id.Gov.pt, etc), acho que o futuro é mesmo o reconhecimento facial. 

Estás a falar de ele pedir logo para colocar código ou de facto reconhecer com máscara? Estou para configurar o meu iPhone com a máscara mas ainda não me dei ao trabalho kk

Eu tinha configurado na cara normal e de repente isto começou a dar para desbloquear com máscara mesmo ahaha. 
Mas eu já falei com amigos e eles disseram que continua a não desbloquear com máscara. Mas a mim dá. 

  • Surpresa 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 horas, dav01 disse:

Eu tinha configurado na cara normal e de repente isto começou a dar para desbloquear com máscara mesmo ahaha. 
Mas eu já falei com amigos e eles disseram que continua a não desbloquear com máscara. Mas a mim dá. 

Também tenho um amigo meu que consegue desbloquear com máscara sem ter feito nada. Eu não consigo.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, FranciscoAmar disse:

Também tenho um amigo meu que consegue desbloquear com máscara sem ter feito nada. Eu não consigo.

Só dá com caras perfeitinhas, neste caso, com a minha cara e com a do seu amigo? Será que eu sou o seu amigo? :read:

Old, que era icónico isto acontecer! Kkk

Agora a sério, ou talvez não só agora (:haha:), não faço a mínima porque é que isso está a acontecer. 

  • Haha 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

@JDaman Creio que és a pessoa adequada para perguntar isto.

Um dos meus portáteis (aquele que uso mais frequentemente) tem um processador AMD E2-7110 AMU, que é bastante fraco (612 single-thread rating, ou um número do género, no site da PassMark), para além de apenas 4GB de RAM e um disco rígido.

Tenho um plano de fazer upgrades ao portátil, até porque gostaria de o usar para rodar programas pesados, como um Adobe Premiere (ele roda mais ou menos o Premiere Pro 2015, mas versões mais recentes são demasiado puxadas) ou um After Effects, ou para rodar grandes jogos com mais eficácia. A questão que levanto: eu sei que passar para um SSD é uma escolha óbvia, mas vale a pena também comprar um chip de RAM de 8GB? Tenho de frisar que o RAM neste portátil é melhorável, mas também é de difícil acesso, visto que os chips estão escondidos na placa-mãe.

PS: Um outro portátil cá em casa é muito mais poderoso, mas não o posso usar como PC pessoal, já que é mais a máquina da família.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 hours ago, Johnman said:

@JDaman Creio que és a pessoa adequada para perguntar isto.

Um dos meus portáteis (aquele que uso mais frequentemente) tem um processador AMD E2-7110 AMU, que é bastante fraco (612 single-thread rating, ou um número do género, no site da PassMark), para além de apenas 4GB de RAM e um disco rígido.

Tenho um plano de fazer upgrades ao portátil, até porque gostaria de o usar para rodar programas pesados, como um Adobe Premiere (ele roda mais ou menos o Premiere Pro 2015, mas versões mais recentes são demasiado puxadas) ou um After Effects, ou para rodar grandes jogos com mais eficácia. A questão que levanto: eu sei que passar para um SSD é uma escolha óbvia, mas vale a pena também comprar um chip de RAM de 8GB? Tenho de frisar que o RAM neste portátil é melhorável, mas também é de difícil acesso, visto que os chips estão escondidos na placa-mãe.

PS: Um outro portátil cá em casa é muito mais poderoso, mas não o posso usar como PC pessoal, já que é mais a máquina da família.

Ainda que esteja a “meter o nariz onde não sou chamado”, acho que posso dar uma opiniãozinha :cryhappy:

Depende muito do footage que usas. Eu por exemplo trabalho (quase) sempre com footage 4K a 60fps (codec HEVC). Quanto à RAM, para mim 16GB é o mínimo para rodar as apps 2021 da Adobe Creative Cloud, mais concretamente Premiere Pro e After Effects. Tenho um PC com 32GB e posso dizer-te que a fazer encoding com Adobe Dynamic Link entre o Premiere e o AE (upscale de algum stock footage a 1080p e/ou tracking usando plug-ins como o Mocha e algumas layers) ocupo na boa 25GB de RAM. Mas lá está, caso não uses o Adobe Dynamic Link creio que não precises de tanta RAM assim.

Contudo, RAM, ainda que importante, não é tudo. Acho que um SSD (de preferência NVMe) hoje em dia é daquelas coisas imperativas. Eu começava exatamente pela RAM e pelo SSD e, no futuro, pensaria na gráfica (a gráfica é integrada? Caso seja, chora mesmo :cryhappy:), já que quanto à CPU não há mesmo nada a fazer.

Bons projetos!

  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 16 minutos, RGarrido disse:

Ainda que esteja a “meter o nariz onde não sou chamado”, acho que posso dar uma opiniãozinha :cryhappy:

Depende muito do footage que usas. Eu por exemplo trabalho (quase) sempre com footage 4K a 60fps (codec HEVC). Quanto à RAM, para mim 16GB é o mínimo para rodar as apps 2021 da Adobe Creative Cloud, mais concretamente Premiere Pro e After Effects. Tenho um PC com 32GB e posso dizer-te que a fazer encoding com Adobe Dynamic Link entre o Premiere e o AE (upscale de algum stock footage a 1080p e/ou tracking usando plug-ins como o Mocha e algumas layers) ocupo na boa 25GB de RAM. Mas lá está, caso não uses o Adobe Dynamic Link creio que não precises de tanta RAM assim.

Contudo, RAM, ainda que importante, não é tudo. Acho que um SSD (de preferência NVMe) hoje em dia é daquelas coisas imperativas. Eu começava exatamente pela RAM e pelo SSD e, no futuro, pensaria na gráfica (a gráfica é integrada? Caso seja, chora mesmo :cryhappy:), já que quanto à CPU não há mesmo nada a fazer.

Bons projetos!

Na boa, não há problema, eu perguntei ao JDaman especificamente porque sei que ele é tech expert, mas qualquer pessoa está à vontade :cryhappy:

Em termos de footage, ultimamente eu tenho trabalhado com footage relativamente leve (no máximo 720p) e com o display a 1/4. Esse tipo de footage roda decentemente bem no Premiere Pro 2015. A partir dos 1080p para cima, aonde eu vou inevitavelmente regressar no futuro, é o tanas :cryhappy: E o After Effects que eu estava a utilizar, o 2019 (especificamente por um número de efeitos que eu utilizo), era praticamente inoperável, independentemente da footage. O programa abria, mas depois demorava 10 minutos para cada ação, e o rendering era efetivamente impossível (este problema já vem do CPU). Versões mais recentes do Premiere Pro e outras apps, como o DaVinci Resolve, idem.

12GB de RAM + SSD não dá pelo menos para rodar um After Effects mais recente de forma... nem digo consistente, mas pelo menos utilizável? Porque com o Premiere, eu até me desenrasco com o 2015. E não, não tenho usado Dynamic Link.

Quanto à GPU, acho que é integrada, sim :cryhappy: Mas já me conformei que o CPU e GPU são intocáveis. Pensei já em comprar um portátil potente em 2ª mão no eBay em vez destes upgrades, mas ficaria-me a uns 100 ou mais euros mais caro e um portátil em 2ª mão, mesmo conservado, só dura meia vida.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 horas, RGarrido disse:

Ainda que esteja a “meter o nariz onde não sou chamado”, acho que posso dar uma opiniãozinha :cryhappy:

Depende muito do footage que usas. Eu por exemplo trabalho (quase) sempre com footage 4K a 60fps (codec HEVC). Quanto à RAM, para mim 16GB é o mínimo para rodar as apps 2021 da Adobe Creative Cloud, mais concretamente Premiere Pro e After Effects. Tenho um PC com 32GB e posso dizer-te que a fazer encoding com Adobe Dynamic Link entre o Premiere e o AE (upscale de algum stock footage a 1080p e/ou tracking usando plug-ins como o Mocha e algumas layers) ocupo na boa 25GB de RAM. Mas lá está, caso não uses o Adobe Dynamic Link creio que não precises de tanta RAM assim.

Contudo, RAM, ainda que importante, não é tudo. Acho que um SSD (de preferência NVMe) hoje em dia é daquelas coisas imperativas. Eu começava exatamente pela RAM e pelo SSD e, no futuro, pensaria na gráfica (a gráfica é integrada? Caso seja, chora mesmo :cryhappy:), já que quanto à CPU não há mesmo nada a fazer.

Bons projetos!

Acho que SSD's do formato M.2 não são compatíveis com a placa-mãe deste portátil, têm mesmo de ser as SATA 2.5 :cryhappy: Também não me queixo, são ótimas na mesma.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, Johnman disse:

@JDaman Creio que és a pessoa adequada para perguntar isto.

Um dos meus portáteis (aquele que uso mais frequentemente) tem um processador AMD E2-7110 AMU, que é bastante fraco (612 single-thread rating, ou um número do género, no site da PassMark), para além de apenas 4GB de RAM e um disco rígido.

Tenho um plano de fazer upgrades ao portátil, até porque gostaria de o usar para rodar programas pesados, como um Adobe Premiere (ele roda mais ou menos o Premiere Pro 2015, mas versões mais recentes são demasiado puxadas) ou um After Effects, ou para rodar grandes jogos com mais eficácia. A questão que levanto: eu sei que passar para um SSD é uma escolha óbvia, mas vale a pena também comprar um chip de RAM de 8GB? Tenho de frisar que o RAM neste portátil é melhorável, mas também é de difícil acesso, visto que os chips estão escondidos na placa-mãe.

PS: Um outro portátil cá em casa é muito mais poderoso, mas não o posso usar como PC pessoal, já que é mais a máquina da família.

Para além da questão da RAM e do SSD há um ponto bem fundamental: esse processador. Eu tenho um i5 4460 e já me vejo a arrancar cabelos a fazer encoding com aquilo e com a eternidade que demora e este processador tem base clock e boost clock superior ao teu. Com esse APU não vais muito mais longe, embora possas melhorar um bocado com alguns upgrades. Deve ser das últimas gerações rasca da AMD pré-Ryzen. A opção podia ser overclocking para tentar sugares um bocado de perfomance, mas em portáteis é para esquecer.

Se queres mesmo aproveitar esse portátil, tenta expandir a RAM o máximo possível (se tiveres duas slots de RAM, podes sempre puxar para os 16GB e ver se essa motherboard corre RAM em dual channel) e o upgrade para SSD (mesmo SATA já é uma diferença brutal). Mas antes de fazeres isto, faz as contas ao que vais gastar e dá uma olhada pelo mercado a nível de oferta de computadores. Porque comprar memória flash (RAM e SSD) não é brincadeira barata.

Editado por JDaman
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, JDaman disse:

Para além da questão da RAM e do SSD há um ponto bem fundamental: esse processador. Eu tenho um i5 4460 e já me vejo a arrancar cabelos a fazer encoding com aquilo e com a eternidade que demora e este processador tem base clock e boost clock superior ao teu. Com esse APU não vais muito mais longe, embora possas melhorar um bocado com alguns upgrades. Deve ser das últimas gerações rasca da AMD pré-Ryzen. A opção podia ser overclocking para tentar sugares um bocado de perfomance, mas em portáteis é para esquecer.

Se queres mesmo aproveitar esse portátil, tenta expandir a RAM o máximo possível (se tiveres duas slots de RAM, podes sempre puxar para os 16GB e ver se essa motherboard corre RAM em dual channel) e o upgrade para SSD (mesmo SATA já é uma diferença brutal). Mas antes de fazeres isto, faz as contas ao que vais gastar e dá uma olhada pelo mercado a nível de oferta de computadores. Porque comprar memória flash (RAM e SSD) não é brincadeira barata.

O PC é um ASUS F540YA e custou-me por volta de 350€, portanto foi mesmo opção budget e o CPU é sem dúvida AMD pré-Ryzen rasca :cryhappy: Foi comprado na altura porque eu ingenuamente achava que ter apenas uma quad-core seria o suficiente para rodar aquilo que eu ia precisar (software de edição, jogos, etc.)... claramente que não. Se num i5 4460 é aparentemente um processo que requer paciência, tal não seria num processador com metade da clock speed :cryhappy:

Mas sim, de facto dava-me jeito aproveitar este portátil, que tem apenas 3 anos. Por uma questão de proveito do hardware até ao seu máximo, e também porque, ao fim e ao cabo, é o meu portátil pessoal e acabo por precisar dele para mais do que tarefas em casa.

A RAM está integrada na placa-mãe, mas há uma segunda slot, portanto dá para chegar aos 12GB no máximo. E o SSD só dá para ser SATA, sendo que já tenho planeado comprar um HDD externo. O plano seria comprar tudo no eBay - arriscado, sem dúvida, mas eu verifico sempre se seria uma compra de confiança (como todas que lá fiz até agora). Se tudo corresse bem, o negócio não iria ultrapassar os 120-130€. Ainda é muito, mas é um terço de um bom portátil (como o que comprámos recentemente - que, para questão de detalhe, tem um AMD Ryzen 3 3250U), e renova o tempo de vida deste portátil.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 11/27/2020 at 3:42 PM, Johnman said:

Na boa, não há problema, eu perguntei ao JDaman especificamente porque sei que ele é tech expert, mas qualquer pessoa está à vontade :cryhappy:

Em termos de footage, ultimamente eu tenho trabalhado com footage relativamente leve (no máximo 720p) e com o display a 1/4. Esse tipo de footage roda decentemente bem no Premiere Pro 2015. A partir dos 1080p para cima, aonde eu vou inevitavelmente regressar no futuro, é o tanas :cryhappy: E o After Effects que eu estava a utilizar, o 2019 (especificamente por um número de efeitos que eu utilizo), era praticamente inoperável, independentemente da footage. O programa abria, mas depois demorava 10 minutos para cada ação, e o rendering era efetivamente impossível (este problema já vem do CPU). Versões mais recentes do Premiere Pro e outras apps, como o DaVinci Resolve, idem.

12GB de RAM + SSD não dá pelo menos para rodar um After Effects mais recente de forma... nem digo consistente, mas pelo menos utilizável? Porque com o Premiere, eu até me desenrasco com o 2015. E não, não tenho usado Dynamic Link.

Quanto à GPU, acho que é integrada, sim :cryhappy: Mas já me conformei que o CPU e GPU são intocáveis. Pensei já em comprar um portátil potente em 2ª mão no eBay em vez destes upgrades, mas ficaria-me a uns 100 ou mais euros mais caro e um portátil em 2ª mão, mesmo conservado, só dura meia vida.

Sim, 12GB de RAM + SSD SATA deve na boa de conseguir fazer o trabalho minimamente de forma decente, já cheguei a rodar footage 1080p com um PC de 6GB de RAM há uns 3 anos com o Premiere Pro 2017 :cryhappy:

  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
20 hours ago, dav01 said:

Samsung brincou, mas copia pior defeito do iPhone 12 nos Galaxy S21

À medida que a sua apresentação se aproxima, as várias fugas de informação revelam mais pormenores sobre os Galaxy S21. E a última traz um sabor amargo aos utilizadores que queiram adquirir estes equipamentos.

Samsung Galaxy S21 não terão carregador e auriculares incluídos na caixa

Segundo revela o site Tecnoblog, os Galaxy S21 foram certificados pela Anatel no Brasil. E, à semelhança dos iPhone 12, estes serão vendidos no país sem carregador e auriculares na caixa.

Como podes ver na imagem abaixo, o documento partilhado pela fonte é bem explícito. “O telefone celular não será comercializado com fonte de alimentação”, pode ler-se em referência aos três modelos da nova linha.

  Reveal hidden contents

captura-de-ecra-2020-12-08-a-s-08-00-01-

Samsung Galaxy S21 sem carregador e auriculares na caixa. Crédito: Anatel

Além disso, lê-se também: “O telefone celular não será comercializado com fones de ouvido”. Esta certificação confirma assim os rumores deste verão, de que a Samsung seguiria o exemplo da Apple nesta prática.

O contrassenso aqui é que a Samsung foi das primeiras a satirizar a opção da Apple em outubro, e agora prepara-se para a “copiar”. Recorde-se que já no passado fez o mesmo em relação à entrada para jack 3.5mm.

Fica assim patente que tomando esta decisão no Brasil, a Samsung deve replicá-la noutras regiões do globo. O site MySmartPrice refere que talvez vá ser possível aos compradores pedirem um carregador de forma gratuita à parte, o que seria uma boa jogada por parte da marca. No entanto, essa é uma informação não confirmada.

Embora ainda não exista declaração oficial sobre o assunto, a Samsung deve seguir o exemplo da Apple e reclamar "razões ambientais" para esta prática. O que fica mal à marca é primeiramente ter satirizado e depois fazer o mesmo.

Fonte: 4gnews.

E sai mais um mico para a Samsung :clap:

spacer.png

:cryhappy:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 horas, André disse:

Mas Copysung há muito que deixou de ser relevante. Critica mas vai logo cadelinha a fazer o mesmo. :clap:

Já com o notch foi a mesma coisa. :clap:

realmente, a Samsung é irrelevante :riso:

queria ser assim irrelevante - q:triste:

O facto de terem decidido copiar a Apple em tudo o que é decisões, é rídiculo, mas a Apple é que continua a perder terreno e se Darwin quiser, ainda vai perder mais nos anos que se vão seguir. :adoro:

20803.jpeg

 

Editado por Faded
  • Haha 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

5 hours ago, Faded said:

realmente, a Samsung é irrelevante :riso:

queria ser assim irrelevante - q:triste:

O facto de terem decidido copiar a Apple em tudo o que é decisões, é rídiculo, mas a Apple é que continua a perder terreno e se Darwin quiser, ainda vai perder mais nos anos que se vão seguir. :adoro:

20803.jpeg

 

Das que perderam terreno, a Apple foi a que menos perdeu :adoro: as vendas abanam mas não caem :adoro:

  • Adoro 2
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...