Jump to content

Memórias SIC


João

Posts Recomendados

há 42 minutos, VascoSantos disse:

A 1ª promo foi essa, com o logo novo.

Por acaso, fui pesquisar e houve uns teasers antes, mas também não usavam o logótipo provisório:

 

há 9 minutos, Free Live disse:

Apareceu sim!

Então se não apareceu na promo, apareceu num teaser de poucos segundos. Eu vi, eu sei. :cryhappy:

Fui ler ao tópico e a promoção em televisão arrancou no mesmo dia em que mudaram o logótipo para vermelho. 

  • Triste 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Você sabia? Novela A Viagem foi acusada de influenciar suicídio de duas adolescentes em Portugal

a-viagem-morte-alexandre-e1610404493593.

 

Embora A Viagem tenha feito um barulho considerável também no exterior, houve um determinado país em que a repercussão do folhetim ficou marcada por um episódio, no mínimo, bastante negativo.

Em 1994, mesmo ano de sua exibição original, a história de Diná (Christiane Torloni) e Otávio (Antonio Fagundes) foi ao ar em Portugal pelo canal SIC, até hoje um dos principais parceiros internacionais da rede dos Marinho. A emissora lusitana estava muito satisfeita com os índices de audiência da obra importada, até que ela se viu no centro de uma sinistra polêmica.

Moradoras de um orfanato em Leiria, região localizada a 150 quilômetros de Lisboa, as adolescentes Sandra Cristina Valente e Sílvia Gomes cometeram suicídio, possivelmente influenciadas pela ação idêntica do personagem Alexandre (Guilherme Fontes).

De acordo com reportagem da Folha de São Paulo, publicada em 1 de dezembro de 1994, as duas jovens de 17 anos tomaram veneno e começaram a passar mal diante dos colegas do Lar Santa Isabel, que acionaram uma ambulância.

Sílvia e Sandra chegaram a ser hospitalizadas, mas a primeira já chegou morta ao hospital, enquanto a outra faleceria horas depois. “Adeus, vou fazer uma viagem”, dizia a carta de despedida escrita pelas meninas – que, segundo a diretora do orfanato, Helena Figueiredo Cabral, eram telespectadoras assíduas do folhetim da Rede Globo.

Embora as cartas deixadas pelas vítimas tenham sido mantidas em segredo de Justiça, diversos veículos da imprensa lusitana relacionaram abertamente o duplo suicídio à influência do folhetim de base espírita. O jornal local A Capital, por exemplo, chegou a publicar títulos como “A Viagem na gênese do suicídio de Leiria” e “Telenovela pode ter servido de exemplo”.

 

In: https://observatoriodatv.uol.com.br/noticias/voce-sabia-novela-a-viagem-foi-acusada-de-influenciar-suicidio-de-duas-adolescentes

https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1994/12/01/cotidiano/1.html

  • Surpresa 13
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...