Jump to content

Memórias SIC


João

Posts Recomendados

On 12/11/2020 at 12:53, AGUI disse:

RENASCER FRACASSA EM PORTUGAL

Líder de audiência no Brasil, novela só tem 6 pontos, contra 35 de 'Pedra sobre pedra'

 

Jornal/Revista: Jornal do Brasil

Data de Publicação: 21/07/1993

Autor/Repórter: Norma Couri

LISBOA - As causas do fracasso da novela Renascer em Portugal, mesmo vendida como retumbante sucesso no Brasil, vão ser apuradas num estudo, comandado pelo canal Sic. O primeiro canal privado de televisão do país colocou a novela no ar há 50, dias, esperando chegar mais perto da concorrente RTP 1, que estoura as audiências com Pedra sobre pedra. Até o final de junho, a audiência média de Renascer era de 4,7%. Hoje, enquanto Pedra sobre pedra supera 35%, Renascer às vezes ultrapassa os 6%, mas nem de longe arranha o sucesso da RTP 1, e o mistério do insucesso permanece.

A Sic - que tem a própria TV Globo como sócia - tentou até alterar um hábito arraigado entre os portugueses, desde que o canal 1 importou Gabriela, há 16 anos: ver o telejornal primeiro e a novela depois. Renascer foi veiculada antes do jornal da Sic, para concorrer com o noticiário da RTP. Não deu certo. A Sic admite que nem sempre o que é sucesso no Brasil estoura em Portugal. "A mentalidade e os gostos são muito diferentes", diz Cláudia Capitão, do departamento de marketing. Ela acredita que o estudo deverá apontar a preferência portuguesa pelas novelas urbanas. Pantanal, por exemplo, só fez sucesso no final, e novelas como Meu bem, meu mal agradam em cheio.

A Sic agora acha que pode ganhar alguns pontos de audiência través da nova novela - O dono do mundo - que a própria RTP colocou no ar esta semana, dividindo o horário com os capítulos finais, de Pedra sobre pedra, para segurar o telespectador. Agora, Antônio Fagundes concorre com Antônio Fagundes. "Torcemos para que o Felipe, um cirurgião vaidoso e narcisista, abra caminho na audiência para José Inocêncio, um homem do campo bom e apaixonado", diz Cláudia. Manoel Fonseca, do departamento de produção de novelas, lembra ainda que o monopólio estatal na TV durou 37 anos, e a Sic só está no ar há oito meses. "A maioria dos aparelhos continua sintonizada no canal 1. Vencer a barreira do hábito é uma tarefa lenta," Para isso, a Sic repete um dos sucessos da RTP, Roque santeiro, e já comprou Mulheres de areia, uma novela urbana.

José Carlos Monteiro, redator da revista de TV mais bem-sucedida em Portugal, TV Mais, admite que a novidade da concorrência prejudica a Sic, mas acusa a emissora de ter perdido muitos pontos ao quebrar a tradição do jornal primeiro, novela depois. "Renascer é muito melhor, mas ninguém vê", confirma. Ele aponta ainda a presença de 12 novelas na programação (nove brasileiras, duas produzidas por brasileiros em Portugal e uma portuguesa): "Isso leva à exaustão mesmo."

O paulista Valter Arruda, responsável, com a produtora Máquina dos Sonhos, por 180 horas de programação na TV lusitana, acha que o excesso de novelas "é um erro estratégico de programação". Mas ele participa: produz a novela A banqueira do povo, dirigida por Walter Avancini, que já tem 11% de audiência, às 19h, e a minissérie Procura-se (roteiro de Doc Comparato e direção de Suzana Amaral), que alcançou 17% passando só aos sábados.

A RTP 1 - que neste momento oferece sete novelas brasileiras (Pedra sobre pedra, O mundo a seus pés, Bebé a bordo, Despedida de solteiro, Vamp, Deus nos acuda e O dono do mundo) e em breve vai colocar Verão quente no ar inclui a escolha das novelas e as razões do sucesso na classificação "segredo de Estado". Mas o chefe do departamento de ficção, Ricardo Nogueira, admite que a Sic pode reverter a situação, já que a audiência depende "apenas da vontade do público"

AUTOR ACUSA A LENTIDÃO LUSA

O autor Benedito Ruy Barbosa atribui os baixos índices de audiência de Renascer em Portugal a um erro de estratégia no lançamento da novela no país. De acordo com Benedito, Renascer não poderia ter começado antes do término de Pedra sobre pedra, veiculada pela RTP 1, a rede estatal portuguesa. "A Sic pensou que Renascer fosse uma bomba de hidrogênio capaz de tirar o público de uma novela que já está terminando. Foi um erro", avalia Benedito.

O autor confessa que, se pudesse optar, escolheria outra emissora para veicular a novela. "O canal que está transmitindo Renascer foi inaugurado há apenas alguns meses enquanto a RTP 1 está no mercado há mais de três décadas. Eu preferia que Renascer tivesse entrado em urna rede mais solidificada", diz Benedito.

O novelista de Renascer descarta a possibilidade levantada pelo departamento de marketing da Sic de que as altas doses de misticismo e a temática ruralista estejam influindo negativamente para a aceitação da novela. "Estão inventando desculpas. O português demora muito para raciocinar, eles só vão sentir o que é Renascer no próximo mês", ataca.

Jorge Adib, diretor geral da Divisão Internacional da Rede Globo, nega que o público português tenha dificuldade em aceitar novelas que abordem o tema ruralista. "Novelas como Roque Santeiro e Tieta do Agreste estouraram em Portugal", diz Adib, que considera "deselegante" a Sic justificar o insucesso atacando a novela. Ele acredita quê possa ter havido um erro no horário escolhido ou na própria divulgação de Renascer. "A emissora é nova e, sem dúvida, houve um erro. Além disso, a Sic ainda está construindo um horário de telenovela. Se estivesse sendo veiculada na RTP, Renascer seria um sucesso", justifica Adib, que não considera um desperdício uma novela com o padrão de qualidade de Renascer ter sido vendida para uma rede com baixos índices de audiência. "Cobramos o mesmo preço às duas emissoras", diz o diretor, que prefere não citar as cifras cobradas pela Rede Globo para a exportação de suas novelas.

https://www.tv-pesquisa.com.puc-rio.br/mostraregistro.asp?CodRegistro=22263&PageNo=17

Só li isto hoje. Questiono-me se a Gabriela Sobral fez escola com a Claudia Capitão.

  • Haha 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

11 hours ago, D91 said:

Polícias à Solta, uma série esquecida da SIC de 1999.

Acho que nunca foi reposta.

 

Lembro-me vagamente. 

Era uma altura em que a SIC apostou muito em versões portuguesas de séries de humor britânicas, sendo a mais conhecida o Cuidado Com As Aparências e que a SIC também transmitiu a versão original em 1994/95/96 (também deu, mais tarde em Britcom, na RTP2).

Essa série deve-se ter baseado nesta, com o conhecido Rowan Atkinson, e que por cá só a RTP2 emitiu:

 

Editado por Rangel
  • Gosto 2
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Intervalo da SIC em 2006, durante a programação infantil. Alerta Concentra, na thumbnail e no início do vídeo:

E agora vamos a algo caricato: porque o próprio postou um par de episódios em PT-PT do Pica-Pau anos 90 (vamos ver por quanto tempo fica no ar até a Universal tacar strike) onde vemos o DOG da SIC, que na programação infantil era usado entre Abril de Junho de 2006. Daqui para a frente o DOG da SIC Kids era usado até ao fim do Disney Kids ou dos Power Rangers.

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, ATVTQsV disse:

Intervalo da SIC em 2006, durante a programação infantil. Alerta Concentra, na thumbnail e no início do vídeo:

E agora vamos a algo caricato: porque o próprio postou um par de episódios em PT-PT do Pica-Pau anos 90 (vamos ver por quanto tempo fica no ar até a Universal tacar strike) onde vemos o DOG da SIC, que na programação infantil era usado entre Abril de Junho de 2006. Daqui para a frente o DOG da SIC Kids era usado até ao fim do Disney Kids ou dos Power Rangers.

 

Meu Deus, é normal que eu me lembre desses anúncios todos? ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 horas, Fadokimi disse:

 

A SIC teve muitos programas a tarde em relação a TVI.

porque os da sic flopavam e entao criavam sempre um novo. Ali nos 2000 o Fátima e o Contacto até tinham boas audiências, mas o contacto creio que acabou pela mudança de apresentadora, que não foi muito aceite pelo público, ao menos as audiências caíram... o Boa Tarde não era líder mas acho que também fazia resultados decentes, de resto, esse Grande Tarde, Juntos a Tarde, Vida Nova, foram todos um fracasso.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 28 minutos, Dimitri disse:

porque os da sic flopavam e entao criavam sempre um novo. Ali nos 2000 o Fátima e o Contacto até tinham boas audiências, mas o contacto creio que acabou pela mudança de apresentadora, que não foi muito aceite pelo público, ao menos as audiências caíram... o Boa Tarde não era líder mas acho que também fazia resultados decentes, de resto, esse Grande Tarde, Juntos a Tarde, Vida Nova, foram todos um fracasso.

O "Vida Nova" foi tudo menos um fracasso. O programa estreou em setembro de 2009, com o regresso da Fátima Lopes, num novo horário e quase duplicou as audiências da SIC relativamente ao seu último ano no horário. Aliás o programa nos primeiros meses venceu sucessivamente as "Tardes da Júlia", que só voltaram a liderar com a renovação do cenário, grafismo e alguns conteúdos, que aconteceu salvo erro no início de 2010 e mesmo assim a Fátima andava sempre perto da Júlia. O período 14H-19H era o melhor da SIC na época com a tripla ("Mulheres Apaixonadas"/"A Armadilha", "Vida Nova" e "Paraíso"/"Caras & Bocas"). 

As audiências do programa só descambaram nos últimos meses com a saída da Fátima para a TVI e quando o José Figueiras segurou os últimos meses de programa. O "Boa Tarde" só resultou razoavelmente bem de janeiro a novembro de 2011, porque tinha a muleta do mega sucesso "Alma Gémea". De resto flopou e bem.   

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Poderoso TV! disse:

Eu gostava bastante do "Vida Nova". Mil vezes melhor que o "A Tarde é Sua" e com uma identidade bem caraterística! 

isso eu também achava, mesmo com o Zé. Agora o Boa Tarde realmente teve ali uma epoca que hitou, com a Conceiçao claro, com a Ana Marques foi de mal a pior

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 56 minutos, Poderoso TV! disse:

Eu gostava bastante do "Vida Nova". Mil vezes melhor que o "A Tarde é Sua" e com uma identidade bem caraterística! 

Eu também gostava muito do Vida Nova, apesar que era um programa bem mais intenso que os que vieram depois. Lembro que a Raquel Strada chegou a fazer as férias do Figueiras.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...