Jump to content

Vale Tudo [estreia a 31 de março de 2025]


Arun

Posts Recomendados

há 15 minutos, Rui Melo disse:

Já eu torço para que nao desistam! Intriga-me como as vezes um remake de um sucesso e tão pedido e aguardado, e com Vale Tudo esta a ser rejeitado de uma forma que nunca vi…

Absolutamente nenhum remake é pedido e aguardado. As pessoas não gostam disso. Uns porque acreditam que a reputação da trama original possa ser manchada e outros porque acreditam que antigamente as novelas é que eram boas. 

No caso de Vale Tudo, a rejeição é maior e com razão. Ela é "só" a melhor novela de todos os tempos e ainda é atual. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Vitória disse:

Absolutamente nenhum remake é pedido e aguardado. As pessoas não gostam disso. Uns porque acreditam que a reputação da trama original possa ser manchada e outros porque acreditam que antigamente as novelas é que eram boas. 

No caso de Vale Tudo, a rejeição é maior e com razão. Ela é "só" a melhor novela de todos os tempos e ainda é atual. 

Mas isso a meu ver nao me faz sentido….

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que uma revisita é bem vinda. Não acho mal nenhum em um remake. Penso que "Vale Tudo" é um clássico irretocável, mas, é uma novela que tem muitas possibilidades de ver um Brasil atual que não mudou de 1988 para 2025. A Manuela Dias fez sua primeira autoria de uma versão já feita por filmes e minisséries estrangeiras que é "Ligações Perigosas", agora tinha que ter uma coautoria no meio. "Amor de Mãe" não foi aquela novela, sendo a sua primeira novela. Meteria Ricardo Linhares que sabe muito bem como é a escrita de Gilberto Braga. É um remake mais arriscado que a Globo fará, tal qual foi em"Selva de Pedra" de 1986 quando o público estava com a cuca fresca da versão anterior. 

Editado por DanielNunes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É óbvio que isto é um erro.

Numa altura em que se critica tudo e todos na internet pelo que é dito e pensado, jamais teremos nesta versão diálogos iconicos como os tão bem escritos pelo Gilberto Braga e interpretados pela Beatriz Segall. E são justamente esses diálogos, especialmente onde ela se refere ao brasil que deu errado, que deverão ser censurados ou suavizados nesta nova versão. E por isso, muito provavelmente, dará errado.

Isso, e naturalmente, o facto de isto estar nas mãos da Manuela dias, que não está coadjuvada ou supervisionada por um autor mais experiente ou que beba na fonte original.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Terminei hoje de ver a versão original de Vale Tudo. Deixo aqui as minhas considerações sobre a novela, evitando grandes spoilers.

É sem dúvida um grande clássico da teledramaturgia brasileira. Grande enredo, excelentes atores, diálogos brilhantes. Isso ninguém lhe retira. As interpretações de Regina Duarte, Glória Pires, Beatriz Segall e Renata Sorrah foram simplesmente sublimes.

Quando comecei a ver a novela fiquei mesmo impressionado, pelo quão ágeis eram os acontecimentos e o desenrolar da ação. Estamos também a falar de uma história que é uma crítica ao Brasil e à realidade brasileira nos seus problemas políticos e socioeconomicos que lamentavelmente se reveem nos dias de hoje. E essa crítica e nos apresentada em parte no paradoxo entre mãe e filha. De um lado o humanismo e a pretensão em fazer as coisas dentro dos trâmites legais/éticos, e de outro a vontade de subir na vida a qualquer preço. Isto foi sem duvida muito bem explorado.

Voltando à parte novelesca. Tivemos aqui momentos muito iconicos. Destaco mesmo a cena da Raquel a rasgar o vestido de noiva da Fátima; assim como todas as cenas em que sentimos uma empatia e um aperto no coração pela Raquel por ser uma mãe injustiçada. E mais ainda, o que se sente quando vemos a Fátima a perder tudo apos o Afonso descobrir quem ela é de verdade, chegando a ser escorraçada até pelos empregados da mansão.

A Odete Roitman confesso que ao início me desapontou, no sentido em que era uma vilã que se resumia muito a falar mal do Brasil e poucas ações tinha propriamente contra personagens. Mais tarde ela começou a ser mais « proativa » quando começou a infernizar a vida da Raquel e aí gostei de ver. Quanto ao mistério do assassinato, acho engraçado as chamadas do final na época dizerem « o mistério que paira há meses », mas na verdade o assassinato ocorreu apenas a 11 episódios do final. Ainda assim o assassino e as motivações foram uma surpresa!

Sem dúvida que a Celina era a pessoa mais sensata dessa família, interpretada pela querida Nathalia Timberg, que felizmente ainda se encontra entre nós <3

Adorei o facto de uma novela de final dos anos 80 nos apresentar um casal lésbico de forma natural, ainda que não propriamente explícita (tanto quanto sei algumas falas delas foram censuradas). Ainda assim é uma abordagem muito boa mesmo!

Outra personagem que destaco é a Avó Pequenina, que nos ensina muitas lições de vida! 

Melhor ainda foi lavar as vistas com o Carlos Alberto Riccelli e o Marcello Novaes 9inho :ocupada:

Houve no entanto aspetos menos bons na novela, que me deixaram de pé atrás. O facto de algumas personagens não terem assim tanto destaque ou tanta relevância para a história (sejamos sinceros, a Daniela era só uma figurante, e a Consuelo não passava de uma chata e falsa moralista). Assim como a dada altura a história ter estagnado - na fase em que a Raquel ja era rica e reencontrou o Ivan e depois andavam às escondidas da Heleninha. Essa fase durou tanto tempo credo… Nao atava nem desatava. Mas pronto, se esta novela ja teve as suas fases mais paradas, faço ideia as outras da mesma época…
 

Admito que nao foi a novela que mais me marcou. Mas não é de todo um mau produto e concordo que seja um clássico que deve ser visto por qualquer noveleiro. O remake para mim é bem vindo, numa esperança de ver corrigidos os aspetos que menos gostei. Mas é certo que tanto a Manuela Dias como os atores que forem escolhidos vão ter muito que lutar para fazer este remake valer a pena e estar à altura daquilo que foi Vale Tudo em 1988.

Nota final: 7,5 / 10

Btw 

Spoiler

Que raio de final foi aquele da Lucimar a ser uma Odete 2.0? :riso:

 

Editado por Rui Melo
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 04/01/2024 at 10:11, Ficção Nacional disse:

É óbvio que isto é um erro.

Numa altura em que se critica tudo e todos na internet pelo que é dito e pensado, jamais teremos nesta versão diálogos iconicos como os tão bem escritos pelo Gilberto Braga e interpretados pela Beatriz Segall. E são justamente esses diálogos, especialmente onde ela se refere ao brasil que deu errado, que deverão ser censurados ou suavizados nesta nova versão. E por isso, muito provavelmente, dará errado.

Isso, e naturalmente, o facto de isto estar nas mãos da Manuela dias, que não está coadjuvada ou supervisionada por um autor mais experiente ou que beba na fonte original.

Este é o grande problema, é que hoje nem as vilãs podem ser vilãs, ou melhor, até elas não têm liberdade para serem más em todas as áreas.

Podem matar, incriminar, sequestrar, incendiar, mas ser racista jamais, o racismo foi para debaixo do tapete, não pode existir, pois como sabemos já não existe racismo no mundo e, portanto, não há necessidade de o representar esse tema. :sleep: 

  • Obrigado 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
há 31 minutos, DanielNunes disse:

Pelo Notícias da TV, a Globo bateu o martelo e o remake de "Vale Tudo" será a substituta de "Mania de Você". Tem previsão de estreia para 31 de março de 2025. Com previsão de 173 capítulos. 

:manas::bebeda:

Ao menos metiam duas inéditas no meio dos remakes... assim parece que desistiram de historias originais. Que ridiculo.

Mas sinceramente acho que ainda vão mudar de ideias, como vem sendo habitual.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho um disparate alguém ser a favor disto com a desculpa que o original tem a imagem escura e mofada. 

Querem remake? Ok, mas vejam a original. Aquilo é algo de outro mundo, nunca vi um texto tão bom. O remake até pode ter a sua qualidade, isso veremos, mas jamais vai se nivelar à primeira versão, nem que a Manuela Dias faça uma macumba. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Vitória disse:

Acho um disparate alguém ser a favor disto com a desculpa que o original tem a imagem escura e mofada. 

Querem remake? Ok, mas vejam a original. Aquilo é algo de outro mundo, nunca vi um texto tão bom. O remake até pode ter a sua qualidade, isso veremos, mas jamais vai se nivelar à primeira versão, nem que a Manuela Dias faça uma macumba. 

A original e boa, vi completinha. Mas precisa de uma atualizada sim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 minutos, AndreRob disse:

Só aceito o remake se a Regina Duarte for a Odete Roitman... senão nem quero ver.

Era bom, mas o cancelamento veio para ficar infelizmente. 

 

há 5 minutos, Vitória disse:

Boa? É excelente. 

Se achas que deve ser atualizada, conheces pouco da realidade brasileira. 

??????

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, DanielNunes disse:

Pelo Notícias da TV, a Globo bateu o martelo e o remake de "Vale Tudo" será a substituta de "Mania de Você". Tem previsão de estreia para 31 de março de 2025. Com previsão de 173 capítulos. 

Assim sendo, a sua substituta estreará a 20 de outubro. 

Editado por Lee
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, Rui Melo disse:

A original e boa, vi completinha. Mas precisa de uma atualizada sim

 

É aquele tipo de novela que é perigoso atualizar porque o  Brasil (aliás, o mundo) politicamente correto de 2024 jamais deixará que a crítica social corra solta sem cancelar o produto e impedir o mimimi que transformará a novela numa manta de retalhos. A única coisa que pode resulytar é a história da Raquel e da Fátima. Quero ver uma Odete Roitman sem papas na língua como nos anos 80/ 90.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Temas como este serão muito melhor abordados.

https://televisao.uol.com.br/noticias/redacao/2013/01/15/em-vale-tudo-censura-vetou-dialogos-de-lesbicas-mas-liberou-cena-de-maconha.htm

Apesar dos autores afirmarem que a censura não mexeu no desenvolvimento da trama , houve certamente suavizamento de muitas temáticas. Acredito que este remake seja antes uma atualização da trama e não um copy paste como as do Benedito, e bem precisa porque os tempos mudaram as sensibilidades e as liberdades também... há temas que precisam ser melhor abordados.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Segundo o Na Telinha circulam nos corredores internos da Globo alguns nomes sugeridos para elenco do remake de "Vale Tudo", são:

Adriana Esteves (Raquel), Reynaldo Gianecchini (Ivan), Natália do Vale (Celina), Carolina Dickmann (Heleninha), Sheron Menezes (Solange), Regina Duarte. 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 29 minutos, DanielNunes disse:

Segundo o Na Telinha circulam nos corredores internos da Globo alguns nomes sugeridos para elenco do remake de "Vale Tudo", são:

Adriana Esteves (Raquel), Reynaldo Gianecchini (Ivan), Natália do Vale (Celina), Carolina Dickmann (Heleninha), Sheron Menezes (Solange), Regina Duarte. 

Atores bons, mas combinam pouco com as respectivas personagens, à exceção da Adriana Esteves. Mas até seria interessante de ver como ficaria com esse elenco. 

Editado por Vitória
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 22 minutos, DanielNunes disse:

Segundo o Na Telinha circulam nos corredores internos da Globo alguns nomes sugeridos para elenco do remake de "Vale Tudo", são:

Adriana Esteves (Raquel), Reynaldo Gianecchini (Ivan), Natália do Vale (Celina), Carolina Dickmann (Heleninha), Sheron Menezes (Solange), Regina Duarte. 

Pelo menos a Adriana Esteve não foi logo cotada para uma das vilãs... amén. de resto parece-me tudo apenas elencos atirados ao ar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 07/02/2024 at 14:09, DanielNunes disse:

Pelo NaTelinha Regina Duarte internamente na Globo pode ser escalada para fazer a vilã Odete Roitman no remake. 

Queria tanto. Mas sei que é impossível.

A Regina Duarte têm uma ótima carreira, mas falta-lhe A vilã no currículo. 

Outra atriz mais velha que teve uma carreira icônica, mas que agora está sumida e lhe falta A vilã é a Malu Mader.

Mas infelizmente elas não voltam para a Globo. :( 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 18 horas, DanielNunes disse:

Segundo o Na Telinha circulam nos corredores internos da Globo alguns nomes sugeridos para elenco do remake de "Vale Tudo", são:

Adriana Esteves (Raquel), Reynaldo Gianecchini (Ivan), Natália do Vale (Celina), Carolina Dickmann (Heleninha), Sheron Menezes (Solange), Regina Duarte. 

Por mais que eu ame de paixão a Carolina Dieckmann desde tenra idade e tenha muita curiosidade de a ver interpretar uma personagem célebre pela sua complexidade e instabilidade emocional, secalhar faria mais sentido a Adriana Esteves ficar com o papel de Heleninha, uma vez que ela deu vida à Nazaré na primeira fase de 'Senhora do Destino' antes de passar o testemunho à Renata Sorrah. Seria sem dúvida uma belíssima homenagem a uma parceria muito icónica, já que desta feita acabava por ser a Adriana a "herdar", ainda que em circunstâncias distintas, uma personagem da Renata.

De qualquer das formas um cast como este nos dias de hoje, em que a Globo se vê cada vez mais desfalcada nos elencos das suas novelas, seria bom demais para ser verdade. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...